Hasselblad H3DII-50

adolfo dias

Power Member
sei que n é para o tipico user desta secção mas cá fica

Kodak fits 50MP into dynamic range
Wednesday, 9 July 2008 18:45 GMT




Kodak has announced the creation of a new medium format 50MP chip, to be used in the newly-unveiled Hasselblad H3DII-50. The KAF-50100 Image Sensor offers a sensitivity range of ISO 50 - 400 and the highest resolution currently available in the 36 x 48mm format. The company spoke to us to explain the chip and the technologies behind it.




ROCHESTER, N.Y., July 8, 2008 - Eastman Kodak Company (NYSE:EK) has achieved another breakthrough in its storied history of imaging technology innovation with the introduction of the world's first 50 million pixel CCD image sensor for professional photography.
At 50 million pixels, or megapixels, the sensor captures digital images with unprecedented resolution and detail. For instance, with a 50 megapixel camera, in an aerial photo of a field 1.5 miles across, you could detect an object about the size of a small notebook computer (1 foot by 1 foot).
What's more, the KODAK KAF-50100 Image Sensor features a newly designed pixel that is smaller in size than the pixel used in current products for this professional market. This new pixel also reduces "click-to-capture" time for improved camera response, lowers power consumption for improved battery life, and improves color fidelity without compromising on the benefits to be enjoyed from larger pixel sizes.
"Professional photographers need to capture ever-increasing image detail with higher camera performance, and that to drives us to develop new technologies and products to serve this important market," said Michael Miller, manager of Kodak's CCD Image Sensor Business, part of the company's Image Sensor Solutions group. "Kodak image sensors have been known as the professional imaging standard for years, and today's announcement reaffirms our dedication to provide industry-leading image sensors that give professional photographers a real competitive advantage."
The new Kodak sensor is the first to utilize the company's new KODAK TRUESENSE 6.0 micron Full Frame CCD Technology Platform, which increases both the resolution and camera performance available to photographers. Based on a newly designed 6.0 micron pixel, the platform provides increased data throughput for faster frame rate, a reduced "click to capture" time for improved camera response, lower power consumption for improved battery life, and improved color fidelity, while still retaining key performance parameters available from the larger, 6.8 micron pixel used in current products. With an 8176 x 6132 pixel array, the 50 million pixel sensor provides the highest resolution available in the popular 48 mm x 36 mm optical format used in medium format photography. The KAF-50100 is the latest addition to Kodak's family of full-frame CCD image sensors for the professional photography market. Engineering grade devices of the KAF-50100 are currently available, with volume production planned for Q4, 2008.

http://www.dpreview.com/news/0807/08070902Kodaksensor.asp


High-End Digital Camera Manufacturer Announces The Launch Of Two New Products That Fully Utilize The Latest Developments In Sensor Technology.
Following the success of the Hasselblad H3DII-39, the market’s most advanced DSLR, Hasselblad is taking its H camera system even further and today announces the launch of the Hasselblad H3DII-50, featuring a new Kodak 50 megapixel sensor, which is twice the size of the largest 35mm DSLR sensors. A new 645 sensor will also be launched in 2009.
“We are very excited to announce these two ultra-high resolution sensors,” says Christian Poulsen, Hasselblad Chief Executive Officer, “but having huge amounts of megapixels does not help your photography much if you are not using a camera system that can reap the benefits of these resolutions. What we are most proud of is the fact that the unique resolution and optical quality of our H-system lens line, combined with our digital lens correction and UltraFocus accuracy, has made it possible for Hasselblad to take our system even further with regards to the accurate capture and recording of image detail.”
Full details on the 645 sensor will be part of Hasselblad’s Strategy and Technology seminar at Photokina 2008 (23rd to 28th September, Cologne, Germany). Poulsen continues: “We will discuss the new 645 sensor and other system additions, our overall view of the Medium Format market, its future development, and our role in driving that development, at this seminar.”
Poulsen adds, “Both the H3DII-50 and the new 645 sensor are designed to serve the photographers who require the highest possible image quality and resolution, and are part of Hasselblad’s ongoing commitment to continue pushing the boundaries of high-level photography."
The new Kodak KAF-50100 image sensor, which measures 36x48 millimeters, will be implemented in the same size housing as the H3DII-39 camera and will comprise the core of the new H3DII-50. The new sensor size is also optimized to work with Hasselblad’s new HTS 1.5 tilt/shift adapter (patent pending), which enlarges the image circle by 50% to bring the benefits of tilt/shift photography into medium format DSLR cameras. An impressive 83 line-pairs/millimeter are resolved over the full, large area of both today’s 36x48 millimeter sensor and of the upcoming larger 645 sensor.
Kodak has also added a set of entirely new features on the 50Mpix sensor, such as new dyes, which will result in even better, richer colors and take full advantage of Hasselblad’s R&D in the area of color rendering technology. The new sensor also includes a range of other new features, including quick flush technology to enable faster capture and lower power consumption, resulting in longer battery life.
Poulsen concludes, “The H3DII camera line has been specially designed to meet the challenging demands of high-end photographers, and these two new products will take the line even further, providing ultimate resolution for photographers who require the best in image quality, performance and creative freedom.”
For further details about the H3DII-50, the 645 sensor, or to sign-up for the Hasselblad Future Technology seminar at Photokina 2008, please contact AD Communications.
The H3DII-50 camera will be available from October 2008 at a price of $39,995.

