Escrver numero em extenso no Excel

Sniper2

Power Member
Escrever numero em extenso no Excel

Boas :),

gostava de saber como fazer para que o Excel converta um determinado numero existente em extenso.

Desde ja obrigado.
Sniper2
 
Última edição:
Depende da versão/linguagem de Excel que tenhas, mas no geral Tecla do rato direita sobre uma célula, "formatar células" e em "número" escolher a opção "texto" e "ok"
 
:sad: Desculpa , mas eu não encontro nenhum "texto" na categoria numero, o que estou a ver na formatação é outra categoria, chamada "texto" , ´só que essa categoria não tem essa finalidade. :sad:

Eu ja tinha lido algures uma maneira para fazer escrever em extenso um numero existente numa outra celula, só que utilizava se não me engano formulas. Alguém sabe? :rolleyes:
 
Última edição:
Sniper2 disse:
:sad: Desculpa , mas eu não encontro nenhum "texto" na categoria numero, o que estou a ver na formatação é outra categoria, chamada "texto" , ´só que essa categoria não tem nem finalidade. :sad:

Eu ja tinha lido algures uma maneira para fazer escrever em extenso um numero existente numa outra celula, só que utilizava se não me engano formulas. Alguém sabe? :rolleyes:


"formatar células" ---» "Número" ---» "Categoria" ---» e escolher a opção "texto" ---» "ok"
 
Nuke estás a comparar alhos com bugalhos

Estás a referir a mudar o tipo de texto numa célula (ou conjunto de células)

O que o Sniper2 quer é converter um número existente numa célula numa frase com esse número, mas por extenso noutra célula...

Sniper2, desculpa mas não te consigo ajudar... no Excel 2000 não encontro nenhuma forma ou fórumla para o fazer
 
Seavoices disse:
Nuke estás a comparar alhos com bugalhos

Estás a referir a mudar o tipo de texto numa célula (ou conjunto de células)

O que o Sniper2 quer é converter um número existente numa célula numa frase com esse número, mas por extenso noutra célula...

Sniper2, desculpa mas não te consigo ajudar... no Excel 2000 não encontro nenhuma forma ou fórumla para o fazer


Correcto, erro da minha parte! Sorry pela confusão :o
 
Talvez ajude:

TEXTO
Consulte também

Converte um valor para texto num formato numérico específico.

Sintaxe

TEXTO(valor;formato_texto)

Valor é um valor numérico, uma fórmula que resulta num valor numérico ou uma referência a uma célula que contém um valor numérico.

Formato_texto é um formato numérico em formato de texto da caixa Categoria no separador Número da caixa de diálogo Formatar células.

Observações

Formato_texto não pode conter um asterisco (*) e não pode ser a formatação numérica Geral.

Se formatar uma célula com uma opção no separador Número (comando Células, menu Formatar), altera apenas o formato e não o valor. Se utilizar a função TEXTO, converte um valor para texto formatado e o resultado não se calcula mais como um número.

Exemplo

O exemplo pode ser mais fácil de perceber se o copiar para uma folha de cálculo em branco.

Como?

Criar um livro ou folha de cálculo em branco.
Seleccione o exemplo no tópico da ajuda. Não seleccione os cabeçalhos de linha ou coluna.


Seleccionar um exemplo na Ajuda

Prima CTRL+C
Na folha de cálculo, seleccione a célula A1 e prima CTRL+V.
Para alternar entre a visualização dos resultados e das fórmulas que devolvem os resultados, prima CTRL+` (acento grave) ou, no menu Ferramentas, aponte para Auditoria de fórmulas e, em seguida, clique em Modo de audição da fórmula.

1
2
3
A B
Vendedor Vendas
Buchanan 2800
Dodsworth 40%
Fórmula Descrição (Resultado)
=A2&" vendeu "&TEXTO(B2; "Esc. 0")&" valor de unidades." Combina os conteúdos acima numa expressão composta (Buchanan vendeu Esc. 2.800 em valor de unidades.)
=A3&" vendeu "&TEXTO(B3;"0%")&" do total de vendas." Combina os conteúdos numa expressão composta (Dodsworth vendeu 40% do total das vendas)
 
Nuke , o que eu queria era uma formula (acho eu que se trata de uma formula :rolleyes: ) que me converta um determinado valor (numerico) em extenso.

EX.:

tenho numa celula o valor 134,50 € (imaginemos :P )
e a minha ideia era converter este numero em extenso, neste caso:

Extenso : cento e trinta e quatro Euros e cinquenta cêntimos. :wow:

O exemplo de à pouco (Função TEXTO) pode-se utilizar (eventualmente) para juntar ao valor partes de texto.
 
