Panasonic Lumix G1 previewed

Será que temos uma nova e verdadeira geração de "bridges"? Máquinas que, não sendo SLR, são claramente acima das compactas?

Isto é uma máquina que poderá demonstrar que, com as "superzoom", talvez as marcas andem a caminhar no sentido errado à já algum tempo. Ou, no mínimo, a caminhar no sentido do marketing facilitista.

Esta máquina pode, mais tarde, desiludir-me com os compromissos orçamentais escolhidos pela marca, mas, por enquanto, acho que poderá vir abrir um novo caminho e, especialmente, um novo leque de opções para entusiastas, como eu, divididos entre as despesas de SLR e as inferioridades das compactas.
 
esse link é da notícia, o link directo para o preview é este: http://www.dpreview.com/Previews/PanasonicG1/

On the inside of course it is indeed radically different to every SLR on the market; the mirror and pentaprism/pentamirror viewfinder is gone, replaced by a live view-only system using either the newly-developed high resolution electronic viewfinder or the large articulated rear screen (which, interestingly, has a 3:2 aspect ratio - not the 4:3 ratio of the sensor).

And our initial tests would suggest that they have solved at least one of the technological problems mentioned earlier (the contrast-detect autofocus is easily as fast as any other entry-level DSLR). The viewfinder on the sample we've been playing with is also very impressive, and we're told that the final version will be even better (even at this early stage it compares very favorably with a standard Four Thirds optical finder).

Where the G1 - and Micro Four Thirds - has the edge is that there has never been a wider gap between the image quality offered by compact cameras and SLRs. By offering a camera that works and handles like a compact (Panasonic FZ users will feel right at home) but produces output a lot more like an SLR, Micro Four Thirds has carved out a potentially lucrative niche for itself in a market crying out for innovation. It may seem like a relatively low-key product to herald a minor revolution in the digital SLR market, but have no doubt, the G1 is one of the most exciting products we've had under this roof for quite some years.

para mim, utilizador normal de uma dSLR, não me atrai minimamente um corpo mais pequeno e leve, nem a troca de um viewfinder óptico por um electrónico e por live-view. para quem quer uma "compacta" com uma excelente qualidade de imagem e a flexibilidade de poder mudar de objectiva conforme o que quiser fotografar, é a única opção do mercado.. :P
 
para mim, utilizador normal de uma dSLR, não me atrai minimamente um corpo mais pequeno e leve, nem a troca de um viewfinder óptico por um electrónico e por live-view. para quem quer uma "compacta" com uma excelente qualidade de imagem e a flexibilidade de poder mudar de objectiva conforme o que quiser fotografar, é a única opção do mercado.. :P

Eu também acho que este ainda não será um sistema para substituir as SLR. Acho que pode representar o ínicio de um caminho alternativo.

Talvez, mais tarde, as SLR, como as conhecemos, se tornem obsoletas. Penso que o Live View é incontornável e virá a causar o desaparecimento dos viewfinders opticos.

Como dizem no artigo da dpreview. As SLR continuam com o mesmo sistema de funcionamento à 50 ou 60 anos. Os fabricantes limitaram-se, preguiçosamente, a substituir o filme pelo sensor. Mais tarde ou mais cedo alguém reinventará a concepção de fotografia digital.
 
Penso que o preço acima de tudo vai determinar ou sucesso ou não do sistema mft. Se o custo do kit de entrada for apelativo, pode ser uma boa opção para quem ainda não tem nada investido num sistema e deseja evoluir das compactas. Fico à espera de ver se é anunciada mais alguma máquina mft na Photokina.
 
D40: 126 x 94 x 64

G1: 123 x 86 x 66

pfff... não chega a 1cm em altura, a diferença entre elas e se considerarmos que precisa de um anel adaptador para poder usar toda a gama de lentes... cheira-me a asneira da Panasonic, tal como noutro âmbito, a tentativa da Sony, a R1.
 
Última edição:
A Panasonic disse que pretendia não se afastar muito da imagem tradicional das DSLR, mas o formato deve permitir designs mais pequenos, vãoo ser lançadas lentes para este formato, por isso o anel não será necessário.
 
Aqui têm uma série de fotos em que dá para ter noção do tamanho desta nova máquina. Ou usaram uma gaja gigante para as fotos, ou foram feitas por um mestre do Photoshop ou então a máquina é mesmo pequena.
 
D40: 126 x 94 x 64

G1: 123 x 86 x 66

pfff... não chega a 1cm em altura, a diferença entre elas e se considerarmos que precisa de um anel adaptador para poder usar toda a gama de lentes... cheira-me a asneira da Panasonic, tal como noutro âmbito, a tentativa da Sony, a R1.
Sinceramente continuo mais ou menos convencido (e cada vez mais) que o formato quatro terços é já de si uma asneirada. Quanto mais este sub formato.
 
As máquinas servem para tirar fotos ou para serem fotografadas? Mas o mais importante nesta máquina é as inovações que ela introduz e não o seu aspecto.
 
Não acho que conte para alguma coisa, mas eu pessoalmente acho-a muito, mas mesmo muito, bonita.

Editado: Calma, da cor também não gosto. Não gosto de cores nas câmaras, dá-lhes um aspecto de brinquedo. Também há em preto... por isso, diversidade só ajuda.
 
Última edição:
Back
Topo