Guia Overclocking: Como fazer, conceitos e riscos.

-X-

Power Member
Após muita frustração, por este ser o segundo tutorial que farei sobre este tema, pois o outro desapareceu misteriosamente do forum :grumpy:, apresento-vos um tutorial sobre o processo denominado Overclocking.

------------​

Conceitos a saber:

Clock: Velocidade interna do CPU, medida pelo valor do FSB x o valor do multiplicador (BIOS).​

FSB ou Front Side BUS Sucintamente:Tem a função de definir a velocidade externa do processador, ou seja a velocidade a que o processador comunica com as componentes da motherboard.
As velocidades do FSB variam entre 100 Mhz, 133 Mhz, 166 Mhz.​

O Front Side BUS transfere data entre o CPU e a ponte norte da motherboard.
A ponte norte da motherboard é um dos dois chips fulcrais do chipset, sendo o outro a ponte sul.
A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias e em alguns casos com os barramentos AGP e PCI-Express.​

Schema_chipsatz.png

A ponte sul tem ligaçoes com o barramento PCI, com a BIOS, com as portas USB, ISA, IDE...

Ciclo de clock: Intervalo de tempo entre impulsos eléctricos que o processador usa para comunicar com o restante da motherboard.​

Vcore: Voltagem do equipamento.​

Riscos:

Antes de mais nada, não me responsabilizo por quaisqueres danos ao hardware como consequencia da utilização da informação disponibilizada neste thread.

A utilização deste processo implica três grandes riscos:​

1º - A diminuiçao do tempo de vida dos componentes alterados.
2º - A possibilidade de o processador, memoria ou até a motherboard queimarem devido ao aumento de voltagem (utilizado no 2º processo opcional de overclocking).
3º - A possibilidade de o CPU ficar mais lento.​

------------​

Hardware:​

Nem todo o hardware serve para fazer overclocking, pois a diferença de potencial ganho nem sempre é significativa.
Caso decidem usar a tecnica de aumento de voltagem e diminuição do ciclo de Clock, sugiro que comprem um bom Cooler, pois com o aumento de voltagem o processador tende a aquecer ainda mais.
Sublinho esta necessidade especialmente se o vosso processador é da linha de montagem Athlon ou AMD, que como sabem custumam aquecer bastante.​

Agora, os fabricantes mais confiaveis onde esta tecnica tem uma probalidade superior de sucesso são:
Asus, Abit, Gigabyte, MSI, Soltek e Soyo.

E importante notar, que outros fabricantes podem ter bons modelos para overclocking e estes citados terem modelos inviaveis a tecnica.

------------

COMO FAZER:

1º Processo:

O overclocking e realizado dentro do menu da BIOS (acessivel pelo butao "Delete" quando o PC inicia.)
Dentro do menu da BIOS, ir ao item que corresponde ao processador, normalmente sob o nome "CPU Setup", "Processor Settings".
Ao entrar neste menu ira aparecer uma operação:​

FSB x Multiplicador = Clock

Ou seja, O FSB, que determina a velocidade do CPU x multiplicador = Velocidade do CPU

Para realizar o overclocking basta aumentar o valor do FSB, usando as setas do teclado, ou as teclas Page Up ou Page Down.

Exemplo:
Settings originais: 100 Mhz x 16 = 1.6 Ghz/1600 Mhz
Overclocking: 133 Mhz x 16 = 2.1 Ghz/2100 Mhz

Outro exemplo:

Overclock.jpg

(AMD Athlon XP no BIOS Setup onde a frequencia do Front Side Bus foi aumentada para 148 Mhz e o factor multiplicador de 13.5 para 16.5)​

Neste ponto o overclocking já está efectuado.
Embora estes valores variem de processador para processador, de motherboard para motherboard, o FSB é o valor que interessa aumentar, embora em alguns casos dê para aumentar o multiplicador.​

2º Processo

Neste processo vamos rever os conceitos de ciclo de Clock e Vcore.

Como sabem, as instruçoes que o CPU dá aos outros componentes na motherboard não são nada menos do que impulsos eléctricos.
Os intervalos entre esses impulsos são medidos pelo ciclo de Clock.
Ao aumentar a voltagem do equipamento (Vcore) esses intervalos de tempo entre impulsos irão diminuir, aumentado a velocidade de processamento.​

A este processo chama-se overvolting.

O valor do Vcore pode ser alterado na BIOS ou com o programa PowerStrip.
Não me recordo onde e peço desculpa mas com um pouco de pesquisa vão lá.​

Para fazer overvolting nas graficas ou nas pontes norte das motherboards muitas vezes é necessario modificações a nivel de hardware.​

NOTA: O VALOR DO VCORE SÓ DEVE SER ALTERADO ENTRE 0,1V E 0,05V!​

Ao fazer overvolting é certo que a temperatura do CPU vai aumentar, e se for usado desmedidamente pode trazer graves danos ao hardware.
Mas se combinado com um overclocking bem feito na BIOS (explicado anteriormente) e juntamente com um bom cooler, pode se obter maior estabilidade e velocidade em termos de processamento.​

Imagem da BIOS de um ASUS P5E3 Deluxe relativamente ao Vcore:​

bios_0026_thumb.jpg

------------​

Notas finais:
O overclocking apenas deve ser utilizado quando se tem a certeza de que o hardware suporta esse tipo de alterações.​

O overclocking em computadores menos recentes é mais complicado de efectuar pois envolver a mudança de posiçoes de jumpers na motherboard.​

Utilizar este processo por vossa própria conta e risco, pois se der para o torto, chapéu hardware :lol:.​

Alem dos processos acima descritos, existe um programa que podem tentar utilizar para fazer overclocking:
Clockgen.

