Windows 98, Me ou XP?

Wireframe

Power Member
Vou mudar para outra casa e queria deixar um pc apenas para acesso a net (mails, word e messenger) para a minha mae. Tenho aqui o meu pc antigo com as seguintes specs:

Asus P2b,256 Mb Sdram, Geforce MX 440 e com apenas 8gb de disco rigido. Instalei o Xp, e isto vai muito lento no startup.Eu sei que 256 é uma bosta para correr o XP, mas sempre achei que depois com o 98 teria que instalar drivers pra tudo que ligasse ao pc. Já usei no pc dum amigo o Win Me, que suportava ligar pens sem ser necessario instalar drivers... Já pensei também em linux, mas seria dificil a transicao de win para a minha mãe.

Já agora reparei que o firefox nao suporta windows 98 mas sim o 2000. Qual aconselham?
 
Podes ir para o 2000, penso que será a melhor escolha. Também podes instalar uma distro Linux, a transição não é assim tão difícil, tens é de escolher a distro mais adequada e fácil para novatos.
 
acho que a transição do xp para o ubuntu não é assim tão radical...comecei à uns dias com o ubuntu e acho super fácil utilizar e podes sempre utilizar o kde e personalizar as barras para se parecer com o xp ou assim...

agora se queres mesmo um windows...aconselho-te windows 2000...simples, leve, eficaz...ou então o xp no modo clássico sem os temas e assim e desactivar os programas que não são necessários no arranque...ficará bem mais levezinho e para o que é pretendido chega e sobra
 
Pois eu sei que nao é dificil habituar me ao linux. Mas sendo para os meus pais, é capaz de dificultar a coisa, mas já tive a procurar e realmente pondo um tema semelhante ao xp ficava tudo bem. Tenho o xp sp3 mas já tenho todos os temas desactivados e praticamente sem aplicacoes nenhumas, só mesmo o office. Talvez ponha o windows porque depois estar a montar as pens é um bocado chato. Obrigado pelas sugestoes.
 
Pois eu sei que nao é dificil habituar me ao linux. Mas sendo para os meus pais, é capaz de dificultar a coisa, mas já tive a procurar e realmente pondo um tema semelhante ao xp ficava tudo bem. Tenho o xp sp3 mas já tenho todos os temas desactivados e praticamente sem aplicacoes nenhumas, só mesmo o office. Talvez ponha o windows porque depois estar a montar as pens é um bocado chato. Obrigado pelas sugestoes.
isso de montar as pen's eu com o ubuntu ligo a pen e ela aparece-me simplesmente com o icone no ambiente de trabalho...já para não falar que instalei o ubuntu e o pc instalou drivers todos, não precisei de andar a procura de drivers, e instalar tudo e mais alguma coisa...poupou imenso trabalho...para além de ser mais leve e ter bastantes alternativas, e é free...tendo também o wine para instalar aplicações como se fosse um "windows"

agora depende de ti e do uso...para mim era ou ubuntu ou 2000...xp no máximo com temas e tudo desativado...só mesmo o essêncial
 
isso de montar as pen's eu com o ubuntu ligo a pen e ela aparece-me simplesmente com o icone no ambiente de trabalho...já para não falar que instalei o ubuntu e o pc instalou drivers todos, não precisei de andar a procura de drivers, e instalar tudo e mais alguma coisa...poupou imenso trabalho...para além de ser mais leve e ter bastantes alternativas, e é free...tendo também o wine para instalar aplicações como se fosse um "windows"

agora depende de ti e do uso...para mim era ou ubuntu ou 2000...xp no máximo com temas e tudo desativado...só mesmo o essêncial


O mesmo se passou comigo, tinha aqui um PC já antiguito... com uns 6 anos (600MHZ de CPU gráfica 32MB :D) e instalei o Ubuntu.
Corre de uma maneira muito fluida e para o que precisas, emails e afins é perfeito!

Cumps!
 
Só para avisar... tive que tirar o ubuntu. Saquei o xubuntu que supostamente tinha versao para low end machines mas nao selecionei essa opcao por isso de nada fez. Continuou muito lento com o linux... abrir o firefox demorava muito tempo e por isso instalei o windows 2000. Vou instalar o linux na minha maquina principal porque pareceu me ser "fixe". Este windows 2000 vem com firewall? É que estou habituado a instalar um A.v. no xp e ligar a firewall que vem com este... Cumps.
 
acho estranho ter ficado lento...anyway...

sim penso que tenha mas as firewalls dos windows são uma coisa assim que diga-mos...fraquinhooo :D pois controlam as entradas do pc mas as saídas não e se fores infectado com uma pen ou um dvd e assim e ele estiver a trabalhar como um "zombie" a firewall nem se apercebe...trabalhar como um zombie é ter o pc a fazer porcaria na vez dos outros...funciona como ataques a sistemas e servidores...agora imaginando imensos pc's a fazerem o mesmo o que acontece é que o servidor ou outra coisa qualquer pode ficar "down"...bem estando a divagar conclusão penso que é preferível ter uma firewall mais asséria...contudo na ausência de melhor sim firewall do windows:D
 
Back
Topo