Guia Fresh install do Windows XP/2k/2003 - gestão de partições

Chip

Zwame Advisor
Na sequência desta thread, aqui fica um tutorial sobre como fazer um fresh install do Windows, eliminando toda a informação existente.

--


TUTORIAL: Fresh install do Windows XP | 2000 | 2003 - Gestão de partições

Chip - 11 Abril 2004

Chip.jpg





Este tutorial destina-se a quem que tem algumas dificuldades na instalação das versões mais recentes do Windows, nomeadamente na criação/eliminação de partições, e que desejam fazer um fresh install, isto é, apagar toda a informação já existente no computador e instalar uma versão do Windows de raiz. Serve também para quem tem um pc sem sistema operativo instalado.

Foi utilizado para escrever este tutorial o Windows 2003 Standard Edition, a correr numa máquina virtual usando o VMware workstation. O procedimento para outra versão do Windows numa máquina real é idêntico.

AVISO: O procedimento a seguir descrito irá resultar na eliminação de todos os dados do disco rígido! Assegure-se que efectuou cópias de segurança de toda a informação. O autor não assume qualquer responsabilidade por eventuais perdas de dados.


Conteúdo:

1. Definir a drive óptica como dispositivo de arranque
2. Início da instalação
3. Apagar as partições existentes
4. Criar novas partições
5. Escolher a partição de instalação
6. Escolher o sistema de ficheiros e formatar a partição de instalação
7. Configuração do Windows
8. Gestão de discos e partições após a instalação do Windows



1. Definir a drive óptica como dispositivo de arranque

As versões mais recentes do Windows arrancam a partir do CD de instalação, permitindo assim a sua instalação no computador. Para que o CD arranque é necessário aceder à BIOS do computador e definir que queremos que a nossa drive óptica (leitor de CD's ou DVD's) seja o primeiro local onde o computador vai procurar por ficheiros de arranque, caso contrário o computador arrancará pelo sistema operativo que estiver instalado no disco, caso exista.

Para aceder à BIOS, terá que premir uma tecla. As teclas mais usuais são o DEL, o F2 ou o F10, sendo que a tecla varia consoante o fabricante do computador. A tecla a premir é geralmente indicada no arranque, como se pode ver na figura seguinte (neste caso a tecla a premir é o F2):
001.png
Ao premirmos a tecla referida, acedemos então à configuração da BIOS do computador. Devemos então procurar pelo local onde poderemos definir a ordem dos dispositivos de arranque.
002.png
Mais uma vez, a configuração varia consoante o fabricante do PC ou da motherboard, mais precisamente. Deverá procurar por BOOT ou BOOT DEVICES. Aqui define a ordem pela qual o sistema tentará arrancar. De entre as várias escolhas possíveis, as mais comuns são Hard Drive ou Disco duro e CD ROM. Poderão ainda aparecer outras escolhas, como placas de rede ou dispositivos amovíveis. De salientar que estes nomes podem também variar de pc para pc e que pode aparecer a descrição do dispositivo (marca ou modelo do disco ou do leitor de CD/DVD) em vez do tipo de dispositivo.

Geralmente a navegação faz-se com as teclas de cursor (setas) para seleccionar o dispositivo e premindo as teclas + e - para mudar a ordem. De qualquer forma, as teclas a utilizar surgem geralmente indicadas no écran.

Em seguida um exemplo de um écran de definição do BOOT com as opções default da máquina.
003.png
Para alterar a ordem, seleccionamos com o cursor a drive de CD-ROM e premimos a tecla + para subir um nível.
004.png
Ficamos então com o CD-ROM como primeiro dispositivo de arranque.
005.png
Para gravar as alterações podemos navegar até ao menu EXIT e seleccionar a opção de sair e gravar as alterações ou utilizar uma tecla de atalho geralmente comum a todos os fabricantes de motherboards, que é o F10, como podemos ver nas imagens acima (F10 - Save and Exit)

Surge o écran de confirmação para gravar as alterações e dizemos que sim.
006.png


2. Início da instalação

Depois de termos definido tudo na BIOS para que o pc arranque pelo leitor de CD, e colocando o CD de instalação do Windows na drive óptica que corresponde à definida para o arranque na BIOS, quando reiniciamos o pc o programa de instalação inicia-se automaticamente se não tivermos nenhum sistema operativo instalado. Caso já exista algum sistema operativo, então será necessário premir uma tecla quando solicitado para tal.
007.png
Inicia-se então o programa de instalação. Primeiro são copiados alguns ficheiros e carregados alguns drivers, até que seja necessária a intervenção do utilizador.

