Brainstorming sobre o Portal ZWAME

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Queria que deixassem aqui os vossos contributos sobre o que gostavam que fosse o futuro Portal Techzone / Zwame.

Exemplos de sucesso por essa net fora que fizesse sentido implementarmos.

Nós temos algumas ideias mas antes de as colocar aqui e de apontar caminhos gostavamos de saber as vossas opiniões.

Nós começamos ao contrário de muitos sites. A maioria dos sites constrói um site e depois um fórum para complementar, ou nascem as duas coisas ao mesmo tempo. Nós temos o maior fórum, não vai ser substituído pelo Portal, nem poderia ser, mas o que vamos querer do Portal...


Comecem :)
 
Oi.
O que vou dizer é o óbvio.
Uma coisa que gostaria de ver no Portal seria um "offtopic" do fórum, onde, mais do que resolver dúvidas, fosse um posto de informação, sobre conteudos que não se enquadram muito no espírito de um fórum (a entreajuda), mas sempre ligados a tecnologia e derivados. Por exemplo: Secção Programação: tópico "As melhores técnicas de implementar XPTO". este género de coisas não se aplica muito a um fórum mas num portal seria excelente ter acesso a este tipo de informação.

É pouquinho mas já serve como ponto de partida ;)
 
Penso que indo de encontro um pouco ao que disse o Armadillo, para mim para o portal ser algo útil, deveria ser um centro de informação, novidades, onde se encontram-se noticias, curiosidades, relacionados com tecnologia, informática, etc.
Se repararmos bem, isto já vem estando presente aqui no fórum. (Secção Hardware Novidades, por exemplo) No entanto, e com a implementação do portal, estas noticias, novidades, whatever, encaixariam melhor no portal, remetendo o fórum mais para as dúvidas, entreajuda, resolução de problemas.

Não sei se concordam ou não, digam de vossa justiça.
 
Se me recordo a Techzone chegou ter um portal há uma serie de anos. Lembro me que na altura gostei da sua implementação.
Se calhar voltar aquele esquema seria bom.
 
Se me recordo a Techzone chegou ter um portal há uma serie de anos. Lembro me que na altura gostei da sua implementação.
Se calhar voltar aquele esquema seria bom.

Não disse isso na criação do post mas sabia que viria à baila. Foi ao terceiro post :)
O que estamos a criar espero eu que possa:

a) ser mais diversificado.
b) ter continuidade
c) ser melhor.


Concentremo-nos no que interessa para a discussão. O que propõe para o futuro.
 
E reviews??????????

Podia haver uma parte em que se faziam reviews a material tecnologico, dividida por categorias. Ou ja é pedir muito?:D
 
Um portal tecnológico deve conter um pouco de tudo.

Uma focagem central na área da informática é indiscutível, mas existem outros temas com bastante sucesso na techzone, tal como a área da tecnologia digital,audio e telemoveis.
Penso que área design (photoshop\illustrator\3dmax e afins) é algo que pode ser abertamente destacado a seu tempo.
Para não falar dos Jogos que é um BIG subforum, merece, totalmente o seu lugar no pódio.

Uma galeria fotográfica é sempre um bom investimento, por varias vantagens, infelizmente requer muito espaço fisico,mas por acaso deve existir algo que use o ImageShack.
Destacar noticias, imagens, pequenos videos do Youtube, pequenas ou grandes reviews será algo a considerar numa homepage ou index.html. ;)

O uso do Flash tem sido cada vez mais uma boa aposta.... mas eu limito-me a gostar apenas de efeitos em botões ou banners.
 
Epa sinceramente com um fórum tão completo estão-me a faltar ideias para um portal.

Noticias, artigos, reviews ? Temos cá tudo já!

Sinceramente aquilo que me está a ocorrer é o portal seja algo user-friendly com os melhores artigos/tutoriais/reviews do fórum expostos de forma acessível e bonitinha.

Podiam apostar talvez tambem em entrevistas a pessoal conhecido na área tecnologica, pode tambem servir como uma porta de lançamento a eventos techzone etc...

Podiam criar uma plataforma web 2.0 alike onde os users possam enviar artigos, noticias, etc parra o portal, com uma comunidade deste tamanho material de qualidade não deve faltar, mas como ja referi isso penso ja existir no forum..
 
