Avaliação de Moderadores e Colaboradores

Status
Fechado a novas mensagens.

abc

Portugal@Home Member
Penso que devia existir uma forma de avaliar os Moderadores e Colaboradores. Não digo que os resultados devessem ser públicos porque compreendo perfeitamente os problemas que isso pode levantar numa estrutura virtual como este fórum, mas penso que era saudável para o próprio staff, ter uma noção o mais objectiva possível da opinião da comunidade e assim avaliar o seu próprio comportamento tendo em conta a opinião da comunidade.

Isto é apenas um conceito abstracto e não tenho dados suficientes a respeito do funcionamento interno para sugerir um modelo concreto mas existem várias formas de criar o conceito de forma a que que este melhor se adeque ao actual formato de gestão e funcionamento. Por exemplo, poderia ser relativa aos elementos do staff de forma individual ou alternativamente, feita de forma geral; dentro deste espectro, há depois inúmeras possibilidades intermédias, avaliação por secção, por hierarquia, etc.

Penso que tal medida poderia ser benéfica e fechar um pouco as brechas que por vezes surgem entre o staff e a comunidade propriamente dita além de se obter internamente, informação adicional que melhor permitisse gerir certas questões. Obviamente e independentemente do modelo de gestão adoptado a nível do grau de autoridade aplicado na comunidade em geral, penso que o espírito democrático seria certamente mais cultivado e ainda que isso possa representar dificuldades sobretudo num período inicial, é certo que a longo prazo seria possivelmente muito benéfico.

Já dizia Churchill, "A Democracia é o pior dos sistemas políticos à excepção de todos os outros."

Cumprimentos
 
Isso tem muito que se lhe diga :p

Para já o bom moderador, é aquele que mal dás por ele porque resolve os problemas antes de o serem e pela sua actuação rápida, isto faz com que muitas das infracções e afins sejam dadas sem o forum se aperceber.

Outra é que o utilizador comum não tem acesso aos reports que foram feitos e quem os resolveu. Não é sempre o mesmo, um dia um pode tar a faltar, e para já, qualquer super-admistrador pode moderar tudo, são paus de toda a obra às vezes. :)

Depois há o risco de um moderador bom, que siga as regras à justa e de forma implacável, como já deu infracções a todos seja tido como "o chato" e como tal votado negativamente, quando na realidade tem é granda estalica, que eu pessoalmente não tenho. Além de claro, os moderadores das secções mais populares teriam em principio mais votos que os das secções mais recatadas ou mais especificas.

Enfim a ideia não é má, mas não creio ser praticável.
 
ola

N concordo com a ideia..

1) acho que as pessoas não sabem qual moderador fez o quê,visto que para diferentes secções tens mais do que um moderador

2) Acabariam por haver pessoas que só pk um moderador X fechou o topico que ele criou iriam dar uma má avaliação

3) Qual seria o resultado prático disto? um colaborador voltava a ser power member? se chegou a colaborador ja fez mt e chegou onde chegou com o acordo do Staff
 
Isso tem muito que se lhe diga :p

Para já o bom moderador, é aquele que mal dás por ele porque resolve os problemas antes de o serem e pela sua actuação rápida, isto faz com que muitas das infracções e afins sejam dadas sem o forum se aperceber.

Outra é que o utilizador comum não tem acesso aos reports que foram feitos e quem os resolveu. Não é sempre o mesmo, um dia um pode tar a faltar, e para já, qualquer super-admistrador pode moderar tudo, são paus de toda a obra às vezes. :)

Depois há o risco de um moderador bom, que siga as regras à justa e de forma implacável, como já deu infracções a todos seja tido como "o chato" e como tal votado negativamente, quando na realidade tem é granda estalica, que eu pessoalmente não tenho. Além de claro, os moderadores das secções mais populares teriam em principio mais votos que os das secções mais recatadas ou mais especificas.

Enfim a ideia não é má, mas não creio ser praticável.
Respondendo apenas às eventuais discrepâncias de popularidade entre os vários moderadores, secções, hierarquias ou outras (dependendo do modelo adoptado) devido ao peso das secções, grau de actuação, etc, naturalmente, o staff teria que analisar esses dados com um grão de sal, tendo o cuidado de considerar o máximo de parâmetros na envolvente de cada avaliação.

Outro problema estaria naturalmente relacionado com o timing, possivelmente teria que se criar momentos de avaliação (de preferência não calendarizados) de forma a minimizar a influência dos amargos de boca nos utilizadores devido a infracções ou punições recebidas, atritos pessoais, etc.

