Ajuda na escolha de máquina

Status
Fechado a novas mensagens.

HaLf-LiFe

Power Member
Boas!!

Estou a pensar comprar uma máquina dentro de pouco tempo, mas o meu orçamento não é dos maiores.. e gostava de saber a vossa opinião. o orçamento é de 200€ a 250€ (vida de estudante) e agora em termos de qualidade para este preço, que marca aconselham, que características devo ter mais atenção e dar maior importância? O que pretendo é uam máquina versátil mas boa no particular também, ou seja, uma máquina que tire boas fotoso consideradas habituais como momentos, pessoas, paisagens, etc. mas aprecio muito macros, queria tirar umas boas macros, tenho um aquário e para quem também tem deve saber a dificuldade que é fotografá-lo e apanhar os peixes em movimento com boa qualidade.. eu quero poder fazer isso também..tirar boas macros aos bichos mesmo em movimento ( não sei como fazê-lo também.. mas..) por agora o que queria era uma ajudinha na escolha de uma boa máquina!

Deixo aqui a lista das possibilidades (não muitas porque cá não há grande variedade...):

Nikon coolpix L14, L16 e L18
Sony DSC W120B
Sony DSC W130B
Sony DSC W150N
Sony DSC W170N
Sony DSC H10B
Olympus FE-340B
Canon Powershot A550
Canon Powershot A720 IS
Canon Powershot SX100 IS

Estive a ver reviews no www.dpreview.com , mas como não estou muito dentro do assunto nem todos os valores me dizem alguma coisa, não sei bem que escolher.. pelo que vejo no que umas são boas/más as outras são más/boas, ou seja, nunca há uma que tenha tudo bom.. Agora pedia era uma ajudinha aos mais entendidos se me pudessem indicar a que fosse melhorzinha para o que pretendo..

Deste já obrigado pela atenção!

Abraços!!
 
Bem, começa por te mentalizar no seguinte: Nenhuma dessas máquinas vai fazer macros aos bichinhos, porque vais ter que estar tão perto que eles fogem. Também nenhuma delas vai fotografar os teus peixinhos, a menos que metas o aquário ao pé de uma janela com boa luz ou então lhes dês uma flashada. :p

Posto isto, no meio dessa lista, há uma resposta óbvia que terias descoberto lendo apenas algumas páginas aqui do fórum. É que isto da malta andar todos os dias feitos papagaios, tem que se lhe diga.
 
Boas!!

Antes de mais peço desculpa se fui inconveniente ao criar este topic, mas estou a entrar com este login de um amigo meu porque não estou registado aqui no fórum, portanto não costumo cá vir (aliás nunca cá vim antes..), como apenas tenho a dúvida de que máquina escolher não me dei ao trabalho de registar.

Posto isto vou tentar responder ao questionário que criaram da melhor maneira que souber..espero que ajude..sei que o orçamento é baixo e que as hipóteses não são muitas mas uma delas será um pouco melhor certamente.. aliás já tirei algumas macros com qualidade com uma Sony DSC-P150 dos meus pais..claro que em 100 tentativas arranco 1 boa..


1) Qual o orçamento?

200€ a 250€ com alguma sorte puxo para os 300€..


2) Que tipo de máquina queres?

não sei, mas compacta ou superzoom/bridge parece-me bem porque ultra compacta deve ser mais fraca e SLR muito alta para o orçamento..


3) Qual será a utilização?

Macros, paisagens, aquário, fotos normais de pessoas, momentos,etc.


4) Preferes alguma marca?

Sony, Canon, Nikon.(por ordem decrescente)


5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Talvez loja física por ser mais fácil (julgo que a ***** não envia para as ilhas, não conheço outras de confiança..), agora estou nos Açores, ilha de São Miguel.


6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

não sei, mas uma boa lente, relação preço/qualidade..que tenha uma velocidade de obturação rápida, uma vez que também quero tentar apanhar peixes no aquário a se mexer..


7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?

tripé tenho, cartão certamente que vou ter de comprar um porque não deve vir com a máquina e talvez uma bolsa..


8) Pilhas ou bateria?

aqui ainda tenho dúvidas, já me disseram que pilhas é um NÃO! porque "queimam" num instante, não duram tempo nenhum, portanto julgo que bateria seja melhor opção, no entanto não sou grande entendido no assunto, que acham?


Agradeço a vossa ajuda porque estou mesmo "às aranhas" não sei que escolher..e peço desculpa se estou a ser repetitivo com este topic, mas como disse nunca cá vim ao fórum ..

Abraços!
 
Não é preciso seres user habitual para veres que há uns tópicos em sticky que dizem "LER!!!" ou "Recomendações".