Gostei da ideia do Stillo uma forma de enviar-mos noticias, que seriam revistas pelos moderadores/admins e as entrevistas é uma excelente ideia!
 
Aproveitando toda a informação que o forum gera, acho que se deveria aproveitar os pontos mais fortes do mesmo. Um bom portal para ter sucesso obriga a uma estrutura bastante profissional a meu ver.

Neste projecto acho que se deveria começar por definir mais em concreto o público-alvo e os objectivos do mesmo. Ter um portal que cobre desde fotografia, a novidades tecnológicas, a design...enfim, apesar de andar tudo interligado parece-me muito salada. Penso que o que irá diferenciar o Portal não deverá ser o número de temas que aborda mas sim a qualidade com que o faz, isso sim marcará a diferença a meu ver.

Ora, na minha opinião, coisas que dariam excelentes main-themes:

- Novidades no âmbito da informática | Parece-me que seria excelente pegar em artigos estrangeiros, traduzir e colocar (mencionando a fonte) no Portal. Desta forma estaria garantida a acessibilidade em português a todo o público nacional às grandes novidades sobre o mundo das tecnologias. E quando falo em novidades não digo apenas novidades em termos da tecnologia propriamente dita, mas as novidades do mercado, aquisições, fusões, essas coisas.

- Reviews de Produtos | algo que seria muito interessante sem dúvida. Reviews em modo de reportagem muito apoiadas em fotografia (quiçá até documentadas por vídeo [ok, já estou a divagar/sonhar]:D seriam uma mais valia. É dificil encontrar reviews fiavéis na net (então em português), logo seria muito bom se com reviews o próprio portal ganhasse credibilidade neste âmbito. Tenho a certeza que teria muitos adeptos não só a nível nacional como internacional.

- Overclock&Modding | Por forma a dar a conhecer tudo o que é feito neste âmbito no fórum, haveria galerias onde se poderiam ver (ilustrados com fotografia) os projectos de modding e overclock que são fabricados e divulgados por cá.

- Videojogos | Mais um mercado em plena imersão que carece de alternativas a nivel nacional no que a portais diz respeito. Pelo que eu percebi existem aqui no fórum pessoas com excelente conhecimento neste âmbito. Porque não aproveitar o conhecimento deles, fazer reviews, artigos de opinião bem escritos de alguns dos maiores "viciados" aqui do forum?

- Vintage | Porque não o portal ter uma secção onde se mostrem produtos tecnológicos que obtiveram grande sucesso na altura em que foram lançados, ou então simplesmente produtos que foram grandes flops. Recortes de revista/jornal, artigos de opinião, tudo o que se encontrasse sobre a temática serviria para ilustrar o tema e construir um bom artigo que seria publicado nesta zona do portal.

- Software | Aqui poderia ficar enquadrado tudo o que diga respeito a novidades ou truques&dicas sobre software. Passando pelos sistemas operativos seria interessante, por exemplo, ter turoriais feitos pelos users mais experientes do forum sobre como optimizar o sistema operativo. Enfim, pequenos truques que fazem a diferença. É apenas uma ideia para ilustrar milhares de opções que se podem enquadrar nesta temática.

- Telemóveis&Gadgets | Sem dúvida uma temática que em Portugal reúne muitos adeptos. Reviews de Produtos, artigos de opinião, novidades. Tudo poderia ser postado sobre esta temática nesta área dedicada apenas e só a isso.


Por fim, existe aqui uma questão que eu considero muito pertinente. Ter o fórum apenas em português irá limitar a sua internacionalização. Num mercado global seria a meu ver muito importante que ele tivesse, pelo menos, opção para inglês e português. Obviamente que isto faz com que tenha de haver meios e estrutura capaz de suportar traduções. Seria uma mais valia mas não sei se numa fase inicial do projecto será possivel.

Para já é isto, pode ser que mais tarde me lembre de outras coisas que acharia interessantes para o portal.:p

Cumps,
michael c
 
Não interpretem a minha ausencia de respostas ou ideias como falta de interesse ou atenção a esta discussão.

Quero é que argumentem e vão colocando os vossos pontos de vista.
 
