Substituição de router por um melhor

Wolfhound

Power Member
Boas.

Sou cliente da Netcabo e possuo internet wireless. A questão é que o router que me foi colocado cá em casa, aquando da instalação do serviço, é muito fraco e nem consegue chegar com o sinal à sala (e não, não vivo numa mansão :P).

O router em causa é o seguinte:

http://www-pt.linksys.com/servlet/S...nksys/Common/VisitorWrapper&lid=2992621384B08

Este router rondava os 90€ na *****.

O que eu queria, era um router realmente potente em termos de envio de sinal de modo a que eu tivesse acesso à internet pela casa toda e se possível no jardim.
A única página que ainda visitei para procurar algo melhor foi mesmo a da Linksys na esperança de encontrar um modelo melhor que o meu para ter o efeito pretendido. A questão é que aparecem demasiadas coisas e eu não me consigo orientar no meio de tantos modelos.

A página de "redes sem fios básicas" (que entendi como sendo as domésticas) está dividida em "routers de banda larga" e "routers de banda larga com modem".
Dentro dos primeiros existem Wireless-N (802.11n), Rede sem fios-G (802.11g) (onde se encontra o meu router) e por fim Rede sem fios-B (802.11b). Dentro da segunda secção (routers de banda larga com modem) existem novamente os Wireless-N (802.11n) e os Rede sem fios-G (802.11g).

São várias as dúvidas que me ocupam a cabeça neste momento visto que não sei qual deles escolher porque não sei as diferenças entre Wireless-N (802.11n), Rede sem fios-G (802.11g) e Rede sem fios-B (802.11b) e também por não fazer ideia de quais são compatíveis com a Netcabo (se é que o acabei de dizer faz algum sentido).

Depois, já consegui decifrar que os da segunda secção já trazem modem incorporado (óbvio :P). A questão é se me compensará trocar ambos os aparelhos que possuo por apenas um ou comprar apenas um router novo. Esquecendo o factor "dinheiro", gostava que me pudessem indicar algo que resolva o meu problema de forma 100% eficaz.

Atenção, dei como referência para a minha explicação a Linksys porque é a marca do meu aparelho e eu não conheço mais nenhuma. Só quero que me indiquem um router ou router+modem para substituir o meu desde que cumpra o necessário. Não me interessa a marca. Só ando mesmo à procura de algo bom.

Caso ajude, o jardim fica a cerca de 100 metros do local do router (tendo este que atravessar cerca de 4 paredes para o alcançar).

Cumprimentos.
 
E em vez de comprares um router, porque é que nao mantens o mesmo e compras um repetidor/amplificador de sinal ou uma antena melhor?

Neste momento a não ser que tenhas dinheiro para comprar router + adaptadores para todos os computadores, não vás para norma N, a diferença entre norma B,G e N é a distancia máxima permitida, e a velocidade maxima de transmissão.

Alguma duvida diz!

Melhores Cumprimentos
 
E em vez de comprares um router, porque é que nao mantens o mesmo e compras um repetidor/amplificador de sinal ou uma antena melhor?

Neste momento a não ser que tenhas dinheiro para comprar router + adaptadores para todos os computadores, não vás para norma N, a diferença entre norma B,G e N é a distancia máxima permitida, e a velocidade maxima de transmissão.

Alguma duvida diz!

Melhores Cumprimentos

Mas routers topo de gama com ou sem modem, já não trazem uma antena toda XPTO do melhor que se consegue arranjar e amplificador de sinal? O dinheiro, como disse no 1º post, não é problema na prospecção que estou a fazer.

Quanto aos adaptadores, todos os computadores que vão ser ligados por wireless já trazem incorporados uma placa wireless. Necessito na mesma dos adaptadores que falas? Já agora, tendo em conta que o router ronda os 150-300€, por quanto me ficariam mais 3 ou 4 adaptadores caso necessite deles? Volto a referir, todos os PC's que neste momento pretendo aceder via wireless à internet, já trazem uma placa wireless.

