Viagens na minha terra - o que fotografar?

adolfo dias

Power Member
ia abrir um tópico a perguntar o que fotografar em Fátima já que devo ir lá nos proximos dias e lembrei-me de criar um tópico de partilha e dicas do que fotografar por esse portugal fora.

basicamente gostaria de saber o que procurar sem ser o santuario.
ouvi falar duma aldeia onde as casas são construidas em pedra que fica a caminho, mas n sei o nome.
no google earth está lá algo no meio do mato que calculo ser onde foi a aparição...

descosam-se vá
 
Tens o museu da cera em fátima...e ainda podes passar pelas grutas de mira d'aire, a batalha e o seu mosteiro e Leiria bem perto.

Tens tanto que fotografar em fátima e arredores...

Cumprimentos,
PedroBatista
 
ja tive nas grutas e na batalha prai há 2 ou 3 anos.
por acaso ja nem me lembrava do museu de cera.

os arredores tv tenham que ficar para outra visita. n sei se vou com os meus avós atras, se sim será apenas o santuario, senão tv alargue um pouco a viagem
 
isso é so em fatima, ou tambem se pode por aqui locais onde se conheça boas oportunidades de fotografia?

seria interessante indexar-se sitios e lugares mais comuns onde se pudesse tirar boas fotos. assim ja se sabe qual o sitio a evitar haha
 
isso é so em fatima, ou tambem se pode por aqui locais onde se conheça boas oportunidades de fotografia?

seria interessante indexar-se sitios e lugares mais comuns onde se pudesse tirar boas fotos. assim ja se sabe qual o sitio a evitar haha

da minha parte é só fátima. se quiserem usar a thread para pedir informações acerca de ouros lugares força.

já agr qual o melhor caminho?
estou a pensar ir pela A1 até alverca, atesto no jumbo e sigo pela Nacional até santarem. e depois daí?
 
a unica coisa que vejo de interessante em fátima (religiao) é mesmo a força das pessoas a caminha pela promessas feitas.. esforço e tal.. de resto não sei.
 
Sendo eu de perto de Fátima posso dar-te umas dicas!!
Caminho: Se queres ir pela nacional começando em Alverca, depois segues em direcção a Alenquer e segues pela N1/IC2 até Porto de Mós, aí poderás visitar o Castelo de Porto de Mos com os seus telhados verdes, segues em direcção ao Alqueidão da Serra uma localidade rodeada de serras/montes com uma vista interessante e os seus moinhos eólicos, no Alqueidão segues em direcção a S. Mamede, quando chegares aos semáforos chegas-te a S. Mamede!
Em S.Mamede, nos semaforos, se seguires em frente vais em direcção a Fátima e poderás pelo caminho passar pelas Grutas da Moeda, agora se nos semaforos virares à direita vais em direcção à Portela das Cruzes quando apanhares uma subida acentuada que no topo tens um café à esquerda e um largo à direita, arranja onde parares o carro e aproveita para dar um passeio na Pia do Urso, localidade que foi toda recuperada e foi feito um passeio sensorial.

Propriamente em Fátima não tens muito, a não ser lojas de santos e afins. Podes sempre pedir indicações até ao colégio S.Miguel e no topo do monte tens uns moinhos antigos. Se puderes tens também o castelo de Ourem e aproveita para beber uma ginginha do Castelo que fica junto à igreja, muito boa, até ja me estou a babar, espera só um pouco que vou buscar um copinho dela...... :P

Tens também mais longe ou não, em Leiria tens o Castelo, Sé e mais umas igrejas e o rio Liz, Mosteiro da Batalha e Alcobaça, Grutas de Mira Aire, Alvados e S.Antonio, Castelo de Torres Novas e o Convento de Cristo em Tomar!!

Mais qualquer coisa como coordenadas GPS ou assim estás à vontade!!
 
Sendo eu de perto de Fátima posso dar-te umas dicas!!
Caminho: Se queres ir pela nacional começando em Alverca, depois segues em direcção a Alenquer e segues pela N1/IC2 até Porto de Mós, aí poderás visitar o Castelo de Porto de Mos com os seus telhados verdes, segues em direcção ao Alqueidão da Serra uma localidade rodeada de serras/montes com uma vista interessante e os seus moinhos eólicos, no Alqueidão segues em direcção a S. Mamede, quando chegares aos semáforos chegas-te a S. Mamede!
Em S.Mamede, nos semaforos, se seguires em frente vais em direcção a Fátima e poderás pelo caminho passar pelas Grutas da Moeda, agora se nos semaforos virares à direita vais em direcção à Portela das Cruzes quando apanhares uma subida acentuada que no topo tens um café à esquerda e um largo à direita, arranja onde parares o carro e aproveita para dar um passeio na Pia do Urso, localidade que foi toda recuperada e foi feito um passeio sensorial.

Propriamente em Fátima não tens muito, a não ser lojas de santos e afins. Podes sempre pedir indicações até ao colégio S.Miguel e no topo do monte tens uns moinhos antigos. Se puderes tens também o castelo de Ourem e aproveita para beber uma ginginha do Castelo que fica junto à igreja, muito boa, até ja me estou a babar, espera só um pouco que vou buscar um copinho dela...... :P

Tens também mais longe ou não, em Leiria tens o Castelo, Sé e mais umas igrejas e o rio Liz, Mosteiro da Batalha e Alcobaça, Grutas de Mira Aire, Alvados e S.Antonio, Castelo de Torres Novas e o Convento de Cristo em Tomar!!

Mais qualquer coisa como coordenadas GPS ou assim estás à vontade!!

obrigado pelas dicas
tomarei atenção em porto de mós, mas alqueidão e s. mamede deverão ficar fora do percurso
leiria terá que ficar para outro dia, pois n daria para visitar em 2 ou 3 horas.
batalha e alcobaça tb já lá estive, bem como nas grutas de mira d'aire.

em fátima ja tive a ver esses moinhos e ja está a rota delineada, bem como valinhos/loca do anjo.
deverei ir até perto de onde moras ao santuario de n. sra. da ortiga
se tiveres umas coordenadas pro google earth sobre as grutas da moeda agradecia

vou ver se consigo passar em torres novas à vinda para lisboa.
 
eu tirei a partir do google earth!!

esquece...
já deu. fica no meio duma zona de bastantes arvores ao lado de uma casa com telhado azul/verde?

edit: saindo da rotunda norte em direcção à rotunda dos 3 pastorinhos viro na 1ª à direita pelo meio do arvoredo até encontrar alguma placa?
 
Última edição:
As coordenadas que meti é no cruzamento, a casa com telhado verde/azul é o edifício das grutas


Estive a reler o teu post inicial e reparei numa coisa, o local das aparições foi mesmo no Santurário, a azinheira é que ja não existe, o local dela é onde está a imagem da N. Senhora na Capelinha das Aparições!! A questão é que onde foram as aparições e onde está o Santuário chama-se Cova da Iria e não Fátima, Fátima é a freguesia e fica a uns quilómetros de distância!

A localidade de que falei, Pia do Urso, as casas são todas feitas em pedra!
 
Última edição:
As coordenadas que meti é no cruzamento, a casa com telhado verde/azul é o edifício das grutas


Estive a reler o teu post inicial e reparei numa coisa, o local das aparições foi mesmo no Santurário, a azinheira é que ja não existe, o local dela é onde está a imagem da N. Senhora na Capelinha das Aparições!! A questão é que onde foram as aparições e onde está o Santuário chama-se Cova da Iria e não Fátima, Fátima é a freguesia e fica a uns quilómetros de distância!

A localidade de que falei, Pia do Urso, as casas são todas feitas em pedra!

o lugar que falo no meio do mat é a loca do anjo
pia do urso fica onde?

levo umas sandochas de casa :)

edit: já achei pia do urso. fica um bocado desviado :|
 
Última edição:
Back
Topo