Surge então o seguinte écran:
008.png
Dado que pretendemos uma instalação nova, não iremos escolher a opção de reparação. Para continuar com a instalação premimos ENTER.

Surge-nos o EULA ou Contrato de Licença do Utilizador Final, com o qual temos de concordar para prosseguir a instalação.
009.png

Para continuar premimos então F8.



3. Apagar as partições existentes

Chegamos à parte da configuração das partições. Caso já tenhamos uma instalação prévia de outro sistema operativo ou caso já existam partições criadas no disco, estas são apresentadas da seguinte forma:
010.png
Como optamos por fazer uma instalação limpa, e como somos esquisitos e não gostamos das partições antigas existentes (seja pelo tamanho ou por qualquer outra razão), vamos primeiro eliminar essas mesmas partições.

Para tal, seleccionamos com o cursor as partições que queremos eliminar e premimos a tecla D.

Surge um écran de confirmação a perguntar se de facto queremos eliminar a partição.

AVISO: Esta operação é irreversível e provoca a destruição da informação que tiver nas partições existentes. Se não fez cópias de segurança da informação, cancele a instalação e efectue cópias de segurança.

NOTA: Caso deseje manter as partições existentes, com a informação que cada uma contém, poderá na mesma fazer uma instalação limpa do Windows. Para tal não deverá apagar nenhuma partição, saltando assim para a fase de selecção da partição onde queremos instalar o Windows.

Atenção que este procedimento não significa que a partição actual onde tem o Windows não será alterada, pelo que deverá efectuar cópias de segurança da informação. Se ainda não o fez, deverá também como medida de precaução efectuar cópias de segurança de todas as partições existente no sistema.

011.png
Premimos então a tecla L para confirmar, e regressamos ao écran onde são apresentadas as partições.

Repetimos o procedimento para todas as partições até não existir nenhuma partição no disco.
012.png


4. criar novas partições

Iremos agora criar as partições à nossa medida. Neste exemplo iremos proceder à criação de duas partições.

Para criar uma partição começamos por premir a tecla C.

Surge um écran a perguntar qual o tamanho pretendido para a partição. Dado que queremos criar duas partições e que dispomos de 2 GB de espaço em disco, iremos definir 1500 MB para a primeira partição.
013.png
Escolhemos aqui o espaço que pretendemos reservar para esta partição, que será criada com a letra C (isto é, irá corresponder à drive C: do seu sistema) e que em seguida iremos seleccionar como partição para instalar o Windows (note que poderá escolher outra partição, se desejar).

Voltamos ao écran que nos apresenta as partições existentes. Para criar outra partição agora, seleccionamos com a seta para baixo o Espaço não particionado e repetimos o procedimento anterior.
014.png
015.png
Como esta é a última partição que vamos criar, vamos utilizar o espaço máximo disponível.
016.png
Notas: 1. Poderá criar apenas uma partição e alocar o espaço das outras partições mais tarde, após a instalação do Windows. 2. Irá aparecer sempre um espaço não particionado, e que não poderá utilizar (entre 4 a 16 MB geralmente, dependendo do tamanho do disco); esta situação é normal.



5. Escolher a partição de instalação

Criadas as partições, vamos seleccionar a partição onde queremos instalar o Windows. No nosso exemplo optamos por escolher a partição C:. Seleccionamos a mesma com o cursor e premimos ENTER para iniciar a instalação do Windows.
017.png


6. Escolher o sistema de ficheiros e formatar a partição de instalação

Teremos então de optar pelo sistema de ficheiros e pela forma como pretendemos formatar a nossa partição onde iremos instalar o Windows. As restantes partições podem ser formatadas depois de o Windows ter sido instalado.
018.png
O sistema NTFS (NT File System) é o sistema utilizado pelo Windows NT/2000/XP/2003 e permite maior nível de segurança e melhor gestão de discos grandes, no entanto não pode ser acedido directamente através do Windows 9x (95 ou 98), nem através de uma disquete de arranque do DOS. O sistema FAT é o sistema utilizado no DOS e no Windows 9x.