Concordo em absoluto com a opinião expressada pelo michael c. Acrescentaria apenas um ou dois pontos que ele não focou.

Um deles seria o capitulo dos tutoriais. Não digo que se tenha de ter tutoriais no portal iguais aos que temos no fórum, acho que a melhor abordagem seria um conceito de "how-to". No género, já pensou em fazer isto ou aquilo, pequenos tweaks, pequenas soluções para problemas comuns que para nós são soluções fáceis, mas que não o são para a maioria do utilizador curioso.

Outra coisa engraçada seria uma secção off-topic, que visava anúncios relacionados com tecnologia mas baseados em especulação, com temas que podem ir desde a antevisão de uma possível joint-venture devido à aproximação de determinadas empresas no mercado, à possível descida de preço de determinados componentes pq está prevista uma viragem tecnologica de determinado produto, algo assim do género, com uma visão mais pessoal, mas sempre ligado à tecnologia. Há uma coisa positiva, é que esses pontos de vistas, sendo uma opinião pessoal dão origem à discussão e poder-se-ia fazer o convite ao utilizador comum para participar nessas mesmas discussões no Fórum, havendo assim uma simbiose entre os dois elementos sendo um a extensão do outro.

Não sei qual vai ser a base do portal, mas era interessante que houvesse um workflow de aprovação para ser mais fácil a integração de algumas ideias daqui. De certeza que temos membros que já mostraram determinada notoriedade na secção de modding, jogos, resoluções de problemas and so on e acho que seria interessante haver uma participação activa de alguns elementos do forum aproveitando essa mesma mais valia e um workflow ajudava nesse sentido.

O facto de haver, como o michael_c disse, uma versão em pt e outra em en era interessante. Até pq o conceito portal subentende multilinguagem. Mas aí todos os textos teriam de ser traduzidos e embora de certeza que na comunidade exista mta gente disposta a ajudar não sei se é mto saudável essa dependência, pq vai atrasar a publicação de artigos uma vez que estão numa lingua e ainda não estão na outra por exemplo.
 
Última edição:
concordo mais ou menos com o michael c. seria um local para se divulgar tudo aquilo que já é divulgado no forum (novidades, reviews, jogos, tutoriais, overclock/modding, enfim, várias coisas)

também é preciso ver como é que o forum e portal vão coexistir. a meu ver podiam haver pelo menos duas opções:
- em vez de se postarem tópicos com as noticias no forum, estas seriam postadas no portal (apenas por membros com permissão para tal, claro), e automaticamente seria criado um tópico no forum para discussão da mesma

- ou um utilizador postava uma noticia no forum e pedia a um dos responsaveis do portal para a adicionar ao portal

se por um lado a primeira opção possa ser mais prática (o tópico seria criado automaticamente, poupando trabalho, e garantindo que não há enganos ou incoerencias entre o forum e o portal), também pode dar alguns problemas, nomeadamente, membros que não saibam desse modo de fucionamento e postam a noticia no forum, que depois teria que ser manualmente adicionada ao portal.


quanto a uma versão inglesa, era de facto uma mais valia, mas também um pouco mais trabalhosa, se bem que não acho tão problemática como o Mavors disse.
note-se que muitas das noticias que são postadas actualmente já são em inglês, logo, se o portal tem que ser em portugues (não faz sentido nenhum postar noticias em ingles num site em portugues, no forum ainda se perdoa) essas noticias terão que ser traduzidas de qualquer maneira par se adequaram ao portal em portugues

mas ainda assim não deixa de ser trabalho extra. e como traduções, ainda mais para um site da magnitude que este pretende ter, não podem ser feitas "à balda" provavelmente teria que haver dentro da equipa do portal, uma sub-equipa dedicada a traduzir e rever as traduções dos textos
 
Acho a sugestão do michael c (além de todo o seu post) em relação a uma versão em ingles muito interessante e pertinente.

