Jogas com vsync activado?

Como Jogas?

  • Com vsync

    Votes: 56 45,9%
  • Sem vsync

    Votes: 66 54,1%

  • Total voters
    122
Voces jogam com o Vertical Synchronization activado?


Cumps ;)

PS: eu cá jogo com ele activado

Na grande parte dos jogos sim, mas não o costumo ter activo por default.

Primeiro analiso a capacidade que a minha máquina tem de superar os 60 fps mesmo com AA e AF.

Caso os FPS estejam sempre acima ou raramente desçam dos 60 FPS, deixo o Vsync activo.

Se os FPS rondam os 40/50, deixo desactivado, até porque o tearing com este nível de framerate não é frequente.

o que é o vsync?? desculpa a ignorância!!

Vsync é a sincronização dos frames da placa gráfica com a frequência do monitor. Se o monitor for de 60Hz, a placa gráfica emite apenas 60 FPS, sincronizados cada um dos 60FPS com cada ciclo de actualização do monitor.
 
Última edição:
Vsync é a sincronização dos frames da placa gráfica com a frequência do monitor. Se o monitor for de 60Hz, a placa gráfica emite apenas 60 FPS, sincronizados cada um dos 60FPS com cada ciclo de actualização do monitor.
Pois, porque assim podes "poupar" memoria da gráfica e do CPU que não estás a utilizar. Para quê jogar com mais se o olho do ser humano ja não nota diferença a partir dos 60 fps penso eu.
 
Pois, porque assim podes "poupar" memoria da gráfica e do CPU que não estás a utilizar. Para quê jogar com mais se o olho do ser humano ja não nota diferença a partir dos 60 fps penso eu.

Há certos jogos ( principalmete FPS's Online) em que tens uma certa vantagem se jogares com muitos FPS. Por exemplo no COD 2 acima de um numero de FPS, os outros jogadores deixam de ter ouvir os passos.
 
com o sistema que tenho não me posso dar a esses luxos.

mas para dizer a verdade nunca soube o que é esse efeito de tearing. suponho que só aconteça quando se tenha mais FPS do que a taxa de actualização? isso explicava porque é que eu não noto nada
 
Quanto mais longe da taxa de actualização do monitor, mais provável será o efeito de tearing.

Abaixo da taxa de actualização do ecrã é também possível acontecer tearing (mas mais raro, menos notório)

O tearing é a sobreposição de duas ou mais imagens repetidamente nos ciclos de actualização, o que causa um efeito de deformação momentâneo num determinado objecto (pelo menos é mais fácil de notar num objecto do que no chão, por exemplo :p)...

Exemplo: http://www.tweakguides.com/images/GGDSG_19.jpg

Fonte: http://www.tweakguides.com/Graphics_9.html
 
Última edição:
Exacto, era o que pensava que era. Não costumo ligar porque pensava que debilitava imenso a performace, mas se é um simples limite a 60fps não há mal nenhum...
 
Exacto, era o que pensava que era. Não costumo ligar porque pensava que debilitava imenso a performace, mas se é um simples limite a 60fps não há mal nenhum...

O problema é que não é só um simples limitar a 60fps :P

Se os FPS ficam abaixo dos 60 (explosões, mais inimigos no cenário, whatever), o vSync reduz as frames para 30FPS, 1 FPS em cada dois ciclos de actualização. Em alguns jogos com vSync a 30FPS parece que estás a jogar a 10FPS...
O problema é que mesmo em zonas em que tenhas 55fps, o vsync reduz os FPS para 30, aí sim, perdes performance...

Ou seja, vSync, só aconselho se durante todo o jogo os FPS não baixarem dos 60.
 
Uso o vsync em todos os jogos menos nos FPS , porque se a acção fica ''mais rápida'' lá se vão os frames por segundo todos á vida!
 
Omfg só nabos, o olho humano não detecta mais do que 50 fps?
Então é porque não jogam CS, jogar a 45-50 fps é completamente diferente de 100 fps.
 
Omfg só nabos, o olho humano não detecta mais do que 50 fps?
Então é porque não jogam CS, jogar a 45-50 fps é completamente diferente de 100 fps.

1 - Ninguém disse isso

2 - O user Frankas disse que pensava que a partir dos 60FPS já não se notava (o olho humano nota diferenças sim acima de 60 FPS e até mais), mas não te adianta de nada teres um monitor a 60hz e teres 100fps, uma vez que não estás a ver 100fps, mas sim o resultado de 100fps divididos por 60, o que pode implicar o chamado efeito tearing, que é incómodo;

3 - Isto não é o servidor da esquina para chegares aqui e dizeres "Omfg só nabos", é um fórum de discussão livre e EDUCADA, portanto um pouco mais de cordialidade não te ficava nada mal ;)
 
Quanto mais longe da taxa de actualização do monitor, mais provável será o efeito de tearing.

Abaixo da taxa de actualização do ecrã é também possível acontecer tearing (mas mais raro, menos notório)

O tearing é a sobreposição de duas ou mais imagens repetidamente nos ciclos de actualização, o que causa um efeito de deformação momentâneo num determinado objecto (pelo menos é mais fácil de notar num objecto do que no chão, por exemplo :p)...

Exemplo: http://www.tweakguides.com/images/GGDSG_19.jpg

Fonte: http://www.tweakguides.com/Graphics_9.html

obrigado. afinal depois de ver a imagem, lembro-me que já me aconteceu isso, mas só foi mesmo incómodo no PES 2008, e esse tinha os defeitos que tinha, por isso nunca lhe peguei (a velocidade do jogo variava consoante os FPS, por isso o jogo também estava sempre a acelerar e travar)


Omfg só nabos, o olho humano não detecta mais do que 50 fps?
Então é porque não jogam CS, jogar a 45-50 fps é completamente diferente de 100 fps.

é diferente sim, mas só se tiveres um monitor a 100Hz. por muito que a tua gráfica se esforce para chegar aos 100 FPS, se tens um monitor a 60Hz, ele mostra 60 imagens por segundo e acabou. o v-sync serve para sincronizar os dois e eliminar aquele defeito como é mostrado no link do lohka_86
 
Back
Topo