Se dizes que a diferença entre a norma N e as normas B e G é a distância máxima permitida e a velocidade máxima de transmissão, então, ao contrário do que me disseste, dá-me a ideia que a norma N é a que melhor me pode ajudar a resolver o meu problema actual correcto?

Cumprimentos.
 
este meu post sobre este assunto. Se tens placas wireless nos portáteis não precisas de comprar novas placas. No entanto, para beneficiares da norma n em todos os computadores, as placas dos mesmos têm de ser norma n, caso contrário só funcionam à norma base deles (ex. router norma n - max teórico de 300mbits de transferência, mas não te fies nisso - mas os portáteis tem placas b/g -> só usas norma g -> desperdício de dinheiro). A norma n ainda é draft, ou seja, até sair a versão final muitas alterações podem ser feitas. Se as alterações forem ao nível do hardware, então podes vir a ter problemas de compatibilidade com as futuras placas wireless. Aliás, há relatos de pessoas que têm problemas em ligar devices a alguns routers de algumas marcas, precisamente porque a forma de implementação ainda não está completamente definida. A não ser que compres um router norma n dual-band (a/b/g/n: 5ghz + 2.4ghz) o mais provávle é o router ser apenas de 2,4ghz. Apesar de poderes vir a ter um maior alcance (há quem diga que o incremento de alcance não é tão grande quanto se pensa) encontra-se na banda saturada da norma g, ou seja, pode ter interferências de micro-ondas e telefones sem fios, o que leva a ligações de pior qualidade. Para beneficiares da norma n todos os computadores têm que estar com norma n, usar a banda dos 5gz, e router tem de permitir emitir emitir na banda dos 5ghz.
 
Óptimo. Eu faço este tipo de perguntas aqui porque sei que encontro gente que percebe do que está a falar. Então, excluindo a norma N e os "falsos" 300mbps, indiquem-me por favor um router que me resolva o problema. Mais uma vez, não tenham atenção ao preço. Quero algo com as normas G ou B que tenha a maior velocidade de transmissão possível e maior alcance possível. Se possível, poderiam também indicar-me o tal amplificador de sinal igualmente bom?

Novamente, a questão mantém-se. Compro apenas router ou mudo também o modem e sendo assim compro um router+modem? Agrada-me a ideia de ser apenas um aparelho a gerir tudo mas, acima de tudo, relativamente ao que tenho, não quero perder nada. Apenas ganhar :). Já agora, o modem que a Netcabo me meteu cá em casa é o novo modem que andam a colocar já com entradas telefónicas por causa do ZON.

Cumprimentos e obrigado.
 
Última edição:
Com a netcabo infelizmente tens sempre que ter o modem deles, porque não existem routers no mercado que tenham modem compativeis com DOCSIS.

Routers tens varios modelos disponiveis.

Qual a distancia entre os routers e os computadores? quais as interferencias pelo caminho??(paredes, aparelhos electricos, entre outros?)

Qual o orçamento maximo? 100/200€??

Melhores Cumprimentos
 
Com a netcabo infelizmente tens sempre que ter o modem deles, porque não existem routers no mercado que tenham modem compativeis com DOCSIS.

Routers tens varios modelos disponiveis.

Qual a distancia entre os routers e os computadores? quais as interferencias pelo caminho??(paredes, aparelhos electricos, entre outros?)

Qual o orçamento maximo? 100/200€??

Melhores Cumprimentos

Ok. Seja então apenas o router. O orçamento máximo serão +- 300€ (pretende-se algo realmente bom). A distância entre os computadores será uma fixa de cerca de 10 metros com duas paredes e apenas uma aparelhagem de som pelo caminho e a restante distância será qualquer portátil que eventualmente ligue em casa ou no jardim. Como já tinha referido atrás, gostaria de ter obviamente sinal pela casa toda e também no jardim que se encontra a cerca de 100m (máximo) do router.