http://www.dpreview.com/news/0807/08070901Hasselblad.asp
 
Boa pergunta, ainda este mes comprei uma revista que continha um fotografo só de vida animal, particularmente de estudio, e ele ou usa uma Mark 2 ou então a anterior versão desta máquina, salvo erro.. O detalhe.. Bem, 21 Mpixeis salvo erro indicam o resto..
 
Nao e para o fotografo tipico aqui ou em qualquer lugar...

Diria que mesmo entre os que tem tal maquina, poucos sao os que realmente precisam dela pelos megapixeis.
Agora, que e formidavel, la isso e :wow: :009:
 
Acho que vou comprar uma dessas para ir fazer casamentos... :D O que será que é preciso fazer para ser viável comprar um bixo destes?!

Na FTV costumava ver muitas sessões com sistemas semelhantes, curiosamente das poucas vezes que vi ultimamente as SLR 35mm aparecem mais frequentemente.
 
Na FTV costumava ver muitas sessões com sistemas semelhantes, curiosamente das poucas vezes que vi ultimamente as SLR 35mm aparecem mais frequentemente.

Por acaso também reparei nisso, mas os fotógrafos que aparecem na FTV raramente são um "zé ninguém". Acho que hoje em dia poucos têm trabalho que justifique uma médio-formato com uma panóplia de lentes caríssimas. E em PT muito menos...
Também já vi grandes profissionais dizer que a qualidade da 1Ds MkIII anda muito próxima do médio-formato. Tendo uma qualidade semelhante, com as vantagens dos 35mm, talvez acabe por ser uma escolha mais racional.
 
Também já vi grandes profissionais dizer que a qualidade da 1Ds MkIII anda muito próxima do médio-formato. Tendo uma qualidade semelhante, com as vantagens dos 35mm, talvez acabe por ser uma escolha mais racional.

E não me admira nada...
a investigação que se faz em 35mm acho que bate largamente a que se faz em sensores para medio (grande?) formato.
Este sensor tem 50MP, é muita grande.. mas, depois vamos a ver, e não deve ter metade da versatilidade do sensor da 1Ds

Enfim... eu acho mesmo que o interesse de uma maquina deste tipo, é de facto para quem precisa dos MPs que ela oferece como extra, para fazer impressões colossais, em alta resolução... tipo um outdoor, em que um gajo quando se aproxima não nota pixelização...
e eu acho que isto quase que so serve para fotografia de estudio... não é propriamente uma maquina para casamentos :p

de resto, para que comprar uma maquina destas, em vez de uma 1Ds e uma ou duas lentes de qualidade?
 
Sim, o médio formato por norma só é usado em estúdio (e por acaso quase todos os grandes fotógrafos de estúdio o usam) ou paisagens. Só vai até ISOs relativamente baixos, não é propriamente rápida, quase todas as lentes disponíveis são primes caríssimas... Por isso não é minimamente prática fora de ambientes controlados, ou estáticos onde já se sabe ao que se vai.
E em investigação de médio formato, há várias marcas a desenvolver backs digitais, mais até do que há a desenvolver SLRs 35mm profissionais, mas os sensores propriamente ditos são todos Kodak não?

Se fosse do meu dinheiro, mesmo para estúdio, comprava a 1Ds MkIII com umas belas primes. Mas não digo "desta água não beberei" porque deve haver uma razão para tantos fotógrafos usarem o médio formato.
 
E não me admira nada...
a investigação que se faz em 35mm acho que bate largamente a que se faz em sensores para medio (grande?) formato.
Este sensor tem 50MP, é muita grande.. mas, depois vamos a ver, e não deve ter metade da versatilidade do sensor da 1Ds

Enfim... eu acho mesmo que o interesse de uma maquina deste tipo, é de facto para quem precisa dos MPs que ela oferece como extra, para fazer impressões colossais, em alta resolução... tipo um outdoor, em que um gajo quando se aproxima não nota pixelização...
e eu acho que isto quase que so serve para fotografia de estudio... não é propriamente uma maquina para casamentos :p

de resto, para que comprar uma maquina destas, em vez de uma 1Ds e uma ou duas lentes de qualidade?

Não só, a cor a nitidez são suberbas!
 
Lá está, esta maquina só interessa quem precisar de MP a bruta e com qualidade máxima.

A propria maquina parece bem grande, faz lembrar uma filmadora. E um sensor destes requer lentes a condizer, que não devem ser nada baratas e pequenas.
 
A máquina é tipo uma SLR em ponto grande. lol Quanto às lentes, não me parecem maior que o normal. Acho que a diferença é que no médio-formato a baioneta fica mais afastada do sensor, de forma a que a imagem projectada cubra uma áerea maior.
 
Com 40 mil dólares eu compraria a 1D Mark III, três ou quatro lentes L, alguns acessórios complementares e faria uma viagem ao redor do mundo tirando fotos dos locais mais inóspitos e interessantes da Terra, e faria questão de fazer impressões ampliadas das melhores fotos para expor. E ainda sobraria uma boa quantia para arranjar um lugar e criar o meu próprio estúdio.
 
Com 40 mil dólares eu compraria a 1D Mark III, três ou quatro lentes L, alguns acessórios complementares e faria uma viagem ao redor do mundo tirando fotos dos locais mais inóspitos e interessantes da Terra, e faria questão de fazer impressões ampliadas das melhores fotos para expor. E ainda sobraria uma boa quantia para arranjar um lugar e criar o meu próprio estúdio.

Olha k com 40mil USD n fazes isso tudo...lol

Estas makinas e obvio k n sao por exemplo pra desporto ou street photography, pois sao ainda + lentas k uma D40. Agr, n subestimem a qualidade delas.

Eu na Univ ja tive a trabalhar com uma H3dII destas com com uma back digital phase one P65+ e garanto k a qualidade delas n tem igual. A unica makina k xega perto e a D3x e mesmo assim...

As lentes deste monstro custam + de 5000 USD cada uma e sao provavelmene as melhores primes k o dinheiro pode comprar.

E clao k n e ***** 1 k compra uma destas. Isto e pra fotografos k por anos recebem + de 200 mil USD, fotografos de topo na alta costura, publicidade, fotografia industrial. So 1 fotografo ja mto cotado. No entanto a mtos fotografos a usarem-nas pk as alugam.
Ca em portugal n ha seker mercado para se ganhar 40 mil usd num ano.

E claro k uma D3X ou uma 1Ds MKIII fazem o trabalho, mas se se ker o melhor do melhor e isto k se tem de ter nas maos. O k rende realmente, e se 1 trabalho assim o exigir, e alugar, k e algo k se faz mto no estados unidos. Ca em portugal axo k nem ha sitio nenhum onde se alugue makinas destas.

N sao pra todo a gente nem pra todos os trabalhos mas pra kem pode e do melhor k ha.
 
Última edição:
LOL, isto é que é fazer ressurect a um thread zombie, que já tinha " morrrido " à algum tempo..

