Servidor Lan\Web

yelloboy

Banido
boas, eu tenho um servidor em casa que serve para sacar coisas da web, guardar trabalhos e claro fazer de server FTP para os restantes computadores que estão em LAN. Eu queria usar Linux nele uma vez que estou enjoado de Windows XP. O problema é que não sei qual Linux é que se enquadra melhor para as minhas necessidades uma vez que lido pouco com linux, não sei se funcionaria bem com outros computadores que utilizam Windows XP e Vista. Nem sei que aplicações deva depois instalar.

Espero que me ajudem.
 
"Qualquer um" é uma boa resposta, mesmo não sabendo as specs do PC (mas se corre o XP não há de ser um chasso com 10 anos).
No entanto, aconselharia Debian Stable via netinstall. Consegue um bom equilibrio entre facilidade, leveza e estabilidade.

Depois, tens que ter em conta uma série de coisas. Se queres ou não ter Ambiente Gráfico (e se quiseres, é apostar numa coisa mais leve tipo XFCE ou um *box qualquer), que programas queres, etc..
 
"Qualquer um" é uma boa resposta, mesmo não sabendo as specs do PC (mas se corre o XP não há de ser um chasso com 10 anos).
No entanto, aconselharia Debian Stable via netinstall. Consegue um bom equilibrio entre facilidade, leveza e estabilidade.

Depois, tens que ter em conta uma série de coisas. Se queres ou não ter Ambiente Gráfico (e se quiseres, é apostar numa coisa mais leve tipo XFCE ou um *box qualquer), que programas queres, etc..



Em principio vou optar por essa distribuição de linux mas a minha pergunta como é que o instalo ? Parece-me ser um bocado complicado para um iniciado.

Programas que vou usar é basicamente para :

- TOrrents
- Servidor FTP lan
- Emule
- Guardar ficheiros dos computadores da Lan

Depois quero aceder remotamente ao servidor não sei como é que vou fazer através do Windows vista para linux, existe algum programa específico para isso ?
 
Back
Topo