Instalar Windows através de uma PEN

pri3st

Power Member
Bom decidi criar este tutorial para quem tem interesse em instalar o Windows num dos Netbooks da moda com Linux.

Funciona com qualquer Netbook.



Para completar este tutorial é necessária uma versão de Windows XP 32Bits ou Windows Vista 32Bits instalado no seu PC, bem como algumas aplicações necessárias para criar uma imagem bootable do Windows numa pen.


As aplicações necessárias são as seguintes:
USB_PREP8
PeToUSB
Bootsect.exe
Nota: Se se usar o programa Nlite para personalizar o Windows certifiquem-se de manter os arquivos de instalação manual pois o script USB_prep8 necessita desses arquivos.

Extraia os arquivos em Bootsect.zip
O próximo passo é extrair USB_prep8 e PeToUSB.
De seguida copiar o executável PeToUSB para a pasta USB_prep8.
Dentro da pasta USB_prep8 duplo clique no executável chamado usb_prep8.cmd.

A janela que se abre terá a seguinte aparência:



Pressione qualquer tecla para continuar



A próxima janela terá a seguinte aparência:




Estas definições são pré-configuradas, o necessário para começar é clicar em Start.
Uma vez o Format finalizado NÃO FECHAR A JANELA, deixar tudo como está e abrir uma janela com a linha de comandos através do seu menu iniciar (digite cmd na barra de pesquisa ou através da caixa executar, dependendo da versão do Windows.).

Dentro da janela de linha de comandos ir para o diretório onde salvou bootsect.exe.
(usar o comando cd "directoryname" para alternar pastas)

Uma vez na directoria do Bootsect é necessário digitar "bootsect.exe /nt52 G:" Nota G: é a letra correspondente para a minha PEN USB. No caso de ser diferente apenas é necessário alterá-lo nesse nesse sentido. O que essa parte faz é apenas escrever o sector de inicialização para a PEN USB, o que permite o PC iniciar através da PEN USB, escusado será dizer que sem este passo nada funciona.
Atenção: Ao executar o comando bootsect.exe não se pode ter qualquer janela aberta exibindo o conteúdo da PEN USB, se houver uma janela aberta o bootsect.exe será incapaz de detectar a PEN e escrever correctamente o boot.

Se tudo correu bem dever-se-á visualizar na janela de linha de comandos "Bootcode was successfully updated on all targeted volumes."

Agora já se pode fechar esta janela de linha de comandos e a janela petousb (NÃO FECHAR O usbprep8)

Após fechar a janela petousb deverá ficar com uma janela de linha de comandos deste género:




Se não, é necessário pressionar enter.

Agora, é necessário inserir as informações corretas para os números de 1-3.
Pressionar 1 e de seguida enter. Uma janela para navegação de pastas será aberta para se navegar para a localização da pasta do disco do Windows XP (CD-ROM com XP)
Pressionar 2 e de seguida enter. Introduzir uma letra de drive que não está actualmente atribuído a um disco no PC (exemplo T).
Pressione 3 e de seguida enter. Digite a letra da PEN USB.
Pressione 4 e de seguida enter. Iniciar o processo.

O script irá perguntar se possível formatar a drive T:. Este é apenas uma drive temporária que o programa cria como cache da instalação do Windows. Pressione Y e "Enter" para prosseguir.

Uma vez que é feita a formatação pressione Enter para continuar novamente, agora pode-se ver o programa copiar arquivos para o drive temporária que se criou. Uma vez terminado este processo pressionar "Enter" para continuar novamente.

A seguir aparecerá uma caixa pop-up pedindo-lhe para copiar os arquivos para a PEN USB (sim/não) clicar sim.

Depois de o script ter concluída a copia de ficheiros uma janela pop-up perguntará se gostaria que a drive USB fosse a drive de Boot U: preferida. Seleccione YES nesta janela.

Agora, selecione sim para desmontar a drive virtual.

Ok a parte mais difícil foi feita, pode-se fechar a janela usbprep8.

Agora há que certificar que o PC está configurado com a drive USB como primeiro dispositivo de boot.
Inserir a PEN drive USB e arrancar o Netbook.