Em relação à tua duvida, nem tão pouco precisavas do formulário. Tens uma montanha de tópicos que te dão a resposta de caras.

A720IS, ou SX100IS se quiseres um pouco mais zoom (a qualidade da lente é ligeiramente pior por causa do zoom).
 
sony não é de todo uma boa marca em máquinas, mt menos para o que pretendes. a nikon nas compactas tb n prima pela categoria. apesar de ter boas máquinas são algo lentas, o que para o que pretendes para os peixes as exclui dd logo.

isso deixa-nos com a canon.
assim sendo recomendo-te a A650. 265€ na *****, mas que julgo valer bem a pena.
tem estabilizador optico, sensor grande que te vai permitir subir o iso com um pouco mais de segurança e uma lente bastante boa

é a pilhas, mas diz-se por ai que agora as máquinas fazem uma melhor gestão da energia, acabando por durar até 300 disparos com umas boas pilhas de 2700ma

qt ao cartão compras um SD de 1gb por 7€ em quase td o lado

edit: como alternativa tens a predecessora que é a A630, camera tb com uma excelente qualidade
http://www.*****.pt/precos/produtos.php?catalogo=3&Prod_ID=21184&m_ordem=1&dmp=
 
Última edição:
assim sendo recomendo-te a A650. 265€ na *****, mas que julgo valer bem a pena.
tem estabilizador optico, sensor grande que te vai permitir subir o iso com um pouco mais de segurança e uma lente bastante boa

é a pilhas, mas diz-se por ai que agora as máquinas fazem uma melhor gestão da energia, acabando por durar até 300 disparos com umas boas pilhas de 2700ma

Sem dúvida. A A650IS por esse preço é do melhor que há.

Em relação às pilhas, por experiência da minha máquina, 2700mAh é o suficiente até para mais que o dobro disso. A A650IS não deve ser muito diferente nesse aspecto.
 
edit: como alternativa tens a predecessora que é a A630, camera tb com uma excelente qualidade
http://www.*****.pt/precos/produtos.php?catalogo=3&Prod_ID=21184&m_ordem=1&dmp=

Fora o zoom extra (só tem 4x) e o estabilizador óptico (que faz falta!) a A630 em termos de relação MP/sensor até émelhor dado que tem apenas (!) 8 MP num sensor igualmente "grande".

A titulo de informação está (estava!) a cerca de 170€ na ***** e a A640 a 200€ na *****.
 
Boas!

Surgiu uma outra opção Sony DSC H50, que acham desta máquina? alguém a tem/usa? tem na ***** a 295eur, será uma boa compra? já sei que disseram que Sony não presta..mas continuo a dizer que sempre usei uma compacta dos meus pais e dava para safar, e não sou nenhum profissional nem estou ao vosso nível, apenas queria um pouco de qualidade..julgo não compensar uma SLR..nem posso dar mais de 300euros..o que acham? (prálem de "este gajo é um nabo em fotografia"..lolol)

Abraços!!
 
Se já disseram que Sony não presta, vens perguntar isso? Mesmo depois de já te terem dado N boas opções? Se contentas com o "safar", então é um bocado irrelevante o pessoal fazer recomendações.
 
Seja para "safar" ou mais do que para "safar" tens melhores e mais baratas opções até 300€...ou com um bocadinho de esforço até 200€!

Que fixação pelas Sony...eu vou propor que quando chegar aqui alguém a dizer que não quer Sony ou que acha a Canon A720 normal, se deite um foguete!!!
 
Última edição:
Boas!

Surgiu uma outra opção Sony DSC H50, que acham desta máquina? alguém a tem/usa? tem na ***** a 295eur, será uma boa compra? já sei que disseram que Sony não presta..mas continuo a dizer que sempre usei uma compacta dos meus pais e dava para safar, e não sou nenhum profissional nem estou ao vosso nível, apenas queria um pouco de qualidade..julgo não compensar uma SLR..nem posso dar mais de 300euros..o que acham? (prálem de "este gajo é um nabo em fotografia"..lolol)

Abraços!!

mas tb ninguem te recomendou uma slr nem máquinas acima dos 300€
recomendei-te uma máquina de 265€ e o Rui uma de 200€ e agr vens praqui perguntar se uma máquina de 295€ dá pra "safar"?
 
Boas!!

Antes de mais peço desculpa se fui inconveniente ao criar este topic, mas estou a entrar com este login de um amigo meu porque não estou registado aqui no fórum, portanto não costumo cá vir (aliás nunca cá vim antes..), como apenas tenho a dúvida de que máquina escolher não me dei ao trabalho de registar.