Em relação às reviews (quando as referi tinha em mente precisamente telemoveis e gadgets) creio que têm potencial para ser uma peça chave no portal até pelo seguinte:

-Não existiria (pelo menos que eu tenha conhecimento) em PT um portal semelhante, pelo menos na abrangencia das categorias (pc's, fotografia, TELEMOVEIS:D, mp3 etc)

-Um review de um determinado equipamento beneficiaria de todo o feedback dos utilizadores através do forum. Ou seja além de uma review em sentido classico, podia por-se depois uma parte em que se expunha o feedback dos muitos utilizadores, sacado dos tópicos do forum sobre esse equipamento, o que elevaria a review a um patamar de excelencia alto, a meu ver. Do estilo "... são comuns neste modelo os seguintes defeitos..."

-Dada a experiencia do staff (e da comunidade em geral) em informatica e gadgets, um portal zwame tem potencial para exprimir o "sumo" do que o forum já produz.

Edit: claro que depois nessa area dedicada podiam por-se muitas mais coisas como "antevisões", "glossário", "preços", "tutoriais", "jogos", "sondagens"...
 
Última edição:
Gostei também das ideias que apresentou o Mavors. Acho que a tal ligação e sinergia que o Mavors referiu entre fórum e portal deve ser incentivada. "Aproveitar" e remeter as discussões geradas pelos artigos do portal, ganhando com isso ainda mais utilizadores registados, parece-me também uma mais valia para a comunidade no geral.

Puxando aqui um pouco a brasa à imagem do portal, ter um layout coerente em tudo o que suporta e fornece será também uma mais valia. Vou dar pequenos exemplos. Com o intuito de uniformizar toda a comunicação visual do portal, fazendo com que desta forma ele fique retido semioticamente pelos utilizadores que o acedem, seria muito interessante todos os elementos de comunicação inerentes ao portal terem uma mesma base. Exemplos:

- Tutoriais/reviews expostos no site e disponíveis para download em PDF: criar um layout base que será utilizado em todos os PDFs disponiveis para download. Desta forma a comunicação é coerente e a marca zwame/techzone está sempre presente. Se um utilizador arranjar o tutorial a outra pessoa essa pessoa toma conhecimento de que a url do portal é X e Y o que eventualmente poderá significar também um aumento no número de utilizadores.

- Logotipo presente em todas as fotografias que sejam tiradas prepositadamente para tutoriais/reviews presentes no portal. Desta forma se forem descarregadas a marca Zwame/techzone está lá.

- No caso de haver vídeos feitos prepositidamente para artigos no âmbito de qualquer temática do portal, utilizar sempre nos vídeos o mesmo grafismo para óraculos e bolachas que deve ser coerente com o layout do site em termos de cores, formas e tipografia. Desta forma garante-se a padronização em termos de comunicação gráfica a todos os suportes presentes no site.

- Nos banners institucionais presentes no site utilizar sempre a mesma fórmula de comunicação, as mesmas cores, tipografia, formas.


Quanto ao workflow, para ser mais fácil e rápida a criação de conteúdos para o portal sugiro o seguinte:

-> Criação de um manual de funções e de matrizes de processo para cada processo inerente ao portal. Com isto garante-se que a estrutura do fórum é sólida e minimamente profissionalizada. Sabendo todos os intervenientes o que têm de fazer e as responsabilidades que lhe cabem, será muito mais fácil simplificar processos, reflectindo-se isto na velocidade com que surgem novos conteúdos e na sua qualidade. Dará certamente muito trabalho organizar esse manual e matrizes mas certamente será uma mais valia muito grande em termos práticos depois de estar feito.

Enfim, vou postando mais coisas à medida que me for lembrando.

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Só para deixar isto bem claro, é a -minha- opinião.

A Techzone tem de facto noticias, reviews, artigos e tutoriais. Mas eles não são bem aproveitados. Eu olho para o quadro "Analíses, Artigos e Tutoriais" vejo imenso potencial deitado fora, porque se há coisa que a TZ têm é potêncial - devido a diversidade de know-how que temos - para isto.

E o quadro está a ser mal utilizado principalmente devido a uma questão estrutural.
Começando pelos tutoriais, eu se tenho um tutorial sobre uma qualquer coisa de GNU/Linux nunca na vida o vou por no "Analíses, Artigos e Tutoriais", porque não faz sentido que lá esteja - uma pessoa que queira um tutorial sobre GNU/Linux vai procurar no quadro próprio, assim como quem quer um tutorial sobre wireless o vai procurar no Wireless, etc. E o mesmo para os artigos: a mim, não faz sentido estar a ler e comentar um tópico sobre o Windows 7 no quadro que - supostamente - lhe é devido. Já para não falar no vazio de conteudos que isso ia criar nos quadros de software (não-duvidas). E o mesmo para as análises de software. No entanto, as análises são um caso mais chato, já que, por exemplo, análises de Hardware não têm onde ir parar. As noticias vão ser abordadas mais à frente.