Irá surgir um menu de inicialização com duas opções, selecione a opção número 2 modo texto para a configuração do Windows.

Deste ponto em diante, é como qualquer outra instalação do Windows XP apagar/recriar a partição primária no PC Netbook e formatá-la usando FAT32/NTFS. Há que se certificar de apagar todas as partições e recriar uma partição única ou iremos obter uma mensagem de erro hal.dll.

Uma vez feita a configuração no modo de texto ir-se-á completar o arranque no modo GUI, opção 1 do menú de inicialização.

Depois que a configuração em modo GUI for completa, é necessário iniciar novamente em GUI, deste modo irá completar a instalação XP que acabará por iniciar o Windows XP. É muito importante que não se retire a PEN USB até este ponto. Uma vez que se visualizar o desktop do Windows é então seguro remover a PEN USB e reiniciar o PC para se certificar de que tudo funcionou.



Bom e está terminado este Tutorial que teve por base o Tutorial da EEEguides.
Espero que vos seja útil da mesma forma que me foi a mim.



Cumps
 
Última edição:
Com uma pen de 512 Mb, consigo passar o Windows?

Confesso que não li o texto e se calhar estou a dizer uma asneira, mas estou sem tempo.
Responde a minha pergunta sff
 
A minha situação é a seguinte:

Tenho 2 pc's. Num tenho um ficheiro de 2Gb e tal para instalar o Vista. Como esse pc não tem gravador de DVD, não consigo passar a não ser com uma pen. Só que a minha pen é de apenas 512Mb. Percebeste a minha situação? Existem alguma forma de passar com estas condições?
 
A minha situação é a seguinte:

Tenho 2 pc's. Num tenho um ficheiro de 2Gb e tal para instalar o Vista. Como esse pc não tem gravador de DVD, não consigo passar a não ser com uma pen. Só que a minha pen é de apenas 512Mb. Percebeste a minha situação? Existem alguma forma de passar com estas condições?

pen de 4gs 20€, gravador de DVD 25€

agora faz a tua escolha :P

não tou a ver outro hipotese
 
A minha situação é a seguinte:

Tenho 2 pc's. Num tenho um ficheiro de 2Gb e tal para instalar o Vista. Como esse pc não tem gravador de DVD, não consigo passar a não ser com uma pen. Só que a minha pen é de apenas 512Mb. Percebeste a minha situação? Existem alguma forma de passar com estas condições?

Há programas que separam ficheiros. Podes separar o .iso em partes com o winrar, 7zip, ou outro programa qualquer(nem precisa ser um programa de compressão). Usa o google (split files ou files spliter free download)
Divides o iso em partes de 490 megas e passas aos poucos.
 
Tentei seguir o tutorial sugerido neste tópico para instalar o XP no meu Aspire One, mas não deu certo. A instalação parou num passo após a escolha da partição, dizendo que não conseguiu encontrar os arquivos de instalação do windows.

Por fim, encontrei um outro tutorial, que deu um pouco mais de trabalho, mas, seguindo à risca, funcionou. Segue o link:

http://desperatenerds.blogspot.com/2007/12/how-to-install-windows-xp-sp2-using.html

Como este tutorial considera que você já tem um pen drive de boot com o Gparted, utilizei as dicas do link abaixo:

http://jefferson-ryan.blogspot.com/2008/03/criando-pendrive-de-boot-com-gparted-no.html

Espero que ajude!
 
Na boa....

Funciona sem problema nenhum...

mt util para kem tem de instalar pcs todos os dias!!!

acabaram-se os cd's riscados...

THX...:009:
 
Funciona sem problema nenhum...

mt util para kem tem de instalar pcs todos os dias!!!

acabaram-se os cd's riscados...

THX...:009:

Não só os cd's riscados como aqueles cd's que têm utilidade durante 1 ano ou até menos e depois acabam por ir parar ao lixo... Excelente post, os meus parabéns :rolleyes:
 
Tenho um WD Passport Elite de 320gb, fiz uma unidade de 2gb em FAT16 no inicio do disco. Mas mesmo assim o programa PeToUSB não o reconhece =S
Existe alguma maneira para poder arrancar através deste Disco Rígido exterior, usando este método?!

