Guia [Photoshop]O derradeiro tutorial!

ThePirate

What is folding?
eMushroom disse:
Como não tenho visto nada relativo nesta comunidade, ao Photoshop, decidi começar uma pequena "onda" de pequenos e simples tutorias relativos a Photoshop.
Não copiei este tutorial de lado nenhum, eu próprio o criei, para o postar aqui na techzone.
Este é o primeiro de muitos trabalhos que serão criados por mim.
Se por acaso virem alguma falha, seja no Tutorial ou até mesmo apenas a nível ortográfico, avisem-me.

:: Resources ::
Dafont - Excelente site com fontes de vários tipos.
Good Tutorials - Excelente site de tutoriais (Sugestão feita por Monstro)
DeviantART - O DeviantART é provavelmente a MAIOR comunidade de Design e Artes. Este site está cheio de resources, brushes, pattern packs, tutoriais...
ImageShack - Site para hosting de imagens, envia os teus trabalhos, e o site generará um código com a tua imagem, para a poderes disponibilizar na Internet.
Google - O melhor amigo do Homem. :D

Neste tutorial vou passar a explicar as "bases" do photoshop.
Espero que gostem, aliás, este tutorial é o primeiro que vejo do género, em português.

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Source: Wikipedia
O Adobe Photoshop é um software pago, é possível experimentar o programa durante 30 dias gratuitamente. Quando o prazo termina é necessário adquirir o aplicativo.
Podem fazer o download no site oficial Adobe - Adobe Photoshop CS3.


:: Barra De Ferramentas & Ferramentas ::
Na barra de ferramentas encontramos os items mais importantes para realizarmos as nossas operações.
1-1.png


1-2.png
Move Tool - Ferramenta utilizada para mover objectos.

2-1.png
Rectangular Marquee Tool - Ferramenta utilizada para seleccionar objectos.

4-1.png
Magic Wand Tool - Ferramenta utilizada para seleccionar objectos de maneira automática.

3-1.png
Polygonal Lasso Tool - Ferramenta de selecção corrente (Poligonal).

5-1.png
Crop Tool - Ferramenta utilizada para fazer adereços de um determinado objecto.

6-1.png
Slice Tool - Ferramenta utilizada para marcar uma linha de corte na imagem.

7-1.png
Spot Healing Brush Tool - Ferramenta utilizada para "desfocar" um objecto seleccionado.

8-1.png
Brush Tool - Ferramenta de pincel, usada para desenhar, como se fosse uma caneta.

9-1.png
Stamp Tool - Ferramenta para criar "selos", ou seja, selecciona o objecto e recria-o de maneira equivalente.

10-1.png
History Brush Tool - Para re-editar brushes que ja estão realizadas.

11.png
Eraser Tool - Borracha, para apagar objectos.

12.png
Gradient Tool - Ferramenta de Gradientes, para criar um gradiente, aumentar ou diminuir, passar de uma cor para outra.

13.png
Blur Tool - Para desfocar o objecto seleccionado

14.png
Dodge Tool - Serve para descolorar o objecto.

15.png
Pen Tool - Ferramenta para criar objectos de varias formas.

16.png
Text Tool - Ferramenta para criar texto.

17.png
Path Selection Tool - Para seleccionar os "caminhos" de um objecto, funciona com Pen Tool.

18.png
Rectangle Tool - Serve para fazer rectangulos com cor no interior.

19.png
Notes Tool - Para criar uma nota, numa determinada localização.

20.png
Eyedropper Tool - Ferramenta utilizada para "sugar" uma cor, ou seja, copia a cor.

21.png
Hand Tool - Ferramenta de mão (para arrastar layers... etc).

22.png
Zoom Tool - Serve para fazer Zoom na imagem.


:: Blending Options (Edição de um Layer) ::
2-2.png

As Blending options é onde se realiza todas as alterações e modificações.


Drop Shadow:
Cria uma sombra por detrás do layer.



Inner Shadow:
Cria uma sombra dentro do layer.



Outer Glow:
Cria um brilho em volta do layer.



Inner Glow:
Cria um brilho no interior do layer.



Bevel and Emboss:
Cria uma certa grossura no layer, como se fosse 3D.



Bevel and Emboss/Contour:
Modifica o tipo da grossura do layer.



Bevel and Emboss/Texture:
Cria uma textura com a grossura.



Satin:
Cria uma forma no interior do layer.



Color Overlay:
Modifica a cor do layer, ficando por cima da cor original.



Gradient Overlay:
Cria um gradiente de cor por cima da cor original.



Pattern Overlay:
Cria uma textura por cima do layer.



Stroke:
Cria um rebordo no layer, muito utilizado nos layers de texto.


:: Interface dos Layers ::
3-2.png


Legenda:
1 - Juntar 2 Ou mais layers num só.
2 - Mudar rapidamente o estilo do layer (Blending Options)
3 - Adicionar uma forma (Shape)
4 - Ajustar o layer (Cor, hue & saturation, etc.)
5 - Criar uma pasta (è possivel separar layers por pastas, de modo a obter maior organização)
6 - Criar um novo layer em branco.
7 - Apagar o layer seleccionado.
8 - Bloquear os pixeis transparentes.
9 - Bloquear os pixeis da imagem.
10 - Bloquear posição do layer.
11 - Bloquear o layer (Impede de apagar/alterar o layer)
12 - Opacidade do layer, quanto menor for a opacidade, maior é a transparência do layer.
13 - Preenchimento do layer.
14 - Alterar a definição geral do layer.






