homemade prommy

oc_nightmare

Power Member
boas ppl
enquanto o 2500 mobile nao vem, resolvi preparar-lhe uma pekena surpresa (o chiller vai para o 2º pc)...... a fase beta da minha prommy homemade ta kuase acabada :p
o evap:
Pic00107.jpg

testar por fugas:
Pic00108.jpg

feito:
Pic00111.jpg


overall:
Pic00110.jpg

Pic00113.jpg


ainda nao sei k gas heide utilizar.... tou com pouca guita... k gas eh k me recomendam? tava a pensar em propano (r290).....

fikem bem :cool:
 
oc_nightmare disse:
ainda nao sei k gas heide utilizar.... tou com pouca guita... k gas eh k me recomendam? tava a pensar em propano (r290).....

fikem bem :cool:

Tá muito fixe!

Quanto ao gás, acho que o R290 tem quase a mesma temperatura de evaporação do R404a, mas condensa com temps mais altas ,logo menos pressões portanto acho que é uma optima escolha!

Btw, meteste quantos metros de capilar?

A linha se sucção está excelente para um capilar e uma carga á maneira! :D


Parabéns e força nisso!
 
Última edição:
podes mostrar o desenho do evaporador? :)
spec's do compressor?
propano é fixe, evapora +- ha temperatura do r22 (-40ºc+-) é barato e facil de arranjar :)
 
O R290 evapora a -46.9ºc e condensa a 34.2ºc

R22 evapora a -41.5ºc e condensa a 24.9ºc

R404a evapora a -47.2ºc e condensa a 22.2ºc

Acho que ele fez uma excelente escolha!

Perde uns graus (3ºc?) e fica com menos pessão no sistema, logo o compressor dura mais e faz menos ruído! :D
 
Sou um completo ignorante neste aspecto.
Folgo mt em saber que existe pessoal que entende disto.
Keep on the good work u all :D (Ricky, Lasac, night, etc)
 
Lasac: tal como eu disse r290 evapora +- ao mesmo k o r22 (a 1bar e 15ºc) isto se o propano for puro
e se fossem precizos 22º para condensar r404a so servia para cascata :P

C3H8 ; Propane
CAS Number : 74-98-6
UN1978

n-Propane; Dimethylmethane

Gas Generality - Propane



Gas Properties

--------------------------------------------------------------------------------
Molecular weight : 44.096 g/mol

Solid phase
Melting point : -187.7 °C

Liquid phase
Liquid density (1.013 bar at boiling point) : 582 kg/m3
Liquid/gas equivalent (1.013 bar and 15 °C (59 °F)) : 311 vol/vol
Boiling point (1.013 bar) : -42.1 °C
Latent heat of vaporization (1.013 bar at boiling point) : 425.31 kJ/kg
Vapor pressure (at 21 °C or 70 °F) : 8.7 bar
 
Última edição:
thnx ppl :cool:
bem.... entao parece k r290 eh uma boa escolha...... bora la :D
tou com ~2m de 0.028" axam k da conta do recado?

n sei se se percebe bem mas aki esta o evap antes de ter sido montado:
PIC00105.jpg


o ideal era usar uma linha de succao revestida como o ricky usa na cascade e passar tb o capilar por dentro mas como ta escrito no inicio, trata-se duma fase beta :p

fikem bem
 
essa manga tá boa
eu metia 3,5 metros de capilar para testares, depois ia tirando, 2m parece-me pouco
 
Última edição:
Ricky -> http://www.cooling-masters.com/bdd_gaz.php

oc_night 2m de capilar para essa linha de sucção acho pouco! :P

3m era o ideal! podias comprar 3m e um bocado para depois ires tweakando (cortando) conforme desejares ;)

Btw, importas-te de me dizer quanto deste por esse tubo flexível e essas válvulas onde aperta o tubo / carrega o sistema?

Só me falta isso, 3.5m de capilar, 2m neoprene em tubo (para revestir o capilar e tubo flexível) e carregar/calibrar o sistema!
Ainda queria ver se arranjava dakeles lcd's para ler temps negativas até -50ºc para montar no chiller tipo prometeia. ;)

Mas isso vai ficar talvez para agosto/setembro infelizmente por razões financeiras...

Um colega meu que trabalha perto de uma sucata, por vezes aparecem lá frigorificos e tem um amigo que trabalha lá, ele anda a ver se me arranja um a trabalhar para eu fazer um waterchiller... pode ser que entretanto apareça qualquer coisa. ;)

Agora uma pergunta ao mestre Ricky: Quanto achas que consigo num sistema com R404a e com estes componentes:

- Compressor Electrolux ZEM GLY80AA (feito para R134a e com 1/4hp)
- Condensador de uma arca pekenina full cobre (20x25cm +/-; igualzinho aos condensadores de frigorífico, só que é pekeno e está dobrado em 2 já de origem)
- 3m (ou 3.5m) de capilar
- 1m (ou 1.5m caso use 3.5m de capilar) de tubo flexível (linha de retorno/sucção)
- Evaporador feito numa cnc parecidinho com o teu! (em espiral)

Queria ver se aquilo aguentava 220W~240W a -20ºc... será possível?

