Artigo/Análise Criar Rede Ad Hoc Wireless

amjpereira

Folding Member
Antes de mais convém saber o que é uma rede Ad Hoc.

Em termos simples uma rede Ad Hoc é uma rede em que não é necessário um Acess Point ou ponto de acesso, nem outro dispositivo.

Basta ter uma placa wireless em cada PC seja por USB ou integrada e depois de configurada fica como uma rede usando cabo cross-over com o beneficio de não ser necessário fios.



Definição Técnica (in wikipedia)

Redes de computadores Ad hoc

É uma expressão que, também, pode expressar sem cabeça. Em telecomunicações, o termo é empregado para designar o tipo de rede que não possui um nó ou terminal especial para o qual todas as comunicações convergem e que as encaminha para os respectivos destinos (este terminal é geralmente designado por ponto de acesso).

Desta forma, uma Rede de computadores Ad-hoc é aquela na qual todos os terminais funcionam como roteadores, encaminhando de forma comunitária as comunicações advindas de seus terminais vizinhos. Um dos protocolos usados para redes Ad-hoc sem fio é o OLSR.

Geralmente, numa rede ad hoc não há topologia predeterminada, e nem controle centralizado. Redes ad hoc não requerem uma infra-estrutura tal como backbone, ou pontos de acesso configurados antecipadamente. Os nós ou nodos numa rede ad hoc se comunicam sem conexão física entre eles criando uma rede “on the fly”, na qual alguns dos dispositivos da rede fazem parte da rede de fato apenas durante a duração da sessão de comunicação, ou, no caso de dispositivos móveis ou portáteis, por enquanto que estão a uma certa proximidade do restante da rede
O que precisas de saber sobre uma rede Ad Hoc Wireless

- Também conhecida como rede ponto a ponto ou IBSS (Independent Basic Service Set)
- Não é muito usada devido a limitações
- De rápida instalação e configuração.
- Ad Hoc tem um máximo de velocidade teórico de 11Mbps, seja em 802.11b ou g.
- Ad hoc tem alguns problemas com os chamados "Hidden nodes"
- Não consegue ligar mais de 10 Computadores devido ao problema acima referido, contudo teoricamente consegue suportar 256 Computadores
- Não pode "misturar" protocolos, ou é 802.11a/b ou g, se estiver um computador configurado para a outro para g não conseguem comunicar.
- Todos os computadores têm que ter o mesmo SSID(Service Set Identifier)
- Todos os computadores têm que estar configurados para o mesmo canal e em modo Ad Hoc
- Firewall pode criar problemas de comunicação
- Pode usar APIPA(Automatic Private IP Adressing) para definir IP's

Exemplo de Hidden Node

84877867cj6.jpg



Os "círculos" a cinzento são a cobertura da rede wireless, o que acontece neste exemplo é que o computador 1 vê e comunica com o computador 2 e o computador 2 vê e comunica com o computador 3, mas o computador 1 e 3 não tem qualquer tipo de contacto, nem comunicação.

Isto acontece por vários motivos, desde a distancia entre computadores a obstáculos entre os mesmos (mais sensível do que o wireless normal(usando um router)a interferências)

Contudo para partilha de ficheiros ou criação de uma pequena rede para jogar com os amigos, é a solução mais barata e de facil configuração.


 
Para começarmos seleccionamos a opção ver redes sem fios no intervalo, ou ver redes sem fios disponíveis, ao aparecer o quadro em baixo seleccionamos Change advanced Settings ou Alterar definições avançadas.



13620835bx8.jpg




De seguida seleccionamos o separador Wireless Networks, ou Ligação rede sem fios.



52127802rc5.jpg



Seguido de ADD ou adicionar

16258568cn6.jpg



Aqui colocamos o nome da rede ou SSID (tem que ser igual em todas as maquinas), o tipo de encriptação, e seleccionamos a opção "Esta é uma ligação ad-hoc pontos de acesso wireless não são usados".


