Wii Rune Factory: Frontier (RPG)

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Rune Factory Frontier é simultaneamente um jogo de simulação nas linhas de Harvest Moon, que lhe deu origem, e de Action-RPG desenvolvido pela Neverland/Marvelous Entertainment. Trata-se do primeiro jogo da série para uma consola caseira.

O jogo saiu ainda em 2008 no Japão e está agora a sair na América, tem lançamento confirmado para a Europa por parte da Rising Star, que, infelizmente devido aos atrasos no lançamento dos Rune Factory's anteriores na DS (Rune Factory 1 DS só saiu na Europa em Fevereiro 2009) prevê o lançamento Europeu para Outubro de 2009.


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Plataforma: Nintendo Wii
Developer: Neverland/Marvelous
Editora: Marvelous Entertainment (JP), XSEED Games (US), Rising Star Games (EU)

Datas de lançamento:

Japão: 27 de Novembro de 2008 *já saiu*
América do Norte: 17 de Março de 2009 *já saiu*
Europa: 10 de Março de 2010 *já saiu*

PVP: 49.99€

Features: Supporta 16:9 Widescreen e 480p

Boxarts:

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Perguntas Frequentes:

O que é o Rune Factory?

Rune Factory é um offshoot da saga Harvest Moon que pega em todos os aspectos da série, como a Agricultura, Casamento, Festivais e combina-os com um Action RPG Hack'n'Slash. Isto cria um ciclo de gameplay em que um género complementa o outro.

Preciso de jogar os jogos anteriores?

Não. Este titulo é uma vaga sequela do primeiro jogo na DS, mas jogá-lo antecipadamente não é um requerimento, de facto... se só puderem jogar um, recomenda-se o da Wii por se tratar de uma formula perfeccionada.

Odeio Harvest Moon, vou gostar deste?

Talvez. Os segmentos action RPG contribuem para melhorar o ritmo do jogo e a torná-lo mais interessante. Mas em ultimo caso a agricultura não pode ser totalmente evitada. Uma boa parte do jogo deve ser passada a cavar, tratar do gado e a ir atrás das cachopas... Tal como em Harvest Moon.

Eu era fã de Harvest Moon na SNES e N64 mas os jogos mais recentes não têm sido bons, o Rune Factory será diferente?

Sim! Como grande fã dos originais senti que muitas das sequelas falharam em recriar o gameplay interessante e viciante com o qual me apaixonei. Mas, dentro das primeiras horas do primeiro Rune Factory da DS disse alto "finalmente, isto é a sequela de Harvest Moon pela qual tenho estado à espera". Se eram fãs dos primeiros jogos e perderam o interesse então por favor comprem Rune Factory.

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Sinopse:

Em busca da rapariga desaparecida (Mist) Raguna chega à vila fronteiriça de Trampoli, uma vila misteriosa habitada por espiritos chamados runey's e debaixo de uma ilha flutuante gigante, Whale Island.

Cultiva, explora, luta…
Neste cenário idílico o nosso heroi pode fazer várias tasks (cultivar a terra, moldar ferro, cozinhar, etc), explora a cidade e a ilha flutuante acima dela ou procura a aventura nas masmorras. Ao longo do tempo a cidade irá crescer junto com o numero de habitantes. Comerciantes, agricultores, ferreiros e bartenders; todos estão prontos para ser amigos do heroi, inimigos e quem sabe algo mais. Contudo, problemas no céu acima depressa interrompem a vida tranquila do nosso heroi, que poder é este que ameaça esta cidade pacata? Como irá ele proteger os seus amigos, os seus amores e a vila que se tornou a sua casa?

Mundo:
Trampoli: Uma vila rural situado ao pé da fronteira e fundado pela freira Stella. Trampoli pode ser uma cidade provinciana mas tem uma pousada, uma taberna, um ferreiro uma biblioteca e muitos outros locais. Charmosa e incutida com um sentido de paz tão tangível que toma a forma de Runeys (espiritos), é um sitio ideal para se viver.

Whale Island: è uma ilha misteriosa que flutua acima de Trampoli. Nesta maravilha da natureza flutuante existem muitos monstros ferozes e zonas perigosas.

Features:
Interacções que emulam a vida real: Relações humanas com personagens podem levar à amizade, amor e mesmo casamento. Quanto mais interagires com os habitantes mais prospera a vila se torna e mais recém chegados criarão laços com ela.

