Máquina c Defeito? Ou não?

hugoboss59

Power Member
Então é assim:
Comprei uma Canon Sx10 vinda da almanha, e o q é certo é q as fotos que tirei c ela, ainda não me satisfizeram completamente. Parece que as mesmas saem sempre "granuladas". Como se tivessem areia... Bem, o q é certo é que não me parecem nítidas. Parece que a minha ixus 700 tira c melhor qualidade.

Não sendo eu um entendido, como saber se é defeito da máquina, se é mesmo falta de qualidade, se é alguma função que preciso de activar ou desactivar.

Fiz a experiencia tirando várias fotos ao mesmo local, com os vários tipos de opções; retrato, paisagem, etc, e sinceramente ainda não houve uma que me satisfizesse plenamente.

Ajudem please!!

Thanks
 
Sabes o que é o ISO? Procura no manual para ver como se muda na tua máquina e vé lá se não é disso. Só uma ideia

Sim, tenho uma ideia, e tb pensei q poderia ser disso, mas até coloquei em automático.

Estou neste momento a fazer o upload dessas fotos para poderem ver. Já coloco link.

Vejam AQUI

A última foi tirada em modo automático.
 
Última edição:
pode ter uma qualidade mázinha praquilo que custa (n sei a que preço está), mas tem uma qualidade normal para uma máquina do género
com uma lente dessas, tt MP e um sensor do tamanho duma moeda de centimo n esperes melhor.
 
pode ter uma qualidade mázinha praquilo que custa (n sei a que preço está), mas tem uma qualidade normal para uma máquina do género
com uma lente dessas, tt MP e um sensor do tamanho duma moeda de centimo n esperes melhor.


Pois, mas a questão não é essa. É que me parece que a minha compacta ixus tira fotos tão boas como estas, e ás vezes, pode acontecer da máquina ter defeito.
 
É que me parece que a minha compacta ixus tira fotos tão boas como estas, e ás vezes, pode acontecer da máquina ter defeito.

Quando o defeito descreve-se simplesmente como "não tira fotos tão boas quanto esperava" o mais provável esse "defeito" ser uma "característica" do modelo.

Estive a ver à lupa as imagens que mandaste e concordo com o Adolfo Dias em que não está mal para a máquina que é.

Não é de estranhar que a tua IXUS 700 tenha menos ruído, pois ela tem 19 MP/cm2 enquanto que a SX10 tem 35 MP/cm2. E a lente zoom 20x da SX10 certamente que não ajudará à nitidez.
 
É uma compacta, já tem 4 anos, certamente a qualidade não devia ser a mesma. Uma máquina bridge deve ser superior, não???

Uma bridge é superior em aspectos concretos: nomeadamente um zoom brutal. Mas o aspecto a que referes, o ruído ou grão, depende fundamentalmente de duas coisas: o número de MPix e o tamanho do sensor. Quanto maior for a densidade de pixels, mais ruído. Avanços no processamento e na tecnologia dos sensores têm permitido alguns ganhos, mas não fazem milagres.

Ou para ti, desde que não seja PRO é tudo igual??

Neste aspecto não tem nada a ver com ser PRO, mas apenas com a densidade do sensor. Por exemplo, a DSLR mais básica (uma Nikon D40) tem uma densidade de 1.6 MPix/cm2. Ou seja, cada foto-receptor é 21 vezes maior que um da SX10.
 
Pá, estive a ver uma das fotos, e se aquilo a ISO 80 mete aquele grão ... Não me parece normal, por acaso. Estamos a falar de ISO 80 :o

Secalhar tenho os standards demasiado elevados, mas ....
 
Bem sendo canon, esperava bem melhor do que aquelas fotos. São muito más mesmo. A minha finepix s5600 com 3 anos tira fotos bem melhores. Tenta ver no flickr malta com a mesma maquina e vê como ficam as fotos lá. Parecem-me ser melhores.
 
É uma compacta, já tem 4 anos, certamente a qualidade não devia ser a mesma. Uma máquina bridge deve ser superior, não???

