OC a E8400 + Asus P5E + Dominator 1066 2x2GB

RenatoFaria

Power Member
Boas pessoal ando aqui com uns problemas de instabilidade e ja tentei tudo e mais alguma coisa para por este e8400 estavel a 4.0ghz. Ja corri memtest 3 vezes seguidas e sem erros, corri orthos as vezes da erro outras vezes nao, por exemplo com esta mesma config na bios ja tive 4horas orthos stable.Deixo aqui algumas fotos do erro e da configuraçao da bios.

O erro acontece tanto no orthos ou occt como em idle!

dsc03478km2.jpg


As Definiçoes da bios
dsc03479wq2.jpg


dsc03480mg6.jpg

dsc03481ov2.jpg


dsc03482pr1.jpg


CPU-Z
78778428px0.jpg

HELP!!!:009:
 
Última edição:
dizem que o maximo recomendado e 1.40V tou a trabalhar o sistema para funcionar abaixo disso. E mais existe pessoal a fazer 4.0 com muito menos voltagem.
 
Experimenta com AI Clock Twister em Light, Transaction Booster em Disable e 4, CPU PLL em 1.5v, FSB Termination Voltage em 1.1v
 
dizem que o maximo recomendado e 1.40V tou a trabalhar o sistema para funcionar abaixo disso. E mais existe pessoal a fazer 4.0 com muito menos voltagem.


Se tivers medo de dar mais volts esquece mais OC, porque nem todos os cpus são iguais alguns querem mais corrente e não há nada a fazer, para alem disso o recomendado pelo fabricante são 1.3625V por isso tira dai conclusões, o que interessa é que não o deixes ir as temps para alem do referido de fábrica.
 
Axo que ja sei o que se ta a passar! Degradação do cpu tipo a uns bons tempos atras o sistema aguentava-se bem a correr orthos isto com 1.368V, aguentava 4 horas e tal depois eu cancelava (4 horas e mais do que suficiente para testar a instabilidade do sistema).. a pouco testei com os mesmos 1.368V so aguentava 5minutos! agora com 1.384V tou a correr orthos neste momento e ja vai nos 10 minutos..
 
Última edição:
Boas

o Blue screen pode estar relacionado com os valores que tens no GTL , testa com os GTL em Auto ;)

tenho exactamente o mesmo sistema que tu >> P5E , E8400 e 2x2Gb gskill , mas tenho pencil mod na board , ou seja nao tenho vdroop (o vcore que meto na bios é o Vcore que fica no windows)

tb tenho 445x9
memorias a 1069Mhz
Vdmim = 1.94v
PLL a 1.50v
FSB a 1.28v
NB = 1.40v
GTL = Auto




PS: reparei que tens o PLL e o FSB voltage em Auto , sao esses dois valores que causam degradação nos Intel E8000 , e em boards ASUS se fizeres Overclock e deixares algum valor em Auto , a board assume automaticamente valores exageradissimos !!!!!


para teres uma ideia , se fizeres OC numa board ASUS X38 e deixares o PLL em auto , ela mete automaticamente uns 1.80v ................ (quando 1.50v chega perfeitamente )


o FSB voltage deves tentar encontrar a estabilidade com o valor mais baixo possivel e nunca passar dos 1.40v/1.45v

e o PLL tambem deve ser o mais baixo possivel (na P5E o minimo sao 1.50v)



andaste com o PLL e o FSB Voltage em auto desde que compraste o CPU???


cumps
 
Última edição:
Boas pus as mesmas configs que tu ate as voltagens das memorias. o processador em 1.368V vou tertar isto no orthos a ver.

mascaras tb tenho pencil drop
 
Última edição pelo moderador:
Pois, OC com voltagens em auto da sempre problema... Dai te ter dito logo para pores as voltagens minimas, não vais precisar de aumentar essas voltagens para OC. O que interfere mais são os GTL e a voltagem no NB. Tenta com GTL no CPU em .63x e no NB em .61x e 1.43/1.45v no NB. Esses valores dao-te para FSBs altos e assim tens grande margem de manobra ;)
 
Se tivers medo de dar mais volts esquece mais OC, porque nem todos os cpus são iguais alguns querem mais corrente e não há nada a fazer, para alem disso o recomendado pelo fabricante são 1.3625V por isso tira dai conclusões, o que interessa é que não o deixes ir as temps para alem do referido de fábrica.

Não se sabes, mas os 45 nm tem vcore mais baixo...

o meu está rock solid a 1.33 na bios e provavelmente bastava 1.32 (o anterior dono o tinha assim, mas a agua)
 
ja li imenso sobre estes 45nm e quase todos dizem a mesma coisa.. 1.4V MAX :009: bem o orthos continua a correr por aqui, sera desta? :007: tou com 1.376V
 
tou a testar agora os gtl em auto e NB 1.43V

eu na P5E X38 com os GTL em auto tenho isto estavel a [email protected]

aqui á uns tempos andei a "brincar" com os GTL em manual mas tinha blue screens

ja li imenso sobre estes 45nm e quase todos dizem a mesma coisa.. 1.4V MAX :009:



isso foi antes de se descobrir que o que realmente "matava" os CPUs era o PLL e o VTT (FSB) , essas duas voltagens degradam mais os Intel 45nm do que o vcore!

bem o orthos continua a correr por aqui, sera desta? :007: tou com 1.376V


estas a testar com :

GTL em auto
PLL a 1.50v
FSB a 1.28v

?????

cumps
 
Última edição:
eu na P5E X38 com os GTL em auto tenho isto estavel a [email protected]

aqui á uns tempos andei a "brincar" com os GTL em manual mas tinha blue screens





isso foi antes de se descobrir que o que realmente "matava" os CPUs era o PLL e o VTT (FSB) , essas duas voltagens degradam mais os Intel 45nm do que o vcore!




estas a testar com :

GTL em auto
PLL a 1.50v
FSB a 1.28v

?????

cumps

yes
GTL em auto
PLL a 1.50v
FSB a 1.32v

o orthos ja ia em 16minutos mas uma maquina de lavar avariou e o quadro geral foi abaixo lol! quando vi o pc desligado e tentei ligar e nao dava nada ja pensei que tinha ido desta pa melhor.. lololol
 
Última edição:
Penso que havia uma fórmula qualquer para calcular o GTL dependendo dos volts se a conseguir encontrar posto
 
GTL em auto
PLL a 1.50v
FSB a 1.28v = 7m e deu erro

FSB a 1.30v = 12m e deu erro

FSB a 1.32v = 32m e deu erro

tou a testar agora o fsb a 1.34v :004:
 
Última edição:
Back
Topo