Ecossistema dinâmico: Cultiva e apanha colheitas nas campos do jogo. Crescer plantações atrai Runeys (espiritos) que vivem em simbiose com a terra fertil.Apanhá-los e soltá-los nas tuas terras e ao longo da cidade cria um ambiente interactivo que influencia a velocidade de crescimento e qualidade do que plantas.

Masmorras, masmorras e mais masmorras: Variadas masmorras estão espalhadas pelo jogo. Cheio de areas para explorar, criaturas para derrotar ou domesticar e items raros para colecionar, podem ser o sonho de um aventureiro ou o melhor solo para um agricultor corajoso. Procura a sorte ou luta até estares satisfeito.

Controlos intuitivos: O Wiimote e Nunchuck podem ser usados para tudo, cavar a terra, atacar com a espada, e até arrombar a porta da vizinha (também compativel com o Classic Controller.)

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Screenshots:

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Videos:

-> http://www.youtube.com/watch?v=pTAtKCXiSHM (FMV Opening)
-> http://www.youtube.com/watch?v=y--8OdW6KwU (Official Japanese Trailer)
-> http://www.youtube.com/watch?v=JKw8cquUYcU (Official US Trailer)

-> http://www.youtube.com/watch?v=iTJ6gocgwT4 (Battle Gameplay)
-> http://www.youtube.com/watch?v=Fjyjlg4qzhE (Character Interaction Gameplay)


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Mist: A vizinha do lado e a razão que trouxe Raguna a Trampoli. Amigável, acessivel e atenciosa mas aérea e por vezes estranha. Tem sonhos estranhos, ocasionalmente premonitórios em que age como medium. É a rapariga standard do jogo.

Mist disse:
Gosto de Nabos, coelhos com chapéus engraçados e flores que levam cuidados especiais e tempo para crescerem.


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Rosetta: Amiga de infancia de Mist que apesar de tudo a vê, por vezes, como rival. É filha do dono de uma general store o que faz com que tenha olho para o negócio. Normalmente amigável e bem intencionada, mas directa no que diz e por vezes áspera.

Rosetta disse:
Tempo é dinheiro, por isso e para to poupar vou só dizer-te que adoro coisas feitas com cerejas.


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Melody: A certa altura esteve numa jornada pelo mundo com o objectivo de apreciar as diferentes termas que este tinha para oferecer, mas decidiu fixar-se em Trampoli. Não se lembra dos seus pais.

Melody disse:
A unica coisa que gosto mais que banhos é fazer poções. E para isso preciso de ingredientes com cores excitantes!


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Lara: Enfermeira que veio para Trampoli com intenções de se tornar freira. Gentil e delicada, não brinca com a saúde e é ela que salva Raguna sempre que este colapsa, apenas para o reprimir depois.

Lara disse:
Dizem que uma maçã por dia faz bem à saúde, mas se me vieres ver prefiria algo mais doce.


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Bianca: Filha de um milionário chamado Viviaju. Mimada e indiferente ao que se passa à sua volta. A sua unica amiga e confidente é Tabatha a sua criada da qual Bianca tem alguns ciumes porque Tabatha sempre fez amigos mais facilmente. Não é fácil de a impressionar com a oferta de items pelo que é necessário falar muito com ela.

Bianca disse:
Não consigo imaginar nada mais aborrecido que arroz. Excepto talvez Trampoli... Ou o teu sentido de moda.


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Tabatha: Criada e a unica amiga de Bianca. Adora animais/monstros e gosta de os desenhar no seu tempo livre e sonha que um dia humanos, criaturas mágicas e monstros se dêem bem.

Tabatha disse:
Apesar de eu gostar de cozinhar... às vezes comida simples é a melhor.


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Anette: A carteira da vila, rapariga alegre que carrega carrega uma mala que muitas vezes parece maior que ela.
Tende a ser molestada por monstros no caminho das suas entregas pela sua baixa estatura, talvez precise da ajuda de alguém?

Anette disse:
Nada é melhor que uma tarte quente a seguir à rotina diária.


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Selphy: Uma geek otaku de livros que trabalha na livraria. Frequentemente se esquece de comer e dormir e é extremamente desarrumada. A sua personalidade é suave e gentil.

Selphy disse:
O que são aquelas coisas de pão com coisas no meio? Sabes... O tipo que dá para comer com uma mão???