Aconselho vivamente a opção pelo NTFS pela maior segurança que permite (configuração de acessos a pastas, etc.) e pela melhor gestão que faz de discos de grandes dimensões.

Quanto à formatação a escolher (normal ou rápida) iremos optar pela normal, já que garante a eliminação da informação que existia anteriormente.

Após a formatação da partição, inicia-se a cópia dos ficheiros de instalação do Windows.
019.png
Depois de concluída a cópia dos ficheiros, o sistema irá reiniciar.
020.png
Com o reinício do sistema, iremos ser novamente questionados se desejamos arrancar a partir do CD ou a partir do disco rígido. Dado que já copiamos os ficheiros de instalação para o disco, vamos escolher o arranque pelo disco, que é como quem diz, não precisamos de carregar em nada.
007.png


7. Configuração do Windows

Após esta fase tem início o programa de configuração do Windows, que fica para um próximo tutorial.
021.jpg


8. Gestão de discos e partições após a instalação do Windows

Veremos em seguida, de uma forma muito sucinta como criar partições, caso tivéssemos optado por criar apenas uma partição para instalação do Windows, e deixando espaço no disco por alocar.

Após a instalação do Windows, no Menu Iniciar terá aceso às Ferramentas Administrativas e dentro destas à Gestão do computador. Note que o aspecto do menu de Ferramentas administrativas será substancialmente diferente se estiver a usar o Windows XP. No entanto a opção que nos interessa existe na mesma.
022.jpg
Surge a consola de Gestão de computadores, onde agora iremos escolher a ferramenta de Gestão de discos.
023.jpg
Aparece-nos a indicação dos dispositivos instalados no sistema.
024.jpg
A partir daqui poderemos fazer a gestão dos nossos discos / partições / leitores de CD, e outros, nomeadamente:

- Criar partições a partir de espaço não utilizado
- Formatar partições
- Eliminar partições
- Alterar as letras das unidades (dos discos, drives ópticas, drives amovíveis, etc.)

A maioria destas opções podem ser acedidas com um click no botão do lado direito do rato sobre o elemento que pretendemos configurar.
025.jpg

Por agora é tudo, espero que este guia tenha alguma utilidade para os menos experientes nestas andanças. Qualquer questão ou sugestão p.f. coloquem aqui.


Nuno aka Chip
 
Última edição:
Quero agradecer-te pelo excelente tutorial que puseste no forum, ainda por cima com screenshots! Muito obrigado mesmo! Vai dar um jeitão ao ppl que, tal como eu, não percebe muito de pc's :lol:
Muito Obrigado Chip :001: :009: :001: :009: :001:
 
Excelente tutorial para quem precisar de instalar o S.O.

Só uma duvida. Eu tenho 2 discos da Seagate de 80Gb no Pc. O disco onde tenho instalado o WinXP é Ide e o outro é Sata.

Dantes se quizesse instalar o WinXP no disco Sata tinha que carregar numa tecla para instalar controladores para o dispositivo Raid ( se não me engano).

Esta semana fiz a actualização da Bios da minha MB Asus P4P800 para a Bios 1016. Se quiser instalar o WinXp no disco Sata tenho que instalar alguma coisa ou basta na Bios definir o disco Sata como o disco de arranque?
 
Chip:
Aproveito esta thread para dar a minha opinião que já andava à algum tempo para dar.
Acho que fazem falta mais tutoriais como este. Em tempos fiz um para o SUSE 9.0 que acho que terá sido útil também.
Há imensas pessoas com conhecimentos enormes nas mais diversas áreas e é uma pena não termos mais tutoriais aqui no forum.
Assim de repente dois que me parecem necessários são como configurar uma rede interna e como configurar um servidor. Principalmente com o clarckconnect. Pelo que vejo é tão "fácil" (não para mim:() de configurar e tem tantas potencialidades que é uma pena que não haja ainda um tutorial.
Esperemos que alguem pegue na versão que está por ai a aparecer (a 2.2) e que faça um tutorial para o pessoal. Eu pessoalmente estou interessado. Aquilo dá para correr numa máquina pré-histórica e depois de instalado tirasse o monitor, o rato e o teclado e é só deixar ligado.
Mas eu ainda não estou lá.
Eu já tenho umas imagens do CC mas versão 2.1 aqui no disco. Mas não consegui por aquilo a funcionar. Posso fazer o upload das imagens ou enviar para alguém que queira pegar na ideia.
Eu ofereço-me para ajudar no que conseguir fazer. Quando fizer o download da nova versão (vamos esperar pela versão final) posso fazer uns screeshots para dividirmos o trabalho. Configurações é que já não é comigo:(
Que tal?
 
