Análise Transcend SSD 32 GB

JPgod

Moderador
Staff

Transcend SSD 32 GB (TS32GSSD25S-S)

Apresento então esta review feita com o que será o futuro no que toca a armazenamento interno. Trata-se então de um disco Solid State Drive ou Solid State Disk, conhecidos por "SSD". Estes discos utilizam a mesma tecnologia das pens drivers e cartões de memórias, recorrendo ao armazenamento em memórias FLASH, mas em capacidades superiores e utilizando o form factor e interfaces utilizada pelos discos mecânicos. Existem vários tipos e tamanhos de SSD:

* 3,5", o mesmo tamanho de discos de desktop standart, mas muito raro. O volume extra não tráz nenhuma vantagem, a não ser mais custos de produção, peso e volume e nem em preços. A única vantagem é compatibilidade.
* 2,5", o mais comum em SSD, que é o tamanho típico dos portáteis. Existem em interfaces IDE ou SATA. Este form factor vai se tornar o standart mesmo para desktops, porque o tamanho/volume não tem quase nenhuma importância, ao contrário de discos magnéticos de 3,5" vs 2,5". Vai permitir não só utilizar mais discos dentro da caixa, como permitir poupança de espaço.
* 1,8", utilizado em ultra portáteis e alguns dispositivos móveis, como certos PDA's e leitores mp3.
* 1,0", para "netbooks", UMPC's, pequenos leitores mp3, telemóveis e afins.
* Expresscard, para uso em slots presente em todos os portáteis modernos. Isso permite de uma maneira simples adicionar um 2º disco ao portátil :P
* Pequenas placas SATA/IDE que se encaixam directamente na motherboard, com quantidades pequenas de armazenamento (1-4 gb). Úteis para ou montagem de slim desktops ou poder utilizar para pagefile.

Os SSD, genericamente apresentam as seguintes vantagens:

* Latências IMBATÍVEIS!, geralmente menor que 1 ms. Relembro que discos de 7200 rpm de 3,5" fazem de 10 a 15 ms, 10000 rpm ficam-se pelos 6-8ms e mesmo os SCSI e SAS de topo de 15 e 20k rpm ficam-se pelos 3 ms.
* Velocidade de leitura/escrita constante ao longo do disco, ou seja o disco escreve e lê a mesma velocidade, de ponta a ponta! Ao contrário de um disco mecânico que varia. O mesmo se aplica para a latência.
* Velocidades de escrita/leitura muito elevadas, mas isso nem sempre é verdade, como vamos verificar nesta review. Mas podemos contar com SSD's a fazer 100 a 150 mb de leitura e 80-120 de escrita actualmente e já começa a aparecer modelos a prometer perto de 250 mb/s! muito perto do limite teórico da interface SATA 2, embora o SATA 3 está quase a "arrebentar"
* Resistência a choques, por não ter partes mecânicas
* Maior durabilidade geral
* menor aquecimento e consumo de energia.

Como desvantagens

* Preço extremamente elevado, na ordem dos 220 € por um disco de 64 gb.
* Capacidades baixas, embora mais que suficiente para instalação de sistemas operativos e software. Não é viável o uso de SSD para storage, já que as vantagens de velocidade e latência são pouco importantes, mas sim importa a capacidade e durabilidade
* Tempo de vida por célula muito baixo, embora no global sejam elevados e as drivers tem algoritmos de escrita para uniformizar o uso das células.

E por fim, e não menos importante, existe 2 tipos de SSD.

* MLC ou Multi Level Cell, que são utilizado flash com células que armazenam vários bits, são mais baratos e tem maior densidade de dados, mas geralmente mais lentos e com menor duração.
* SLC ou Single Level Cell, na qual 1 célula = 1 bit. São as memórias mais resistentes e duráveis e geralmente as mais rápidas, sendo que para instalação de sistemas operativos é recomendado o uso de SSD com células SLC. O problema que tem menor capacidade e custos mais elevados. O disco testado é um modelo SLC.