Como só sei a teoria (ainda não tive possibilidade de aprender a prática) gostava de saber se é possível atingir aquela performance toda só com aquele hardware de frio ;)

tnks and keep going! :)
 
Última edição:
lazac penso que tás errado numa coisa: o comprimento tem a ver com a potencia do compressor, com a quantidade de calor que queres dissipar e com a rapidez do sistema a arrefecer e não propriamente com com o tamanho da linha de sucção ;)

quanto a essa pagina que mostraste vai um pouco contra todas as outras que tenho visto, sempre associei o r290 a -40, ve mais paginas, axo k nessa os gajos levam o propano a niveis mais altos do que realmente é

mas continua a ser um bom gaz pelo menos para testes :) emboa eu prefira quando possivel trabalhar com gazes não inflamaveis :)

oc: agora que vi que o teu compressor é de 1/5hp, talvez 2m de 0.7 seja o ideal para aguentar uma carga fixe, mas começa com 2.5m por exemplo para ires twekando :)

lasac: penso que com r404a deves ver -50, mas nunca em load :) pelo menos com uma sonda rigoroza :)
 
lasac, o tubo flexivel eh uma mangueira de carga para ligar ao manometro.... axo k nao se vende em separado, so com os outros 2 tubos (amarelo e vermelho) e, como ainda n comprei manometro e axo k nao vou comprar num futuro proximo, resolvi usar esta.... mas axo k mais tarde ou mais cedo ira deixar sair algum gas..... vou continuar a procura de tubo revestido em aço inox....

se 2m nao restringirem o suficiente faz-se uma ligacao e mete-se mais :p agora tou numa de soldar :D

fikem bem
 
Uma coisa k mt'a gente se engana mt, é no R290 .. la por ter uma temperatura de evaporaçao mt baixa, ainda mais baixa do que o R22, n ker dizer k seja melhor, uma vez k a capacidade de absorçao e transporte de calor é MT inferior ao R22 inclusive, s n me engano mt, equivale ao R136a a nivel de absorçao, mas como tem temp de evaporaçao mais baixas, torna.s melhoor k o R136a.

o R22 é melhor k o R404a nestes niveis, mas por outro lado é um refrigerante k esforça mt o compressor.

O R290 é bom tb porque de para todos os compressores e tem uma performance aceitavel => melhor k R136a :fart:
 
pois.... eu vou usar r290 pk alem de funcionar em kkr compressor, é o unico gas k se vende aki sem ser preciso um tecnico de refrigeracao..... btw, onde eh k voces arranjam todos esses gases? tipo r22, 404a, 1150...... n eh preciso ter um certificado kkr para poder arranjar disso? eh k tb gostava de ter aki alguns desses para poder fazer testes em condicoes sem ter k mandar tudo pelos ares :p
 
oc_nightmare disse:
pois.... eu vou usar r290 pk alem de funcionar em kkr compressor, é o unico gas k se vende aki sem ser preciso um tecnico de refrigeracao..... btw, onde eh k voces arranjam todos esses gases? tipo r22, 404a, 1150...... n eh preciso ter um certificado kkr para poder arranjar disso? eh k tb gostava de ter aki alguns desses para poder fazer testes em condicoes sem ter k mandar tudo pelos ares :p

r22, 404a, 134, etc compra-se numa loja de friu, inclusiver de alguns ha garrafas descartaveis de 1kg

quanto a 1150(etileno) quase k é precizo pedir ao presidente da republica, eu so tenho 1150 em casa pois tive sorte de haver uma botija na gazin e de me emprestarem etc etc etc e mesmo assim so de caução ficou la 530E e tive de assinar umas 10 folhas :P
 
por agora n tenho oleo nenhum no compressor, tirei-o antes de o soldar ao sistema.... de origem vinha oleo mineral....

oleo.jpg


ricky, eu sei k se vendem na loja de refrigeracao mas n era preciso apresentar uma licensa kkr para podermos comprar disso? eh k kdo fui la pedir r22 ah uns tempos disseram-me k eu precisava de ter uma data de cenas e k gas pressurisado era uma coisa mto perigosa e m podia aleijar (lol, hehehe)
para propano ja tive a falar com um gajo do xtremesys k comprou uma garrafa de propano de 2kg na camping gas e adaptou a saida do tubo a uma valvula de acesso..... tipo isto
attachment.php


cumps
 
Back
Topo