Instação e Configuração servidor Linux

redy

Membro
Boa tarde comunidade :D

Bem, antes de mais, aproveito para desejar os parabéns à administração devido ao fórum estar muito bem administrado e com muita boa informação e útil.
Passo a explicar a minha duvida:
Estou no ultimo ano do Curso P. de Informática de gestão e, como em todos os cursos temos que criar um projecto (PAP) :S
Eu decidi criar um projecto baseado na Instação e Configuração de um servidor Linux, com Servidor WEB, PHP, SSH, entre outros.
(Já tenho o PC para instalar o Servidor) ;D

1) Primeiramente queria saber que distribuição (Free) é q me aconselham para instalar!
2) De seguida gostaria de saber se sabem algum Tutorial ou algo do género (disponível na net ou coisa do género) para eu consultar para me guiar durante a elaboração do projecto!
3) Por ultimo, gostava de saber se existe alguém aqui (que já tenha feito o mesmo) que me possa ajudar mais aprofundadamente como dicas e melhor forma para configurar o mesmo!

A todas as respostas úteis ou de apoio, o meu muito obrigado :D
P.S: se ja existia anteriormente um topico com o mesmo, pesso imenxa desculpa!
 
Última edição pelo moderador:
Boas, estou a tentar fazer o mesmo com o Windows Server 2003 num portatil + antigo(mas já te digo que não estou a gostar, esperava mais). Tenho também 1 pc velho PII a 400mgh e instalei o FREENAS (mas também ainda não esta totalmente operacional problemas na rede de casa).
Sendo assim desejo-te sorte e recomendo-te para NÃO ires para o Server 2003 (ouvi falar no UBUNTU server), e não desistas de tentar (acredita que vai apetecer agredir as maquinas mas ...).
 
Tens muito por onde escolher mas de preferência, escolhe a estabilidade acima de tudo.
Debian é uma excelente opção bem como Gentoo.
CentOS é muito popular para quem quer fazer de forma mais intuitiva um servidor, ideal para projectos desse género.
 
Humm...

tantos erros ortográficos num finalista de Informática de gestão levou-me a ver os teus outros posts .... :lol:

Quem és tu, Zé Gato? :D

não precisas de bater coros para o ppl te ajudar :)
 
Tens de definir bem os teus critérios para escolher uma distribuição.

Se não tiveres muito conhecimentos de Linux então devias escolher uma distro com boa documentação e com uma comunidade que te possa ajudar em eventuais problemas.

Outro factor importante de escolha será a estabilidade.

Pessoalmente sugiro Debian ou CentOS. Ambas têm documentação em quantidade e são suficientemente conhecidas para encontrares montes de ajuda / informação online.

Para tutoriais sugiro o HowToForge, já que lá encontrarás montes de tutoriais duma qualidade excepcional.
 
Desculpa mas não percebi a critica...Por tu seres um entendido em linux, não quer dizer que os outros sejam, mas tentam aprender..
 
já descobri..um bocado minha culpa, porque não li bem..porque no site tinha uma versão com 2 cd's outra com 2 dvd e ainda outra mais leve que depois faz a instalação dos pacotes necessários..
Obrigado e desculpem..
 
já descobri..um bocado minha culpa, porque não li bem..porque no site tinha uma versão com 2 cd's outra com 2 dvd e ainda outra mais leve que depois faz a instalação dos pacotes necessários..
Obrigado e desculpem..

Yup. Vai pela versão network install, já que são cerca de 140 MB e as outras versões têm montes de pacotes virados para o desktop.
 
Boa tarde comunidade :D

Bem, antes de mais, aproveito para desejar os parabéns à administração devido ao fórum estar muito bem administrado e com muita boa informação e útil.
Passo a explicar a minha duvida:
Estou no ultimo ano do Curso P. de Informática de gestão e, como em todos os cursos temos que criar um projecto (PAP) :S
Eu decidi criar um projecto baseado na Instação e Configuração de um servidor Linux, com Servidor WEB, PHP, SSH, entre outros.
(Já tenho o PC para instalar o Servidor) ;D
(...)

A tua PAP é muito idêntica a minha, mas a minha tem 2 servers... eu estava a pensar em por o slackware...
:001:
 
Back
Topo