Specs técnicas e links

Site Oficial
review Anandtech

Fotografias

Vista frontal do disco
SSD1.jpg


Vista de tráz, com destaque pros conectores e o aviso de perda de garantia se tentarem abrir
SSD2.jpg


Vista da caixa, por trás, com toda a informação
SSD3.jpg


Vista da caixa, frente, muito bonita. De notar as dimensões compactas
SSD4.jpg


Test bed (desktop)

* Intel C2C E7200 @ 3,8 ghz
* ASUS P5K-E (chipset p35 + ICH9R)
* 2x 2048 Gskill PC 8000 @ 1070 mhz
* ATI HD 3650
* Transcend SSD 32 GB.
* Windows XP pro SP3 32 bits

Para comparação, será utilizado os seguintes discos de 3,5"
* WD Velociraptor 10000 rpm WD3000GLFS 300 GB sata-2
* WD Caviar 7200 rpm WD5000KS 500 GB sata-2 (não será utilizado para testes de OS)
* WD Caviar 7200 rpm WD3200AAKS single plate 320 GB sata-2
* Seagate Barracura 7200.11 ST3250410AS single plate 250 GB sata-2

Para comparação, será utilizado os seguintes discos de 2,5"
* Toshiba 160 GB 5400 RPM SATA (não será utilizado para testes de OS)
* Sansung 250 GB 5400 RPM SATA (não será utilizado para testes de OS)

Test bed (laptop)

* Intel C2D T5600 @ 1.83
* Chipset 945PM + ICH7M
* 2x 1024 DDR2 667
* Nvidia 7300 go
* Transcend SSD 32 GB.
* Windows Vista premium 32 bits

Para comparação, será utilizado os seguintes discos de 2,5":
* Toshiba 160 GB 5400 RPM SATA

Testes sob Windows XP SP3 (desktop)

Sintéticos


Começando pelos habituais testes sintéticos. No HD Tach e HD tune, testei quer o Toshiba 160 GB 2,5", o Transcend SSD e o Sansung 250 GB ligados no desktop como discos secundários, para eliminar a influencia do sistema operativo. Não os testei "dentro" do portátil, visto que o OS tem impacto na performance.

HD tach - Transcend SSD 32GB
hdtach-ssd.png


HD tach - Toshiba 160 GB
toshibahdtach.png


HD tach - Sansung 250 GB
sansunghdtach.png


Deixo aqui para comparar com os 4 discos de 3,5" testados na review do Velociraptor
HD tach - Short Test & Long Test (click para ampliar)


HD tune - Transcend SSD 32GB
hdtune-ssd.png


HD tune - Toshiba 160 GB
toshibahdtune.png


HD tune - Sansung 250 GB
sansunghdtune.png


Deixo aqui para comparar com os 4 discos de 3,5" testados na review do Velociraptor
HDtune (click para ampliar)



Testes feitos no Sisoft Sandra, aqui apenas o SSD vs 3 discos 3,5".
SSDtest2.gif


Nestes testes, podemos verificar que o SSD é quase tão rápido no average read que o toshiba de 160 GB e imbatível no que toca a latência! apenas 0,3 ms vs 17 ms do Toshiba!

Já perante discos de 3,5" de 7200 RPM e 10000, revelou-se não chegar nem perto no que toca a velocidades média e de pico, embora não tenha qualquer concorrência em tempos de acesso.

Arranque, shutdown, hibernação

SSDtest3.gif


Avançando para testes mais realísticos. Como podemos verificar, no arranque do windows XP, o SSD dá um "baile" completo a discos de 7200 RPM, mas perde para o velociraptor, mas por pouco. Diria que no dia-a-dia é quase tão rápido arrancar o windows com velociraptor ou o SSD. Apesar das diferenças enormes de velocidade de leitura (30 mb vs 90-120 dos outros), as latências falam mais alto! A desligar revelou-se um pouco mais lento que os outros discos, mas nada de "grave". O desligamento do sistema é muito mais variável que o arranque.

