Lente invertida - Para viciados do Macro!

Rui Marto

Power Member
Boas. Lembrei-me de partilhar esta técnica, que julgo que ainda não foi falada aqui, e creio que não é do conhecimento de muitos.
É simples, basta "montar" a lente ao contrário (com o mount para a frente) e o objectivo é fazer "brutas" ampliações, até mesmo com lentes que não são macro.

Para montar a lente usa-se um adaptador destes, que se encontram facilmente no eBay. Este adaptador enrosca-se na rosca do filtro e monta na baioneta da máquina.

Passam a ter que fotografar em manual, controlando apenas velocidade e ISO. A abertura é sempre a máxima da lente.

Ora, eu não tenho ainda o adaptador, por isso tive que tirar a foto enquanto segurava a lente em frente à máquina, que não é propriamente leve (nem a lente, nem a máquina), por isso o melhor que consegui foi isto:

Imagem a 100%
40d200808280004hj1.jpg


Imagem completa
40d2008082800042wn3.jpg


O que é?

Nokia N70 (o número no canto superior direito)
nokia.jpg


É muito provável que usando o adaptador, um tripé e iluminação decente, se consigam ainda melhores resultados.

Enjoy! ;)
 
Ja tinha visto isso é muito fixe :D

Na ***** (acho) tambem existe adaptadores desses :)

offtopic:

Ja alguem exprimentou o adptador para usar objectivas nikon num corpo canon?
 
Já experimentei isto sem adaptador e é um pouco à sorte :), mas com o adaptador já vi resultados muito bons na net.

Acredita! É trancar a focagem no ponto que queremos, e meter o shutter em disparo contínuo, enquanto se tenta acertar com o ponto de foco.

O ideal é ter a máquina montada num tripé, com a lente fixa no mount.
 
Eu estou a pensar enfiar uns extension tubes na minha 50mm.

Recentemente aprendi uma tecnica para macros "on the go". Vejam o video aqui. Nao e muito facil, mas funciona sem mais acessorios que as lentes.
 
Isso não pode ser prujedicial para a lente?
Pois apoia a lente na parte do filtro e não riscará mais facilmente a parte de tras da lente?


Cumps

Sim, pode. Tem que ser feito com bastante cuidado. Mas... Visto que a lente vai funcionar manualmente, podes sempre ir ao ebay comprar uma lente barata, seja qual for o mount. Até pode estar avariada, só precisas do vidro. E aliás, quanto mais antiga mais probabilidade tens de haver controlo manual de abertura, o que já te possibilita controlar a abertura e aumentar um pouco mais o DOF.

Ou seja, lente velha + adapatador = Super lente macro. ;)
 
So adicionar uma cena a isso Rui: prime.

Mas deixem-me fazer as minhas comprinhas primeiro, nao quero o pessoal a comecar a aumentar o preco das lentes velhinhas... :P
 
Zeiss ah? Voigthlander?
E claro que nao vao sair baratas ... :P
Mas pentacon, acho que apanhas umas baratinhas. As 50mm nao conheco, mas as 135mm tem supostamente muito bom bokeh (tipo as Zeiss). Sharpness acho que falham um bocado.
Como nao sao "de marca" sao mais baratas.

As Carl Zeiss Jenna (lentes com mais de 30 anos) andam a ficar estupidamente caras. Nao sao as mais sharp, nao sao as rapidas. O bokeh dizem que e muito bom, mas mesmo com nao justificas, e o nome que se paga... :(


Facam procura no ebay.co.uk, estou a olhar para varias 50mm e 135mm da pentacon bem abaixo de £20 (com portes de envio UK).
 
Pah, a Voigtlander tem a brutalissima 125mm Macro. Pena é passar dos 800€.

Agora tenho que ver é, quando invertidas, que lentes é que ampliam mais: wide ou tele?
 
Assim de repente diria wide?
Se a optica vai fazer o inverso do que faz normalmente... Acho eu...
Agora super wides super sharp nao me estou a lembrar de nada em especial (dizem que Pentax 35mm Limited e boa)...

Agora primes 28mm abundam... ouvi dizer bem de algumas vivitar (dizem close focus na lente).
 
ouvi dizer k consegues controlar a abertura mesmo em lentes recentes.

com a lente montada normalmente, defines a abertura e carregas no botao de DOF preview, mantes o botao pressionado enkanto desligas e retiras a lente da makina. teoricamente a lente mantem a abertura, dps e so montar ao contrario.
 
Sim, e pelo caminho habilitas-te a queimar o chip da lente (ou com uma ponta de sorte, a máquina).

Não vale a pena andar a arriscar a fazer isso, ou a expor o elemento traseiro (onde não tens filtro), quando podes comprar uma prime porreira (por mais fraca que seja, uma prime é sempre nítida) no eBay, ao preço da chuva.
 
prime ou nao, nao consegues controlar a abertura com ela invertida, a nao ser k seja das antigas manuais...

Então, mas é mesmo isso. lol

Btw, já vi a Zeiss Jenna Tessar 50mm por meia dúzia de tostões, mas realmente a lente não vale nada. Tem aquele efeito old-school nas cores e bokeh típico da Zeiss, mas nada de especial mesmo.
 
Mas meter um fole junto com esta técnica é abusar.. :p Se usares uma grande angular, já tens um DoF tão curto que até mete impressão. Com o fole, além de o reduzires ainda mais, perdes luminosidade.
 
Back
Topo