Posto isto vou tentar responder ao questionário que criaram da melhor maneira que souber..espero que ajude..sei que o orçamento é baixo e que as hipóteses não são muitas mas uma delas será um pouco melhor certamente.. aliás já tirei algumas macros com qualidade com uma Sony DSC-P150 dos meus pais..claro que em 100 tentativas arranco 1 boa..


1) Qual o orçamento?

200€ a 250€ com alguma sorte puxo para os 300€..


2) Que tipo de máquina queres?

não sei, mas compacta ou superzoom/bridge parece-me bem porque ultra compacta deve ser mais fraca e SLR muito alta para o orçamento..


3) Qual será a utilização?

Macros, paisagens, aquário, fotos normais de pessoas, momentos,etc.


4) Preferes alguma marca?

Sony, Canon, Nikon.(por ordem decrescente)


5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Talvez loja física por ser mais fácil (julgo que a ***** não envia para as ilhas, não conheço outras de confiança..), agora estou nos Açores, ilha de São Miguel.


6) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?

não sei, mas uma boa lente, relação preço/qualidade..que tenha uma velocidade de obturação rápida, uma vez que também quero tentar apanhar peixes no aquário a se mexer..


7) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?

tripé tenho, cartão certamente que vou ter de comprar um porque não deve vir com a máquina e talvez uma bolsa..


8) Pilhas ou bateria?

aqui ainda tenho dúvidas, já me disseram que pilhas é um NÃO! porque "queimam" num instante, não duram tempo nenhum, portanto julgo que bateria seja melhor opção, no entanto não sou grande entendido no assunto, que acham?


Agradeço a vossa ajuda porque estou mesmo "às aranhas" não sei que escolher..e peço desculpa se estou a ser repetitivo com este topic, mas como disse nunca cá vim ao fórum ..

Abraços!



5) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Talvez loja física por ser mais fácil (julgo que a ***** não envia para as ilhas, não conheço outras de confiança..), agora estou nos Açores, ilha de São Miguel

por acaso ate envia....a minha veio de aviao... :lol:
 
Só por curiosidade e um pouco off topic:

A A630 é superior a A720?


E agora para responder ao tópico:

Se arranjares a A720is por menos de 190€, fazes uma compra 5 estrelas. É um brinquedo que tira fotos excelentes.
 
Isto é muitos fanboys!

Vai pela sony eu comprei e gostei!

Não digas disparates, ok? Eu também conheço imensas pessoas que adoram as suas Sony, o que não quer dizer que as máquinas sejam alguma coisa de jeito, muito menos melhores que a concorrência.
Isso são comentários típicos de quem, ou não tem termo de comparação, ou não sabe analisar as imagens, logo ficam satisfeitos com a Sony, da mesma forma que ficariam satisfeitos com qualquer outra.
 
E mais... A Sony é mais cara do que as que te propuseram. Para quem puxava para os 300€ "com alguma sorte" estás a perder tempo e dinheiro. Se tens entre 200€ e 250€ vai buscar uma das duas que te recomendaram. Se mesmo assim estás disposto a ir aos 300€, um cartão de memória, 4 pilhas recarregáveis 2500-2700mah com um carregador rápido e eventualmente portes de envio levam-te até lá sem problemas e talvez os ultrapassem (no caso da A650).

Em compensação, se fores pela Sony podes já colocar mais 50€ de lado se quiseres uma bateria extra (para teres uma autonomia na mesma proporção de 4 pilhas recarregáveis) e se fizeres questão, mais 25€ para um carregador mais rápido, que a Sony vende paralelamente ao que inclui na embalagem da H50, para que não digam que a Sony não é amiga. Depois tens ainda a questão do cartão de memória... Quando o afonso dias falou em 7€ por um cartão, referiu-se aos SD, não aos MS da Sony. Aí não sei se farás a festa com o dobro.

Para finalizar, tens ainda a questão da portabilidade, que não sei se conta para ti. Mas ao passo que com as outras duas câmaras podes andar com elas para todo o lado num bolso mais generoso (que não precisa de ser daquelas calças que mais parecem saias, basta que não sejam justas ao corpo...) com essa Sony talvez precises de uma bolsa indicada para o efeito. Claro que a Sony também as tem à venda para manter o cliente satisfeito.

Pensa bem, porque se uma das limitações é o dinheiro, para teres o mesmo tipo de equipamento na Sony talvez tenhas que gastar perto de 100€ em cima dos 295€ e já não falamos em igualar a qualidade porque isso já te disseram que não farás. No entanto, se é só mesmo para "safar" nem precisas de chegar aos 200€...

Boas compras.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo