Experimentar nova distro

FullDevr

Portugal@Home Member
Boas.
Depois de largos meses de experiências em Ubuntu, vi-me obrigado a voltar para Windows, por motivos profissionais/pessoais.

Agora quero voltar ao Linux (pelo menos em 2º plano).

Preciso de recomendações para uma nova distro.
As spec's do meu computador estão no My System.

Ora bem, eu estava a pensar em Kubuntu 8.04 com KDE4 mas não sei se a minha máquina aguenta (preferia o kubuntu, devido a já ter k3b e amarok, 2as ferramentas que dou muito uso). Queria também uma distro para fazer deskmod (não com muitos efeitos é claro).
Para juntar a isto queria aventurar-me no FluxBox :)

Obrigado desde já (:
Cumps
 
Não aguenta? Só não conseguirá, eventualmente, aguentar com o composite. De resto, fará tudo aquilo que lhe pedires.
Quanto a KDE, a distro que actualmente o tem melhor implementado é o OpenSUSE, sem dúvida. Eventualmente, podes também dar uma vista de olhos pelo KDEmod para usar com o ArchLinux.
Já em relação ao Fluxbox, fazes bem em ir por aí, não te vais arrepender :D Dá uma vista de olhos pelo tópico da TZ sobre o dito.
 
Se quiseres experimentar o fluxbox de forma simples aconselho-te a instalares o fluxbuntu para teres uma experiência agradável sem teres de andar a configurar tudo à unha...
 
Se calhar vou optar pelo OpenSuse com KDE.
Estive a ver no site e a pesquisar um bocado e vi que vai sair o openSUSE 11.
Se calhar vou esperar mais 1 semanita e instalo o novo.

Depois do openSUSE instalado estou a pensar instalar-lhe o fluxbox, já que nas férias vou ter tempo de configurar tudo. openSUSE dá-se bem com fluxbox?

Cumps
 
Bem, estou a fazer dowload do openSUSE 10.3, na esperança que depois eles oferecem uma maneira facil de actualizar para a versao 11.

Se tiver problemas na instalaçao venho aqui perguntar (:

Cumps
 
Existem distros como Debian Stable ou Ubuntu LTS (Long Term Support a actual versão 8.04 do ubuntu é LTS) que após terem a versão lançada não fazem mais actualizações que não sejam para corrigir bugs ou falhas de segurança (o que implica que não actualizem para novas versões de programas).

Não tinha essa ideia... pensava que o LTS significava que iria haver correcção de bugs e actualização de programas para novas versões durante 5 anos.
 
Não tinha essa ideia... pensava que o LTS significava que iria haver correcção de bugs e actualização de programas para novas versões durante 5 anos.


Só fazem actualizações de segurança. Por exemplo o Firefox 3.1 (quando for lançado no final deste ano principio do próximo) nunca estará presente no 8.04 LTS de forma oficial. Ainda aparece uma coisa por outra mais recente nos backports mas de resto é um treta.

O que eu ando à procura é de uma distro relativamente fácil (ao nível do Debian, ou pouco mais díficil) e que seja um pouco bleeding edge (com rolling release), ainda que minimamente estável. Basicamente gostava que quando saísse uma nova versão de um programa (nem estou a pedir kernels novos, nem componentes mais enraizados) no espaço de uns dias já tivesse nos respositórios, por exemplo o Pidgin.
 
Última edição:
O que eu ando à procura é de uma distro relativamente fácil (ao nível do Debian, ou pouco mais díficil) e que seja um pouco bleeding edge (com rolling release), ainda que minimamente estável. Basicamente gostava que quando saísse uma nova versão de um programa (nem estou a pedir kernels novos, nem componentes mais enraizados) no espaço de uns dias já tivesse nos respositórios, por exemplo o Pidgin.

Foresight Linux. No próprio dia ou no dia a seguir à saída do GNOME já o têm disponível nos repositórios. O DVD instala tudo (GNOME, OO, GIMP, etc) em menos de 10 minutos. E têm um dos sistemas de pacotes mais avançados, conary, com dependências a nível do ficheiro poupando largura de banda (apesar de ainda ser um bocado lento mas com tendência a melhorar).

http://www.foresightlinux.org/
 
Acho que o PCLinuxOS é também uma rolling distro, pode ser tornada mais bleeding edge activando os repositórios de testing, sendo arriscado..btw, parece que a versão 2008 tá quase a sair.
O Foresight parece-me muito interessante também, vou experimentar a versão Gnome depois dou aqui a minha opinião.
 
