[AMD Athlon64] - Duvidas? - Será que vale a pena?

BlitZ

Power Member
Olá pessoal :D

AMD Athlon64 - Será que vale realmente a pena?

Aqui está uma questão (ou questões) que muito provávelmente se está ou irá colocar a muitos de voçês que como eu, têm Athlons e Pentium's e que com o surgimento do 1º processador a 64 Bits para o mercado doméstico o 'Athlon64' da AMD vem gerar.

Questões : (Em modo Easy para não complicar)

1º - O que é que muda realmente com os 64Bits?

2º - Se o WindowsXP só funciona a 32Bits para que quero eu um Processador a 64Bits?

Imagem64.jpg


Vou tentar dar uma ajuda muito resumida pelo que tenho lido na Net e revistas para esta resposta e que é a minha opinião simplificada (são livres de criticar, corrigir e colocar a vossa opinião até para eu ir corrigindo alguma coisa)

Ao contrario do que acontecia até a bem pouco tempo, ninguem apostava nos 64Bits para o consumidor domestico porque todos achavam que os 32bits era mais do que suficiente para os proximos anos e que estava para dar e durar, saìa muito caro desenvolver programas de raiz para meia duzia de pessoas até existirem consumidores suficientes para justificar tais investimentos (o velho problema de quem começa 1º) Até que Sr.'s como o John Carmack da iD Software* ou Tim Sweeny da EpicGames* programadores de topo das grandes empresas de Software Ludico (Jogos - que são o motor da industria do Desktop) começaram a falar nos 64bit's para os Desktop Computers nas grandes exposições e nada melhor para para a Amd criar um Processador 32/64Bits X.86, compativel com tudo o que existe hoje em dia e de alta performance (conforme se pode ver nos BenchMark's) nos 32Bits deixando a possibilidade aos programadores de evoluirem progressivamente, ou seja... fazer programas para correr em cima do Sistema Operativo a 32bits e Aplicações como Jogos (Half-Life2, DOOM3, Unreal, Fracry Etc. Etc..) com codigo de 64bits.
Pareçe porreiro não é? pois .... Agora imaginem 'Um Monstro' chamado Microsoft achar tanta piada á ideia que resolveu criar uma team para devenvolver o Codigo para uma nova versão do WindowsXP a 64Bits que neste momento se chama ' Windows XP Professional x64 Edition Customer Preview Program ' que entretanto está disponivél para download ' Gratís ' para quem queira testar e participar no desenvolvimento desta nova versão.
Entretanto quem não gostou nada disto foi a Intel primeiro porque não foi ela a ditar as regras como é normal, e depois porque a Microsoft ao apoiar a AMD64 no novo Windows veio criar uma situação embaraçosa para a Intel que é o facto desta ter de implementar os codigos de 64Bits da Amd nos seus processadores.
Processadores estes que entretanto já começaram a ser lançados com a tecnologia Intel EM64T.
Escusado será dizer que vamos ter codigo 64bits para o futuro, mesmo no Windows LongHorn que já se diz vir a ser só mesmo a 64Bits mas só o tempo o dirá.

* - John Carmack da Id Software
Para quem não saiba, foi o Pai de jogos 3D no PC e do Som, Som mesmo (Som como deve ser) deixaram de ser os bip's, com Jogos como DOOM :twisted: alem disso é o homem que dita o que é preciso em termos tecnológicos aos fabricantes de chips gráficos Ex. Nvidia e Ati principalmente.
È tambem responsável pela continuidade da existênçia do OpenGL como forma de programação alternativa ao DirectX

Alguns dos principais lançamentos com Motores da Id Software:
As séries DooM, Quake, Wolfenstein, Duke Nukem, Medal of Honor, Half-Life, Call of Duty entre muitos outros.

* - Tim Sweeny da EpicGames
Responsáveis por vários dos Motores de jogos mais versáteis da actualidade pois ao contrário da iD que são puros FPS, estes permitem alem dos FPS's jogos de estratégia em tempo Real. simuladores de vôo entre outros estilos, com uma jogabilidade incrivél, com grafismos espectaculares e com velocidades estonteantes, mesmo com maquinas mais antigas.