Sublinho ainda que não seria objectivo de tal ideia, a criação de concursos de popularidade entre os membros de staff mas meramente uma forma de recolher mais informação da comunidade relativa ao funcionamento do fórum. A partir do momento em que se esquecesse isto, fosse por parte do staff, fosse por parte da comunidade, todo o conceito estaria imediatamente desvirtuado.

Relativamente à aplicação, concordo contigo, seria sem dúvida complexo e os moldes concretos do modelo aplicado teriam que ser fortemente ponderados, mas penso que talvez não seja impraticável.

Seja como for, foi apenas uma ideia.
 
concordaria de inicio, mas tal como já diseram, um bom moderador nem dás por ele. Mas Madcaddie, o resultado prático é o gosto em avaliar as pessoas, eu quandosou ajudado gosto de dar a entender que realmente estou feliz pela ajuda =) .

Mas isso ao longo do tempo percebe-se, existem 2 ou 3 powers members que para mim são colaboradores autenticos =), avaliar esses sim, traria vantagens para facilitar a escolha de possiveis colaboradores/moderadores do forum =) .
 
ola

N concordo com a ideia..

1) acho que as pessoas não sabem qual moderador fez o quê,visto que para diferentes secções tens mais do que um moderador

2) Acabariam por haver pessoas que só pk um moderador X fechou o topico que ele criou iriam dar uma má avaliação

3) Qual seria o resultado prático disto? um colaborador voltava a ser power member? se chegou a colaborador ja fez mt e chegou onde chegou com o acordo do Staff
Respondi a todas essas questões no primeiro e segundo post que fiz agora ao responder ao I_Eat_All.

1) Os moldes escolhidos da avaliação permitem contornar essa questão.

2) Isso é minimizado criando por exemplo, momentos de avaliação não calendarizados e também depende dos moldes de avaliação escolhidos, se esta for feita de uma forma mais geral e não individual, há também minimização desse problema.

3)Lá está. Mas o objectivo é precisamente recolher informação na comunidade e não apenas dentro do staff... E citando-me:
Sublinho ainda que não seria objectivo de tal ideia, a criação de concursos de popularidade entre os membros de staff mas meramente uma forma de recolher mais informação da comunidade relativa ao funcionamento do fórum. A partir do momento em que se esquecesse isto, fosse por parte do staff, fosse por parte da comunidade, todo o conceito estaria imediatamente desvirtuado.
 
- Já existe uma avaliação interna. ;) Nunca será pública porque não faz sentido que assim o seja. Até porque seria (mais ou menos) a mesma coisa que julgar publicamente determinados users.

- Existe também um sistema para escolher Colaboradores e Moderadores. :) São escolhidos conforme essa necessidade e a participação dos users nas áreas em que existe falta.

Cumps.
 
concordaria de inicio, mas tal como já diseram, um bom moderador nem dás por ele. Mas Madcaddie, o resultado prático é o gosto em avaliar as pessoas, eu quandosou ajudado gosto de dar a entender que realmente estou feliz pela ajuda =) .

Mas isso ao longo do tempo percebe-se, existem 2 ou 3 powers members que para mim são colaboradores autenticos =), avaliar esses sim, traria vantagens para facilitar a escolha de possiveis colaboradores/moderadores do forum =) .

ola

Nisso concordo a 100% ctg..no sentido power member --> colaborador ;
Mas como avaliar um trabalho de um colaborador se não se sabe nem metade do que ele faz? avaliariamos a interacção entre colaborados e os members? mas isso é mt subjectivo..um colaborador pode ser mt bom e não ter uma grande interacção..

Cumps
 
concordaria de inicio, mas tal como já diseram, um bom moderador nem dás por ele. Mas Madcaddie, o resultado prático é o gosto em avaliar as pessoas, eu quandosou ajudado gosto de dar a entender que realmente estou feliz pela ajuda =) .

Mas isso ao longo do tempo percebe-se, existem 2 ou 3 powers members que para mim são colaboradores autenticos =), avaliar esses sim, traria vantagens para facilitar a escolha de possiveis colaboradores/moderadores do forum =) .
Também penso que não seria nada mau, ter uma espécie de karma (a tal avaliação dos utilizadores) entre os utilizadores normais como existe em algusn fóruns para criar nos próprios utilizadores, uma maior consciência acerca dos seus comportamentos.
 
Também penso que não seria nada mau, ter uma espécie de karma (a tal avaliação dos utilizadores) entre os utilizadores normais como existe em algusn fóruns para criar nos próprios utilizadores, uma maior consciência acerca dos seus comportamentos.
Já se discutiu sobre isso algures. Creio que se chegou à conclusão que as complicações que traria eram superiores aos benefícios. :wvsore:
 
- Já existe uma avaliação interna. ;) Nunca será pública porque não faz sentido que assim o seja. Até porque seria (mais ou menos) a mesma coisa que julgar publicamente determinados users.

