Viabilidade do sistema de controlo da Wii

vjoe

Power Member
Podem consultar o início desta discussão aqui.

Continuando...

Epá, eu acho que esta conversa já começa a roçar o preciosismo excessivo, ao ponto de se tornar parva. Daqui a nada estamos a dizer que o botão C tinha de ser meio milímetro maior ou menor.
Tu estás a brincar mas esse tipo de detalhes fazem toda a diferença, caso contrário o wiimote e o nunchuk não teriam sido revistos tantas vezes.

O que interessa aqui discutir é: pode a combinação Wiimote+Nunchuk igualar/bater rato+teclado? Na minha opinião, tem tudo para isso. A começar pelo mais importante: a diversão que pode trazer.
É discutível que o sistema de controlo da Wii seja mais divertido que o tradicional gamepad ou que o teclado + rato, assim como é discutível que o mais importante num jogo seja a diversão.
Relativamente ao primeiro ponto, eu não me divirto nada com o sistema de granadas do Medal of Honor Heroes 2.

Já se desenvolvem jogos para rato e teclado há pelo menos uma década! Estarem à partida a colocar de parte uma combinação tão óbvia para o género (no fundo, point & click), não faz sentido nenhum! Muito menos pelo numero de botões...
O número de botões é muito relevante, principalmente devido aos atalhos para as armas como já disse. Qualquer jogador com experiência em UT e outros jogos do género diz-te o mesmo.
Uma coisa é o sistema de controlo ser bom para FPS single player ou para um multiplayer casual - para isso, até um gamepad é bom. Outra coisa, é ser bom para quem gosta de se especializar nos jogos e levá-los mais a sério.
 
1- O wiimote está muito bem desenhado. Não vale apena discutir o tamanho dos botoes ou o nº de botões, o comando é quase perfeito a nível de design/interface.

2- A diversão num jogo de video é tudo. Seja diversao pelos gráficos, pela história, pelo interface, pela jogabilidade, whatever. Qualquer das formas o sistema do Wiimote tem potencial para ser muito superior ao rato+teclado: é mais "realista", tem uma precisão equivalente, é mais intuítivo e tem botões para fazer as funçoes todas, além disso tem coisas que o rato e teclado não têm: analógico, sensor de movimentos. há mais potencial no wiimote.

3- O nº de botoes é relevante se pensares como se pensava À 10 e 15 anos atrás, em que mais botões significava mais potencialidade (exemplo do comando da consola jaguar com os seus infitinos botoes... aquilo nao dava jeito nenhum). É por isso que os fps nos pcs têm um botão para cada funçao, é preguiça dos programadores. Se pensares que podes fazer mais com menos, consegues encontrar maneiras criativas e eficazes de fazer as coisas.

Um wiimote é mais que suficiente para convencer o mais hardcore fps gamer, desde que o interface esteja explorado.


Mudar de arma à velocidade de mudar de canal numa tv é algo ridículo. Disse-te no outro tópico um sistema muito facil e eficaz para mudar armas com o wiimote, e bem rápido como querias. No entanto, acho que a mudança de arma devia de ser mais lenta, pois ninguém troca de uma uzi para um lança rockets em 1 segundo,

Se o sistema de mudar de armas fosse mais lento (e realista), os jogadores acabavam por se habituar, as estratégias mudavam, o estilo de jogo evoluía, novas maneiras de jogas, mais ponderadas e pensadas. Queres mais hardcore gamming do que isso?

É que tar a mudar de arma à toa é completamente casual e arcade, digo eu...
 
1- O wiimote está muito bem desenhado. Não vale apena discutir o tamanho dos botoes ou o nº de botões, o comando é quase perfeito a nível de design/interface.

Qualquer das formas o sistema do Wiimote tem potencial para ser muito superior ao rato+teclado: é mais "realista", tem uma precisão equivalente,

não concordo nos seguintes pontos:

-Não vale a pena discutir o tamanho/numero de botoes
- precisao ser equivalente ao um teclado+rato
.

O conjunto wiimote+nunchuck está muito bem desenhado, é bastante ergonomico. Acho que o botão C poderia estar melhor localizado, no entanto é muito pouco utilizado, pelo que minimiza o problema.

A precisão do Wiimote é muito boa, mas dai a ser equivalente a um rato ainda é preciso evoluir bastante.

EDIT: é facil testar se o wiimote é tao bom/preciso quanto um rato... liguem a um pc com receptor BT e testem... a primeira coisa que irão notar é que é complicado acertar naquilo que querem, pois é tudo muito pequeno. Na wii todo o design de menus, jogo, etc são feitos para serem relativamente grandes para ajudar, podendo dar uma falsa ideia de precisão.

Conclusao... o Wiimote é preciso, no entanto é complicado domina-lo como se domina um rato... isto nas mesmas situações de um rato+teclado
 
Última edição:
A mudança a começar deve ser o hábito dos users. A questão da precisão é uma questão de relatividade e hábito.

É claro que alguém que jogue com rato e teclado à 10 anos tem mais mestria com esse suporto do que com um Wiimote. Mas, com um bom treino de Wiimote com certeza que os resultados começam aparecer.

Outra questão é o tamanho dos ecrâs. Jogar numa TV de 37" contra um monitor de 20". Mesmo que fosse mais preciso com o rato, a diferença de ecrâs acabava por compensar.

Sobre o tamanho e nº de botoes, o Wiimote está muito bem desenhado. E o botão c ser mais pequeno é propositado para funçoes menores. Não vale apena discutir isto, o wiimote nao funcionava com mais botoes: ia ficar pouco intuítivo.
 
Actualmente rato e teclado é muito mais fácil que wii mote.
Rato e teclado é super preciso e muito fácil fazer pontaria, mas como o Daz disse o wiimote é algo relativamente recente, enquanto rato e teclado já é trabalhado à anos. Mesmo assim é um desafio enorme o wiimote ultrapassar o R&T, eu diria que é impossível. No rato sentimos que é directo, movemos e o cursor move, no wiimote é apontar sem apoio nenhum, enquanto no rato movemos para cima/baixo/esquerda/direita, no wiimote temoscima/baixo/esquerda/direita/trás/frente o que dá mais realismo, mas mais dificuldade.
 
Não vou comentar tudo, apenas o relevante e ficar mesmo por aqui com este assunto.

O número de botões é muito relevante, principalmente devido aos atalhos para as armas como já disse. Qualquer jogador com experiência em UT e outros jogos do género diz-te o mesmo.

Para mim não é relevante. É uma questão de implementação e de encontrar outras formas de fazer o mesmo.

UT foi sem dúvida o FPS que mais joguei na vida, e ainda hoje o acho brilhante (até já disse numa thread que era o única jogo da Epic que gostava de ver na Wii... e falo do primeiro e não dos recentes). Não vou entrar em pormenores nem medir pilinhas, apenas digo que nunca usei os atalhos, assim como alguns dos grandes jogadores com quem joguei não usavam. Com isto digo que, pode ser importante, mas não preponderante. E volto a dizer que é conversa da treta.

Quanto ao resto, dizes que não gostas de uma coisa no MoH (e que até seria MUITOOOO simples alterar), jogo que pessoalmente acho que pouca coisa se aproveita. Quem gosta de se especializar e levá-lo a sério só não o faz se não quiser, ou não tiver jeitinho para isso. É o meu caso na Xbox... acho o gamepad é horroroso para estes jogos. Comparar a jogabilidade e possibilidades do Wiimote+Nunchuck com esses gamepads... é no mínimo absurdo.

É como tudo... uns gostam, outros não, uns querem-se divertir, outros tirar um mestrado no jogo. É bom haver para todos os gostos :) Agora nomear um jogo de casual/hardcore com base nos comandos ainda é mais parvo que nomear o próprio jogo, já que isso apenas depende do uso que o jogador lhe der.

Conclusão: para mim a combinação da Nintendo é, de longe, a melhor para este género de jogos. E se pretender tirar um curso com ele, em vez de me divertir, com certeza consigo, assim como o conseguiria no comando da Xbox se o quisesse :)
 
Última edição:
Podem consultar o início desta discussão aqui.