Ora, é exactamente aqui que entra o Portal. O Portal pode servir exactamente para promover aquilo que de melhor se faz no fórum e também para dar conhecimento das coisas mais relevantes que se passam por esse mundo tecnologico fora, antes que ambos sejam afogados por um montão de tópicos sem interesse - sejam eles duvidas, redirects, threads fechadas, etc. Pode servir para promover discussões que estão a decorrer no fórum sem correr (tanto) o risco de elas morrerem entretanto. Pode dar-se noticias, e rapidamente milhares de pessoas que subscreveram ao feed rss/atom de determinada secção do Portal ficam informadas - evitando o problema das threads ditas inuteis. E há um ponto ainda melhor no meio disto tudo: na TZ, se queremos por noticiais da actualização de um software multiplataforma, ou não pomos ou há sobreposição de conteudos.

Quanto à questão principal do tópico: eu queria uma mistura de Slashdot com Neowin. Gostava de ver a parte jornalistica/opinadora do Slashdot (que, imho e tirando a gestão biased que aquilo tem, é melhor que a neowin nesse aspecto) e a integração que essa parte tem com o fórum tal como na Neowin (com um outro retoque). Os conteudos seriam os mesmos abordados no Fórum, os que referi antes: Análise, Artigos, Tutoriais, Noticias e Discussões. Quanto à organização a sério, fica para uma fase posterior.
 
Queria que deixassem aqui os vossos contributos sobre o que gostavam que fosse o futuro Portal Techzone / Zwame.

Exemplos de sucesso por essa net fora que fizesse sentido implementarmos.

Nós temos algumas ideias mas antes de as colocar aqui e de apontar caminhos gostavamos de saber as vossas opiniões.

Nós começamos ao contrário de muitos sites. A maioria dos sites constrói um site e depois um fórum para complementar, ou nascem as duas coisas ao mesmo tempo. Nós temos o maior fórum, não vai ser substituído pelo Portal, nem poderia ser, mas o que vamos querer do Portal...


Comecem :)

As minhas ideias:

-Gostaria de ver implementado no portal um rodapé a mostrar os últimos tópicos respondidos no fórum. Deve ser fácil implementar isso no vosso portal e até fica giro, na minha opinião.
-Os tutoriais presentes no fórum também merecem destaque no portal.
-As notícias deviam ser só e unicamente só relacionados com a Zwame/Techzone. Podem ser notícias de torneios, de concursos a decorrer, novos tutoriais, novas funcionalidades adicionadas ao fórum/portal, etc, etc...
 
Última edição:
Que a techzone tem potencial, que a techzone é um grande fórum todos nós sabemos, a techzone nasceu a contrário de outros sites e vai continuar a trabalhar ao contrário porque aí está a chave do sucesso da techzone.

Por isso acho que a criação de um portal em conjunto com o fórum não precisa de ser algo que nasce do zero. A sua execução não deve ser vista como o re-instalar de um novo sistema operativo e recomeçar muita coisa do zero.

É necessário aproveitar aquilo que há de bom, e fazer uns quantos chkdsk /f necessários para afinar o futuro da techzone.

Os pontos essênciais a seguir, deveriam aproveitar o melhor que a techzone tem, e ao mesmo tempo criar novas secções que sejam adaptadas aao modo como as pessoas tiram partido dos computadores e como os computadores são aproveitados hoje em dia, não nos esqueçendo que dirigimos para novos caminhos, para novas tecnologias, para um futuro que é amanha. Quais são as vivências que iremos ter com os nossos computadores dentro de uns anos, meses ou dias?
O fórum, o portal devem optar por um grafismo ele também bastante limpo e o mais legível possível de modo a oferecer aos membros deste mundo tecnológico o maior conforto possível.

Meus amigos, mãos à obra.
 
Última edição:
Back
Topo