Carrapau, não te sei responder, só experimentando.

Metro, sim, acho que estes tutoriais fazem falta e acho que também podemos ter um espaço próprio para eles inclusive, mas isso é outra questão.

Quanto oa tutorial do clarckconnect, nem me atrevo pois não percebo nada :p (isso e gentoo) mas pode ser que um dia me aventure e pelo menos de install faça um, de configuração, it's way out of my league. :)
 
parabens chip.
acima de tudo é uma paciencia do caraças.

acerca da clarck-connect, aquilo n passa mto de instalar sempre tudo e depois a config n foge mto ao obvio dos ip's certos para a gateway e tudo isso.
 
Alph disse:
tutorial óptimo, muito bom trabalho Chip :P

so tenho 1 duvida.... komo tiraste esses screens? :)


Com o vmware podes gravar bmp's com os screenshots do que a máquina virtual tá a apresentar (eu até descobrir isto usava o bom do ALT+PRINT SCRN e depois photoshop, o que vale voi só em duas pics, há uns meses atrás :p)


vou depois acrescentar mais um ponto, para quem pretende um fresh install mas sem perder a informação das outras partições que não a do sistema, mas terá de ficar para meio da semana

/me tem muito que fazer hoje, preparar formação para dar amanhã :D

(lá me vou eu deitar outra vez às tantas :D)
 
Excelente. Penso que esse tutorial irá ser util a muita gente. :)

Gostaria no entanto de aconselhar as pessoas que têm um CD-RW para fazerem backup dos updates essenciais do Windows (nomeadamene a patch contra o Blaster worm, entre outros) e Service Packs do Windows num CD-R, de forma a que logo após a instalação do Sistema Operativo possam proceder a actualizações críticas sem necessitarem recorrer aos updates por intermédio do windows update. Se o Chip não tiver muito que fazer, pode colocar os links para os updates aqui nesta thread (acho que já estou a pedir demais ehehehe). :P Sempre é uma forma de evitar ser-mos surpreendidos pelo verme logo que nos ligarmos à net pela primeira vez.

Cumps!

Edit:

Chip... só uma correcção.

Chip disse:
Na sequência desta thread, aqui fica um totorial sobre como fazer um fresh install do Windows, eliminando toda a informação existente.


totorial?

:lol:

Por falar em toto.. loto. Ouvi dizer que os 3 vencedores são todos do Norte... hummmmmmmmm. Chip, tens alguma coisa para nos contar?? :004:
 
Última edição:
Archangel disse:
Excelente. Penso que esse tutorial irá ser util a muita gente. :)

Gostaria no entanto de aconselhar as pessoas que têm um CD-RW para fazerem backup dos updates essenciais do Windows (nomeadamene a patch contra o Blaster worm, entre outros) e Service Packs do Windows num CD-R, de forma a que logo após a instalação do Sistema Operativo possam proceder a actualizações críticas sem necessitarem recorrer aos updates por intermédio do windows update. Se o Chip não tiver muito que fazer, pode colocar os links para os updates aqui nesta thread (acho que já estou a pedir demais ehehehe). :P Sempre é uma forma de evitar ser-mos surpreendidos pelo verme logo que nos ligarmos à net pela primeira vez.

Cumps!

Link para todos os updates dos SO da MS (http://v4.windowsupdate.microsoft.com/en/default.asp?corporate=true).
Ps - Isto é a versão corporate, tem pouco a haver com o windowsupdate "normal", pq dá para guardar os updates.
 
Archangel disse:
Excelente. Penso que esse tutorial irá ser util a muita gente. :)

Gostaria no entanto de aconselhar as pessoas que têm um CD-RW para fazerem backup dos updates essenciais do Windows (nomeadamene a patch contra o Blaster worm, entre outros) e Service Packs do Windows num CD-R, de forma a que logo após a instalação do Sistema Operativo possam proceder a actualizações críticas sem necessitarem recorrer aos updates por intermédio do windows update. Se o Chip não tiver muito que fazer, pode colocar os links para os updates aqui nesta thread (acho que já estou a pedir demais ehehehe). :P Sempre é uma forma de evitar ser-mos surpreendidos pelo verme logo que nos ligarmos à net pela primeira vez.

