Reflex para newbie

zbenta

Power Member
Boas minha gente,

Qual a máquina reflex que aconselham para um fotógrafo de trazer por casa começar a dar os primeiros passos?

Nikon D40?

ou

Canon EOS 350D?

Não tenho grande orçamento por isso só posso gastar no máximo 400€ e nem mais um cêntimo.
 
se queres aprender, porque é que te vais meter numa SLR?
era mais facil comprares uma boa bridge para começares a dar os primeiros passos.
uma SLR acarreta sempre para alem do kit que compras, despesas em lentes/malas/cartoes e cenas do genero que a primeira vista pensas que nunca vais precisar e so depois de tares com a camara na mao e saberes o que tens e que vais dar conta.

cumps
 
Eu queria comprar uma máquina que me oferecesse mais possibilidades do que uma compacta, mas que não fosse muito cara. Se se achas que uma bridge me serve, gostaria que me desses umas dicas para escolher uma máquina minimamente decente.
 
Com "400€ e nem mais um cêntimo" não entras como deve ser no mundo das SLRs. Só compras o kit, com uma lente fraca ou bastante limitada. Quando se entra nas SLRs, é para continuar a investir noutras lentes, ou no mínimo comprar logo duas lentes boas e mais abrangentes.

"mais possibilidades que uma compacta" depende de que compacta estejamos a falar. Também há compactas com modos manuais, que fazem tanto como uma bridge/superzoom e com a mesma, ou até mais, qualidade. A G9 é um bom exemplo disso.
 
Se estas a pensar na fotografia a serio, a SLR e um bom caminho.
Tens de te mentalizar que bons resultados a serio so virao quando perceberes da poda como se customa dizer... Isso que dizer aprender o basico, praticar muito, aprender um pouco mais e praticar ainda mais. Depois vais ter de gastar bem mais dinheiro do que o investimento inicial.

Se nao sabes quao a serio te queres meter na fotografia, vai por uma compacta ou bridge com modos manuais e vai vendo recursos na net ou livros para aprenderes como as maquinas gravam aquelas belas fotos...

Se resolveres ir por uma SLR, recomendo usada (atencao ao numero de disparos) e nao recomendo maquinas que nao facam autofocus por elas proprias.

Pensa bem nisso, pega em maquinas imagina se te acharas disposto a andar com elas, se sera overkill ou se te deixara frustrado com a falta de features... por ai fora.

Depois volta ca e conta como foi, isso depois tambem ajuda o pessoal a fazer recomendacoes.
 
Com "400€ e nem mais um cêntimo" não entras como deve ser no mundo das SLRs. Só compras o kit, com uma lente fraca ou bastante limitada. Quando se entra nas SLRs, é para continuar a investir noutras lentes, ou no mínimo comprar logo duas lentes boas e mais abrangentes.

"mais possibilidades que uma compacta" depende de que compacta estejamos a falar. Também há compactas com modos manuais, que fazem tanto como uma bridge/superzoom e com a mesma, ou até mais, qualidade. A G9 é um bom exemplo disso.

Eu não quero entrar a matar, apenas quero uma máquina que me dê para os primeiros passos, para me habituar e depois comprar uma objectiva melhor, depois um outro cartão, um flash, etc...
Tenho em mente as 350D e a D40 pois penso que são ambas boas e me dão possibilidade de upgrades. Agora comprar uma compacta ou bridge não sei se será o melhor investimento, pois daqui por 2 ou 3 anos quero fazer upgrades e não posso.
 
Acredita que com um kit, só com um zoom curto, não entras mesmo nada a matar. lol

Upgrades a uma bridge/compacta daqui a 2 ou 3 anos? Claro que podes, compras outra! E se calhar continua a ser melhor opção, e a sair mais barato.
É que uma SLR também não faz upgrades! O que podes é trocar de corpo, que é caro na mesma.

As lentes para as SLR não são upgrades, são necessidades. Uma SLR sem lentes não faz nada. E a lente que vem nos kits quase só dão para fotografar paisagens e pouco mais. Não têm zoom quase nenhum, não dão para fotografar coisas que estejam um bocado longe. Não focam perto, por isso também não faz macro. Não tem boas aberturas, por isso também são más para fotografar em interiores e isso.

Ou seja, uma SLR com lente de kit, faz muito pouca coisa. A única diferença é que é mais rápida e tem mais qualidade nos ISOs altos.