Fotografos a ganharam mais de 200 mil USD ? LOL ... um BOM fotografo de casamentos nos Eua ganha BEM MAIS do que isso. Havia uma discussão muito interessante sobre maquinas de topo e vários fotografos juntaram-se a comentar e muita coisa foi unanime para eles ( no pwpforums ) e que muita gente ( incluindo eu ) tinham uma opinião errada.

Falava-se exactamente da D3X e de maquinas de medio formato e muita gente dizia "ah e tal, isto é para fotografos de casamentos" e eles diziam ( e falavam especificamente de Portugal , um deles tinha vindo cá como convidado a um casamento de um ingles no Algarve ) que nem pensar... a maioria ( pelo menos dos que falaram no thread ) dos fotografos de elite de casamentos ( cobram no minimo 15 mil usd por casamento... ) , usam Canon 1D Mark... IIn .... e chega e sobra, segundo eles. Havia uns com Nikon D3 e muitos a dizerem que extravagancia..

Eles dizem que 8mp chega e sobra para 99% dos casamentos.. usar um MF ou uma D3X ou algo do genero é um erro tremendo pq o ISO já se sabe mas tambem pq depois tras custos enormes : guardar 2000 fotos de um casamento e fazer backup 2-3 vezes disso , sendo JPEG's de 8mgs ou de 24 mbs , são incrementos de 300%... em espaço de disco, backup, etc etc. Tambem do computador que se tem, etc etc.

Eles dizem que a grande maioria das fotos nunca é impressa maior que um livro A4 ( o book do casamento ) e quando sabem que tal foto é para imprimir em grande ( tela, etc etc ) e combinado de antemão, costumam levar uma MF de filme... e fazem bracketing e drum scann da coisa...

MF Digital é outro mundo e sinceramente, nem D3x nem 1DS MKIII são comparaveis... e especialmente se trabalhas-te com um P65+, deves saber bem a diferença

MF da-nos um DOF muito aberto, a qualidade da imagem é brutal, com zero ou pouquissimo ruido.

Ve-se muito a ser usado por dois tipos : fotografos de publicade / agencia ou amadores ricos.. especialmente nos EUA.

Já vi uma H2D, ha alguns anos, a sair ao meu lado na ***** e ia para um estudio.. e para ai sim, compensa : outdoors, cartazes de rua, etc etc. Para moda só mesmo para estudio, visto o fps é baixo ( 1 a 2 fps maximo ). Outdoor só mesmo com strobes ou boa luz, que estes backs quando chegam ao 400 de ISO a coisa fica muito má.... mas é a tal coisa

São coisas altamente especializadas e dedicadas : para o que foram construidas, fazem-no muito bem e melhor que ninguem.

Agora ISO alto ? esquecer... São grandes, pesadas, pouco versateis... Mas em ISO baixo, com foco preciso, DOF lindo, são fantasticas.

Preferia no entanto uma Canon 1DS MKIII ou uma D3Xs ( irá sair :) ) em vez disto... só pq seriam muito mais versateis
 
Agora ISO alto ? esquecer... São grandes, pesadas, pouco versateis... Mas em ISO baixo, com foco preciso, DOF lindo, são fantasticas.

Mas olha que isso está a mudar... Finalmente chegaram à conclusão que de vez em quando até mesmo um fotógrafo de moda/publicidade precisa de ISOs altos (captar algum ambiente em sessões nocturnas) e por isso ainda há pouco tempo andava aí uma pub da Phase One (acho) ao ISO3200 das suas backs. Claro que isto é à custa de resolução, mas julgo que continua a manter uma relação resolução/ruído melhor que as FF.
 
N fui eu k reabri este topico. Alias nem sabia dele. Foi o erro crasso. JUlgava ser + recente este topico :)

Eu kria dizer fotografos k ganham a partir de...LOL Claro k ha kem ganhe mto e mto + k isso. Vi a uns tempo um senhor k com uma Pentax k7 e uma boa quatidade de primes ganhava cerca de 20 mil USD por sessao de moda. Ja n me lembro do nome dele, mas e algo conhecido.