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Eunice: Filha dos donos da Pousada/Inn da vila, Turner e Rita pelos quais nutre um grande respeito. Adora cozinhar e fazer a lida da casa. Dependendo de certas acções do main player a sua morfologia poderá mudar devido à sua susceptibilidade e tendência de levar o que os outros dizem a peito.

Eunice disse:
Sei que me devia conter, mas apenas um daqueles doces de castanha não faz mal a ninguém, certo?


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Cinnamon: De uma familia de académicos, quando pequena demonstrava talento intelectual latente por magia mas ao longo dos anos tornou-se preguiçosa e algo apática. Tal conduta fê-la atenuar algum do potencial que apresentava mas ainda assim é uma rapariga muito intelectual. vive na vidade com a sua irmã Candy e o seu avô Kanro. Não é muito sociável.

Cinnamon disse:
...Odeio. Pepinos.


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Uzuki: De uma linhagem de samurais, treina todos os dias e sabe lutar, mas é assustadiça o que faz com que nunca consiga mostrar a sua tecnica da melhor forma. Veio a Trampoli acompanhada por Tsubute em busca do seu irmão mais velho.

Uzuki disse:
Até as raparigas de linhagem samurai gostam de tratar do cabelo.


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Black Iris: Tem a habilidade de comunicar com espiritos através do poder misterioso de uma canção. Partilha o nome e poderes com a sua irmã. O sitio onde vive e a razão da sua existencia está envolta em mistério.


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White Iris: Partilha o nome e poderes com a sua irmã, gosta muito de flores.


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Famitsu: 8/7/7/7 - 29/40

Nintendo Power: 7.5/10

GameZone: 90/100
Cheat Code Central: 84/100
IGN: 8.3/10

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Rune Factory Frontier: FAQ

1 -- Onde arranjo as ferramentas standard?

Enxada/Hoe: Mist.
Regador/Water can: Mist.
Machado/Axe: Falar com a Stella depois do 4º dia de Primavera (Spring). Pode levar varias tentativas.
Foice/Scythe: Falar com o Erik depois de arar alguma terra, o tema irá aparecer aleatoriamente.
Martelo/Hammer: Entrar Whale Island dungeon e ir constantemente para a direita até encontrar a Melody e ela te dar um martelo. É possível arranjá-lo no primeiro dia de jogo antes de ter armas e equipamento defensivo.
Escova para animais/Pet Glove: Depois de visitar Whale Island fala com o Kross.

Cana de pesca/Fishing Rod: Fala com a Cinnamon quando ela está a pescar.


2 -- Como fazer dinheiro depressa?

No inicio do jogo a melhor forma de fazer dinheiro é cultivar Nabos (Turnips) e pescar. A 10g por saco de sementes os nabos crescem rápido e dão um grande retorno.

Adicionalmente o ultimo andar das dungeons tem sempre um óptimo sitio para pescar onde se pode fazer muito dinheiro, e se isso não estiver disponivel... pescar no oceano.


3 -- Como recupero *****?

As melhores formas de o fazer cedo no jogo é ir à casa de banhos uma vez por dia (disponível depois de obter o martelo/encontrar a Melody em Whale Island) que recupera o HP e ***** na sua totalidade.

A outra é fazer Pickled Turnips que requerem ter Turnips e uma cozinha, sendo que a cozinha pode ser comprada ao Lute em feriados na praceta da cidade.

Pickled Turnips recuperam 10 HP e 75 ***** o que faz com que seja mais fácil recuperar ***** em quantidades consideráveis no inicio do jogo que HP, pelo que a não ter o recurso das termas e a não estares prestes a ir dormir se aconselha a restaurar ***** antes de depletar o HP.

Plantar plantas que se adecuem ao que pode crescer nas Dungeons e ir para a proximidade delas também restaura Rune Points ajudando a explorar mais fundo nas dungeons.

4 -- Até que horas posso ficar fora de casa sem consequências negativas?

Uma da manhã.


5 -- Como chego à Whale Island?

Rega o "pé de feijão" que está à entrada da Clock Tower.

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Porque é que Whale Island não está no céu em certos dias? como chego lá nesses dias?


No segundo feriado de verão é possível ter uma conversa com o Lute (na praça da vila) que permite criar um novo pé de feijão, desta vez em Lake Poli, tornando Whale Island acessivel em qualquer dia da semana

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Como abro portas trancadas em Whale Island?