Continuando...


Tu estás a brincar mas esse tipo de detalhes fazem toda a diferença, caso contrário o wiimote e o nunchuk não teriam sido revistos tantas vezes.


É discutível que o sistema de controlo da Wii seja mais divertido que o tradicional gamepad ou que o teclado + rato, assim como é discutível que o mais importante num jogo seja a diversão.
Relativamente ao primeiro ponto, eu não me divirto nada com o sistema de granadas do Medal of Honor Heroes 2.


O número de botões é muito relevante, principalmente devido aos atalhos para as armas como já disse. Qualquer jogador com experiência em UT e outros jogos do género diz-te o mesmo.
Uma coisa é o sistema de controlo ser bom para FPS single player ou para um multiplayer casual - para isso, até um gamepad é bom. Outra coisa, é ser bom para quem gosta de se especializar nos jogos e levá-los mais a sério.


UT , na fales no UT :P , UT é mundo parte , e eu a meu ver os fps não são jogos de consola( pelos menos com gamepad ) pk precisam do teclado , pode ser divertido com gamepad , ou ate diferente jogar com wiimote , mas na verdade nunca xega aos calcanhares do PC com teclado e digam o que disserem, a meu ver wii ganha nos jogos menos tradicionais , ai wiimote tornasse uma mais valia , nos jogos de corridas ainda se come apesar de ser mais facil contriolar com gamepad , logo fps = pc :P e resto converssa !
 
Eu concordo que os comandos da Wii estão muito bem desenhados mesmo, mesmo pessoas que nunca jogaram, não têm qualquer dificuldade em funcionar com os comandos, também não acho que o C seja assim tão pequeno, acho que está até bem funcional, pelo menos pessoalmente nunca tive problemas relativos ao tamanho desse botão.

Quanto à precisão, acho que não podemos comparar a ratos porque é uma coisa bastante diferente, primeiro vejam a história dos ratos e os anos de desenvolvimento daquilo, depois de trabalharem durante um ano ou 2 com um rato a laser passem de novo para um rato com 6 ou 7 de bola e já vão ver a mudança, segundo o Wiimote não foi de modo algum criado para agir como um rato tradicional no sentido de trabalhar com programas com icons pequenos e com precisão extrema.

E vejam o seguinte se desde que saiu a Wii (2 anos julgo mais ou menos) até agora a Nintendo já vai lançar um novo acessório que permite melhorar de forma muito grande a precisão do Wiimote, imaginem o que poderia ser agora o Wiimote se tivesse os anos de existência do rato por exemplo.

Acho que não se pode, nem se deve comparar o Wiimote a um rato, não pelo menos nas funções mais tradicionais de uso com software de trabalho como no pc, nos jogos sinceramente é uma questão de habito, prefiro 100x jogar em FPS com o Wiimote do que com aqueles 2 joystick analógicos dos comandos da PS2.

E ninguém pode criticar a Nintendo por ter elaborado o Wiimote, ao menos conseguiram um avanço que até ali ninguém tinha conseguido e claramente é um grande passo em controlos, já que até como já se viu noutra noticia aqui do fórum já outros, como a Asus, estão a recriar os Wiimotes para poderem ser usados em pc´s.
 
Falta de botões? Não concordo nada.

Uma hipótese inventada agora, seria por o 1 e 2 onde está o - e + assim seria mais fácil clicar neles e usar noutros jogos que precisem mais, já que o pause é menos necessitado. Mas é pouco importante, gosto do wiimote como esta.

EDIT: OMG vi esse vídeo Pad e incrivelmente achei mais divertido jogar com wiimote do que teclado mais rato.
 
Última edição:
3- O nº de botoes é relevante se pensares como se pensava À 10 e 15 anos atrás, em que mais botões significava mais potencialidade (exemplo do comando da consola jaguar com os seus infitinos botoes... aquilo nao dava jeito nenhum). É por isso que os fps nos pcs têm um botão para cada funçao, é preguiça dos programadores. Se pensares que podes fazer mais com menos, consegues encontrar maneiras criativas e eficazes de fazer as coisas.
Para quê estar a complicar se a forma actual funciona?

