[Dúvidas] Samba - Partilha entre Windows e Linux

msdevweb

Power Member
Boas, depois de matar a cabeça com tentativas de soluções, reconfigurações do 0, alguns hack's ao vista e umas boas horas de volta do samba e do windows decidi esfriar a cabeça e contar com ajuda de alguém que ja tenha passado por este sacrificio.

Resumo:

De um lado tenho o servidor em linux (openSuse) como servidor de email, dhcp, gateway, etc etc...e samba file sharing.

De outro lado tinha a rede antiga com desktops xp, e tudo funcionava.
Aqui começam os motivos deste quebra cabeças:

Agora desse mesmo lado, tenho um renovação de material, quem vem tudo por defeito com o Vista home edition.

Lá fui eu fazer as configurações das maquinas novas, e por estranho que pareça tudo está a funcionar com meia duzia de passos, excepto o serviço de partilha de ficheiros. (samba)

depois de pesquisar um pouco pelos meandros da microsoft e do seu novo sistema operativo, reparei que o sistema de autenticação mudou para NTLMv2, o já existente à muito sistema de encriptação de 128bits. Ora, tive que fazer umas alterações ao samba para aceitar autenticação NTLMv2 que por defeito vêm desactivada.

Ora, supostamente isto deveria chegar para colocar o belo do vista a funcionar com o samba, mas aí é que começaram as dores de cabeça. nada aparecia na minha rede (windows), nem servidor nem os devidos serviços associados tais como impressão. Depois de mais umas horas de pesquisa descobri que a solução que coloquei em pratica tem uma segunda solução associada que é a alteração do tipo de autenticação que o vista faz, ou seja, tentei forçar o vista para autenticar/encriptar as passwords e usernames em sistema LM & NTLM, usando apenas o NTLMv2 se existisse essa opção disponivel para autenticação. isto feito no vista professional poder-se-ia usar o secpol.msc, mas no home edition esse utilitário não esta disponivel. Tive que alterar esse valor à mão no regedit.exe.
Mas mesmo assim, o problema não foi resolvido, apesar de o meu servidor samba já estar disponivel na rede, mas pedindo sempre username e password, que supostamente não devia pedir visto que o login do vista é igual ao login do samba, mesmo introduzindo um username e password do samba insiste em dizer que não tenho permissões ou a autenticação falhou. Só podendo retirar daqui uma conclusão provável, a autenticação está a falhar por algum motivo, provavelmente porque o meu samba não está a entender o tipo de autenticação que o vista lhe envia.

Já remexi em varias soluções como o map acl inherit, lanman auth, deixando só o NTLMv2 activo, as permissões estão todas correctas, bem como os logins linux/samba (sincronizados entre si)....mas nada...

e agora, alguém que já tenha passado pelo mesmo??
Alguma outra solução?

Agradeço a ajuda possivel.

Um abraço.
 
Última edição pelo moderador:
Podes mostrar o smb.conf que estás a utilizar? e respectiva versão do Samba?

ok, ora aqui vai:

Código:
[global]
    workgroup = RVC
    server string = RVC-SERVICES
    lanman auth = No
    client NTLMv2 auth = Yes
    client lanman auth = No
    client plaintext auth = No
    add machine script = /usr/sbin/useradd  -c Machine -d /var/lib/nobody -s /bin/false %m$
    domain logons = Yes
    os level = 65
    domain master = Yes
    ldap ssl = no
    default service = global
    valid users = @users
    write list = @users
    map acl inherit = Yes

 (aqui tem mais umas dezenas de permissoes de partilha)
(...)

[rvc-public]
    comment = RVC Public directory
    path = /home/RVC_USERS_DATA/public
    valid users = users
    write list = users
    read only = No

[netlogon]
    comment = Network Logon Service
    path = /var/lib/samba/netlogon
    write list = root

nao me perece que esteja nada mal (parece...:)..), embora ja tenha alterado uma quantidade de vezes alterar os tipos de autenticacoes...mas nada...
A nivel de portas e firewall esta tudo com as devidas permissoes...

estou quase a ponto de mandar um pontape nisto. lol
 
Hum.. não te falta um
Código:
security = domain
algures, ou falhou no copy&paste?

Estás a usar o samba 3.0.25a (the latest)?


Como o samba esta configurado para ser o PDC, logo acho que ele proprio ao ser o Primary controller a security = domain (mesmo que nao exista a opçao) sera assumida por defeito, acho... mas vou esperimentar.

Sim, a versao do samba e a 3.0.25a.

estou seriamente a pensar instalar a versao 4, apesar de ser instable, e com algumas falhas pode ser que corriga o meu problema ( que nem sei qual é! )..

nao tens ideia do que possa ser? ja passaste por algum problema semelhante com o vista?

um abraço.
 
Mas os "Vistas" conseguem ver-se uns aos outros? É que se não conseguirem não tem nada a ver com samba e estar a perder tempo a procurar o problema no sitio errado.
 
