fonte ideal para HTPC

JPgod

Moderador
Staff
Boas

ando a construir um HTPC, mas a fonte tem sido a minha dor de cabeça tremenda. Simplesmente coloquei alguns requisitos e parece que simplesmente não existe nenhuma fonte no mercado que tenha o que preciso ou então as lojas não as vendem! É mais fácil um gajo que monta um PC de topo escolher uma fonte monstruosa do que alguém que quer HTPC.

O que seria ideal

-> Potencia: Sejamos realistas, para que meter um "monstro" de 450-550w num computador que se chegar aos 150w full load já estamos a exagerar. Um media center convém que seja simples, económico e SILENCIOSO. Ou seja o ideal seria uma fonte entre 250 e 350w, max 400w.
-> Eficiência: Fontes com menos de 80% de eficiência testado e aprovados é para esquecer, o que limita logo a escolha e quase sempre apenas modelos poderosos o que esbarra com a regra acima.
-> Tamanho físico: O mais curto possível dado o pouco espaço na caixa.
-> Silenciosa e com fan 120 ou 140 no topo, devido a natureza da caixa (NOX média)
-> Cablagem: O mais crítico. A caixa acima não tem grande arrumação e ao meter uma corsair TX550w (temporariamente), metade dos cabos não tem como guardar. E dado que não deverei utilizar mais que 3-4 dispositivos dentro da caixa (drivers ópticas, discos), uma fonte que tem 6 molex e 6 satas's é um absurdo :p Dava jeito algo com no máximo 4 satas, 4 molex e 1 pci-e para future proof. Uma modular será ouro sobre azul, mas as fontes modulares não encaixam no requisito a seguir:
-> Preço: 50 €, máximo 65 €.

Ou seja, missão impossível? Voltando no caso da corsair TX 550, gostei do facto de ser curta e caber na boa na caixa, ter fan 120 no topo e claro ser de qualidade e eficiência 80 plus. Mas é como ter um motor de ferrari para alimentar um mini (esta fonte lida na boa com core i7 e 9800 gt) , é cara (85 €) e com 6 SATA's, 2 pci.e e 6 IDE é um "caos" de cabos.

Fontes < 400w de qualidade são utopia. Só OEM's ranhosas!

Entretanto vi esta OCZ 400W ModXStream Pro:

mxsp400_back.jpg


modular, fan no topo e tal, curta e não muito potente, mas tem o facto de não encontrar a venda em lado nenhum e é capaz de ser cara.

O mais perto que consigo são as LC power green de 420w, mas é um pesadelo no que toca a cabos e mal distribuídos. Tem a proeza de fornecerem nada mais nada menos que 7 (!) molex, mas apenas 2 satas!!
 
Exactamente como disse o along , tenho uma dessas aqui à espera para por num htpc, tou a pensar se troco a ventoinha ou não (esta já tem dois anos) para uma mais silenciosa.
 
Por experiência própria recomendo-te a fonte "LC Power 420W ATX 120mm Fan". Tenho uma no meu htpc, numa caixa Nox Media. É de tamanho normal, mas cabe perfeitamente, não te sei dizer com certeza, mas acho que tem 2 sata, 2 molex, p4 e main, se quiseres logo á noite quando tiver em casa digo-te. A nível de ruído, posso dizer que sou muito mesquinho nesse respeito, sendo que qualquer ruído um pouco mais intrusivo me incomóda, e esta fonte nesse respeito é bastante silenciosa. E não é devido a ter componetes mais ruidosos no sistema, tenho um disco de 2,5 e duas fans de 80mm a 5v. E mais um ponto a favor desta fonte, o preço! 19,70 euros.
 
O ideal pra HTPC é mesmo fontes de alimentação passivas, sem ventoinhas. Mas sao caras.

Eu no meu tive que meter uma de 700W pois tenho uma grafica abrutalhada no que diz respeito a consumo. No inicio era silenciosa mas com o tempo...
 
Por experiência própria recomendo-te a fonte "LC Power 420W ATX 120mm Fan". Tenho uma no meu htpc, numa caixa Nox Media. É de tamanho normal, mas cabe perfeitamente, não te sei dizer com certeza, mas acho que tem 2 sata, 2 molex, p4 e main, se quiseres logo á noite quando tiver em casa digo-te. A nível de ruído, posso dizer que sou muito mesquinho nesse respeito, sendo que qualquer ruído um pouco mais intrusivo me incomóda, e esta fonte nesse respeito é bastante silenciosa. E não é devido a ter componetes mais ruidosos no sistema, tenho um disco de 2,5 e duas fans de 80mm a 5v. E mais um ponto a favor desta fonte, o preço! 19,70 euros.

Permitam-me desenterrar o tópico.

Thinker, qual a config do teu htcp? E que tal a caixa? Tem comando?
Estou a pensar em construir uma máquina dessas e ando a deitar contas à vida.
 
Back
Topo