Pensa que para uma SLR fazer tanto como uma bridge, precisas de:
- Zoom curto com estabilização (os kits das D40 e 350D trazem zooms não estabilizados e a 18-55 da 350D é uma lente muito fraca)
- Zoom longo com estabilização (tens a 55-250 IS por 250€ e já é das mais baratas)
- Lente macro (Nem todas fazem macro real, mas começam nos 300€)

Ainda tens o inconveniente de ter que andar com tudo às costas, e ter que trocar de lente conforme a situação. Ou então compras uma lente tudo em um, que te custa 400€ só a lente (mais os 300 e tal do kit, já bate nos 700€).
 
Última edição:
Compra uma reflex que não te arrependes! A forma de usar é diferente das compactas. Passado algum tempo vais ver que há uma união câmara/homem parecida ao de arma/soldado. Das compactas nunca gostei, embora tenha uma para fotografar em automático. Quanto às "briges", ou lá como se diz, já experimentei e não gostei, especialmente pela falta de peso. Uma câmara não deve ser leve demais.

Eu venho do tempo das reflex de filme e acabei por comprar uma Canon 400D que uso com a objectiva que já tinha, a EF 3,5-4,5 28-105 USM. Preciso de comprar uma objectiva com maior ângulo de visão, mas ainda não me decidi.

Aproveita e compra também alguns livros de fotografia. Um para iniciar, tens o livrinho "101 Sugestões de Fotografia" da Editora Civilização. Custa uns 6 euros.
 
Este assunto de bridge vs. reflex já chateia.

Eu gostaria de frisar ainda que nem toda a gente precisa de uma lente abragente de uma superzoom ou bridge.

Eu por exemplo prefiro mil vezes uma slr com uma prime a uma bridge que cubra 28-300mm, qualquer dia da semana, do mês e do ano.

ONTOPIC, eu compraria a canon 350D e dp mais tarde a 50mm 1.8 EF
 
Este assunto de bridge vs. reflex já chateia.

Eu gostaria de frisar ainda que nem toda a gente precisa de uma lente abragente de uma superzoom ou bridge.

Eu por exemplo prefiro mil vezes uma slr com uma prime a uma bridge que cubra 28-300mm, qualquer dia da semana, do mês e do ano.

ONTOPIC, eu compraria a canon 350D e dp mais tarde a 50mm 1.8 EF

sim, e qualquer pessoa com 2 palmos de testa e com conhecimentos basicos de fotografia pensa da mesma forma que tu... a questão é que ele está a iniciar-se na fotografia, e se um dia mais tarde vir que a coisa não é para o "camião dele" nao fica com tanto dinheiro empatado na maquina.
Agora a questão é aprender e acho que aprender com uma DSLR não é a melhor opçao para dar os primeiros passos...
Ainda para mais no caso em que ele está, so poder gastar 400€, vai ficar limitadissimo com a 18-55 de uma D40 ou de uma 350D, enquanto que se ele comprasse por exemplo uma FZ18 ou FZ28 continuaria a ter resultados "optimos" e nao precisava de andar a empatar dinheiro em lentes, e para aprender ja é mais do que suficiente... alias qualquer maquina com controlos manuais é boa para se aprender(umas mais que outras, mas vai tudo girar a volta do mesmo).

cumps
 
Este assunto de bridge vs. reflex já chateia.

Eu gostaria de frisar ainda que nem toda a gente precisa de uma lente abragente de uma superzoom ou bridge.

Eu por exemplo prefiro mil vezes uma slr com uma prime a uma bridge que cubra 28-300mm, qualquer dia da semana, do mês e do ano.

Sim, eu também. Vivia feliz apenas com uma 50mm 1.8 e com uma 85mm 1.8.

Mas a questão é que a grande maioria não pensa assim, querem algo minimamente versátil. Depois aparecem nos fóruns com coisas do estilo:

- "Esta máquina é uma bosta, nem dá para enquadrar pelo LCD."
- "A lente em um alcance de m**** e ainda por cima não mexe, nem para a frente, nem para trás."
- etc...
 