Foresight Linux. No próprio dia ou no dia a seguir à saída do GNOME já o têm disponível nos repositórios. O DVD instala tudo (GNOME, OO, GIMP, etc) em menos de 10 minutos. E têm um dos sistemas de pacotes mais avançados, conary, com dependências a nível do ficheiro poupando largura de banda (apesar de ainda ser um bocado lento mas com tendência a melhorar).

http://www.foresightlinux.org/

E estabilidade em comparação com o Debian Testing?
 
Claro que é pior. Debian Testing é mais "conservador" que ubuntu e claro Foresight. Se precisam de muita estabilidade não podem querer distros "bleeding edge".
 
Eu nao quero muito bleending edge mas se fosse igual em estabilidade e claro que mudava
agora rolling distro e que nao abdico e foi por isso que migrei para o debian (vim do Mint(ubuntu))
 
Eu nao quero muito bleending edge mas se fosse igual em estabilidade e claro que mudava
agora rolling distro e que nao abdico e foi por isso que migrei para o debian (vim do Mint(ubuntu))
Ora nem mais ! Para mim, também não faz sentido algum instalar a cada 6 meses ou de ano em ano o SO só porque saiu uma nova versão !
Nós que criticamos a instabilidade do Windows e as frequentes reinstalações para resolver certos problemas, por vezes aceitamos isso no Linux, o que não me parece lógico a não ser que queiramos testar software em fase de desenvolvimento.
Para quem preza a informação que tem no disco, como é o meu caso, opto obviamente por uma distro estável e cujas actualizações são feitas automaticamente tipo ( roll-up updates ), logo, não há necessidade alguma de instalar o SO e estará sempre actual.
 
Foresight Linux. No próprio dia ou no dia a seguir à saída do GNOME já o têm disponível nos repositórios. O DVD instala tudo (GNOME, OO, GIMP, etc) em menos de 10 minutos. E têm um dos sistemas de pacotes mais avançados, conary, com dependências a nível do ficheiro poupando largura de banda (apesar de ainda ser um bocado lento mas com tendência a melhorar).

http://www.foresightlinux.org/

Pena os repositórios não serem muito grandes :'( De resto pelo pouco que testei a um tempo atrás pareceu-me interessante.
 
Testei ontem o Foresight, logo no 1º arranque fez uma catrafada de updates...lento a fazer os updates e tambem muito lento a fazer update ao repositório.
Actualizou o kernel para a versão 2.6.25.12, pidgin 2.5.0, gnome 2.22.3. Sou newbie e sinto falta de algumas aplicações no repositorio, como o emesene, Dcpp e o wicd.
De resto não há razão de queixa, bem documentado...explica como instalar drivers nvidia/ati, codecs etc.
 
Última edição:
CR_, ja tentaste Arch?

Não, ainda não experimentei. Nem agora tenho tempo para experimentar distros principalmente distros que precisem de manual (já lá vai o tempo em que tinha tempo para instalar gentoo e experimentar outras distros (tempos do secundário :P)), mas tendo em conta as características também pode ser um opção para ele.
Dei a sugestão do Foresight por ser bleeding edge e fácil. O que ele pede praticamente qualquer distro pode oferecer. Debian pode sempre usar os repositórios unstable ou experimental sempre que precisares de ir buscar qualquer programa, no ubuntu podes ir buscar aos repositórios da versão seguinte (ou ir ao getdeb), no foresight basta ires a http://www.rpath.com/rbuilder/search?search=&type=Packages procurar e instalar (o sistema de pacotes trata de ver se é causa algum problema com outros pacotes), no Arch também sei que tem os repositórios testing e community, etc etc.
Quanto ao "rolling distro" a "maioria" faz isso até ubuntu que apesar de ter pontos de 6 em 6 meses de grandes upgrades não precisas de instalar de novo basta actualizar os repositórios.

É só escolher, não há apenas uma possibilidade :)
 
Última edição:
Quanto ao "rolling distro" a "maioria" faz isso até ubuntu que apesar de ter pontos de 6 em 6 meses de grandes upgrades não precisas de instalar de novo basta actualizar os repositórios.

É só escolher, não há apenas uma possibilidade :)
Tudo depende da filosofia de cada distro...
Muitas distros têm versões estáveis e instáveis disponiveis, umas premeiam mais as suas versões instáveis em detrimento das estáveis, outras, vice-versa.
A versão de 6 em 6 meses do Ubuntu não prima pela estabilidade., mas como afirmaste e bem, o que não falta é distribuições para escolha !

Cumps.
 
Back
Topo