Ou para ti, desde que não seja PRO é tudo igual??

uma sx10 n é uma bridge e essa afirmação é totalmente errada.
houve pelo menos uma compacta de há 2 ou3 anos atrás que se batia com uma SLR sem problemas de maior na qualidade de imagem.

a R1 tem 4 ou 5 anos e continua a ser melhor que qq compacta. superzoom ou bridge feita hoje.

como ja foi dito a ixus tem uma pixel density de quase metade face à sx10.
aliado a ter uma lente com zoom 20x que degrada a qualidade da imagem.

dos possiveis defeitos que uma máquina pode ter o excesso de ruido n é um deles.
chama-se qualidade abaixo do normal.

edit: essa história do PRO é ridicula.
as máquinas são o que são e cada uma tem propositos diferentes.
há que analisar e ver as coisas antes de comprar por ter mais MP ou mais zoom.

compraste uma máquina menos boa, vive com isso ou devolve.
 
Última edição:
uma sx10 n é uma bridge e essa afirmação é totalmente errada.
houve pelo menos uma compacta de há 2 ou3 anos atrás que se batia com uma SLR sem problemas de maior na qualidade de imagem.

a R1 tem 4 ou 5 anos e continua a ser melhor que qq compacta. superzoom ou bridge feita hoje.

como ja foi dito a ixus tem uma pixel density de quase metade face à sx10.
aliado a ter uma lente com zoom 20x que degrada a qualidade da imagem.

dos possiveis defeitos que uma máquina pode ter o excesso de ruido n é um deles.
chama-se qualidade abaixo do normal.

edit: essa história do PRO é ridicula.
as máquinas são o que são e cada uma tem propositos diferentes.
há que analisar e ver as coisas antes de comprar por ter mais MP ou mais zoom.

compraste uma máquina menos boa, vive com isso ou devolve.



Obrigado pela ajuda...
A verdade é que comprei esta máquina, porque me quero iniciar, devagar, no mundo da fotografia. Vim aqui aos fóruns perguntei por uma Sx5 is, e disseram-me para esperar pela Sx10. Assim fiz. Não comprei por ter mais MP. Aliás os 7 da minha ixus, chegam perfeitamente.
 
Obrigado pela ajuda...
A verdade é que comprei esta máquina, porque me quero iniciar, devagar, no mundo da fotografia. Vim aqui aos fóruns perguntei por uma Sx5 is, e disseram-me para esperar pela Sx10. Assim fiz. Não comprei por ter mais MP. Aliás os 7 da minha ixus, chegam perfeitamente.

Vê nas reviews todas que por aí andam se alguém refere esse factor de a máquina apresentar algum ruído excessivo, ou vai ao flickr e procura por "sx10", tens centenas, senão milhares de fotos tiradas com esta máquina.
 
Bem sendo canon, esperava bem melhor do que aquelas fotos. São muito más mesmo. A minha finepix s5600 com 3 anos tira fotos bem melhores. Tenta ver no flickr malta com a mesma maquina e vê como ficam as fotos lá. Parecem-me ser melhores.

Não devo estar a ver as mesmas fotos. Nas fotos que vi não vejo defeito da máquina. Quando muito um motivo desinteressante e sem cor (culpa do fotógrafo!). Se vir a 1:1 noto algum grão ao qual já não estou acostumado por usar uma DSLR, mas que mesmo assim é capaz de ser menos que o da minha antiquissima A70; e pouca nitidez, o que se desculpa perfeitamente com uma lente 20x, mas que também se pode dever a codificação JPEG. Estes pormenores são completamente invísiveis quando se reduz a resolução da foto.

Mais uma vez insisto que não há milagres, para se conseguir um zoom 20x num tamanho compacto têm de se perder nalgum lado.
 
Não devo estar a ver as mesmas fotos. Nas fotos que vi não vejo defeito da máquina. Quando muito um motivo desinteressante e sem cor (culpa do fotógrafo!). Se vir a 1:1 noto algum grão ao qual já não estou acostumado por usar uma DSLR, mas que mesmo assim é capaz de ser menos que o da minha antiquissima A70; e pouca nitidez, o que se desculpa perfeitamente com uma lente 20x, mas que também se pode dever a codificação JPEG. Estes pormenores são completamente invísiveis quando se reduz a resolução da foto.

Mais uma vez insisto que não há milagres, para se conseguir um zoom 20x num tamanho compacto têm de se perder nalgum lado.


O conselho que dás é então, reduzir a resolução, certo? Assim melhorará a imagem, né?

Obrigado e cumps.
 
Back
Topo