Tutorial ainda em desenvolvimento.
:: Queria agradecer ao Marco André,o primeiro colaborador que me incentivou a continuar com esta iniciativa.
:: Qualquer dúvida, sugestão, e opinião,è por favor postem nesta thread. Se for algo mais pessoal por favor enviem-me uma Private Mesage.
:: È favor deixar o feedback, é horrível passar 3h a fazer um tutorial para esta comunidade, depois ter cerca de 300 views e apenas 2 replys ao meu trabalho.


Melhores cumprimentos.
 
Última edição:
:: Edição básica de texto ::
Vamos começar o primeiro Sub-tutorial, comecem por criar um novo projecto, tamanho de 350x100 pixeis.
Vamos por em pratica as blending options :D
Criem um novo layer de texto, eu por exemplo escrevi "Techzone".
1.png



Depois vão a "Blending Options"...
2.png



Já em Blending options, seleccionem a caixa "Gradient Overlay"



Agora, vamos mudar algumas defenições...
Cliquem no espectro que vai de preto a branco, como mostra a imgagem de exemplo:




Escolham as cores, comecem de uma cor mais clara, para uma cor mais escura.



Cliquem ok, agora cliquem no separador "Stroke", e escolham as seguintes opções.

Ou seja
Size: "1"
Position: "Outside"
Blend Mode: "Normal"
Opacity: "59%"
Fill Type: "Color"
Color: "Cor preta :D"

Cliquem na caixa "Drop Shadow". Depois cliquem "Ok"


O vosso resultado será algo do género:



Obrigado por me acompanharem neste projecto!
Melhores cumprimentos!
 
Última edição:

::
Frequently Asked Questions - FAQ ::


Question
Posso experimentar o photoshop?
Answer: Sim, existe um trial de 30 dias que pode ser obtido no website oficial da Adobe, Adobe - Adobe Photoshop CS3.

Question: Acabou o trial, o que faço?
Answer: Após o trial de 30 dias expirar, deves comprar o software online, ou numa loja perto de ti.

Question: O que quer dizer a palavra "layer"?
Answer: A palavra "layer" significa camada, ou seja, no photoshop um layer é como uma folha transparente com um desenho, depois, podemos por outra folha transparente e desenhar por cima, o desenho final estaria separado em duas folhas, uma por cima da outra.

Question:
O que é uma "Brush"?
Answer: Uma brush é uma "escova", é um objecto predefinido, para desenhar na imagem como se fosse uma lápis, esse objecto pode ser adquirido na Internet. Existem brushes de muitas formas e tamanhos diferentes.

Question: O que é um "Pattern"?
Answer: Um pattern é mais ou menos um mosaico, é uma imagem que se repete como um padrão. Também podem ser adquiridos na internet.

Question: Após terminar o trabalho, em que formato gravo?
Answer: O photoshop dispõe de um tipo de ficheiro chamado PSD, que é um formato em que pode ser re-editado de novo no photoshop, como se fosse um template. Eu aconcelho a gravar em PNG, é um formato de relativamente boa qualidade, e que também use a transparência, ou seja, funciona como um GIF.

Question: Não percebi um determinado passo/explicação no tutorial, o que faço?
Answer: Posta aqui mesmo a tua duvida, eu ou outro qualquer membro pode te ajudar no teu problema.

Question: Preciso de ajuda no Photoshop a um nivel mais pessoal, como te contacto?
Answer: Para me contactar basta enviar uma Private Mesage, ou podem me contactar por email ([email protected]).


Update Log:

Dia 28/07/2008 - Criação da main thread.
Dia 29/07/2008 - Correcção de alguns erros
Dia 30/07/2008 - Criação do FAQ
Dia 30/07/2008 - Criação do guia "Edição básica de texto"
 
Última edição:
Como já te tinha dito, este não foi um esforço em vão, foi um GRANDE ESFORÇO que explica tim tim por tim tim muita coisa que eu nunca soube!

Parabéns, pois bem os mereces :)

continua assim ;)

cumps
 
Parabens pela thread!

Por onde pensas começar agora?

sugestão: Que tal começar a aplicar pequenos efeitos em texto através das blending options? assim o pessoal ficava a conhecer a caixa das blendig options mas já na pratica.

Para quem se está a iniciar(e n só) e n percebe mts promenores tecnicos que sao utilizados em ingles na maioria dos sites tem aqui este em portugues mt bom - www.webtutoriais.com
 
Última edição:
Vou estar atento.

Como aficionado no mundo dos PC´s, é das poucas coisas, que posso dizer que sou ignorante.

Força nisso!:x2:
 
Para quem começou á Pouco Tempo é muito útil :D
Exprimentem é fazer Signatures/WallPapers,Etc...
Ai é que vão ficar colados a PS.

Tira-lhe um "l" :D

btw...gostei de como o apresentas-te!

Agora quero ver a prática

;)

continua

Obrigado, mas acho que ainda tenho de explicar as blending options e mais algumas coisas antes de começar a explicar como se fazem wallpapers :D

Obrigado rena. Hoje vou postar mais coisas, quero ver se sou promovido a sticky :D
 
Muito boa iniciativa.
O tutorial está a ficar muito bom, continua o bom trabalho.

Com já te disse, se precisares de ajuda em alguma cena, não hesites. ;)
 
Back
Topo