Radeon X800PRO will beat NV40 Ultra

jll

Power Member
In The Inquirer,

" X800XT ends up even faster


By Fuad Abazovic: Monday 19 April 2004, 12:19

WISE BIRDS tell us here in Vienna that ATI and at least some of their knowledgeable partners don't feel so bad about NV40 Ultra. Even though the NV 40 Ultra, Geforce 6800 Ultra is a very fast card that outperforms everything else on planet for the time being, the ATI next generation chip might end up even faster.

The canaries are singing that 12 pipelines, 475MHz/950MHz card with 96 bit precision and PS 2.0 shader only will end up faster then 16 pipelines, 400MHz /1100MHz cards with 128 bit precision and PS 3.0 shader model.

ATI knew for some time it would lose out feature wise, but stays committed to bring the faster technology, without some of the extra features.

The R400 card - now renamed to R500 - has support for all these nice features but got postponed but that is the chip with 128 bit precision and PS 3.0 support from ATI. Until that chip dawns, later this year at the earliest, ATI stays PS 2.0 and 96 bit precise only.

But Nvidia seems to be keeping some of its powder dry too. We hear about some faster NV40 chips that Nvidia is saving for later. µ "

More Info: http://www.theinquirer.net/?article=15406
 
Even though the NV 40 Ultra, Geforce 6800 Ultra is a very fast card that outperforms everything else on planet for the time being, the ATI next generation chip might end up even faster.

LOL

Gostei da cautela do jornalista.
Temos no titulo uma certeza e depois um "might". :rolleyes:
 
Rumor interessante. Quer dizer que a ATi só vai responder à Nvidia lá
para o fim do ano??? Hummm!
Bom, vou alí comprar umas acções da Nvidia e já venho.

"The R400 card - now renamed to R500 - has support for all these nice features but got postponed but that is the chip with 128 bit precision and PS 3.0 support from ATI. Until that chip dawns, later this year at the earliest,"
 
iJFerreira disse:
Rumor interessante. Quer dizer que a ATi só vai responder à Nvidia lá
para o fim do ano??? Hummm!
Bom, vou alí comprar umas acções da Nvidia e já venho.

"The R400 card - now renamed to R500 - has support for all these nice features but got postponed but that is the chip with 128 bit precision and PS 3.0 support from ATI. Until that chip dawns, later this year at the earliest,"

???
A NV30 era mais completa que a R300, tinha suporte para FP32 ( FP24 na R300 ), ultrapassava os specs do SM2.0 e nunca ninguem se queixou da R300.

R400 <> R420

A historia da R400 já é antiga.....
 
Pelo que tenho lido (não muito ainda) existe um ponto de diferença que pode ser fundamental é o PS 3.0 e o Dx 9C , os 2 aliados podem fazer estragos à ATI.

Tb me dá a entender que a resposta da ATI a sério será para finais do ano..bah!! assim não vale.

De qq maneira estou a gostar das "pics" da Nvidia ;) nhamm nhamm :P :P
 
O que eu quero é que eles (ATi e Nvidia) se matem e se esfolem um ao outro :die: para nós termos tecnologia cada vez melhor, mais rápida, e a preços cada vez mais competitivos. :004: Viva a concorrência! :001:

Por isso deixem-se lá de defender este ou aquele pq isto não é futebol :007: . Eu sei como é, às vezes tb me dá o bixinho de defender a ATi (pois tenho uma). Eu também sou da opinião que a ATi tem vindo a trazer melhores propostas nos ultimos tempos, mas a Nvidia parece que finalmente resolveu ouvir a comunidade e começou a corrigir os seus erros em termos de qualidade em vez de só se preocupar com a velocidade. Agora é só esperar para vêr a resposta da ATi, e é melhor não mandar lenha pra fogueira antes do tempo.

just my 0.02€ :cool:
 
JCmendes disse:
Pelo que tenho lido (não muito ainda) existe um ponto de diferença que pode ser fundamental é o PS 3.0 e o Dx 9C , os 2 aliados podem fazer estragos à ATI.

Tb me dá a entender que a resposta da ATI a sério será para finais do ano..bah!! assim não vale.

De qq maneira estou a gostar das "pics" da Nvidia ;) nhamm nhamm :P :P


Olha ele já a afiar o dente :D

Olha a promessa :D
 
Madril disse:
Olha ele já a afiar o dente :D

Olha a promessa :D

Não me esqueci ;), e à quase 5 meses que não faço upgrades, só testei umas memórias.

Mas as gráficas são o meu ponto fraco...e estas parecem deveras apeteciveis :P
Mas repito, enquanto os jogos correrem na minha máquina não mudo.

Mas agora anda tudo louco para ver a performance da ATI e poder comparar,
só resta esperar.
 
Portanto aparece a notícia que a X800 Pro é mais rápida que a 6800 Ultra, e que a X800 XT é ainda mais, e vocês estão todos felizes da vida com a 6800 Ultra? :confused:
Povo estranho...
 