Cumps!

Penso que existe um tutorial sobre como integrar o SP1 e os updates num CD, assim quando instalas já leva os updates todos :)

Penso, mas não tenho a certeza, já que tamb+em não me lembro se a integração é do SP1 apenas ou se dá para os updates via corporate que o Nemesis11 colocou
 
Chip disse:
Penso que existe um tutorial sobre como integrar o SP1 e os updates num CD, assim quando instalas já leva os updates todos :)

Existe sim, é assim que eu tenho o CD do XP que uso para a instalação. No entanto não me recordo do link para esse tutorial. :(
 
http://www.google.com/search?q=slip...illa-search&start=0&start=0&ie=utf-8&oe=utf-8

Um dos resultados (http://www.tacktech.com/display.cfm?object=article.cfm&id=160), mas há aos milhares guias para fazer "slipstream".

EDIT: Já agora, para quem tem um servidor em casa/emprego com 2000/2003:
Se querem ter os updates todos num sitio e controlar as coisas facilmente, vejam o SUS (está para sair o 2.0, que se chama WUS):

http://www.microsoft.com/windowsserversystem/sus/default.mspx

Dá um jeito enorme para quem tem que controlar mais que 1 Windows. Basicamente é um windowsupdate local controlado por nós.
 
Última edição:
Acho que a única coisa que falta é falar sobre o espaço do disco que deve ser alocado para a memória virtual, após a instalação do XP.
 
humm, julgo que isso vai depender da utilização do sistema, da memória instalada, e porventura de outras coisas que eu não sei :D
 
Ledo disse:
Acho que a única coisa que falta é falar sobre o espaço do disco que deve ser alocado para a memória virtual, após a instalação do XP.

isso já fiz há algum tempo..se quiserem aproveitar tudo ok..até tem print screens e tudo.:x2:

memoria virtual

Chip disse:
humm, julgo que isso vai depender da utilização do sistema, da memória instalada, e porventura de outras coisas que eu não sei :D

entao tu proprio podes ver Chip,se quiseres passar para aqui eu deixo.:lol:

edit:quando instalarem o xp façam logo a drive virtual com o tamanho que desejam..nao sou mto adepto de andar a fazer partiçoes depois com programas mais ou menos bons,nada como uma fresh install..:P
 
Última edição:
parabens pelo tutorial esta 5*

o meu pc esta cada vez mais lento, e cheio de porcarias que nao interessam a ninguem, entao optei por fazer uma formatacao do hdd, e tambem porque ando sempre a instalar e desinstalar programas:)

a minha duvida e: todos os programas que eu tenho perdem se? depois tenho k os reinstalar?
sei que ha um programa que faz isso norton ghost ou algo do genero mas as finanças andam baixas... como faco?

ja agora o meu anti-virus e da symantec, o norton anti-virus. dps de formatar posso reinstala lo? n m vai pedir a licenca outra vez e como ja esta registado recusar a instalacao?

o unico problema e que eu nao percebo mesmo nada disto
icon9.gif
 
Última edição:
parabens pelo tutorial esta 5*

o meu pc esta cada vez mais lento, e cheio de porcarias que nao interessam a ninguem, entao optei por fazer uma formatacao do hdd, e tambem porque ando sempre a instalar e desinstalar programas:)

a minha duvida e: todos os programas que eu tenho perdem se? depois tenho k os reinstalar?
sei que ha um programa que faz isso norton ghost ou algo do genero mas as finanças andam baixas... como faco?

ja agora o meu anti-virus e da symantec, o norton anti-virus. dps de formatar posso reinstala lo? n m vai pedir a licenca outra vez e como ja esta registado recusar a instalacao?

o unico problema e que eu nao percebo mesmo nada disto
icon9.gif

Sim, vais ficar sem programa nenhum, apenas com o Sistema Operativo instalado...

Em relação ao anti-vírus não faço a mínima se te pede a licença outra vez ou não...
 
Back
Topo