- Existe também um sistema para escolher Colaboradores e Moderadores. :) São escolhidos conforme essa necessidade e a participação dos users nas áreas em que existe falta.

Cumps.
Como já disse, nunca pensei o contrário. Seria impensável não existir uma forma interna de avaliação. O objectivo aqui seria recolher mais informação na comunidade propriamente dita estreitando assim a relação entre comunidade e staff.

Quanto ao sistema de escolha de membros para o staff, nem era essa a questão aqui. Como já disse e quero que fique bem claro, seria simplesmente fornecer aos membros do staff informação adicional acerca do seu trabalho para que obviamente o possam melhorar caso concluam que haja necessidade disso.
 
Já se discutiu sobre isso algures. Creio que se chegou à conclusão que as complicações que traria eram superiores aos benefícios. :wvsore:
É também uma questão complexa, uma vez que se poderia gerar um sistema de utilizadores de primeira e segunda classe ou pelo menos transmitir essa sensação à comunidade, o que na práctica seria naturalmente muito prejudicial tendo em conta até que já se denota esse sentimento por parte de alguns membros aquando de punições, infracções, etc.
 
Algum moderador/super-moderador/administrador que me diga se esta hipotese é (ir)realista, mas sempre que alguém achar que têm algum dado importante, alguma coisa que valha a pena dizer sobre um determinado memebro do staff (seja bom ou mau), pode dirigir-se ao Contacte o Staff e deixar lá o seu testemunho.
 
Como já disse, nunca pensei o contrário. Seria impensável não existir uma forma interna de avaliação. O objectivo aqui seria recolher mais informação na comunidade propriamente dita estreitando assim a relação entre comunidade e staff.
O problema nisso já foi referido acima. É um pouco complicado tendo em conta amizades e inimizades por isso não sei até que forma seria algo de realmente útil. Mas vamos ver o que o resto diz. :)

Algum moderador/super-moderador/administrador que me diga se esta hipotese é (ir)realista, mas sempre que alguém achar que têm algum dado importante, alguma coisa que valha a pena dizer sobre um determinado memebro do staff (seja bom ou mau), pode dirigir-se ao Contacte o Staff e deixar lá o seu testemunho.
É exactamente isso que acontece ultimamente. ;)
 
Algum moderador/super-moderador/administrador que me diga se esta hipotese é (ir)realista, mas sempre que alguém achar que têm algum dado importante, alguma coisa que valha a pena dizer sobre um determinado memebro do staff (seja bom ou mau), pode dirigir-se ao Contacte o Staff e deixar lá o seu testemunho.
Uma forma concreta e relativamente simples de implementação de um conceito deste tipo, seria a realização por exemplo, de inquéritos dentro dos moldes que já referi.
 
Boas

Na minha opinião a criação de mecanismo de avaliação dos moderadores e colaboradores deste forum seria desnecessária e originaria mais problemas do que vantagens, pois todos os users que tenham um contacto menos bom qualquer um dos membros do Staff, iriam dar nota negativa a esse membro do Staff mesmo que o trabalho dele no forum fosse exemplar. Por este motivo é que eu acho que é desnecessaria a criação deste mecanismo de avaliação...

Se algum user quiser dar feedback positivo ou negativo sobre um dos membros do staff que o faça atraves de pm e para um dos administradores do forum...
 
Uma avaliação dos moderadores e colaboradores por parte dos restantes users seria tudo menos justo por várias razões já apontadas. Desde o moderador que leva demasiado à letra o seu papel, passando pelo outro que é demasiado severo, até ao colaborador baldas ou até mesmo um ou outro que nunca ninguém ouviu falar ou se aperceberam do mesmo. Enfim, seria impensável deixar nas nossas mãos, meros users, a avaliação dos nossos chefes. Basta transpôr isso para a vida real para ver quais os efeitos adversos que teria no funcionamento do fórum. ;)

Já agora, uma questão que poderá estar relacionada com este assunto: há ou alguma vez houve rotatividade de moderadores e colaboradores ou isto funciona como uma espécie de ditadura saudável? ;)
 
Se algum user quiser dar feedback positivo ou negativo sobre um dos membros do staff que o faça atraves de pm e para um dos administradores do forum...
É preferível o uso do Contacte o Staff porque os Administradores já têm um grande volume de mensagens privadas e no CoS sempre pode haver respostas mais depressa e por mais elementos do que apenas enviando a um Administrador. :)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo