[3G_Tutorial] TMN ZTE MF620

rmbastos

Membro
Placa TMN ZTE MF620 a funcionar em Linux

No inicio da semana resolvi trocar a minha placa de banda "larga" a 384kbps da tmn por uma zte mf620.
Depois de a instalar no windows do portatil, o próximo passo era colocá-la a funcionar em linux, mais concretamente na distro Clarkconnect (www. clarkconnect.com) que gentilmente faz a distribuição da internet cá por casa (entre outras coisas).
Depois de algumas pesquisas na net, apercebi-me que "papinha feita para a zte a funcionar em linux, nem vê-la" e não me apetecia voltar à velhinha placa de 384kbs em linux.
Então resolvi colocar mãos à obra.
A verdade é que não percebo muito de linux (ou quase nada), mas a minha experiência na área do desenvolvimento de hardware resolveu o problema.

Ora então cá vai o que devem fazer (versão para clarkconnect, deve funcionar nas outras distros):
(Peço desculpa por alguma calinada em linux que possa dizer)

Quando ligam a placa ao linux, ela é detectada como um cdrom. Se passado alguns segundos o linux não comutar para o modo modem, devem digitar o comando;
1) rmmod usb_storage

Depois têm de fazer com que o linux reconheça a placa como um dispositivo usbserial. através do comando:
2) modprobe usbserial vendor=0x19d2 product=0x0001
Os dados de vendor e product devem estar de acordo com a vossa placa (correr cat /proc/bus/usb/devices ) para verificar


3) no directório /etc/ppp/peers criei um ficheiro chamado tmn com o seguinte conteúdo:
###########################################
# pppd script por rmbastos
#
# para TMN ZTE MF620
#
# Rui Bastos 2007
###########################################

DEVICE=ppp0
ONBOOT=yes
USERCTL=no
MODEMPORT=/dev/ttyUSB0
PERSIST=yes
DEFABORT=yes
DEBUG=yes
INITSTRING=ATZ
DEFROUTE=yes
HARDFLOWCTL=yes
ESCAPECHARS=no
REMIP=
NETMASK=
IPADDR=
MRU=
MTU=
DISCONNECTTIMEOUT=
RETRYTIMEOUT=5
BOOTPROTO=none
PPPOPTIONS="debug passive lock crtscts noauth defaultroute noipdefault usepeerdns novj"
PEERDNS=yes
connect "/usr/sbin/chat -v -f /etc/sysconfig/network-scripts/chat-ppp0"

4) No directório /etc/sysconfig/network-scripts crirei o ficheiro chat-ppp0 com o seguinte conteúdo:
###########################################
# chat script por rmbastos
#
# para TMN ZTE MF620
#
# Rui Bastos 2007
###########################################
ABORT BUSY
ABORT 'NO CARRIER'
ABORT ERROR
REPORT CONNECT
TIMEOUT 10

'' 'AT'
'' 'AT+ZSEC=?'
'' 'AT+ZOPRT?'
'' 'AT+ZOPRT=5'
'' 'AT+ZOPRT?'
'' 'AT+ZSTART'
'' 'ATE0'
'' 'ATI'
'' 'AT+CSQ'
'' 'AT+CGDCONT=1,"IP","internet",,0,0'
'' 'AT+CLIP=1'
'' 'AT+ZCSPOWER'
'' 'ATD*99#'



e voilá.
Devem ter apenas atenção aos nameserver, pois poderão de ter de os adicionar ao ficheiro /etc/resolv.conf

Os scripts podem não estar completamente optimizados para a melhor ligação, mas funcionam no clarkconnect 4.1, e a ligação tem estado sempre OK desde ontem, sem problemas.

NOTA: 19/12/2007 Este script também funciona com a nova placa ZTE MF622 utilizada no sapo internet movel e na TMN e na nova versão do Clarkconnect 4.2
 
Could not determine remote IP address: defaulting to 10.64.64.64

acho que é por isto que nao me consigo ligar a net.. alguma solucao?
 
Ubuntu 8.10 + TMN ZTE MF620

[RESOLVIDO] boas... Alguem consegue colocar este modem a funcionar no ubuntu 8.10? Depois de configurar a rede, colocar user tmn, pass tmn e o meu pin, tenta-se ligar, mas fica-se pela tentativa...




Edit: O que se passa é que no ficheiro de configuraçao o modem nao adquire o numero correcto, ou seja, *99#, abram a consola e digitem sudo bash, coloquem a vossa pass. depois digitem vim /etc/wvdial.conf, no parametro phone coloquem o numero que referi em cima, guardem. agora vao ao network manager e editem a ligaçao do modem, selecionem a caixa system settings, ok, fechar. Ja deve funcionar. Eu antes de fazer isto retirei o pin do cartao, e ja tinha configurado o modem no ambiente grafico.
 
Última edição:
[RESOLVIDO] boas... Alguem consegue colocar este modem a funcionar no ubuntu 8.10? Depois de configurar a rede, colocar user tmn, pass tmn e o meu pin, tenta-se ligar, mas fica-se pela tentativa...




Edit: O que se passa é que no ficheiro de configuraçao o modem nao adquire o numero correcto, ou seja, *99#, abram a consola e digitem sudo bash, coloquem a vossa pass. depois digitem vim /etc/wvdial.conf, no parametro phone coloquem o numero que referi em cima, guardem. agora vao ao network manager e editem a ligaçao do modem, selecionem a caixa system settings, ok, fechar. Ja deve funcionar. Eu antes de fazer isto retirei o pin do cartao, e ja tinha configurado o modem no ambiente grafico.

Continua sem funcionar :(
Preencheste os campos de username, apn, network?
 
Continua sem funcionar :(
Preencheste os campos de username, apn, network?

Sim, antes de ir ao wdial, configurei, no ambiente grafico o user: tmn, pass: tmn, network ja tava com internet, o pin como disse tenho-o desactivado. Por vezes ele nao se liga a primeira, mas a 2 ou terceira tentativa liga-se.
 
Eu não consigo colocar a ZTE MF622 a funcionar no openSUSE 11.1, esse ficheiro parece não existir e eu não consigo configurar nada. Alguem já consegui ligar esta placa no openSUSE?
 
Eu não consigo colocar a ZTE MF622 a funcionar no openSUSE 11.1, esse ficheiro parece não existir e eu não consigo configurar nada. Alguem já consegui ligar esta placa no openSUSE?

certifica-te que o wvdial esta bem configurado..
podes precisar de configurar os nameservers manualmente. /etc/resolv.conf
 
Eu fico um bocado á toa com isso. o meu ficheiro está assim.

Código:
### /etc/resolv.conf file autogenerated by netconfig!
#
# Before you change this file manually, consider to define the
# static DNS configuration using the following variables in the
# /etc/sysconfig/network/config file:
#     NETCONFIG_DNS_STATIC_SEARCHLIST
#     NETCONFIG_DNS_STATIC_SERVERS
#     NETCONFIG_DNS_FORWARDER
# or disable DNS configuration updates via netconfig by setting:
#     NETCONFIG_DNS_POLICY=''
#
# See also the netconfig(8) manual page and other documentation.
#
# Note: Manual change of this file disables netconfig too, but
# may get lost when this file contains comments or empty lines
# only, the netconfig settings are same with settings in this
# file and in case of a "netconfig update -f" call.
#
### Please remove (at least) this line when you modify the file!
nameserver 192.168.2.1
 
faz um backup disso e depois exprimenta por
Código:
nameserver 10.11.12.14
nameserver 212.55.154.174
acho que tens de ter previlegios root para modificar este ficheiro.


eu consegui por a minha placa a dar no archlinux. tive de instalar o wvdial e o comgt. e alterar o etc/resolv.conf.
 
Última edição:
faz um backup disso e depois exprimenta por
Código:
nameserver 10.11.12.14
nameserver 212.55.154.174
acho que tens de ter previlegios root para midificar este ficheiro.


eu consegui por a minha placa a dar no archlinux. tive de instalar o wvdial e o comgt. e alterar o etc/resolv.conf.
Eu não consigo editar o ficheiro a consola dá-me isto

Código:
sudo gedit /etc/resolv.conf

(gedit:6937): Gtk-WARNING **: cannot open display
 
Bom quando eu faço essa edição ao ficheiro fico sem net. Esqueci-me de referir que quando eu ligo a placa USB aparece-me uma ligação no Network Manager com o nome Auto Mobile Broadband (CDMA) connection. Quando escolho esta rede não acontece nada. Será que há alguma configuração que se tenha que fazer melhor?
 
Bom quando eu faço essa edição ao ficheiro fico sem net. Esqueci-me de referir que quando eu ligo a placa USB aparece-me uma ligação no Network Manager com o nome Auto Mobile Broadband (CDMA) connection. Quando escolho esta rede não acontece nada. Será que há alguma configuração que se tenha que fazer melhor?

normal ficares sem a net "normal" pois o pc fica a usar os nameserver que estao configurados para a placa tmn.
nao sei.. tb sou noob nisto.
 
a tmn nunca fornece drivers para linux?......por exemplo a sapo costuma fornecer, pelo que pesquisei por aqui.(apesar de ter lido que não funciona).
 
boas, tudo bem ?

Alguém me sabe dizer como faco para ligar uma placa de net TMN ZTE MF628 ?Eu sei que no ubuntu 9.10 é praticamente automático mas eu meti a placa e ela é detecta e dps vou ao config e escolho portugal - 3g tmn , Mas depois surge uma série de outros campos, onde eu só sei o numero e o pin. E depois de configurada, onde é que eu vou para iniciar o programa da tmn ??
 
Back
Topo