Whale Island contém várias portas com um pequeno pilar ao lado onde uma rune encaixará. Para obter uma Rune têm de se levar 10 runey's à Candy. O primeiro destes pilares aceita qualquer rune, mas os restantes poderão requerer runes especificos.


6 -- De que me serve cultivar coisas em dungeons? Porquê as hortas?

No terreno da tua quinta estás sujeito às estações, mas em Whale Island é possível produzir qualquer tipo de colheita em qualquer altura do ano.

Similarmente as Green Ruins recriam a primavera todo o ano, permitindo cultivar as colheitas de primavera o ano todo. Outras masmorras terão outras estações.

Plantações em Dungeons produzem e restauram Rune Points (*****), por isso plantar plantas em dungeons pode permitir recuperar ***** e por consequente ir mais longe nelas.

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Então porquê cultivar na horta com a potencial mudança de estações?


Além da proximidade da casa do main character é que cultivar em dungeons produz Rune Points enquanto que na horta são produzidos Runey's importantes para o equilibrio do ecosistema.


7 -- Como fico apto a capturar monstros?

Tens de construir o celeiro, para isso precisas de falar com o Kross, ter 1.000g e 10 lotes de lenha (para ter lenha precisas de ter um machado, para partir ramos). Além disso precisas da Pet glove, obtida através de uma conversa com o Kross.

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Como trato/para que servem os monstros capturados?


Quando capturados, escova-os todos os dias para que a relação deles contigo evolua. Quando eles têm um smiley amarelo no seu status (livro na entrada) o jogador poderá dar-lhes tarefas a desempenhar. Fala com os monstros para lhes atribuir uma job class que será aí agendada para o dia seguinte. Monstros dedicados à produção de derivados (leite, ovos) terão produto disponível de x em x dias a partir do momento em que se forma uma relação de amizade com o criador. Passar fome reduz o nivel da relação deles com o criador e podem mesmo deixar de trabalhar/parar de produzir se estiverem sem comida.

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Aparei o Feno/Fodder mas quando vou à entrada do Celeiro/Barn do lado esquerdo é-me dito que não tenho Fodder, o que lhe aconteceu?


Nada, o feno ceifado passa directamente a "feed" para os animais (que pode ser visto no status do celeiro), a entrada para fodder é para a meter manualmente, o que sucede se o jogador a comprar ao Erik em vez de a produzir.


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Como obtenho/para que serve/o que faz o Elefante que tenho no Celeiro?


- Construir o Celeiro, para tal falar com o Kross, 1.000g e 10 unidades de madeira (unidades de madeira requerem machado)
- Explorar a Whale Island dungeon pouco além da zona onde encontraram a Melody pela primeira vez para desencadear a cutscene do elefante bébé
- A seguir à cutscene o elefante estará no hall de entrada do celeiro, não é possivel interagir com ele.
- No verão (verão do primeiro ano, se o celeiro for construído antes do verão) Tabitha e Bianca vêm para a cidade (a casa delas ficará a norte da casa do Erik)
- Tabatha vai escrever uma carta a dizer que ela gostaria de ver os teus monstros/o teu celeiro, a resposta deverá ser afirmativa
- Agora num dos dias 10, 11, 14, 26 ou 27 de Verão ir a casa da Bianca enquanto ela está lá dentro e desencadeia-se o resto (se isto for feito a Bianca fica na cidade após o Verão, em vez de se ir embora)


8 -- Como faço upgrade ao meu equipamento?

Precisas de uma Forja, pode ser comprada ao Lute em feriados na praceta da vila. Também deves obter o manual Farm Companion da Ganesha (para tal falar com ela várias vezes depois de obtida a forja), outros manuais podem ser obtidos através da Selphy.

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Onde encontro Metais para a forja?


Partindo rochas em dungeons. Mas Mini Golem's ocasionalmente deixam Scrap Iron, Iron, Copper ou Silver ore.

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Onde posso encontrar <inserir tipo de ferro>?


- Scrap Iron: Pedras de qualquer dungeon, mediante uso do martelo nelas.
- Iron: Primeiro segmento de Whale Island e as Green dungeon.
- Copper: Segunda metade da Green dungeon e em Whale Island. Deixado pelo Boss de Green dungeon. Também pode ser encontrado em baús de Whale Island Fin e primeiros andares da Lava dungeon.
- Silver: Lava dungeon, a começar no 3º andar. Também pode ser encontrado em baús no mesmo sitio.
- Gold: Parte inferior de Lava dungeons. Deixado pelo boss de Lava dungeon. Também pode ser encontrado em pedras e baús da Snow dungeon.
- Platinum: Pedras da Snow dungeon e Whale Island Floating Chambers. Deixado pelo ultimo boss de Snow Ruins.


9 -- Como cozinho?

Precisas de uma Cozinha, pode ser comprada ao Lute em feriados na praceta da vila. Também deves obter o manual Quick-Step Cookbook da Rita (para tal falar com ela várias vezes depois de obtida a forja), outros manuais podem ser obtidos através da Selphy.


10 - É feriado e não encontro o Lute, cadê ele?

Em feriados em que há Festivais o Lute vai para o pé da igreja ao invés da praceta da vila.

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Bom aspecto, de todos os Harvest Moons darei sem duvida prioridade a este a contar pelo feedback que tive da versão DS. Se chegar aos calcanhares dela (e tem aspecto disso) temos um óptimo RPG em mãos.

EDIT: Tidbits:

- Every aspect is considerably improved compared to the DS games.
- The main character, a young man named Laguna, wanders throught he savage lands in search of a disappeared young girl.
- The game takes place on the island of Tranrupia, an uncivilized land which Laguna is challenged to pioneer and cultivate
- In addition, a gigantic floating island resembling a whale mysteriously emerged from the sky.
- As the land is further pioneered, a village starts to develop around the farms, and shops start to appear
- The game is set for a 2008 release.
 
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ate que enfim o Harvest para Wii ^^ o Rune do DS é da hora e parece seguir a mesma ideia, a maioria dos harvest foram bom
Há um Harvest Moon para a Wii mesmo; o Tree of Peace (que ainda vem aí, mas no Japão já saiu há uns meses) e na Europa ainda saiu o Magical Melody que aí na América é jogo de GC (de 2006) mas a nós só nos chegou em Fevereiro 2008 :)

Harvest Moons em 3D não me interessam muito, mas este sim :)
 
Há um Harvest Moon para a Wii mesmo; o Tree of Peace (que ainda vem aí, mas no Japão já saiu há uns meses) e na Europa ainda saiu o Magical Melody que aí na América é jogo de GC (de 2006) mas a nós só nos chegou em Fevereiro 2008 :)

Harvest Moons em 3D não me interessam muito, mas este sim :)

Nao sabia que tinha saido um nao, valeu pela informação

Nao gosto muito dle em 3d tb , o do play2 nao gostei nao, o do 64 tb

esse parece ser interssante pelo que agente viu no DS..XDD
 
o da 64 gostei muito, funcionava como os de 2d, mas o da PS2 não é o mesmo da gamecube?
Sim o da N64 tambem gostei.

Na PS2... depende do harvest moon; o mais popular é a port do primeiro da GC, o Wonderful life; mas antes dele em 2001 tiveste o Save the Homeland e mais recentemente o Innocent Life (port da PSP)

Mais um Scan:


Devo dizer que estou impressionado com este jogo... Rune Factory na DS foi óptimo mas este está mais maduro, não aposta em representações chibi (usadas nos harvest moons e algo presentes no Rune Factory 2 DS) e o vibe que o jogo me no que toca à direcção artistica (e os graficos parecem acompanhar isso, parecem bons) é algo reminiscente do Zelda TP.

A Marvelous esta geração e na Wii está em grande; desejo-lhes o melhor.
 
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vamos ver, nao curti muito os 3d nao, pra falar a verdade os que eu mais vicei foi o do Super Nes, o harvest moon 3 do GBC e o mineral Tower do GBA

o os dois rune do Ds curti muito, espero que esse sjea muito bom mesmo
 
Este jogo é outro exclusivo, certo?

O que é um facto é que ultimamente quase todos os dias temos anuncio de anuncio de pelo menos um jogo interessante e não-shovel ware. :)
 
Harvest Moon... :001: Não consegui jogar nenhum da GameCube, e sempre adorei esta saga. Tanta hora passei a jogar o da SNES e o da N64! Este tem um visual muito agradável, e tenho ouvido maravilhas sobre o Rune Factory da DS, se este conseguir ser melhor... temos jogo!
 
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