Agora no que toca a hibernar, o que importa é que o disco seja rápido a escrever, e nisso este SSD não é rival para os melhores discos de 3,5", daí a diferença descomunal. Já para sair da hibernação fiquei surpreendido, arrancando quase tão rápido que os outros discos!

No que toca a metodologia do teste:

* Arranque - início da actividade do disco (depois do POST) até carregamento completo do desktop e término da actividade do disco
* Shutdown - desde o clicar na opção de desligar até o desligamento completo do sistema
* Hibernar - desde o clicar na opção de hibernar até o desligamento completo do sistema
* Deshibernar - início da actividade do disco (depois do POST) até aparecer o ecran de log-in

Aplicações + file transfer

Aqui fica alguns testes com aplicações reais. Alguns testes foram eliminados, como o office 2007, que alem de variar muito não há diferenças entre os 2 discos e cópia drive-to-drive (fica sempre limitado pelo disco mais lento).

SSDtest1.gif


Nestes testes, tando o SSD igualava ou ultrapassava os outros discos, como levava um "baile", como foi o caso da cópia de ficheiros. Mas regra geral, em alguns casos, como o google earth (dentro do programa) e o firefox, ocorria demasiados breaks quando o disco estava a ler/escrever, normal nestes 2 programas que fazem uso intensivo de cache.
 
Última edição:
Bom teste.

No entanto falta o preço dessa "coisa". Não penso que esse modelo irá ser usado por muita gente, por várias razões.

É o início da tecnologia logo pouca gente adere por não conhecer e pelo preço elevado.
Depois essa performance não vinga mesmo nada, sobretudo quando se percebe o €/gb.

A meu ver foi uma grande ajuda esta review aqui do Destroyer.


Cumps
 
dei uns ajustes na 1ª parte.

apesar da demora dos testes de laptop, ainda hoje ou amanhã devem sair, mas não é tão profundo (dava jeito ter 1 disco de 7200 rpm para comparar + 1 de 320 de 5400 rpm + 1 OCZ core SSD). Neste momento tou a fazer o teste de bateria com o toshiba 160 gb.

@ CHuico, não meti o preço desta unidade, por ter algumas variações.
 
A tendência destas coisas é para baixar o preço.
Gostei muito do comparativo, Obrigado!
 
Última edição:

Transcend SSD 32 GB (TS32GSSD25S-S)

Apresento então esta review feita com o que será o futuro no que toca a armazenamento interno. Trata-se então de um disco Solid State Drive ou Solid State Disk, conhecidos por "SSD". Estes discos utilizam a mesma tecnologia das pens drivers e cartões de memórias, recorrendo ao armazenamento em memórias FLASH, mas em capacidades superiores e utilizando o form factor e interfaces utilizada pelos discos mecânicos. Existem vários tipos e tamanhos de SSD:

[/CENTER]

Atenção que esse SSD é antigo, a Transcend actualizou agora a gama:

Os novos estão a 73 dolars e têm capacidade de Leitura/escrita 123MB/60MB o que os torna Super-interessantes!!!




fonte
 
Última edição:
Uma curiosidade. Na minha escola o pessoal já ficou sem discos rígidos por causa de andarem com os portáteis no transporte ou andarem com eles na mão. Como todos sabem as agulhas batem nos pratos riscam bla bla bla...
Seria possível substituir um disco sata por um ssd uma vez que as entradas são iguais?
 
desculpem lá o desenterro, mas há alguma maneira fácil de distinguir os antigos(mais lentos) dos novos (mais rapidos) sem abrir a embalagem?
é a versão MLC que procuro

eu consigo arranjar um MLC destes a um preço apetecível, mas nao posso abrir a embalagem para testar. e se for dos lentos nao tem interesse para mim
 
Última edição:
Back
Topo