O rapaz meteu na cabeça q quer uma reflex.... ok....e dentro dessas duas hipoteses,talvez a D40,para mim......
é

CONTINUAÇÃO...
é claro que como já foi dito e bem,ficas um pouco limitado e o barato de agora pode ser mais caro mais tarde... mas é o que podes e o que queres....e cada um sabe de si...
vai para a D40...... mais tarde investes em lentes se for preciso..tb vais aprender ,v~es conforme a tua evoloção....
Compra é uns livritos de ensino....vai á *****
Força e boa sorte
 
Última edição pelo moderador:
Calma minha gente, não andem à estalada por minha causa.
Com as lentes que vêm com cada uma destas máquinas que zoom posso fazer?
Quais são as alternativas que me sugerem a estas máquinas.
Não queria era comprar um bridge que me custasse quase tanto como uma Reflex, para isso prefiro uma Reflex.
 
Podes fazer o que quiseres.. Com a 18-55 da D40 consegues uma boa qualidade ao centro da foto, com alguma distorção a 18mm e perda de definição para o exterior da foto. Eu consegui panoramicas razoáveis, e podes conseguir boas fotos graças ao low noise do sensor em fotos nocturnas..

O que te recomendo se quiseres uma D40 é comprares uma Sigma 70-300 apo DG macro, com HSM (motor interno) e ja ficas com um kit razoável, bom para aprenderes.

Abraços
 
O zoom dessas 2 hipoteses q falas te n é quase nada ........ e ninguém anda á estala :-) hehehehe
Eu tb penso um pouco como tu..para dar quase o mesmo dinheiro prefiro uma reflex...antigamente com as 35mm ninguém entrava para a fotografia com uma compacta..é claro q n tem nada a haver com uma bridge ,mas entendes onde quero chegar..... hoje em dia existe uma carrada de máquinas e nunca se conseguirá chegar a uma opinião consensual....
 
Não queria era comprar um bridge que me custasse quase tanto como uma Reflex, para isso prefiro uma Reflex.

A cena é que uma SLR é sempre mais cara. Uma bridge muito boa pode custar o mesmo que uma SLR, mas também tens que ter em conta que faz muito mais. E por exemplo, em termos de lente a FZ50 e a G9 chegam para muitas SLRs com lentes de kit.
Por isso é que te apontei aqueles preços, que é para veres o quanto custa realmente uma SLR até fazer o mesmo que uma bridge, pelo menos 500€ (d40 + 18-55 + 70-300).

Em termos de zoom, é apenas 3x, semelhante a uma compacta, mas um pouco mais curto ainda (em equivalência aos 35mm, uma compacta normal é 35-105, enquanto uma SLR é 28-85).
 
A cena é que uma SLR é sempre mais cara. Uma bridge muito boa pode custar o mesmo que uma SLR, mas também tens que ter em conta que faz muito mais. E por exemplo, em termos de lente a FZ50 e a G9 chegam para muitas SLRs com lentes de kit.
Por isso é que te apontei aqueles preços, que é para veres o quanto custa realmente uma SLR até fazer o mesmo que uma bridge, pelo menos 500€ (d40 + 18-55 + 70-300).

Em termos de zoom, é apenas 3x, semelhante a uma compacta, mas um pouco mais curto ainda (em equivalência aos 35mm, uma compacta normal é 35-105, enquanto uma SLR é 28-85).

Ok, se fica por 500€ e achas que é um bom começo, acho que posso esticar o orçamento até aí.
A lente 70-300 permite um zoom de quanto em relação ás compactas?
Onde é que me aconselhas a comprar o material?
 
Ok, se fica por 500€ e achas que é um bom começo, acho que posso esticar o orçamento até aí.
A lente 70-300 permite um zoom de quanto em relação ás compactas?
Onde é que me aconselhas a comprar o material?

Atenção que eu não disse que era um bom começo. Disse que era o mais barato que se arranja.
Bom seria uma 450D/1000D + 18-55 IS + 55-250 IS + 50mm 1.8, mas já excede muito o orçamento.
Já agora, considera também a comprar de uma prime de 50mm 1.8. É muito luminosa (bom para fotos em interiores) e tem uma qualidade muito acima de qualquer lente nestes preços. O único "contra" é que não faz zoom, é fixa, mas isso é normal nas primes.

Pah, as coisas não se medem pelo zoom. Essa 70-300mm também só tem +-3x de zoom. O que conta é a distância focal, que nos 300mm é cerca do triplo de uma compacta normal.

Para comprar material, eu gosto da *****.com. Têm bons preços. Mas aqui no fórum também podes falar com o HorusPhoto ou então tens a ***** e a *****.
 
Back
Topo