Alguns dos principais lançamentos com Motores da EpicGames:
As séries Unreal, Halo, Freelacer Etc. Etc. entre muitos outros.

Bem, a conversa sobre estes Sr.'s seria infindável com o que eles têm feito pelo desenvolvimento dos computadores atravez do Software, mas não pudia deixar de vos dar uma ideia sobre o porquê das inclusão neles neste tópico, é que segundo eles o enderessamento de memória está a chegar ao fim, por exemplo a Epic já tinha limitações na criação do Unreal2004 pois os 2Gbit's já lhes barraram muita coisa que eles gostavam de colocar ficando para o Unreal3. assim como o John Carmack á medida que avançava no DooM3 teve o mesmo problema, isto não quer dizer que tenhamos de ter 4 Gbit's de memória mas sim possibilitar que eles possam jogar com os enderessamentos para crirem mais informação em memória virtual e capacidade de processamento para vermos mais coisas sem os problemas dos saltos ou de estar a recorrer á compressão/descompressão constantemente, isto só para vos dizer que o salto tem mesmo de ser dado mais cedo ou mais tarde para que seja possivel melhor qualidade gráfica e de processamento.
O Doom3 (ainda não joguei :cry: ) é um bom exemplo disso, foi criado para tirar partido das Placas gráficas com 512Mb para não utilizar compressão nas texturas e 2Gbts de memória para o sistema.
- È muito não é? Pois... mas isso é agora!
A 2 anos 64Mb numa gráfica era um mimo 128Mb era só para os malucos de topo :wink: , 512mb no sistema era só para os HardCoreGamer's e entusiástas... de aqui a um Ano 512mb nas Gráficas e 2 Gbits no Sistema será vulgar nos computadores de topo, e estes senhores começam a programar dois, três quando não quatro anos antes, como foi o caso do Doom3 para que nós o joguemos e vejamos da forma como o criador quer.
Esta é outra das razões dos 64Bits nos DeskTop o 'enderessamento de memória'.

- Onde iremos ver melhorias mais imediatas dos 64Bits?

- Serão no seguinte tipo de aplicações: Jogos, Gráficos intensos (por ex. CAD) e Edição de Video.

A AMD espera este Natal (2004) já ter vários comparativos de jogos entre os 32 e 64Bits nas revistas da especialidade.


Resumindo ....

Neste momento quem vá comprar um computador ou fazer um Upgrade um processador Athlon64 (32/64 x.86) é o que está a dar!!!
Pois corre tudo tão rápido e mais fluido que qualquer processador anterior a 32 Bits e ainda temos os 64 para explorar dentro de pouco tempo, ou seja o Investimento num Athlon64 é mais bem feito tendo em conta o futuro que reserva esta tecnologia quando comparada com um AthlonXP ou Intel Pentium4 ambos a 32Bits, alem do mais não precisamos de estar a comprar memórias aos pares para tirar o máximo rendimento deste tipo de plataformas.

Conforme podem constatar nesta tabela: DooM3

____________
Doom3.JPG
____________


Passemos a uma área mais tecnica:

Quando começei a escrever este tópico ainda só existia um tipo de Socket no caso o Socket754 (O mais comum hoje em dia) em que o controlador de memória é single channel apesar de podermos utilizar kit's Dual-Channel (que é o meu caso), agora surgiu novo Socket 939 que entre outras diferenças já tem o Controlador de memória Dual-Channel (o que permite mais largura de banda).

As principais diferenças entre os 754 e 939 são:

- Socket 754:

Via K8T800 = HiperTransport a 800Mhz x 2 = 1600Mhz (16D/16U) e controlador de memória Single Channel 64Bits
NVidia NForce 150 = HiperTransport a 600Mhz x 2 = 1200Mhz (16D/8U) e controlador de memória Single Channel 64Bits

Lançamentos previstos até ao final do ano:
754Road.JPG


- Socket 939 = HiperTransport a 1000Mhz x 2 = 2000Mhz e controlador de memória Dual-Channel 128Bits

Lançamentos previstos até ao final do ano:
939Road.JPG


Nota: O HiperTransport vem integrado na MotherBoard o que quer dizer que podemos perfeitamente vir a encontrar Board's 754's com Hiper a 1000Mhz mas o Controlador de memória vem integrádo no Processador ao contrario do que aconteçe nas plataformas Athlon ou Pentium em que este é externo (NorthBridge) pelo não é possivel ter Dual-Channel na plataforma 754.

