Um linux para mim

Junkeira

Power Member
Começo a ficar farto das tendências hegemónicas das ultimas versões do windows. O Windows Vista passa o tempo a querer fazer coisas que não quero que se façam, e a não me deixar fazer outras que quero fazer. Além disso começa a parecer que já pouco tenho a explorar no Windows.

Há umas semanas vi-me forçado a experimentar a ultima versão do Ubuntu (por causa do LiveCD) e fiquei francamente impressionado. Não tive qualquer problema a configurar o hardware, já estavam disponiveis vários daqueles programas que toda a gente precisa (tipo messenger, processador de texto, etc), e é bem mais apelativo em termos estéticos.

Portanto gostava de saber que distro me recomendariam. O Ubuntu é uma boa opção? Será que existem outras melhores?
 
Começo a ficar farto das tendências hegemónicas das ultimas versões do windows. O Windows Vista passa o tempo a querer fazer coisas que não quero que se façam, e a não me deixar fazer outras que quero fazer. Além disso começa a parecer que já pouco tenho a explorar no Windows.

Há umas semanas vi-me forçado a experimentar a ultima versão do Ubuntu (por causa do LiveCD) e fiquei francamente impressionado. Não tive qualquer problema a configurar o hardware, já estavam disponiveis vários daqueles programas que toda a gente precisa (tipo messenger, processador de texto, etc), e é bem mais apelativo em termos estéticos.

Portanto gostava de saber que distro me recomendariam. O Ubuntu é uma boa opção? Será que existem outras melhores?

Para começares Ubuntu é uma óptima opção. Agora assim na linha de simples tens também:

openSUSE
Fedora
PCLinuxOS
Mandriva

e muitas mais (só me lembrei destas assim de repente).


Se quiseres um pouco mais de trabalho, e poder de configuração, tens sempre Debian.


Se quiseres ser um pouco mais aventureiro tens sempre Arch Linux, Gentoo, Slackware...


De qualquer das formas para teres uma ideia das distros que existem e as mais popular consulta:

http://distrowatch.com/

Mais abaixo na página do lado direito tens um "TOP" das distros ;)
 
Eu estou a utilizar Ubunto 8.10, a exprimentar pela primeira vez, mas tenho pouco tempo em mãos para aprender a trabalhar com o linux por isso vou-me manter na linha deste que parece basico, para montar a drive do windows atravez do terminal no ubunto fez-me lembrar os meus velhos tempo em MS-DOS :P
 
Recomendo o ubuntu para começar... Eu também andava numa de usar um linux e escolhi o ubuntu e estou radiado com ele...é espectacular mesmo... embora use muito mais o Vista por causa da universidade e assim...

cumps
 
Por acaso estou a usar o "linux mint" e acho excelente para começar, é baseado no ubuntu mas já vem com mais programas e codecs etc, logo na instalação. Acho que é a distribuição mais user friendly que experimentei até agora, mais até que o ubuntu apesar de serem mto parecidos.
 
Eu usei o ubuntu durante 2meses, depois mudei para o opensuse, depois meti o arch linuz com o gentoo em dualboot (só para brincar) e desde então estou maravilhado :D
 
Para mim é o ideal para começar.

É elegante, facilmente configurável mesmo para quem não pesca nada de GNU/Linux, estável q.b. e é a porta de entrada de muita gente para este mundo à parte. ;-)

Comecei com Ubuntu há coisa de 3 anos (na altura que ainda haviam problemas na detecção de hardware e tal) e até agora ainda não larguei o mundo GNU/Linux.

No entanto, vê o mundo do Software Livre como um mundo de infinitas escolhas (ao contrário do Windows). Testa várias distribuições e vê qual é a que mais te agrada, em termos funcionais e de filosofia, pois a aparência é alterável.

O importante é usar GNU/Linux e ajudar a comunidade a melhorar cada vez mais o software que usamos no dia-a-dia.
 
boas, neste momento estou a usar linux mint, mas tambem ja trabalhei muito em ubuntu... acho que qualquer uma das distros referidas atras, são "acessiveis" a uma pessoa que nao precebe nada de linux... aconselhava te distros ubuntu-based, tais como linux mint, ubuntu(gnome), kubuntu(KDE)...
cumps :001:
 
Eu aconselhava-te o Ubuntu 8.10, visto que detecta todo o hardware (pelo menos o meu) e já não tem dores de cabeça com pen's kanguru e afins.

Se quiseres, usa este teste online que te aconselha distros de acordo com as tuas preferências.

http://www.zegeniestudios.net/ldc/

Cumps.

sim, no 8.10 nao tens essas dores de cabeça, mas tens outras... por exemplo eu dei sei la quantas voltas e nao consegui compilar uma cena que me e essencial (mesmo com a ajuda de um utilizador gentoo)... tive que voltar ao 8.04.1...
cumps :001:
 
Back
Topo