[Tutorial] Partilhar ligação internet via Airport (Leopard)

fEiO

Banido
Na sequência de um post em "Dúvidas e Suporte Técnico", elaborei um pequeno e simples tutorial de como partilhar a internet dos vossos macs via Airport, muito útil para quem não tem router wireless e pretende usufruir da ligação de internet através de outro dispositivo, no caso do post em questão o dispositivo era um iPhone.

Segue-se então o post por mim colocado no respectivo tópico para que tenha melhor identificação e seja fácil encontrá-lo quando usado o "search" do forum.





A noite até correu bem e estou de bom humor, por isso dei-me ao trabalho de uma explicação passo a passo.

Então vamos começar por ir às System Preferences.



Network.



Depois vamos fazer o mesmo processo quer para o Airport quer para Ethernet.

Ir ao menu Advanced.



Separador tcp/ip, e colocar como está descrito na imagem.



Em seguida ir ao separador DNS e colocar os DNS servers do respectivo ISP
Nota: Os DNS da imagem são os DNS da clix.



P.S.: Não esquecer que era para fazer em ambos o Airport e Ethernet da mesma forma.



Agora vamos voltar às System Preferences, onde encontrarão o menu Sharing.



Entrar e ir ao menu Internet Sharing e colocar como descrito na imagem.



De seguida ir ao menu Airport Options.



Dentro desse menu irão dar um nome à vossa rede wireless, assim como atribuir ou não uma password encriptada.


(Favor não copiar o nome da minha rede wireless :P)

Ao fazerem "Ok" serão novamente direccionados para o menu Internet Sharing, menu esse no qual colocarão um visto como descrito na imagem.



Ao colocarem o visto irá aparecer uma caixa de diálogo a perguntar se têm a certeza que pretendem ligar o Internet Sharing, na qual irão clickar em "Start".







E pronto, está feito. Agora poderão confirmar no ícone do Airport da menu bar em como estão ligados à rede por vós criada.



Rede essa que está a partilhar os recursos da internet para qualquer dispositivo que liguem a ela, estando assim o vosso mac a funcionar como um ponto de acesso wireless.

Agora é só ir aos vossos dispositivos e ligarem a esta rede.


Nota2: Este tutorial é para quem tem modem/router por ligação de rede ethernet. Se houver alguém que tenha modem usb, o conceito será o mesmo, apenas no Internet Sharing será partilhado apartir usb e não de Ethernet, e não haverá necessidade de configurar a ethernet no menu network.

P.S.2.: Não fiz referência aos "click ok" nem "click apply" pois acho que tal não seja justificativo, devem saber bem que têm que o fazer. ;)
 
oi pessoal, já tentei fazer tudo passo a passo e não me funciona, alguem que me ajude uma vez que preciso mesmo de partilhar a net, o meu mac ta ligado directamente ao modem speedtouch 516 e o isp é o da sapo.
obrigado pela ajuda que venha
 
oi pessoal, já tentei fazer tudo passo a passo e não me funciona, alguem que me ajude uma vez que preciso mesmo de partilhar a net, o meu mac ta ligado directamente ao modem speedtouch 516 e o isp é o da sapo.
obrigado pela ajuda que venha

Se fizeste tudo passo a passo tem obrigatoriamente de dar, a única forma de não dar é teres feito algo mal, sugiro que sigas do começo e faças de novo.
De ter em atenção que os DNS aí usados são os da clix, para o teu ISP, sapo, deverás usar os seguintes.

212.55.154.174
212.55.154.190
 
lol então de eu ter descuberto a fazer isto por mim é que fazem um tutorial... Está mal!}>
Pronto mas agora a sério posso confirmar-vos que funciona com ipod touch e psp, mas não funciona de maneira nenhuma com ps3
 
Última edição:
lol então de eu ter descuberto a fazer isto por mim é que fazem um tutorial... Está mal!}>
Pronto mas agora a sério posso confirmar-vos que funciona com ipod touch e psp, mas não funciona de maneira nenhuma com ps3

Se fores a ver a data, já cá anda há alguns dias. Use search. :)
Quanto a dar na PS3, tem, obrigatoriamente de dar para todo e qualquer dispositivo que suporte as normas b/g, sugiro que vejas se não será nada na PS3 ou se esta não estará fora do alcance da rede do mac.
 
ou seja uma maneira pratica de criar um AP, embora seja dispendioso visto que o Mac tem de estar sempre ligado e hj em dia ja se vendem routers bem baratos, salvo erro ja o 10.3 dava para fazer o mesmo. MACOS rulezzz :009:
 
Back
Topo