Diferenças entre Asus P5Q DELUXE e Asus P5Q-E

_cowboy_

Power Member
Boas pessoal, ando a ver bem as caracteristicas das boards para comprar uma e reparei que as caracteristicas das 2 board (P5Q DELUXE E P5Q-E) sao identicas.

As unicas diferenças que vi foram:
A P5Q DELUXE , dá para ligar no máximo 10 portas USB 2.0 e a P5Q-E suporta no máximo 12 portas USB 2.0.
A P5Q DELUXE é de 16 phases e a P5Q-E é de 8 phases.

E a ultima diferença é no preço, a P5Q DELUXE custa 165€ enquanto a P5Q-E custa 130.5€. (preços *****.net)

Para os preços serem diferentes tem que haver uma boa diferença entre as 2, que eu n sei qual é?

Alguem me pode dizer qual a importancia das phases nas motherboards?

Cumps
 
Boas

Os ditos "phases" são os componentes que regulam a voltagem que é fornecida ao CPU.

Portanto o que eu entendo de ter mais é que a voltagem vai ser mais linear, com menos quebras...portanto, mais estável.
É mais em especial para Overclock, o que não quer dizer que não seja bom para uso comum também, pois deve aumentar o desempenho energético e a duração do CPU.

Cumps ;)
 
Para quem n quer usar crossfire P5Q das normais chega, mas n tou a ver pk estas duas motherboards possuem uma diferença no preço.

34,5€ de diferença nos preços das duas é significativo, será que é por ter mais 8 phases?
 
tb tens o SSD gate express e mais umas tretas, eu achei que nao compensava

a alimentaçao de 8 fases da P5Q-E é bastante boa, é mais "refinada" do que a P5Q e P5Q-PRO, por exemplo

digo isto porque tendo todas 8 fases, a P5Q-E tem mais mosfets e condensadores à volta do socket

sinceramente acho, até alguem me provar o contrario, que a alimentaçao de 16 fases nao tem nehuma vantagem siginificativa sobre a de 8 fases da P5Q-E
 
permite correr o Gate express a partir de um SDD(e outros media do genero, suponho)
o Gate express é um mini sistema operativo, que arranca bastante depressa(dizem eles), e contem browser, messenger e mais umas tretas

na P5Q-E o gate express só funciona se for instalado no disco rigido, e os discos tem de estar em IDE mode. como tenho raid nem sequer tentei

porreiro era o gate express vir onboard, numa rom, aí é que tinha verdadeiramente interesse
 
:lol: eu até pensava que isso do gate express vinha instalado na propria motherboard, isso assim, ser instalado no disco é mais uma partiçao no disco, bah.

Mas tb o gate express n é uma coisa mto importante.
 
acho que nao é preciso partição. pelo que andei a ver no manual acho que diziam para instalar no C:, como se de um programa se tratasse
 
para já parece, mas ainda nao tive hipotese de testar isto a sério
mas pelo menos 500FSB rock stable faz com voltagens da board todas no "minimo"(aka 1º valor a seguir ao minimo)

o meu E6600 tem fsb wall a partir dos 500, tenho tb um E7200 que faz pelo menos 550 mas ainda nao consegui monta-lo pois tá sem IHS e nao faz contacto com a base do bloco

e tb quando passei da P5K-E para a P5Q-E nao montei o bloco de agua no *****, por causa da furação ser diferente(ainda nao tive hipotese de fazer uma retençao nova), e nao acho boa ideia ter isto 24/7 a ar @ FSB 500
 
Back
Topo