79844213qf5.jpg




No separador ligação ou connection caso apenas queira usar a rede ad hoc selecciona a opção abaixo demonstrada


91797343dr3.jpg




No separador Wireless connection ou rede sem fios seleccionamos o botão avançado e colocamos a opção ad hoc only ou ad hoc apenas.

95348226il3.jpg



Concluimos com ok, e fazemos o mesmo com o outro PC, tendo em conta que o SSID tem que ser o mesmo, assim como as opções seleccionadas.

Ou entao podem simplesmente no outro computador fazer connect nas ligações de rede sem fios. E voilá! tem a vossa rede criada.

Em baixo algumas caracteristicas acima referidas nomeadamente a velocidade maxima da ligação (11Mbps) e o endereçamento IP (169.xxx.xxx.xxx) que neste tipo de ligações funciona.

74114178fy0.jpg






46108086wq8.jpg




Alguma duvida disponham

Melhores Cumprimentos
 
Última edição:
É possível com este rede partilhar internet? Neste caso a internet e da Vodafone 3G (connect box).

boas, nao sei se me podes ajudar mas e o seguinte.
tenho um pc hp que trazia um software que fazia que a placa wireless integrada recebe-se net ou podia mudar para modo adoc e enviar para a minha psp, e usar au memso tempo no pc, formatei o pc e perdi esse software.
nao conheces algum software que fassa o mesmo.
obrigado
 
É possível com este rede partilhar internet? Neste caso a internet e da Vodafone 3G (connect box).

Se criares a rede entre 2 PC's e um deles tiver a internet, em principio sim, é caso de experimentares, se bem que nunca fiz o teste porque nao tenho internet movel.

Cumprimentos


no meu nao aparece essa cena do wireless networks :S

Podias especificar ao que te referes?

Cumprimentos
 
- Todos os computadores têm que estar configurados para o mesmo canal e em modo Ad Hoc


basta 1 em modo ad-hoc ( o que partilha a net ) os outros podem ficam em " any available network

É possível com este rede partilhar internet? Neste caso a internet e da Vodafone 3G (connect box).
sim podes.
basta partilhares a ligaçao de rede que tem a placa com a ligaçao de rede wireless.

cumps.
 
oi.
ja tentei varias vezes ligar os meus dois portateis assim, mas não consigo que eles partilhem a ligação à net. reconhecem-se um ao outro, mas o que não tem a net ligada directamente não se liga. sabem o que poderá ser?
 
clicas nas propriedades da ligaçao de rede da placa vodafone , vais a avançadas e metes o visto em " permitir a outros utilizadores de rede ligar atravez da ligaçao á internet deste computador ", na ligaçao rede wireless mete ip fixo 192.168.0.1 , 255.255.255.0
 
Boas!

Pelo que precebi isto serve para partilhar a internet, ou seja, eu tenhu um poratil que esta ligado a uma rede wlan, se eu fizer o que é dito neste tutorial, é possivel que outros portateis com wlan, em vez de se ligarem a rede wireless se ligem ao meu portatil, tou correcto?

Eu gostaria de saber se da para fazer o seguinte:

- Eu ligo o meu portatil com um cabo ethernet a um router, por exemplo!
- Se o meu portatil tiver wireless, eu posso partilhar a internet?!

Resumindo, se eu receber a internet por cabo ethernet, depois posso partilha-la com outros portateis atraves do wireless do meu portatil??

Cumps
 
Basicamente serve para partilhar a internet via Wireless sem ser necessário um ponto de acesso ou "concentrador" como os brasileiros lhe chamam.

Sim consegues.

Cumprimentos
 
Epah eu tenho uma prgt estranha e assim eu fiz isto e deu muito bem mas o q eu realmente queria era q esta rede ah-doc fizesse uma ponte de internet tipo eu tinha o meu portatil a meio da casa e ele ia receber por wlan o sinal e emiti.lo isso nao da pois nao?
 
Back
Topo