escolha de dissipador para CPU

Starrk

Power Member
olá
tenho uma caixa nox 25, uma mobo p5k-pro e um q6600, e agora falta-me um dissipador a sério, porque com o stock o processador vai quase aos 60º quando jogo!
o que me aconselham?
preferia gastar menos de 30 €, mas se valer mesmo a pena gastar um bocadinho mais vou aos 50€.
 
olá
tenho uma caixa nox 25, uma mobo p5k-pro e um q6600, e agora falta-me um dissipador a sério, porque com o stock o processador vai quase aos 60º quando jogo!
o que me aconselham?
preferia gastar menos de 30 €, mas se valer mesmo a pena gastar um bocadinho mais vou aos 50€.
O meu preferido e um dos melhores:

Thermalright Ultra 120 Extreme - 45 euros + ventoinha de 120 silenciosa


Outras opções:

SunBeam Tuniq Tower 120 - 40 euros (já traz ventoinha)

Económica:

ARCTIC COOLING Freezer 7 Pro - 16 euros (já traz ventoinha)


Cumps
 
21052008177of1.jpg


Scythe Ninja Mini 30€




23052008191sy5.jpg


XIGMATEK RS1283 HEATPIPE RED SCORPIO EDITION 35€

Acho que este ultimo é mais fixe pelo que tenho lido...mas tenho andado a comprar e a testar para ver qual o melhor...estou á espera de um Thermalright Ultra 120 eXtreme vamos ver se é realmente muiiiiiito melhor ou se é mais a fama como o Tuinq.
 
pois.. o Thermalright Ultra-120 Extreme parece-me muito fixe, mas pelo que vi, não cabe dentro da caixa sem eu tirar a ventoinha de 25.

estou inclinado para o tuniq tower.

o XIGMATEK RS1283 HEATPIPE RED SCORPIO EDITION também me interessa, mas não o encontro á venda, sabem onde posso comprar 1?

e já agora também quero por uma fan de 12 na parte de trás da caixa a tirar ar, queria uma silenciosa e com muito power (não queremos todos? ;)
o que aconselham?
 
e agora uma ventoinha com o minimo de bom aspecto, sei que essas noctua são muito boas, mas eu queria uma que fosse mais neutra, tipo transparente, ou preta, ou então se tiver cor que seja azul, que a caixa já tráz ventoinhas dessa cor.

o tuniq tower deve caber dentro da minha caixa, mesmo com a fan lateral, não é? axo que vou comprar um desses para o mes que vem.
 
pois.. o Thermalright Ultra-120 Extreme parece-me muito fixe, mas pelo que vi, não cabe dentro da caixa sem eu tirar a ventoinha de 25.

estou inclinado para o tuniq tower.

o XIGMATEK RS1283 HEATPIPE RED SCORPIO EDITION também me interessa, mas não o encontro á venda, sabem onde posso comprar 1?

e já agora também quero por uma fan de 12 na parte de trás da caixa a tirar ar, queria uma silenciosa e com muito power (não queremos todos? ;)
o que aconselham?
Para tirares as dúvidas podes sempre ler reviews como esta e decidires melhor.

Cumps
 
ou esta aqui...que te vai deixar muuuiiiiiito confuso e tens esta também onde podes ver bem os valores desse "baratucho" XIGMATEK RS1283 e que tenho neste momento a funcar no meu pc e até agora foi o melhor que já experimentei (já foram alguns...:002:) acho que por 30€ tens um cooler a ar que se bate com os mais prestigiados...é claro que os olhos também comem e nesse aspecto este deixa muito a desejar...mas que desempenha a sua função de arrefecer (acho que é isso que se pretende com um cooler) muito bem isso podes ter a certeza!!:001:
 
Yap! Esse é a cópia do XIGMATEK RS1283 (ou vice versa:-D) acho que estes coolers com a tecnologia H.D.T. (Heat-pipe direct touch) estão a dar cartas no mercado do arrefecimento. Está mais que provado que o contacto directo das heat-pipe é bastante mais eficaz!
 
Ocz Vendetta ,do melhor.
Se o Yahh,aparecer por ai,ele fala-te acerca da performance dele ;)
Cumps

:-D


O OCZ Vendetta é o Xigmatek HDT-S983, modelo que foi vendido à OCZ e não é produzido pela Xigmatek. No Frostytech existe uma review deste cooler como Xigmatek (sem dizer OCZ nem nada).


A performance - ora bem, o Ocz Vendetta mantém o meu E6600 @ 3.2ghz a 40/41ºC (cores) em full load (folding@home), com a fan a 80%.
Quando andei a brincar, consegui 3825mhz @ 1.56 ou assim, a 65ºC (cores) em full.

Qual o defeito deste cooler? Push-pins. Se querem segurança e melhor performance, precisam de comprar um bolt-thru kit ou fazerem um vocês mesmo. Existe o LGA775 Bolt-Thru Kit, da Thermalright, que funciona. Ainda não o arranjei mas na ***** disseram-me que o conseguíam arranjar. :)

Um tipo nuns certos fórums que seguiu esta recomendação conseguiu, no seu Q6600:

Idle
core temp
30 27 30 28
realtemp
25 23 25 23

Load
coretemp
48 44 48 46
realtemp
42 39 42 40

Atenção que a maneira como aplicam a pasta térmica num cooler destes faz toda a diferença. A melhor maneira que já testei foi mesmo por apenas uma linha e espalhar.