Eu so teria uma se fosse mesmo preciso com frequencia. Senao preferia uma D3x sem duvida, exactamente por ser + versatil.

Maa claro k em qualidade de imagem, em todos os sentidos, medio formato e medio formato.
 
Espero bem que os fanáticos da Pentax não leiam isto, porque então é que ninguém os atura

Credu.... já ng os atura sem eles lerem isto, quanto mais depois :-D


Mas olha que isso está a mudar... Finalmente chegaram à conclusão que de vez em quando até mesmo um fotógrafo de moda/publicidade precisa de ISOs altos (captar algum ambiente em sessões nocturnas) e por isso ainda há pouco tempo andava aí uma pub da Phase One (acho) ao ISO3200 das suas backs. Claro que isto é à custa de resolução, mas julgo que continua a manter uma relação resolução/ruído melhor que as FF.





attachment.php



http://forum.getdpi.com/forum/attachment.php?attachmentid=25585&d=1260246046

Como tinhas dito Rui Marto, a Phase ONE tem dois backs que fazem isso : o P65 e o P45.

Mudando a resolução para 10 ou 15mp, eles deixam ir até aos 3200 ISO e a 3FPS... e mesmo assim o back ( neste caso das samples aqui de cima ) é o P65+ parece ter melhor relação ruido que uma 5DII ... o que é fantastico.

São samples que arranjei de um forum estranjeiro de malta que anda com MF :) O back de cima é um P65+

Agora só me falta vender um rim, meio coração, pulmão e meio, figado por inteiro e a mulher para comprar uma coisa destas.

Compradores ?
 
Última edição pelo moderador:
N fui eu k reabri este topico. Alias nem sabia dele. Foi o erro crasso. JUlgava ser + recente este topico :)

Eu kria dizer fotografos k ganham a partir de...LOL Claro k ha kem ganhe mto e mto + k isso. Vi a uns tempo um senhor k com uma Pentax k7 e uma boa quatidade de primes ganhava cerca de 20 mil USD por sessao de moda. Ja n me lembro do nome dele, mas e algo conhecido.

Eu so teria uma se fosse mesmo preciso com frequencia. Senao preferia uma D3x sem duvida, exactamente por ser + versatil.

Maa claro k em qualidade de imagem, em todos os sentidos, medio formato e medio formato.

A ultima vez que verifiquei ainda usava k20's e cobra (ou cobrava em finais de 2008) 7500 a 15000€ por dia, sem contar com royalties das fotografias, que pode posteriormente vender....

O tipo (Benjamin Kanarek) usa k20d's e passou de uma 1d markqqcoisa (era patrocinado pela Canon França) para uma k10, o tipo de fotografia que ele faz não precisa de grandes ISO's e o equipamento em termos de luz é bem simples(uma mala com 2 cabeças blitz e acessórios).
Usa desde uma DA 12-24 a uma DA*16-50 2.8 passando pelas primes limited, segundo ele o vidro faz toda a diferença (really?), não existem grandes diferenças entre um kit Pentax e um Canon(para o tipo de trabalho que ele faz), quando a Pentax não serve para um determinado trabalho (devido a necessidades especificas) não é com uma 1d que lá vai, nesses casos a solução passa por alugar uma MF...

Tem a particularidade interessante de não se importar de partilhar muitos dos seus conhecimentos relativos a iluminação/condução de modelos/funcionamento do mundo da moda/como organizar uma sessão fotografica..., tem um blog cheio de artigos interessantes.

http://www.pentaxforums.com/forums/340554-post75.html

Espero bem que os fanáticos da Pentax não leiam isto, porque então é que ninguém os atura :lol:
O problema é se os fanáticos da C&N ouvem uma heresia destas, alguém que usa uma Pentax para ganhar dinheiro não pode parecer grande coisa, nem ser grande pro...
 
Era desse mesmo k falava. Enganei-me quanto a makina. So tinha a certeza k era Pentax.

E claro k disse isto n num tom depreciativo. E claro k se faz com mto -. Era + no sentido de tipo, ja viram bem o lucro desse Sr? K abuso! esperto e ele!
 
Back
Topo