Já consegui :009:

:wow: Forneceram-me um site brasileiro , o programa é simples e facil de alterar, neste caso é so mesmo alterar o nome das variaveis em VBA ( pois trabalhar em reais, não deve dar muito jeito ;) ) e o programa está pronto a funcionar. :P

http://gazetaweb.globo.com/Canais/Informatica/Dicas1.php?n=18


Obrigado a todos.

[[]]

Sniper2


PS - o programa tem alguns erros a nivel gramatical, como por ex: o numero 50 em extenso usa dois pontos por cima do "u" (agora não me estou a lembrar do nome :rolleyes: ), ou as palavras biliões e triliões (inglesismos :lol: )
 
Última edição:
Topico interessante. Tenho book cheio de "if's" e "vlookup's" para fazer isto. Para além de me ter dado um trabalhão do caraças, não funciona a 100% e não é lá muito prático.

O file .XLA do site brasuca é fixe. Se alguém conseguisse traduzir aquilo para português seria 5*s.





Silver Wolf disse:
Encontrei em português de cá ;)

http://www.access.online.pt/pt/admi...=Documents&field=ItemID&id=3&link=extenso.zip

Aquilo é um ficheiro access. Crias uma macro e coloca lá a função, depois utilizas da mesma forma que no access.

SW :001:



Não percebi Silver Wolf. Explicas isso mais devagar sff? O que sugeres obriga a abrir o access cada vez que se quer usar esta funcionalidade?
 
Se não for muito complicado, agradecia.

Eu sei fazer uma macro (simples) em excel. Não estou é a vêr como se coloca lá a função que referiste, alias nem sei que função é.

Cumptos
 
Mini-Tutorial

Bem, isto até é relativamente simples:

1º - vais ao site e sacas o ficheiro "extenso.xla"
http://gazetaweb.globo.com/Canais/Informatica/Frame.php?f=Downloads.php

2º - depois abres o excel, vais a
Ferramentas (Tools) -> Suplementos (Add-Ins)

Quando abre a janela dos "Suplementos" clicas no botão "Procurar" (Browse) e seleccionas o ficheiro "extenso.xla" . Depois verificas se o suplemento se encontra seleccionado , e clicas OK.

Agora tens o "programa" a funcionar (só que em brasileiro).

Então para "traduzir" o programa:

Carregas nas teclas [ALT + F11] de modo que abra o Visual Basic da Microsoft. Agora vais encontrar umas quantas linhas de código.

O que tens que fazer é substituir é substituir as palavras real/reais por euro/euros e centavo/centavos por cêntimo/cêntimos .

Ah , falta so mudar a "u" de cinquenta (vais encontra-lo a meio , mais ou menos)

Depois de feito isto tudo, falta só salvar.
Para isso Ficheiro(File) -> Salvar(Save) Extenso.xla


Agora fechas o Visual Basic e voltas ao Excel.

Para converter um numero para extenso é só escreveres esta formula para uma célula : "=extenso(y)" , onde y é o valor que queres converter.


Et Voilá já está a funcionar.


Espero ter ajudado

Cumps

Sniper2
 
Sniper2, convem tambem mudar um erro que acontece quando queres por em extenso 1000 euros, que fica a igual a um mil euros, em vez dos mil euros.

Mas para isso tens que mudar um bocado o código:
Mesmo no final da macro, tem que ficar assim...

m = -(Milhar * 1000) + m
Menores = Um
If Milhar > 0 Then
If Milhar = 1 Then
s = s & "mil"
Else
s = s & Centena(Milhar) & " mil"
End If
If Menores > 0 Then
If SingleAlg(m) Then
s = s & " e "
Else
s = s & " e "
End If
End If
End If

s = s & Centena(Um)
ConcatCentenas = s
End Function

Outra coisa que mudei foram as "," pelos "e" , penso que tambem fica melhor.
 
:wow: Ooops , parece que esses escaparam-me.


Notei um outro erro. :confused:

Se se utilizar a formatação para ficar apenas com duas casas decimais, na celula que se pretende converter o valor para extenso, pode surgir um erro.

O erro ocorre quando o excel faz o arredondamento de um valor, pois aparece o valor arredondado em numero, e o valor "não formatado" em extenso. 8o

Passo a explicar com um exemplo prático:

Valor Original: 10,098 (este é o valor que ficaria sem formatação)
Valor Arredondado: 10,10 (após formatação da celula)
Valor em extenso do valor arredondado: dez euros e nove cêntimos :wow:


É preciso ter cuidado com isto.

Alguem sabe como dar a volta a este problema? :rolleyes:
 
Back
Topo