Novos.JPG


No entanto em qualquer das plataformas existe um existem diversos tipos de chipset para as duas plataformas: SIS - VIA - NVIDIA

- Socket 754: (vou dar só uma indicação dos dois ultimos porque são os que se encontram mais no nosso mercado.)

Via K8T800 - O mais completo em termos de ligações e Performançe (Standart). Mas algo limitado em termos de Overclock.
Nvidia NForce 150 - Com menos ligações Usb's o HiperTransport mais lento mas com AGP/PCI Lock o que permite maiores Overclock's.

Aqui fica uma tabela para perceberem mais ao pormenor as diferenças entre eles:

Chipsets.JPG


Tenham em atenção nas Plataformas AMD64 ás memórias a utilizar, de preferençia memórias de Marcas conhecidas (mesmo que sejam das mais fracas), pois para alem de normalmente terem melhor controlo de qualidade e de respeitarem as normas estabelecidas internacionalmente, tem tambem melhor suporte e principalmente melhor informação On-Line em relação as Motherboard's que utilizam, pois por vezes os Timing's das memórias tem de ser corrigidos na Bios para funcionarem com elas a 100% (Esse tipo de informação vale muito dinheiro).
Ainda em relação ás memórias, nas plataformas AMD o mais importante não é a veloçidade de ponta (os Mhz), mais sim a Latênçia (Cas-2 ou 2,5) quanto mais baixo melhor.

Bem... Acho que para quem não percebia minimamente a razão de Processadores e Sistemas Operativos a 64Bits já deve ficar com mais umas luzinhas sobre a materia :wink: (espero não ter confundido ninguem com a ultima actualização, escrevi mais para tentar evitar isso)


Ok ... Passemos aos link's com:

Software - Informação - Driver's - Roadmap


__________________________________________________________________________________


[Software]:

Windows XP Professional x64 Edition - [Updated] August 18, 2004
Compatibilidade alargada: Alem dos AMD Athlon64 e AMD Opteron agora juntam-se os Xeon e Pentium4 com EM64T

Se quiserem testar, podem fazer o Download aqui: ' GRATIS '
http://www.microsoft.com/windowsxp/64bit/downloads/upgrade.asp

Atenção: Não é compativel com os processadores Itanium a 64-bit da Intel
490Mb (501.888kb) com comprimidos +- 1.5Gb para instalação
Vão ter de fazer um Registo e se quizerem podem receber os Updates Automáticamente
Só existe em Inglês (por enquanto)
Válida só por 360 dias :wink:

Uma Nota muito importante aqui:
Apesar de ser a 64Bits permite correr as aplicações do tipo Jogos e Programas a 32Bits (mas não a 16Bit's), no entanto devem ter em conta que é uma versão em desenvolvimento pelo que por vezes podem ter alguns tipos de problemas a correr algum tipo de Software, situação que é perfeitamente normal tendo em conta que está numa fase Beta.
Por enquanto o principal problema com que a Microsoft se debate é com a falta de suporte por parte dos fabricantes de Hardware nomeadamente na parte dos Driver's a 64Bit's que já deveriam andar cá fora á muito tempo mas que infelizmente para os entusiástas continuam a atrazar o próprio avanço do Windows, pois sem driver's nada feito, no entanto com a saida dos novos processadores da Intel os Xeon e Pentium4 com extenções EM64T (compativeis com AMD64) venham dar um novo fôlego na acelaração no desenvolvimento dos driver's a 64Bit's.

Por isso devem fazer o seguinte:
Procurar alguns driver's importantes antes de instalar esta versão do Windows como por exemplo do Modem que usam, pois é uma das situações mais complicadas que tem surgido para quem já o instalou ( o meu caso e de alguns amigos que entretanto entraram em contacto comigo por causa de algumas dificuldades que tiveram)
O Modem porquê?
Porque sem ele não têm forma de aceder ao Windows Update nem forma de conseguirem procurar atravez dos motores de pesquisa... ou seja ficam agarrados :wink:
Entretanto foi com alguma surpresa que as ATI já são automàticamente identificadas na instalação desta nova versão, o que por si só já é muito bom.
Procurem nos Link's na area dos Driver's (mais abaixo) para vêr se encontram driver's 64Bit's para o vosso Hardware.