Se entretanto conseguir arranjar o novo Xigmatek HDT-SD964 - 4 heatpipes; tamanho de 92mm (que na minha caixa não cabe o de 120mm sem eu fazer uns mods, e agora nao tenho tempo para eles); e preparado para uma configuração Push-Pull - pode ser que faça uma curta análise comparativa.

Há pois, esta coisa do HDT convenceu-me. E como estou a ver se trago para aqui um quad, não faz mal ficar mais fresquinho. :D
 
Qual o defeito deste cooler? Push-pins. Se querem segurança e melhor performance, precisam de comprar um bolt-thru kit ou fazerem um vocês mesmo. Existe o LGA775 Bolt-Thru Kit, da Thermalright, que funciona. Ainda não o arranjei mas na ***** disseram-me que o conseguíam arranjar. :)

:rcarton:

humm...achas mesmo isso um defeito??? ...são opiniões diferentes que temos de respeitar:wah:
eu pelo contrário acho isso uma virtude deste cooler em concreto o RS1283, o facto de ter Push-pins facilita a sua instalação e não fica de forma nenhuma inseguro. No que respeita à "melhor perfomance" que mencionaste siceramente não entendo onde é que os parafusos fazem diferença8|???? É o facto de poderes dar mais aperto??? Olha que normalmente os parafusos se fazem acompanhar de umas molas...por algum motivo é ;).
A questão da aplicação da pasta térmica é muito vasta em termos de opiniões por isso eu apliquei no meu de uma forma e depois de outra e não notei diferença no que diz respeito ao espalhar de maneira uniforme sobre o CPU e o cooler, penso que é isso que se pretende é que a pasta ajude a preencher as irregularidades de ambas as partes e tentar manter o maximo contacto possivel com a maior superfície. O ideal de condutividade é não ter absolutamente nada entre estas partes como essa pasta mas sim "ferro com ferro":002: Uns dizem para fazer uma simples linha, outros para aplicar no centro uma pequena quantidade e depois ao fazer pressão rodar ligeiramente o cooler de um lado para o outro de forma a espalhar e retirar algum ar que possa ficar, e ainda há quem diga para espalhar uma ligeira camada com o dedo ou um cartão. Eu optei pela simples quantidade no centro e rodar ligeiramente o cooler ao apertar e verifiquei que a pasta ficou espalhada de forma bem regular tanto no cooler como na base do CPU ao contrário da "formula" de espalhar a pasta com o dedo...esta acho a pior de todas! (pontos de vista...)
XIGMATEK RS1283 }> boa escolha e principalmente relação preço/desempenho!!!!!
 
:rcarton:

humm...achas mesmo isso um defeito??? ...são opiniões diferentes que temos de respeitar:wah:
eu pelo contrário acho isso uma virtude deste cooler em concreto o RS1283, o facto de ter Push-pins facilita a sua instalação e não fica de forma nenhuma inseguro.

Quando ele ficar pendurado de lado, com dois push-pins soltos, falamos :o
 
Quando ele ficar pendurado de lado, com dois push-pins soltos, falamos :o

ahhh ok...eu estava a falar no caso de um desktop e não de um portátil:lol:é que eu tenho o meu PC sossegadito e isento de pancadas, vibrações...etc e se esses push-pins fossem tão inseguros não acredito que os fabricantes os colocassem ao darem 2 anos de garantia num cooler...;) mas volto a dizer são opiniões e respeito a tua!!!:beerchug:
 
ahhh ok...eu estava a falar no caso de um desktop e não de um portátil:lol:é que eu tenho o meu PC sossegadito e isento de pancadas, vibrações...etc e se esses push-pins fossem tão inseguros não acredito que os fabricantes os colocassem ao darem 2 anos de garantia num cooler...;) mas volto a dizer são opiniões e respeito a tua!!!:beerchug:

tem piada, que o meu não é portatil mas é transportavel, faz duas viagens de 30 km por semana, por isso a fixação pode ser de alguma importancia.

pileca, conseguiste mesmo lançar a confusão, não havia mais nenhum bocado de metal para por lá no meio?
 
tem piada, que o meu não é portatil mas é transportavel, faz duas viagens de 30 km por semana, por isso a fixação pode ser de alguma importancia

:joker:
Transportavel?!? Tu tás mesmo muiiiiiita confuso...transportável também é a minha mesa de jantar e não é por isso que a levo cada vez que vou almoçar fora! Já pensaste em arranjar um portátil?!!? É que duas viagems de 30Kms por semana...sim senhor...parece que te estou a ver terças e quintas a tirar cabos...meter cabos...não acredito que um PC de secretária seja própriamente para essa utilização principalmente se quiseres andar com ele de um lado para o outro duas vezes por semana8| desculpa a sinceridade mas acho que 95% ou talvez mais dos utilizadores de desktops e participantes deste forum não andem a carregar com o pc DUAS VEZES POR SEMANA E FAZER 30KMS:-D parece que estou a ver aqueles tubos do WCooling a serem desligados constantemente...

conseguiste mesmo lançar a confusão, não havia mais nenhum bocado de metal para por lá no meio?

:berlusca: :freak3: Confusão?!? Metal para por lá no meio?!? Mas que raio queres tu dizer com isto?!? Isto é um forum de Informática e não de SERRALHARIA!!!:rrotflm:
 
Última edição:
Back
Topo