Cumprimentos.
 
Ok. Seja então apenas o router. O orçamento máximo serão +- 300€ (pretende-se algo realmente bom). A distância entre os computadores será uma fixa de cerca de 10 metros com duas paredes e apenas uma aparelhagem de som pelo caminho e a restante distância será qualquer portátil que eventualmente ligue em casa ou no jardim. Como já tinha referido atrás, gostaria de ter obviamente sinal pela casa toda e também no jardim que se encontra a cerca de 100m (máximo) do router.

Cumprimentos.

O jardim a 100mts do router ?? Isso é o comprimento de um campo de futebol !!! E dizes que não vives numa mansão ! lolol

Mas tenho também um Desktop a 10metros sensivelmente de um portátil, com 2 paredes de tijolo das antigas ( daquelas que se faziam antigamente ) e sinal chega na boa lá. Asus WL-600G.

Mas haverá melhor para o teu caso, além de que este é modem router para ADSL, sendo logo de descartar.

Quanto ao equipamento em questão..nunca foi algo que dominasse ( o alcance ), pq a minha casa é pequena e nunca me procupou estudar o alcance.
 
Última edição:
Tens algo deste género,

http://www.visus.pt/draytek/serie_vigor2930.htm

depois tens que comprar á parte a pen wireless para cada computador

http://www.visus.pt/draytek/vigorN61.htm


Se tiveres problemas de sinal tens sempre estes adaptadores

http://www.visus.pt/draytek/ant2510.htm

Atenção os produtos acima foram dados como exemplo, apenas para teres uma ideia do que precisas para o que queres.

Router Wireless --Draft N [FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif]Acesso Wireless até 300Mbps (norma 802.11n Draft-n 2.0)[/FONT]
Adaptadores Wireless -- Draft N Indoor : 20m a 60m, Outdoor : 100m (valores teóricos)
Antena Direccional.

Quanto a marcas e modelos agora convém seres tu a dizer o que preferes e o que não queres, até porque os produtos da Draytek costumam ser Bastante caros.

Tens linksys, asus, smc, bufallo, etc.

Melhores Cumprimentos
 
Recomendaste-me um router de norma N. Já tinha decidido com a ajuda de outro utilizador do fórum um pouco acima que a norma N ainda era muito recente e ainda teria de andar a comprar receptores para os computadores todos. Daí, estabeleci a ideia de que o router que iria comprar seria das normas B e G para que não precisasse de comprar os receptores para os computadores.
Não me consegues indicar outros aparelhos das normas que referi? E já agora, um amplificador de sinal compatível. Podem mostrar-me routers até +- 300€.

Cumprimentos.
 
No entanto, para beneficiares da norma n em todos os computadores, as placas dos mesmos têm de ser norma n, caso contrário só funcionam à norma base deles (ex. router norma n - max teórico de 300mbits de transferência, mas não te fies nisso - mas os portáteis tem placas b/g -> só usas norma g -> desperdício de dinheiro)
Agora se comprares adaptadores que suportem norma N, não deverás ter (muitos) problemas, apenas os normais numa ligação wireless.

Melhores Cumprimentos
 
Agora se comprares adaptadores que suportem norma N, não deverás ter (muitos) problemas, apenas os normais numa ligação wireless.

Melhores Cumprimentos

Sim, eu entendi a explicação. O que me deu a entender era que a norma N era algo muito recente. E a coisa de ter de comprar adaptadores para os computadores todos não me agrada muito visto que os portáteis, por exemplo, já trazem as placas wireless incorporadas mas não suportam norma N e isso ia significar que tinha de andar com uma "pen" agarrada até aos portáteis. Daí me ter decidido pelas normas B e G.

Por acaso, o portátil que eu uso (MacBook) já vem com uma placa wireless que suporta norma N. E basicamente apenas mais um portátil se iria ligar à rede. A compra de um adaptador para o desktop que está a uma distância fixa é inevitável. Sinceramente estou um bocado à nora com isto. Parece que vamos voltar à história da norma N :P.

