Duvida em maquina

McFreakens

Power Member
Boa noite, sou novato em fotografia e acho que este fórum tem bastante pessoal com elevado grau de conhecimento.

Como não percebo muito disto, queria pedir uma opinião. Depois de uma vasta pesquisa na Internet e ler informação sobre maquinas acabei por me decidir por uma reflex, a nikon d40, por vários motivos, entre eles a sensibilidade de imagem ser boa, ter uma boa relação preço/qualidade, entre outros motivos.

Durante as pesquisas que fui fazendo, apercebi-me que esta maquina, a sua lente original poderá não ser suficiente, sendo necessário adquirir uma nova lente para melhores resultados. Como pretendo utilizar para fotografia de arquitectura, pretendo adquirir uma lente grande angular. Gostava de saber uma lente razoável, para complementar esta maquina, e se esta maquina será uma boa escolha, uma vez que não quero gastar mais do que 400€.

Agradecia a vossa opinião
 
oi?
tilt shift é para simular miniaturas/maquetes...
se ele quer fotografar interiores, fachadas, edificios precisa realmente de uma UGA e luminosa

Tilt-shift é para evitar distorções causadas pelas perspectivas. Para evitar que os prédios pareçam "afunilar" ou que pareçam estar a cair tanto para trás como para a frente (dependendo da inclinação que dás à máquina).
Uma UGA, pelo contrário, vai acentuar e muito estas distorções o que para quem fotografe arquitectura não é de todo desejável.
 
sei que pode parecer de todo ignorante, mas a lente que vem na camara é de que tipo? e de que ordem de valores nessa nova lente estamos a falar, sem perder qualidade. Não queria gastar mais de 200€ futuramente na lente.
 
sei que pode parecer de todo ignorante, mas a lente que vem na camara é de que tipo? e de que ordem de valores nessa nova lente estamos a falar, sem perder qualidade. Não queria gastar mais de 200€ futuramente na lente.

A lente da máquina é um médio-zoom normal (18-55mm).

Uma lente tilt-shift provavelmente estamos a falar de mais de 1000€, mas não tenho a certeza.

Uma UGA, também não deverá ficar abaixo dos 400€.
 
Tilt-shift é para evitar distorções causadas pelas perspectivas. Para evitar que os prédios pareçam "afunilar" ou que pareçam estar a cair tanto para trás como para a frente (dependendo da inclinação que dás à máquina).
Uma UGA, pelo contrário, vai acentuar e muito estas distorções o que para quem fotografe arquitectura não é de todo desejável.

pelo que li e percebi o que a lente faz é rodar e mover-se paralelamente ao plano da imagem.
acaba por destacar mais uma parte da foto e desfocar o restante.
é usado especialmente para simular o efeito miniatura. vem inclusivamente um tut para photoshop sobre isso na "o mundo da fotografia digital"

com uma uga facilmente se "destorce" no photoshop
 
tilt_shift_photography4.jpg

252142355_69da455a41.jpg


parece-me tb que as imagens ficam mais sharp.
pelo menos é isto que eu entendo por tilt shift
 
1000€ epa isso vai mesmo muito alem das minhas espectativas para gastar numa nova lente...
Acabara por sair mais caro que a propria maquina. Sendo assim acho que acabarei por ficar com a lente original e daqui a mais uns tempos comprar uma nova lente.
Já agora como pretendo tirar fotos para trabalhar em photoshop, e de seguida aplicar em Paineis A1, a qualidade de fotografia da maquina aguenta com este formato de impressao sem distorcer a imagem ou perder qualidade?
 
A lente desloca-se paralelamente ao plano, roda e inclina. A função principal da lente é poderes fotografar um prédio todo sem teres obrigatoriamente que apontar a máquina para cima, ou fazer outro tipo de manobras que inevitavelmente causam distorções nos edifícios.

EDIT:

Aqui fica um esquema de como funciona a lente em comparação com uma lente normal:

semttulomy0.jpg


a) Apontar a máquina para cima faz com que as linhas verticais dos edifícios fiquem convergentes.
b) Manter a máquina direita faz com que só se apanhe a base do prédio.
c) Usando uma lente TS é possível manter a máquina direita, mas inclinar a lente para apanhar o prédio todo sem distorções.
 
Última edição:
1000€ epa isso vai mesmo muito alem das minhas espectativas para gastar numa nova lente...
Acabara por sair mais caro que a propria maquina. Sendo assim acho que acabarei por ficar com a lente original e daqui a mais uns tempos comprar uma nova lente.
Já agora como pretendo tirar fotos para trabalhar em photoshop, e de seguida aplicar em Paineis A1, a qualidade de fotografia da maquina aguenta com este formato de impressao sem distorcer a imagem ou perder qualidade?

acho que A1 é capaz de ser um pouco puxado.
tv seja melhor pensares em algo mais semi-pro e gastar algum dinheiro a mais
 
A lente desloca-se paralelamente ao plano, roda e inclina. A função principal da lente é poderes fotografar um prédio todo sem teres obrigatoriamente que apontar a máquina para cima, ou fazer outro tipo de manobras que inevitavelmente causam distorções nos edifícios.

inclina?

n estarás a confundir tilt shift
nikon-tilt-shift-lens.jpg


com lensbaby
00384_lensbabies_wideangle_lens.jpg
 
Nesse caso estaremos a falar de que valores? Será que a canon 350d é sufeciente ou terei que dar mesmo um salto na qualidade da maquina?
Fotos de arquitectura costumo ver em publicações, ja reparei que sao fotos que deixam o tempo de obturação maior, de modo a captar maior vivacidade de cores, ou sera isso engano meu?
A Nikon D40 nao consegue esse tipo de resultados?
 
Boas...
Pelo que andei a pesquisar a nikon tens lente especiais para arquitecturamas o preço destas são um bocado ao puxado-te as que eu vi andavas por volta dos 1700€ é bastante dinheiro para uma pessoa gastar numa lente, mas se fizer da arquitectura o seu trabalho acho que é melhor reconsiderar porque no fiz de contas são boas lentes.
Cumprimentos;
Marco Pinho
 
a canon é 40D
essa máquina acredito que tenha melhores hipoteses de fazer A1 sem perder mt qualidade. no entanto tb vais precisar de lentes de qualidade.

aconselho-te a procurar uma 30d usada que devem andar pelos 600€ e uma tamron 17-50 f/2.8 que deverá ser suficiente para 85% das situações
 
ok, obrigado pela ajuda, ja me esclareceram em muitas coisas.
só mais uma duvida, entao qual o campo de aplicação de uma grande angular? esta nao deveria de aumentar o campo de visao da imagem?
 
ok, obrigado pela ajuda, ja me esclareceram em muitas coisas.
só mais uma duvida, entao qual o campo de aplicação de uma grande angular? esta nao deveria de aumentar o campo de visao da imagem?

E aumenta. Bastante mesmo. Mas quanto maior for a grande angular, maior é a distorção causada pela lente. Ou seja, se apontas uma grande angular ligeiramente para cima ou para baixo os edifícios ficam bastante distorcidos.
 
Back
Topo