Problemas a criar o CD? http://www.techzonept.com/showthread.php?t=35440&page=2&pp=25

------------------------------------------------------------------------------------

- ScreenSaver AMD64 Bits Edition - Lindo !!!! Vale a pena.
http://www.anark.it/amd64/
(Tal como o nome diz, é um Screensaver a 64Bits)

- AOA Files Software Beta 64Bit's
http://files.aoaforums.com/index.php?dir=217
(Dos locais onde tenho apanhado mais sofware (Beta) para os 64Bit's )

__________________________________________________________________________________


[Informação]: Alguns link's para ajudar a perceber que se passa na realidade


-AMD 64 bits : Evolução ou Revolução? . [5 Estrelas] Indicado pelo "stylus"
No âmbito Licenciatura em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Realizado pelos alunos João Pedro Alves Ferreira e Luis Filipe Barreto Ribeiro.

http://student.dei.uc.pt/~lribeiro/

------------------------------------------------------------------------------------

-Everything you need to know to get the perfect A64 system going [5 Estrelas] Indicado pelo "Knight"
Respostas para algumas das principais questões que temos sobre o AMD64 tais como:
- What is a Athlon 64 Desktop Replacement (DTR) CPU?
- Are their different types of Athlon 64 mobile processors?
- Is that every mobile CPU available?
- What is the difference between the mobile Athlon 64s and the desktop revision Athlon 64s
- So, I want to go mobile, but which CPU should I choose?
- Do I need to run 1:1 memory to achieve peak performance on the Athlon 64?
- What motherboards work properly with a mobile Athlon 64?

http://forums.anandtech.com/messageview.cfm?catid=29&threadid=1321894&enterthread=y

------------------------------------------------------------------------------------

- The 64-bit desktop and you.
(Informativo, Recente, Simples ... Vale a pena ler)

http://www.short-media.com/review.php?r=226 Link corrigido :wink: Thank's Guy's

------------------------------------------------------------------------------------

- AMD Athlon 64-Bit Processors
(As diferentes Soluções e Sistemas Operativos Suportados)

http://www.overclockersclub.com/reviews/amd_64_article.php

__________________________________________________________________________________

[Driver's]: [Updated] Locais onde poderam conseguir os mais recentes

- Site Oficial da AMD area Windows/Linux 64Bits

http://www.amd.com/us-en/Processors/DevelopWithAMD/0,,30_2252_875_10454,00.html

-------------------------------------------------------------------------------------

- PlanetAmd64 area 64Bits

(Por vezes tem de tentar várias vezes porque o server só suporta 10 User's)
http://www.planetamd64.com/modules/mx_pafiledb/dload.php?sid=763d1bb48ba9f1e00f46b909c85c7e89

-------------------------------------------------------------------------------------

- ShortMedia Download's Re-Apareceu :)

(Server rápido e com muitos Driver's Beta para os 64Bit's e não só)
http://www.short-media.com/download.php

-------------------------------------------------------------------------------------

- AOA Files Driver's 64Bit's

(Muitos Driver's Beta para os 64Bit's e não só)
http://files.aoaforums.com/index.php?dir=224
________________________________________________________________________________

[Roadmap]: Informação sobre os lançamentos Agendados dos Novos AMD64

Roadmap.JPG


__________________________________________________________________________________


- Será que a minha Fonte de Alimentação chega?
(Não precisão de ser Engenheiros, nem sequer máquina de calcular, é só cliar!) 5 Estrelas, Vale a pena.