Enganas-te, a malta está feliz pelo que existe no momento para já
é a Nvidia a tentadora daqui a 15 dias logo se vê ;)

Factos reais só mesmo esse.
 
Pois, mas eu só lanço os foguetes daqui a 15 dias, que é quando acaba o jogo! Aí faço o prognóstico da placa que melhor serve para o meu pc! :007:
Bem, vai na volta e fico mas é sossegado, e mudo tudo quando houver uma board A64 com PCI Express...
 
JCmendes disse:
Enganas-te, a malta está feliz pelo que existe no momento para já
é a Nvidia a tentadora daqui a 15 dias logo se vê ;)

Factos reais só mesmo esse.
14000 marks no 3dmarks? :P
Benches que apareceram nos sites de reviews (versoes nao de revenda...)
so acredito nisso qd a placa sair no mercado :P
ai sim, vamos poder ver os factos ;)
 
eehehehe compre já Nvidia 6800 Ultra com ultra-cheats...

agora a sério...

espero bem que a Ati n se deixe ultrapassar em grande escala ... seria uma grande desilusão para os "feijões frade" da zona pk assim teriam de voltar a dizer mal da ati outra vez e como já existe ppl que guarda os topic's era má onda mta gente engolir "sapos vivos"...

my 1 cent
 
A única coisa que o gajo do inquirer disse foi que eventualmente a ATI vai lançar uma coisa mais rápida, e que depois disso a Nvidia é capaz de lançar outra coisa mais rápida ainda.


Epa, vou criar um site de news com uma única notícia que servirá para todos os componentes, em qualquer momento do presente e do futuro: One Article to Rule Them All:

"Uma companhia líder de mercado prepara-se para responder à concorrência com um componente ainda melhor, mais rápido ou mesmo ambos. As nossas fontes indicam, contudo, que a dita concorrência prepara por sua vez a sua resposta."


.......

É por isto que não curto hype. Gosto de ver as coisas quando estão prontas para depois escolher o que realmente preciso.
 
Não foi isso que o Inquirer disse.

O que se disse é que a ATi com uma placa que não faz a mesma coisa
é mais rápida que a NV40.

Não se pode comparar caramelos com gelados.

Mas como há pessoas que ainda testem as placas mais recentes com
o 3D Mark 2001 então há mercado para tudo.
 
Consegues "benchar" com PS3.0 na NV40?
Se não, como é que alguem diz que a R420 é mais rapida que a NV40, não estando a fazer a mesma coisa?

Se a Pro for mais rapida que a Ultra, para que é que a Ati mete logo a XT cá fora? Não faz sentido, pode-a guardar para mais tarde.

A partir do momento em que esta noticia tem no meio a palavra "might", deixa de contar para mim.
E depois falta saber em que condições é mais rapida, em que aplicações, etc etc.
 
iJFerreira disse:
(...) O que se disse é que a ATi com uma placa que não faz a mesma coisa
é mais rápida que a NV40.

Não se pode comparar caramelos com gelados. (...)

Discordo.

As placas fazem todas exactamente o mesmo. A forma como cada uma "acarinha" os dados no chip, se se adapta a estes para ser mais rápida numa dada situação, se consegue aplicar e suporta mais o efeito XPTO já disponivel e futuros q virão, no fim, é irrelevante.

O que conta é simplesmente o resultado final. Performance e qualidade gráfica. Divide-se um pelo outro, ajusta-se pelo que cada individuo considera mais importante, rapidez ou qualidade e a placa que obtiver o melhor valor neste ratio ganha.

É simples, é rápido e saca-nos milhões...


ps - as nossas conjecturas todas com a engenharia do hardware é giro e mantém-nos entretidos, ma o que manda é "a revista de PC's", "o vizinho do lado que percebe mais disto que eu" e a "caixa mais impressionante".
 
"As placas fazem todas exactamente o mesmo"

Discordo. :D

Se botares uma placa a usar bilinear e outra a usar filtro trilinear estão as duas a fazer exactamente o mesmo?

Depois claro isso da qualidade concordo.

"O que se disse é que a ATi com uma placa que não faz a mesma coisa
é mais rápida que a NV40."

Não vejo o problema da placa ATI manter apenas os FP24 quando é o mínimo para o uso de PS2.0... desde que não degrade a qualidade qual o problema?

É o mesmo se a ATI suporta-se apenas FP16 tal como a Nvidia apenas para ganhar mais velocidade, o problema é que são poucas as situações em que uso de FP16 não degrada a qualidade.

No caso de PS3.0 e isto está lá nos requisitos da M$ os FP32 são o mínimo... agora ainda não se sabe ao certo qual será a performance do NV40 no uso de PS3.0, embora já tenha mostrado no uso de PS2.0 que funciona rápido com FP32 ao contrário do NV3x.
 
Última edição:
Back
Topo