EDIT: Acho que já consegui =)

Basta para isso criar uma unidade de 1900mb em FAT16 no inicio da unidade.
O resto do processo é igual ;)

EDIT2: Durante a o ecrã azul de instalação do windows,após formatar a unidade (D:) que é o meu disco local, diz que a unidade (C:) esta corrompida que é a unidade em FAT16 do HD Exterior que tem a instalação. As letras da HD Exterior ficarama (C:) e (E:) e o meu disco local ficou (D:).

Existe alguma forma de contornar o problema?!
 
Última edição:
nao recochece a pen

Estas definições são pré-configuradas, o necessário para começar é clicar em Start.
Uma vez o Format finalizado NÃO FECHAR A JANELA, deixar tudo como está e abrir uma janela com a linha de comandos através do seu menu iniciar (digite cmd na barra de pesquisa ou através da caixa executar, dependendo da versão do Windows.).


nao consigo passar esta parte pois o usb_prep8.cmd nao reconhece nenhuma das pen's que introduzi no USB

any sugestion???

brigado =)

abraços
 
Estas definições são pré-configuradas, o necessário para começar é clicar em Start.
Uma vez o Format finalizado NÃO FECHAR A JANELA, deixar tudo como está e abrir uma janela com a linha de comandos através do seu menu iniciar (digite cmd na barra de pesquisa ou através da caixa executar, dependendo da versão do Windows.).


nao consigo passar esta parte pois o usb_prep8.cmd nao reconhece nenhuma das pen's que introduzi no USB

any sugestion???

brigado =)

abraços

Pode ser mesmo da PEN drive em questão ou algum problema de software. Com as que experimentei funcionou lindamente.
 
A tua pen ñ pode ter mais de 1900mb, ou seja, não pode ser superior a 2gb.
Só podes ter apenas uma partição na PEN ou USB-HD.
Além disso terá que estar formatada em FAT16 e ser um dispositivo de armazenamento em massa,se tens estes requisitos a tua PEN funciona. ;)
 
Mais uma vez vos pergunto:

Porque estão voces a complicar o fácil?

para que usar 3rd party apps quando o proprio SO fornece ferramentas para o efeito?

Ora façam lá o seguinte:

Encaixem a pen. metam o DVD do SO ou montem-no numa drive virtual.Abram um cmd com previlégios:

diskpart

list disk
reconheçam a vossa pen pelo tamanho e tomem nota do ID do disco

select disk ID_pen

clean

create partition primary

select partition 1

assign

active

format fs=fat32

list volume
tomem nota da letra do novo volume criado

exit
com isto saem do diskpart e retornam ao cmd

xcopy LETRA_DVD:\ LETRA_PEN:\ /s

removam a pen

parabéns. têm agora uma pen do SO com boot

Não foi assim tão dificil foi? :rolleyes:
 
Agora, é necessário inserir as informações corretas para os números de 1-3.
Pressionar 1 e de seguida enter. Uma janela para navegação de pastas será aberta para se navegar para a localização da pasta do disco do Windows XP (CD-ROM com XP)
Pressionar 2 e de seguida enter. Introduzir uma letra de drive que não está actualmente atribuído a um disco no PC (exemplo T).
Pressione 3 e de seguida enter. Digite a letra da PEN USB.
Pressione 3 e de seguida enter. Iniciar o processo.

tens aqui um erro. o último passo é: "Pressione 4 e de seguida enter. Iniciar o processo."

experimentei os 2 e realmente vai dar o mesmo! mas o do kazuza é mais simples.

Obrigado aos 2!
 
Tenho um WD Passport Elite de 320gb, fiz uma unidade de 2gb em FAT16 no inicio do disco. Mas mesmo assim o programa PeToUSB não o reconhece =S
Existe alguma maneira para poder arrancar através deste Disco Rígido exterior, usando este método?!

EDIT: Acho que já consegui =)

Basta para isso criar uma unidade de 1900mb em FAT16 ...

Com o processo descrito acima, podes formatar a pen em fat32 com o tamanho que queiras ...

Ex: Tenho uma pen de 16Gb com boot para WinPE com os binários do Vista Retail (todas as versões x86 e x64) e Server 2008 X64 ...
 
Back
Topo