Desenvolvimento de um JOGO

Status
Fechado a novas mensagens.

Persuader

Power Member
Olá a todos.

Uma ideia: e se pusessemos pés ao caminho para podermos
discutir aqui o que realmente deviamos? Sim, programar.

Podiamos unir esforços para desenvolver um jogo, o mais simples possível, mas que permitisse aprender qualquer coisa não só a nós mas também a todos aqueles que visitam este forum.

Com a ajuda de todos tudo fica mais fácil. Podiamos definir as tarefas a realizar:

1. Definir o tipo de jogo (se possível criar algo novo :))
2. Elaborar a história
3. Escolher linguagem de programação
4. Desenho dos níveis do jogo ou o jogo em si
5. Programação
6. Teste e volta a 5. as vezes necessárias
7. Jogar

E usavamos este forum para comunicarmos uns com os outros, a trocar ideias, a trocar código, enfim, a partilhar conhecimento.

Eu pensei fazer um jogo tipo SOKOBAN (para quem não sabe, é um jogo em que um homenzinho tem de empurrar caixotes para locais predefinidos) em 3D, sendo que os caixotes eram cubos com letras, e o resultado final do ordenamento dos cubos formava uma frase ou palavra.
Como linguagem de programação, acho que seria mais ou menos fácil de fazer na linguagem C, usando OpenGL + GLUT. Esta combinação permitiria portar o jogo tanto para windows como para linux.

Agora falta vocês darem as vossas sugestões.

Um abraço.
 
Eu acho a ideia genial, aliás eu gostava imenso de participar na construção de um jogo, mas infelizmente não percebo nada de programação.
Contudo posso tentar contribuir com ideias para o jogo.
Inclusive tenho 2 amigos meus que podem tentar ajudar nos gráficos...

Acho a ideia mesmo muito boa!!!!
 
Persuader, podes contar comigo...

Agora penso que podiamos fazer algo melhor, conceber um jogo mesmo de raíz, e não nos limitarmos a fazer uma versao nossa de algo já existente.

Mas também compreendo que se torna mais dificil nos organizarmos ao tentarmos fazer uma coisa nova, pois se for uma ideia ja existente, o desenvolvimento do jogo já é conhecido...

Quanto a programação... eu posso contribuir em:

- Java
- C
- Prolog

Descreve mais pormenorizadamente os teus planos :)
 
Count me in =)

Bem, apenas sei os basicos de C++, Visual Basic e AutoCAD mas com a devida motivação axo que posso aprefeiçoar os meus conhecimentos ....

Vou já procurar o 3D Studio Max ;)

Agora quanto á linguagem e conceito ... não faço ideia ... porque não uma MOD? Assim já temos o motor grafico/fisico ...

Bem, fica aqui a minha sugestão.

Portem-se,
Moralez
 
Tambem estou pronto para pôr as mãos na massa.
Delphi ou VB e Gráficos.
Era fixe fazer um jogo e depois todos poderem fazer download
no site da UNREAL.
Tinha era que levar o LOGO do FORUM e um link
directo ao FORUM da UNREAL. :)
Penso eu de que...
 
/me wants to help!!!
wavey.gif


embora a tua ideia seja muito boa, tb acho que a criaçao de um mod ou de um jogo de raiz sejam tb hipoteses a considerar :)

mas e de facto uma excelente iniciativa :001:
 
Alguns aspectos a considerar

Gosto de ver que até acharam a minha ideia interessante.
Assim, podiamos começar por esboçar o jogo em si.

Quando eu disse "o mais simples possível" queria dizer isso mesmo, ou seja, algo que nos permita começar do início, e também que permita que outros aprendam também. E não só, um projecto simples quase que garantia que iria ser concluído, pois não adianta estar a pensar em criar um jogo revolucionário e cheio de complexidade para depois não ser terminado.

Nesta perpectiva aquela ideia do "sokoban" 3D enquadrava-se perfeitamente... mas foi só uma ideia e espero que tenham outras sugestões a dar.

Quando finalmente tivessemos o "mais simples" jogo feito, aí sim, poderiamos partir em busca de novos horizontes. Mas não convem pensar muito nisso para já.

Ah, alguns de vocês falaram em MODs. Eu não sei bem o que isso é, mas suponho que sejam add-ons para outros jogos. Estou correcto? Se for esse o caso, parece-me que seria mais vantajoso fazer um jogo desde o início, pelo menos em termos de aprendizagem (mais uma vez também a pensar naqueles que não sabem programar).

Mas as sugestões são bem vindas. Venham elas.... :)

Um abraço
 
Para quem quer aprender a programar

Está em desenvolvimento um jogo 3D para auxilio na aprendizagem da lógica da programação. No jogo controlamos um cientista que tem de programar uns robots (sim programa-los numa liguagem, bastante simples até) para que estes realizem algumas tarefas, de modo a passar de nível. O jogo chama-se COLOBOT.

O endereço é
http://www.epsitec.ch/colobot/index.php
ou
http://www.colobot.com/

Pode-se fazer download de uma versão de demonstração. Só é pena que o jogo seja em inglês ou francês, e só ainda ter manual em francês.

Se não tiverem dificuldades com estas línguas, esta pode ser o início de uma auspiciosa carreira na programação. Quem sabe....

Um abraço.
 
Re: Alguns aspectos a considerar

Originally posted by Persuader
Quando eu disse "o mais simples possível" queria dizer isso mesmo, ou seja, algo que nos permita começar do início, e também que permita que outros aprendam também. E não só, um projecto simples quase que garantia que iria ser concluído, pois não adianta estar a pensar em criar um jogo revolucionário e cheio de complexidade para depois não ser terminado.

Nesta perpectiva aquela ideia do "sokoban" 3D enquadrava-se perfeitamente... mas foi só uma ideia e espero que tenham outras sugestões a dar.

Quando finalmente tivessemos o "mais simples" jogo feito, aí sim, poderiamos partir em busca de novos horizontes. Mas não convem pensar muito nisso para já.

Ah, alguns de vocês falaram em MODs. Eu não sei bem o que isso é, mas suponho que sejam add-ons para outros jogos. Estou correcto? Se for esse o caso, parece-me que seria mais vantajoso fazer um jogo desde o início, pelo menos em termos de aprendizagem (mais uma vez também a pensar naqueles que não sabem programar).

Mas as sugestões são bem vindas. Venham elas.... :)

Um abraço

concordo ctg, e de facto melhor começar por programar um jogo simples antes de ir ja costruir algo muito complexo. depois sim, como disses-te, e espero que sim, pensaremos em mais e melhor.

MOD's sao sim como modificaçoes, add-ons a jogos que se estao a tornar muito populares, tanto que agora muitos jogos ja saem com editores proprios, e ja foi criado como que um Editor Universal, o gmax. ha ate mods que se tornaram tao populares que irao fazer versoes comerciais.

mas no entanto, como disse em cima, a tua ideia de começar por baixo parece-me mais indicada: depois de criarmos esse sokoban (que por acaso nunca joguei) e que se vera se temos futuro :rolleyes: :P
 
Bem, eu não tenho assim muito tempo, mas no que puder ajudar, é só dizer... acho uma ideia inovadora e bastante boa.

Se for em frente, e espero que sim... só temos a ganhar... é capaz até de unir mais os membros, e consequentemente melhorar a qualidade do nosso forum.
Juntem- se a nós, restantes membros... nem que seja para dar apoio moral... heheheh...
 
Acho que a primeira coisa a defenir será que tipo de jogo....
Claro que toda a gente deve crer um jogo diferente, mas acho que deviamos por aqui umas ideias, para isto começar a andar.

Assim sugiro:

* tipo trivial, ou seja com perguntas respostas e alguns enigmas.
(gosto particularmente deste, e é um jogo que normalmente todos gostam de jogar...)

* Aventura gráfica/comica (gráfica entenda-se por gráficos simples...)

etc...
 
Gostei dessa tua ideia, do jogo, com perguntas e respostas, tipo trivial... É bom para aquelas alturas em que só queremos descontrair...

Mas, tb podíamos depois ter um outro, com um ambiente mais gráfico, talvez, para os menos dotados de cérebro. :-D

É claro que este se faria futuramente, não é preciso ser tudo ao mesmo tempo. E aos poucos e poucos, até fazíamos uma pequena "coleção" de jogos, para o pessoal ter por onde escolher. Que dizem??

Obs: Desculpem lá, mas no meio desses "futuros" jogos tem que haver, por mais simples que seja, um shoot'em up".... hehehe... Talvez com a cara do pior user do forum, como alvo... :D
 
bem eu percebo um coto de VB, se precisarem de ajuda digam.. e ja agora uma ideiazita, q tal um trivial persuit da informatica?? de qq maneira fika a ideia...

Vão dando noticias
 
Última edição:
Tou nessa pessoal, tenho pouco tempo pois o IseL esgota o pouco que tenho mas gostava de participar.

C++ e Java percebo.

Dêm noticias.

1º Qual é mesmo o jogo que vamos fazer ???
2º Qual a linguagem ??
--> c++ era bom, orientato por objectos, tinhamos de escolher uma biblioteca grafica.

3º Construir ai o UML e distribuir as classes pelo ppl.
 
pesco bastante de JAVA e tb ja dei C, assembly, scheme, VRML... ja nao sei q mais
como é q posso programar openGL??
tb trabalho bem imagens (podem contar comigo pra texturas)
n curto muito a cena do sokoban acho muito xunga... + acçao
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo