Onde guardam/arquivam as vossas fotos?

Ondem guardam/arquivam as vossas fotos?


  • Total voters
    66

Warlord

Portugal@Home Member
A pergunta e simples: Onde guardam/arquivam as vossas fotos?

Ate aki (P&S) guardava em DVD, mas agora c/ DSLR e RAW comeco a pensar k os DVDs talvez n sejam uma boa solucao, ja para n falar k se kero pegar numa foto mais antiga teria de estar a procura do DVD, etc.

Tb nao sei ate k ponto o DVD seja um bom metodo de armazenamento a longo prazo, tipo sei la se daki por 3 anos vou kerer uma foto antiga e o DVD ja nao le? :(

Comeco a equacionar comprar outro disco (externo ou nao) apenas para fotos...
 
eu tb guardava no disco do pc, andava c eles no do laptop, e tinha backup em CD/DVD, mas agora kando chego a casa e trago 4gb em 200fotos comeco a ver k assim n vou longe... ja comeco a passar raw p jog das menos interesantes, mas mm assim sao 6mb por foto, tenho de me decidir pq por este ritmo n chego longe...

em setembro vou de ferias 2 semanas, n sei se comprar meia duzia de cartoes, levar uns dvd-rw (vou ter acesso a pc), ou simplesmente aproveitar e comprar e levar um disco externo...
 
Eu não confio em discos externos. Já tive um e perdi muita coisa à conta dele. Acho que a melhor solução é mesmo discos em RAID para haver sempre um de backup. Ou então gravar o que é importante para DVD de forma bem organizada.

Como não posso ter RAID, o que faço é ter as fotos num disco e volta e meia faço backups para uma partição de 40Gb noutro disco. Se tiver fotos realmente importantes, gravo para DVD com data e título, mas isso raramente acontece.
 
@Rui, com que sistema operativo e' que perdeste os ficheiros? :002:

Já usei vários discos externos e nunca perdi nada. Tenho o TimeMachine a fazer backup de tudo que tenho no disco interno de hora em hora. Neste momento a data mais antiga a que tinha acesso era 18 de Abril.
 
Então e os 2 métodos? :P

Tenho backups num disco externo (para acesso rápido) e em dvds, não só para criar redundância, mas também para quando preciso de mais portabilidade.
 
Porque dá trabalho... lol

@Rui, com que sistema operativo e' que perdeste os ficheiros? :002:

Já usei vários discos externos e nunca perdi nada. Tenho o TimeMachine a fazer backup de tudo que tenho no disco interno de hora em hora. Neste momento a data mais antiga a que tinha acesso era 18 de Abril.

Com o XP. Mas isso não interessa, o disco apagou-se por causa de um problema de corrente. Ter o TimeMachine ou ter dois discos em RAID vai dar ao mesmo. Se calhar o RAID até é melhor, visto que os backups são na hora. Mas claro que o RAID não dá para portáteis.
 
Uma UPS não teria resolvido isso? Por caso pensei em comprar uma porque não gostava de estar a trabalhar e a luz ir a baixo, depois comprei o portátil e já não precisava por causa da bateria mas desde então nunca mais faltou a luz...
 
Eu na altura tinha portátil + disco externo. Comprei o disco externo porque na altura só havia portáteis de 40 e 60Gb, não propriamente por causa de fazer backups. Por isso não tinha UPS (visto que o portátil não desligava) e não tinha uma cópia no disco do portátil porque não havia espaço.
Ou seja, estava tudo dependente do disco externo...

Agora tenho desktop e tenho UPS. Só não tenho o RAID (por enquanto), mas tenho cópias nos dois discos. Por isso agora a probabilidade de falhas é mínima. Só se o PC explodir, pegar fogo, ou coisa do género... lol
 
guardo no disco.
nao costumo a fazer copias de segurança nem nada do genero, mas aqui há uns tempos, a formatar o pc do meu irmao, demos cabo de nao sei quantos gigas de fotos de familia, de nao sei quantos anos... uma miseria mesmo... dias e dias que estive la de roda a tentar salvar aquilo. ainda consegui umas quantas.

fora esse incidente, nunca tive problemas de armazenamento. deixo num dos meus discos, organizado por ano e mes.
tenho uma outra pasta onde coloco o material artistico, por assim dizer
 
guardo no disco, e periodicamente (tipo uma vez por ano :-\ ) faço um baclup das mais importantes para um dvd... não vá o diabo tecelas (discos em raid0)
 
so por curiosidade, kantos gb teem em fotos no disco?

e se continuarem a fotografar ao mm ritmo, como vao fazer kando o espaco livre comecar a apertar?
 
1 vez por ano? em raid0 especialmente com discos grandes é abusar um bocadinho :p
Já tive raid0, com disco externo. Mas mesmo em FW notava alguma lentidão na passagem de dados.
Neste momento uso dois discos, sendo um o dobro do outro praticamente. Uso o Cobian Backup, dos melhores programas que alguma vez usei, programado para backup todos os domingos sem chatear ninguém e depois desliga pc. Tem opções de incrementais, totais, essas tretas todas, e pode funcionar como um serviço (tipo logmein).

Precaução precaução é antes de formatar, gravar em discos backup e no portátil por Crosscable :D
 
RAID não precisa ser RAID0. No outro dia disseram-me que a minha board suporta RAID5, que é com 4 discos. Os backups são distribuídos pelos 4 discos e só perdes a memória de um dos discos. Como tens 4 discos a escrever, o PC fica muito mais rápido.
 
RAID não precisa ser RAID0. No outro dia disseram-me que a minha board suporta RAID5, que é com 4 discos. Os backups são distribuídos pelos 4 discos e só perdes a memória de um dos discos. Como tens 4 discos a escrever, o PC fica muito mais rápido.

Sim, eu sei. Estava apenas a referir-me ao post do Koncaman ;)
Até pode haver 10 discos, tem a ver com o emparelhamento. Mas acho que raid mirror é um desperdício, porque praticamente é fazer tudo em duplicado. E depois se quiseres formatar como é que fazes? Ao desemparelhar perdes o mirror.
 
rui, o que disseste é raid0. em raid5 como o ferrari disse, fazes mirror. tens dois discos a fazer raid0, e os outros dois a gravar exactamente o mesmo. funciona como backup, no caso de um dos discos falhar, tens sempre outro.
é redundancia no seu melhor lol

acho que a melhor maneira, agora que penso nisso, é imprimir!
 
Não, já fui confirmar, é mesmo RAID5:
Striped set with distributed parity. Distributed parity requires all drives but one to be present to operate; drive failure requires replacement, but the array is not destroyed by a single drive failure. Upon drive failure, any subsequent reads can be calculated from the distributed parity such that the drive failure is masked from the end user. The array will have data loss in the event of a second drive failure and is vulnerable until the data that was on the failed drive is rebuilt onto a replacement drive.
 
sim o rui tem razao.

em raid 5 precisas no minimo de 3 discos e perdes 1/3 da capacidade, mas por outro lado ***** um dos 3 discos pode morrer que nao perdes informacao :)

nao e tao rapido como o raid 0 ou 1, mas e um compromisso entre fiabilidade, espaco e rapidez.
 
Back
Topo