Mas os "Vistas" conseguem ver-se uns aos outros? É que se não conseguirem não tem nada a ver com samba e estar a perder tempo a procurar o problema no sitio errado.

Sim, estavam la todinhos.... mas descobri o erro.... explicando...

Com bastante desespero...lol... mas la consegui.

Virei-me para o samba 4, desinstalei o 3 e compilei o 4, mas no fim da trabalheira toda, o opensuse nao deixava activar o samba por "Security hole detected on alias sevice samba start" lol (LOLOLOLOLOL), mas tambem fui avisado pelos warnings nos readme do samba 4. La fui eu desinstalar o samba e instalar de novo a minha versao anterior.... configurei tudo de novo e... VOILA, tudo estava bem... ja estava com tudo activo, partilhas todas bem bonitinhas nos pcs com vista...

mas nao descansei sem descobrir o que estava mal... ate que reparei que estava tudo igual menos o nmbd server, (que estava a actuar como WINS proxy e server ao mesmo tempo), nao tive com mais chatices e desactivei-o... ai estava o problema porque provavelmente estava a criar conflitos... mas pronto..finalmente tudo esta como devia...


abraço e obrigado a todos pela atençao :)
 
[Ubuntu] Servidor de Dados

Boas. Tenho uma máquina com Ubuntu 7.10 que, entre outras coisas serve para partilhar ficheiros. Tenho várias pastas partilhadas (sambas) mas não sei como dar permissões diferentes aos users. Eu queria uma coisa tipo isto:

Pasta A -> só acessivel ao User1
Pasta B -> User1 leitura e User 2 Leitura e Escrita
Pasta C -> ....

Como posso configurar isso? Ja´tentei instalar o SWAT mas dá um erro e não consigo usar.

Obrigado desde já
 
Tens de ler um pouquito e alterar o smb.conf.
Vê no manual do samba ou procura um pouco no forum do ubuntu.
Deves lá ter isso.
Para te estar a explicar levava muito tempo coisa que não tenho agora.
Tenta investigar melhor e se tiveres dúvidas específicas então tiramos-tas, se soubermos.
 
Linux Server

Boas!
Alguem poderia aconselharme o melhor server de linux com GUI?
Eu estou penssando fazer um projecto para o curso que estou a concluir e queria ter um server linux e varias workstations com Windows, linux, Mac, podendo controlar as contas destas mesmas workstations no Server "samba".
Alguma ideia?
 
a tua melhor opção (se fores novo no linux) penso que deve ser ubuntu server (não sei se existe alguam distribuição de server com gui). depois de instalares o ubuntu precisas só de instalar o ambiente gráfico ;)
 
-qualquer- servidor pode ter X e um DE/WM. Agora, na minha opinião, é desperdicio de recursos, como já referi anteriormente neste fórum (ver aqui).
Se quiseres mesmo, basta pores o teu package manager a trabalhar.
 
Eu sigo a linha do esquiso.

Não percebo bem o objectivo de um X num servidor. A manutenção pode ser toda feita local ou remotamente por ssh. É certo que é preciso aprender a trabalhar com a consola, mas estar a colocar X é um desperdício de recursos.
 
eu já tentei instalar o ubuntu server e também acho que para um servidor não é necessário x mas a verdade é que para iniciar é dificil. o melhor mesmo é começar no ubuntu a aprender uns comandos e só depois ir ao server ;)
 
Assino por baixo. Tenho aqui o Debian etch a bombar com o net install e só o base system. Depois instala-se os servidores, que no meu caso foi apache+mysql+php+sshserver+ftp+ptoftpd+torrentflux+phpmyadmin, isto tudo num laptop sem monitor. Instalei o base, depois o sshserver, deliguei o monitor externo do laptop e não lhe mexi mais. Faz-se tudo por ssh, e como estou em mac, tenho uma bela consola unix para isto tudo, tal como os senhores do Gnu/Linux :P

Aqui tens um tutorial muito simples para instalar um servidor completo em Debian -- http://www.howtoforge.com/perfect_setup_debian_etch
 
Última edição:
eu já tentei instalar o ubuntu server e também acho que para um servidor não é necessário x mas a verdade é que para iniciar é dificil. o melhor mesmo é começar no ubuntu a aprender uns comandos e só depois ir ao server ;)

A diferença do server para o não server nem deve ser muito grande. A questão aqui é: para quê o ubuntu server?

Com o Debian (stable), FreeBSD, OpenBSD, Gentoo entre outros ... a desvantagem é que dão mais trabalho a configurar porque não é logo out-of-the-box, mas com o monte de tutoriais que andam para aí, fica-se com um sistema muito melhor (personalização caso a caso é sempre melhor que deploy genérico).
 
sim mas só recomendei ubuntu server por ser iniciante ;) . também depende que tipo de servidor é. se for um sistema nas (alojar ficheiros) o freenas pode ser uma boa opção por exemplo (mas penso que este não deverá ser o caso)
 
Back
Topo