http://www.jscustompcs.com/power_supply/

__________________________________________________________________________________

Vou actualizando á medida que me for possivél ... Fiquem bem :D
 
Última edição:
A minha nova 'Máquina' AMD64 :D

Finalmente comprei uma nova fonte ... entre outros apetrexos

Motherboard: Asus K8V Deluxe (Via Kt800) Bios 1008
Processador: Athlon64 3000+ ( Sh7-C0 ) Box 2000 @ 2250Mhz
Memória: 2x512 Twinmos Cl=2.5 DDR3200 C/ Dissipadores da Revolteck
Cooler: Zalman 7000AL-CU
Gráfica: Saphire 9800PRO (R-360) @ XT 128MB C/ TweekMonter + Vga Silencer 3
Gráfica: PowerColor 9800XT com VGA Silencer ATI
Disco: 2 x Seegate 7200.7 7200Rpm 120Gb 2mb cache
Drives: Dvd Nec Td-2500a 8x Black + Dvd Samsung 16/48 Black
Drives: 3,5 Samsung Black + Zip 100 White ( Tenho de pintar isto )
Caixa: M@trix Black (para mim continua a ser das mais giras)
Fonte: Levicom SPS-VP500B.BL (X-Alien500) +3,3 V: 28A/+5,0 V: 30A/+12,0 V: 34A
Som: Audigy2 ZS
Som: Auscultadores Sennheiser Hd250 LinearII (teve de ser senão a Maria metia-me na rua)
Monitor: Mag 796FD (Wega FD 17º) 1600 x 1200 75hz
Modem: Rca Cable Modem DCM-245 Netvisão
Ups: Apc Bk-500EI
IMpressora: Hp Deskjet 940C (ando á procura de uma Epson R-300)
Teclado: Microsoft Multimedia Keyboard 1.0a
Mouse: Logitech Mx-500

Modding: ou Xunning (como lhe quizerem chamar) :wink:

Vantec NEXUS NXP-201 Black
CoolerMaster Musketeer Black
Revoltek 120 c/led's Azuis + 2 80 tb c/led's azuis
TweakMonster FanBracket convem para fazer OC na Gráfica
Grelhas acrilico para radiador BlackIce a grelhazinha para refrigerar melhor a caixa



Ou seja espero ter maquina para o & Quake4 & HL-2

A culpa do pessoal não ter guito, é do Kayaker :-D !!! Não é da Manuela Ferreira Leite ...
 
Última edição:
|Oc|CRASH_OVer

Consigo, no entanto se quizeres fazer Overclocking já é mais complicado.

As memórias são PC3200 ? (DDR400)
 
SKATAN

Não precisas ter ... Podes por exemplo dar a tua opinião, que é sempre bem vinda.
O Problema ás vezes é alguem começar a colocar questões... depois disso já arranca. (espero ;) )
 
Thread porreira, eu pessoalmente gostava de ter um A64 pk pronto..its fresher mais recente,etc.. mas tipo quando penso um bocado no investimento (cooler, placa de som - já que soundstorm rula) e na diferença de preço do cpu pelo menos para mim não me parece valer a pena!

Claro que é mais rápido mas...sei lá...
 
Olha, Rudzer a questão é um bocado assim:

Como eu já tinha referido em cima ... A questão é principalmente em termos de novo investimento versus longevidade, todos sabemos que no mercado informático as peças perdem valor muito rápidamente.
Meses = Antigo, Anos = Pré-História... mas, se fizermos um investimento numa tecnologia mais duradora (acho que já ninguem tem duvidas que vamos para os 64Bits) pudemos gastar um pouco mais agora, mas a longevidade do sistema está mais garantida.

- Independentemente dos argumentos que são utilizados com muita frequênçia para não comprar já um Athlon64 (...Indo para Intel ou Athlon) por causa dos Dual-Channel, AGP's/Pci's Lock's ou mesmo pelo Facto de ser um Slot754, só porque vem aí os com Slot939, porque segundo o que li muito recentemente... O Slot754 continua pelo menos até 2006, devendo já em 2005 passar a ser a gama baixa da AMD substituindo assim as gamas actuais Athlon 'Thoroughbred' e 'Barton'.

Um Abraço ;)

Nota sobre a Alteração para quem já tinha lido:
Apos re-lêr o que tinha escrito, reparei que aquilo estáva um pouco confuso na parte final e então separei um bocado as águas.
Espero que tenham gostado da alteração.
 
Última edição:
Eu já tenhu um A64 há uns 4 meses (always overclocked as u can see in Sig =) ) e n me posso keixar.
Antes deste A64 tinha um P4 a 4Ghzs e este A64 bate o P4 em jogos e em Benchs, a única coisa em k o P4 ganha é em trabalho de ambiente windows devido ao HT.
Resumindo a mudança valeu apena.
 