Mudar de arma à velocidade de mudar de canal numa tv é algo ridículo. Disse-te no outro tópico um sistema muito facil e eficaz para mudar armas com o wiimote, e bem rápido como querias. No entanto, acho que a mudança de arma devia de ser mais lenta, pois ninguém troca de uma uzi para um lança rockets em 1 segundo,

Se o sistema de mudar de armas fosse mais lento (e realista), os jogadores acabavam por se habituar, as estratégias mudavam, o estilo de jogo evoluía, novas maneiras de jogas, mais ponderadas e pensadas. Queres mais hardcore gamming do que isso?

É que tar a mudar de arma à toa é completamente casual e arcade, digo eu...
Sim porque o UT e Quake são jogos que pretendem mesmo ser realistas. :rolleyes:

UT foi sem dúvida o FPS que mais joguei na vida, e ainda hoje o acho brilhante (até já disse numa thread que era o única jogo da Epic que gostava de ver na Wii... e falo do primeiro e não dos recentes). Não vou entrar em pormenores nem medir pilinhas, apenas digo que nunca usei os atalhos, assim como alguns dos grandes jogadores com quem joguei não usavam. Com isto digo que, pode ser importante, mas não preponderante. E volto a dizer que é conversa da treta.
Não é preponderante? Claro que é preponderante! A combinação de armas é fundamental nos FPS e não consegues combinar as armas com eficácia sem os atalhos. Lá por não usares na altura, não quer dizer que não seja muito importante. Os jogos evoluem, e a forma como se joga os mesmos também.

Agora nomear um jogo de casual/hardcore com base nos comandos ainda é mais parvo que nomear o próprio jogo, já que isso apenas depende do uso que o jogador lhe der.
Pior do que isso é não saber ler.
A consola, o que inclui a interface com o jogador e não só, condiciona obviamente os jogos que para ela são lançados. Na situação actual, nenhum jogador hardcore optará pela Wii para jogar FPS.

E sim na situação actual. Seria dogmático dizer que a Wii não tem potencial para o quer que seja, mas até lá, não passam de hipóteses. Não seria a primeira vez que a algo com potencial na Wii acabasse por não se concretizar.
 
Ou seja, daqui concluímos que FPS que não tenham atalhos para armas são jogos para brincar. Isto mesmo sendo muito mais prático no teclado usar o TAB ou a rodinha do rato...

Na situação actual é o quê? Sem jogos? Claro que não! Assim ninguém migra. Agora é mesmo isso que queremos: bons jogos. Sinceramente, espero que haja um ou dois... não queria os orçametos todos em jogos desse género. Mas espero que venham.

vjoe, eu já percebi o teu ponto de vista. Não só não concordo com ele como acho que é um não-assunto... é estar a arranjar questões onde elas não existem. Para ti o sistema da Wii não serve porque: não podem haver atalhos directos para armas. Pronto, OK. E também já percebi que qualquer solução se arrange não vai ser boa para ti. Eu por cá continuo à espera de um bom FPS para a Wii.
 
Ou seja, daqui concluímos que FPS que não tenham atalhos para armas são jogos para brincar. Isto mesmo sendo muito mais prático no teclado usar o TAB ou a rodinha do rato...
Nop, até pq como já disse no inicio da discussão, há FPS que devido à sua natureza não necessitam disso. CS por exemplo (embora dê jeito ter atalhos para as granadas).
Quanto a ser prático, acho que é mais prático e sobretudo rápido escolher uma arma clicando no F que indo ao menu.

E também já percebi que qualquer solução se arrange não vai ser boa para ti. Eu por cá continuo à espera de um bom FPS para a Wii.
Nah, não sou assim tão tapadinho. :-)
Já elogiei a sugestão do Coolmaster para o problema dos atalhos, falta vê-la num jogo agora.
 
