Dúvida sobre Router Wireless

joaopedro

Power Member
Boa tarde a todos, estou a pensar comprar um Router Wireless N para substituir o meu router actual de norma G mas tenho andado a pesquisar e muitos deles não trazem modem integrado, ou seja, tenho que ter:

[Cabo do Telefone] --> [Modem] --> [Ethernet] --> [Router] --> [Wireless]

E o que me interessava era isto:

[Cabo do Telefone] --> (Router] --> [Wireless] (situação esta que tenho actualmente)

Gostaria portanto que me desse algumas sugestões quanto ao Router Wireless com norma N ( e com modem integrado) que seja o ideal para a minha situação. Já pesquisei aqui no fórume e vi que costumam fazer as mesmas perguntas, portanto, aqui vão elas:

Qual é o orçamento disponível?
No máximo, 100/150€.

Qual o teu ISP?
SAPO 16MB

Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
É-me indiferente a marca, desde que tem bom feedback por parte dos utilzadores.

Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro?
Lazer e trabalho (com mais 2 PCs em rede, a juntar ao meu).

O aspecto do router é importante para ti?
Não.

Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo?
Thomson SpeedTouch 585 v6. Gosto da facilidade de configuração, já estou bastante habituado e até não desgosto, mas a norma G é pouco para a casa que tenho.

Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router?
Se tivesse portas USB era bom, mas não é essencial.

Protocolo: B, G, N?
Norma N!!!

Distância entre equipamentos.
Varia muito, é uma moradia de 3 andares (R/C, 1º e 2º andar -- sendo que o router se encontra no R/C), portanto, uns 30/40 metros.

Espero que me possam ajudar.

Cumprimentos,
JP
 
Boas

Tens algumas marcas com modelos norma N (Linksys, Asus, Belkin, SMC, etc.) O router da Asus tem porta USB.
É uma questão de pesquisares e analisares as caracteristicas de cada um e veres qual deles se adapta às tuas necessidades.

Cump.
 
Que acham deste modelo (o único problema é que não tem modem integrado, mas tem Draft N v2.0)?

http://www.*****.net/incs/verproduto.php?id=6715

Outra questão, o facto de a tecnologia ser DRAFT (rascunho), segnifica que não está "completa"? Vale a pena o investimento de comprar um aparelho destes agora ou é melhor esperar pela versão final?
 
Nao recomendo neste momento comprar routers N, anteriormente recomendava, mas depois de os testar pessoalmente, verifiquei que ainda não estão assim grande coisa.

A nivel de alcance obtens um aumento nao muito significativo na força do sinal e é o dobro da velocidade, contudo a rede é algo instavel quando utilizada em conjunto com equipamentos anteriores nomeadamente norma G.

A nivel de velocidade ao contrario dos supostos 300 nunca consegui mais de 150 mesmo em dual channel a funcionar que é o maximo que o router permite.

Contudo se tiveres que escolher tens uma solução Belkin n + pen USB N por volta dos 80€ na ***** e possivelmente nas outras lojas de informatica mais conhecidas (Worten, vobis, *****) que dentro dos modelos draft N testados é o que se aguenta melhorzinho.

Tendo em conta claro a limitaçao de velocidade a 150Mbps ao contrario do maximo possivel anunciado de 300Mbps, e algumas quebras ocasionais (não são frequentes e podem ter ocorrido devido á linha ADSL onde foi testado).

Cumprimentos.
 
Back
Topo