LOL :eek: Eu tenho o meu 3000+@3200+ e isto bomba mesmo, comparado com o meu Antigo P4-3.0... mas quando olhei para essa tua descrição até olhei novamente porque julgava que estáva a vêr mal ..... :D

Tchau
 
3000+@3200+?? Tá aí kualker cena mal, ambos são a 2Ghzs apenas muada a cache, o 3000+ tem 512Kb e o 3200+ tem 1024Kb, a menos k tenhas descuberto um meio de desblokiar a cache do 3000+ tens aí kualker cena mal =)

Leste bem a minha sig, são 2920Mhzs :D mas com Prommy r404a.....
 
heheheh Eu vi bem a tu Sign e foi várias vezes ...

Quanto ao Athlon64 3000+@3200+ eu explico:

3000+ 10x200 = 2000Mhz @ 3000+ 10x220 = 2200Mhz =Athlon64 3200+

Com 512k Cache claro ...
 
[_Silence_] disse:
a única coisa em k o P4 ganha é em trabalho de ambiente windows devido ao HT.
Resumindo a mudança valeu apena.

e renderizações com código de instruções SSE2... (e penso que isso não irá mudar brevemente)
De resto, para o futuro, AMD 64 all the way...

Mas já agora, esperem pelo socket 399... ;)
 
BlitZ disse:
heheheh Eu vi bem a tu Sign e foi várias vezes ...

Quanto ao Athlon64 3000+@3200+ eu explico:

3000+ 10x200 = 2000Mhz @ 3000+ 10x220 = 2200Mhz =Athlon64 3200+

Com 512k Cache claro ...

Mas o 3200+ funciona a 2Ghzs, por isso nesse caso seria A64 3000+ @ 3400+ com 512Kb de cache :007: :007:
 
Ao kazuza:

Olha que o Athlon64 assim como o Opteron têm Full SSE2 não têm é 'SSE3', assim como tambem não têm Optimizações para Hyper-Threading mas têm V-Link Hyper-Transport.

[Updated]Atenção Hyper-Threading não é o mesmo nem nada que se pareça com o V-Link Hiper-Transport, só estáva a fazer comparativos ao que um têm e o outro não :)
________________________________________________________________

Ao SmAsHiNgMaNsOn:

Olá vizinho :D

________________________________________________________________

Ao [_Silence_]

Tens a certeza? Que isto está 3400?

Acho que deve estar aí alguma coisa mal... Multiplicador ... O teu não é 11x?
Bem agora é que estou mesmo confuso ... LOL
Nunca tinha feito bem as contas
Se puderes e souberes como é o 3400 (Multiplicador/Bus) posta aqui
 
Última edição:
Cheguei a ler num fórum da AMD que os A64 vão ter SSE3, só não me lembro era quando....mas creio que seria ainda durante este ano.


Em relação a se vale a pena ou não acho que depende se é um update ou não. Se uma pessoa quiser só comprar o CPU, continua com a mesma marca se comprar um PC novo ou a board e o CPU então muda para AMD.

P4 3.2GHz --------- 272€
AMD A64 3200+ ---- 296€

são 24€ de diferença e levas um CPU que em termos gerais tem mais performance, os 64 bits até dá para considerar como um extra.






Edit:
Ao [_Silence_]

Tens a certeza? Que isto está 3400?

Acho que deve estar aí alguma coisa mal... Multiplicador ... O teu não é 11x?
Bem agora é que estou mesmo confuso ... LOL
Nunca tinha feito bem as contas
Se puderes e souberes como é o 3400 (Multiplicador/Bus) posta aqui


Apesar de me estar a "meter" vou responder.

A64 3000+ --- 2GHz (10x200) L2 512K
A64 3200+ --- 2GHz (10x200) L2 1024K
A64 3400+ --- 2.2GHz (11x200) L2 1024K

ou seja: O resto é uma maneira de interpretar as coisas. Eu pessoalmente diria que o teu é um A64 3000+@2200MHz.
De resto o mais correcto seria dizer que é um 3000+@3200+

O que atrapalha aqui é a designação de velocidades diferentes quando o que muda é a cache.
 
Última edição:
Back
Topo