Estas questões são todas muito giras. Enquanto vocês discutem se presta ou não, eu já comprei o Orange Box só para o jogar com o Wiimote na minha TV.

Diferenças? Apesar de ser um Mod Beta não oficial, apenas tive que baixar a dificuldade de Díficil para Normal, mas talvez mais à frente o ponha em Difícil de novo, quando dominar melhor os comandos.
Sim, não consigo ter uma reacção absoluta em milésimos de segundo como tinha no Quake III, mas estou a avançar no jogo bem e depressa. Sem contar que é muito, mas mesmo muito, mais divertido jogar com o Wiimote à frente da TV.

Voltando ao tópico, eu concordo que faltava mais 1 ou 2 botões ao Wiimote, mas como eu os imagino, tornariam o comando exclusivamente dextro ou canhoto. O actual é ambidextro.

Permitam-me sublinhar a questão levantada do botão para Correr/Andar. Isto é o tipo de mentalidade que impede as pessoas que jogam FPS no PC de jogar FPS em consolas, seja no Wiimote ou num comando normal. Estão simplesmente demasiado enraizados no método que conhecem de controlo.
Para além do facto ser uma não-questão, como já foi referido, tal como a hipotética questão do mudar de armas, todos os jogadores estariam em pé de igualdade, logo só seria um problema se fosse mesmo obstrutivo ao jogo e à diversão.

Botões para atalhos? Se os há no teclado, quem quiser usa. Se não há num comando, então sopas, qual é a discussão?
 
Estas questões são todas muito giras. Enquanto vocês discutem se presta ou não, eu já comprei o Orange Box só para o jogar com o Wiimote na minha TV.

VVhat, a questão é que é um jogo nada optimizado para o Wiimote... como tal não é tão vantajoso. E, se bem que é divertido, a questão inicial (esta conversa começou noutro post) era se o Wiimote+Nunchuk traria vantagens ou pelo menos igualaria o rato+teclado em termos de eficácia/desempenho. E sinceramente não me parece que seja possível ver isso através de um jogo feito para rato e teclado.

A questão do divertimento é para mim inquestionável: é de certeza muito mas muito mais divertido... mas isso teve de ser colocado de parte já que é muito questionável que o divertimento seja importante nos FPS (estas palavras não são minhas).
 
O meu ponto demonstrativo é mesmo esse. O jogo não foi optimizado para o wiimote, e no entanto joga-se muito bem. O Mod do jogo toma conta da mira "solta", filtrar e apontar, reconhecer movimentos, etc.

Já cheguei a ter uma barra de sensores USB feita por mim, mas como jogo na mesma TV onde está a Wii, uso a barra de sensores da wii.

Se os controlos igualam teclado e rato? Sem dúvida que não.
São uma alternativa extremamente viável, que não precisas de uma superfície para o rato e teclado? Sem dúvida que sim!
A perca de controlo e precisão, é vastamente superada pela liberdade e diversão acrescidas.
Quando vier o wiimotion plus então, melhor ainda.
Dar com o pé de cabra com o Nunchuk é fixe :P
 
A questão do divertimento é para mim inquestionável: é de certeza muito mas muito mais divertido... mas isso teve de ser colocado de parte já que é muito questionável que o divertimento seja importante nos FPS (estas palavras não são minhas).

O que também começa a ser inquestionável é que não sabes ler, já que estás a deturpar o que eu disse.

Anyway, criei um tópico para desenvolvermos mais o assunto da diversão nos videojogos -> click!
 
O que também começa a ser inquestionável é que não sabes ler, já que estás a deturpar o que eu disse.

Anyway, criei um tópico para desenvolvermos mais o assunto da diversão nos videojogos -> click!

assim como é discutível que o mais importante num jogo seja a diversão.

Enganei-me e não devia ter colocado FPS, mas sim jogos no geral, assim como fica a faltar a palavra "mais". Peço desculpa.

Não entro em jogos de palavras com ninguém, muito menos contigo que sei que és bem mais inteligente que isso... ;) Apenas quis acentuar que a discussão era acerca do desempenho/eficiência e não diversão.
 
Última edição:
Back
Topo