Cumprimentos.
 
Última edição:
A norma N não é recente, já está no mercado á 3 anos sensivelmente, é mas é uma tecnologia "verde" com problemas de compatibilidade com as normas anteriores.

Desde teres um computador com Norma G (maximo 108) e um router norma N(300Mbps) e ele apenas debitar metade da norma G, a problemas de conecção limitada/inexistente, dificuldades de conecção, entre outras.

Agora se foram todos os equipamentos Norma N, então ai funciona tao bem como qualquer outro, a nivel de "dores de cabeça" e configurações, a nivel de velocidade e de alcance é melhor.

Melhores Cumprimentos
 
Então acho que vou mesmo optar por um router de norma N. Afinal de contas, o desktop que vai receber internet por wireless ainda não tem um receptor e é preciso comprar um de qualquer das formas. De resto, o que se vai ligar à rede é um MacBook que já traz a placa wireless compatível com norma N e dois portáteis normais. Este dois últimos sim, vão precisar de adaptadores mas apenas são ligados via wireless esporádicamente.

Consegues então indicar-me o melhor numa margem máxima de 300€? Já agora, os receptores também e o amplificador de sinal.

Eu já andei a correr os sites das marcas referidas acima e encontrei alguns produtos que me deram a ideia de serem jeitosos.

http://www-pt.linksys.com/servlet/S...nksys/Common/VisitorWrapper&lid=5562221384B03

http://www.smc.com/index.cfm?event=viewProduct&localeCode=PT_PRT&cid=1&scid=119&pid=1627

http://www.smc.com/index.cfm?event=viewProduct&localeCode=PT_PRT&cid=1&scid=119&pid=1634

Cumprimentos.
 
Última edição:
Ok. Muito obrigado pela ajuda. Só precisava de mais uma coisa. Gostaria que me indicasses receptores e o amplificador de sinal em condições. Receptores, julgo que compre o da marca respectiva ao do router certo? Será mais fiável não? Amplificadores de sinal é que é muito vago para mim porque nunca comprei semelhante coisa :P.

Cumprimentos.
 
Em vez dos amplificadores podes sempre comprar antenas como esta, e quem diz esta tens outros modelos de mercado, quanto mais Dbi, maior a distancia.

Nas opções de portas de router tens é que ter a opção- SMA connector ou saida SMA.

Julgo que é assim.

Qualquer duvida adicional, diz!

Melhores Cumprimentos
 
Ora bem, eu acho que ainda estou um bocado confuso. Qual é a diferença da antena que mostras-te para um amplificador de sinal? E, quer seja para uma antena, ou amplificador de sinal, tenho de ter a tal "SMA connector ou saida SMA"? É que eu tinha a ideia que antenas e amplificadores de sinais não necessitavam de estar directamente ligados aos routers. Pensei que estavam num determinado local, captavam o sinal fraco que lhes chegava e transmitiam-no com mais potência e alcance sem terem de estar ligados ao router.

Deu-me a ideia que a antena que me linkaste não é compatível com routers de norma N. Apenas diz:

Compatibilidade: 802.11b, 802.11b+, 802.11g
Qualquer periférico wireless com reverse SMA connector
Funciona com qualquer Sistema Operativo


Cumprimentos.
 
Última edição:
Foi apenas como exemplo, tens varias antenas no mercado.

A diferença entre uma antena e um amplificador foi aquela que disseste, a antena tens que ligar ao router para aumentar o sinal do mesmo, enquanto que um amplificador vai como disseste "aumentar" o sinal que ele capta.

SMA connector ou saida SMA é o mesmo.

É o mesmo que dizer Saida HDMI ou simplesmente HDMI (High-Definition Multimedia Interface)

Melhores Cumprimentos.
 
Back
Topo