Um bom programa para monitorizar e aperfeiçoar o overclocking que queiram fazer é o CPU-Z.
É um freeware para o Microsoft Windows e é capaz de detectar o CPU, RAM, a motherboard e outras informações sobre o vosso PC, como os mems, cache.
Sendo importante tambem para verificar os clocks e a velocidade do FSB.

Aqui apresento uma imagem de um Intel Cores Duo T2300E sem overclocking no CPU-Z.

CPU-Z_screenshot.png

E podem usar o corecenter para mudar voltagens, embora não vos possa ajudar pois nao estou familiarizado com o processo.

Aqui estão os links para sacar os programas que referi neste tutorial:

Powerstrip: http://baixaki.ig.com.br/download/PowerStrip.htm

Clockgen: http://baixaki.ig.com.br/download/ClockGen.htm

CPU-Z: http://baixaki.ig.com.br/download/CPU-Z.htm




-----------------------------​


Bom, espero que tenha ajudado nesta questão, alguma duvida ou algo que me tenha esquecido de mencionar, por favor postem e corrijam-me. Fico agradecido!​

Cumps a todos! :003:
 
Última edição:
quem querer tirar o merito, n estou a ver nh tutorial aqui.

nao descreves nada sobre a tecnica passo a passo para o fazer (so falas de FSB, e como sabes quem ler isso irá ficar na mm), nem apresentas nh exemplo das referidas marcas no topico. tenta desenvolver mais o q pretendes com screens e exemplos, dividores de mems, parametros de latencias, features de cpu a desactivar em caso de OC etc etc, deves saber do q falo.

mas parabens na mm e força com isso ;)
 
quem querer tirar o merito, n estou a ver nh tutorial aqui.

nao descreves nada sobre a tecnica passo a passo para o fazer (so falas de FSB, e como sabes quem ler isso irá ficar na mm), nem apresentas nh exemplo das referidas marcas no topico. tenta desenvolver mais o q pretendes com screens e exemplos, dividores de mems, parametros de latencias, features de cpu a desactivar em caso de OC etc etc, deves saber do q falo.

mas parabens na mm e força com isso ;)


Boas, :D , tens razão e eu estava ciente disse quando elaborei o post, fi-lo assim para nao introduzir informação supérflua á aplicação pratica do overclocking.
Tambem tens de perceber que é dificil elaborar um tutorial pratico, limpido e acessivel a todos. :x
Deu-me trabalhinho mesmo assim.
Mas assim que puder irei actualizar. :D
 
Última edição:
Bem ja agora quem dá mais umas informações sobre o programa, o post ta muito simples e claro, percebi melhor aqui do que em alguns outros post sobre a materia embora precise de mais algumas imagens ;) Por isso os meus parabens
 
Era interessante, meterem um tuto para fazer OC às memórias. Há muitas pessoas que apenas lhe mudam a voltagem e a frequência e não sabem que se mudarem os tempos dos ciclos, poderão ter melhor performance.
 
Era interessante, meterem um tuto para fazer OC às memórias. Há muitas pessoas que apenas lhe mudam a voltagem e a frequência e não sabem que se mudarem os tempos dos ciclos, poderão ter melhor performance.

Poderei abordar esse tema num proximo tutorial (tambem limpo e simples).
Realmente é verdade, muitas pessoas desconhecem o factor dos tempos dos ciclos.
Obrigado pela ideia!

Cumps :)
 
Obrigado zatrus, qualquer dúvida que tenhas, pergunta :D

Cumps!

Boas

Muito bom post, simples e conciso. Creio apenas que devesses mudar o título, visto que se tratam de conceitos básicos e riscos. O processo actual de fazer OC não está explícito, apenas os objectivos do mesmo (upar o fsb e voltagem).

Poderias fazer um outro post, este seria "Overclocking: Conceitos Básicos e Riscos" e o segundo poderia ser qualquer coisa como "Overclocking: Como Fazer (Avançado)", como por capítulos.

Mas mesmo assim, muito bom, o que explicaste neste post que eu demorei 5 minutinhos a ler, está muito mais fácil de entender que outros artigos MUITO extensos (de dezenas de páginas) na net por aí, que explicam que tu explicaste aí muito resumidamente.

Cumps
 
Acho que podes adicionar mais um programa, o setfsb
De resto, mais vale estar separado por partes as várias técnicas de overclocking para ser mais fácil aos que se estão a iniciar e mesmo aos que já saibam algo e só querem mesmo a prática.
 
A utilização deste processo implica três grandes riscos:


1º - A diminuiçao do tempo de vida dos componentes alterados.
2º - A possibilidade de o processador, memoria ou até a motherboard queimarem devido ao aumento de voltagem (utilizado no 2º processo opcional de overclocking).
3º - A possibilidade de o CPU ficar mais lento.

explicame este conseito sff. :)
 
No meu por exemplo quando me esqueco de ligar a bomba de água as temps chegam aos 60,70 e o load do windows torna-se mais lento...
 
Meu camarada,
Sou leigo, mas gosto de ler sobre informática e posso lhe dizer que sua explicação está quase boa. Fiquei até com vontade de tentar um over no PC, mas achei que necessitava de maiores informações. De qualquer forma, dou-te os parabéns pela iniciativa, trabalho e esplanação (pelos conceitos colocados).
Não fique acanhado e continue nos passando conhecimento.
Fica um grande abraço,
Thejota/São João da Barra/Rio de Janeiro/Brasil.
 
Back
Topo