O que fazer em caso de roubo de telemóvel?

nunyx

Digital Member
Eis algo que ainda não encontrei tão detalhado aqui no fórum. Pode ser importante ter isto em conta caso percam ou vos roubem o telemóvel. Fica então a mensagem do insectskin:

insectskin disse:
encontrei um site em que tinha la estes passos em ingles.. lembrei me fazer uma tradução aqui para o pessoal do forum que pode vir a dar muito jeito a todos.
Mas como não sei se já existe algo do genero, pensei e comunicar-te a ti e se poderes criar tu um topico...

Abraço.

Como encontrar o teu telemovel Roubado.


NÃO é garantido, mas é sempre um passo em frente e uma chance de recupera-lo.

PASSOS:

1. Procurar o recibo e a papelada do telefone.

2. Encontrar o IMEI ou Numero de série.

3. Pedir uma segunda via do cartão.

4. Apresentar queixa na policia e guardar uma copia.

5. Contactar a operadora/s, dar-lhes uma copia da queixa e exigir que te informem quando o vosso telefone esta a ser usado por alguém.

6. Não mudes de numero. Continua com o que tinhas.

7. Quando alguém inserir o SIM no telemóvel roubado, a operadora irá receber a informação e entrara em contacto contigo.

Conselho:

Guardem sempre a factura, garantia... num local que se lembrem bem. Pois podem vir sempre a precisar e não a encontrar.

Isto fica no Índice de Tópicos
 
Já efectuei esse procedimento, no entanto não fui eu que contactei a Operadora, mas sim a Policia Judiciária através do Ministério Publico. O telemovel foi de facto localizado, mas quando foram ao ultimo local em que estaria ( loja tlms - Centro Comercial Gemini )....nuuuuunca mais deu sinal de vida ( ou de rede ).

Cumps
 
Queria só fazer um acrescento que permite agilizar a situação.

Quando nos roubam o telemovel, ir a https://queixaselectronicas.mai.gov.pt/ e preencher logo a queixa. Depois imprimir e leva-la entao a um esquadra da PSP para eles a autenticarem. Assim fica quase tudo feito e evitamos estar horas a frente do policias com ele a preencher e a queixar-se da vida...;)

PS: o endereço parece não estar a funcionar de momento...
 
Só para dar um exemplo da realidade que temos.

Um amigo meu há 4 anos, foi assaltado com bastante violencia vinda do nada...Ia a virar a esquina e levou uma pera. Apresentou queixa contra desconhecido, na qual estava incluido o telemovel.

Passados 3 anos, o telemovel foi encontrado numa rusgar, o meu amigo foi chamado à esquadra para RECONHECER o telemovel (um 6600), realmente era o telemovel dele, o senhor agente disse "muito bem, agora tem de aguardar pela resolução do caso em tribunal"

E até hoje nada.
 
Só para dar um exemplo da realidade que temos.

Um amigo meu há 4 anos, foi assaltado com bastante violencia vinda do nada...Ia a virar a esquina e levou uma pera. Apresentou queixa contra desconhecido, na qual estava incluido o telemovel.

Passados 3 anos, o telemovel foi encontrado numa rusgar, o meu amigo foi chamado à esquadra para RECONHECER o telemovel (um 6600), realmente era o telemovel dele, o senhor agente disse "muito bem, agora tem de aguardar pela resolução do caso em tribunal"

E até hoje nada.
Não deves ter noção de quanto tempo os tribunais em Portugal demoram a arquivar um caso. Ainda há-de esperar mais um ano ou dois se deus quiser:p
 
O meu foi roubado em Dezembro. Passado 2 meses já o caso tinha sido arquivado.
Na passada quinta-feira, foi outro roubado, na escola, mas não sei ao certo quem foi.
O que fiz foi bloquear ambos os telemóveis.
 
Por acaso a minha namorada a semana passada "perdeu" o w580 dela no Almada Forum (pousou-o na WC e nao o viu mais lol). Ela dirigiu-se à Optimus para bloquear o cartão, mas se for lá com a factura pode também pedir o bloqueio do telemovel e a localização do mesmo?

Obrigado
 
A única vez que um telefone meu foi furtado não o cheguei a bloquear.. Não serve de muito.. Diz-se que o bloqueio é a nível internacional mas sinceramente não me fio muito nisso.
 
Por acaso a minha namorada a semana passada "perdeu" o w580 dela no Almada Forum (pousou-o na WC e nao o viu mais lol). Ela dirigiu-se à Optimus para bloquear o cartão, mas se for lá com a factura pode também pedir o bloqueio do telemovel e a localização do mesmo?

Obrigado

Boas, sim penso que podes bloquear o telemovel se fores lá com a factura, e acho que dá para fazeres isso em todas as operadoras e assim não pode ser utilizado aqui em Portugal pelo menos ;)


Cmps
 
A única vez que um telefone meu foi furtado não o cheguei a bloquear.. Não serve de muito.. Diz-se que o bloqueio é a nível internacional mas sinceramente não me fio muito nisso.

O bloqueio nunca é internacional, posso te garantir que adquiri um N95 bloqueado por imei no reino unido e exprimentei com todas as redes de lá e não deu, cheguei cá e tá a funcionar, 60£, negocio da china :P pena nao ter sido para mim lol
 
O bloqueio nunca é internacional, posso te garantir que adquiri um N95 bloqueado por imei no reino unido e exprimentei com todas as redes de lá e não deu, cheguei cá e tá a funcionar, 60£, negocio da china :P pena nao ter sido para mim lol

isso sim.. foi um negocio LOL :P a volta de 77 euros por um n95 lol :P memo fixe
 
O bloqueio nunca é internacional, posso te garantir que adquiri um N95 bloqueado por imei no reino unido e exprimentei com todas as redes de lá e não deu, cheguei cá e tá a funcionar, 60£, negocio da china :P pena nao ter sido para mim lol

Lá está, na Vodafone disseram-me que o bloqueio era internacional...
 
Porque a vodafone é internacional, TMN e Optimus nao são, o n95 por acaso esta a funcionar com tmn, nao exprimentei na vodafone de cá..

isso sim.. foi um negocio LOL :P a volta de 77 euros por um n95 lol :P memo fixe

O que não falta lá são indianos a fazer isso, alguns sao cabroes lol, sabem que cá o telemovel vale na boa 300€ usado e tentam enganar o pessoal..
 
Última edição:
a mim roubaram o telemóvel, apresentei queixa na psp contra desconhecido e desde lá nunca mais recebi noticia alguma! Mantenho o mesmo número. Nem me informaram da arquivação do processo. Vou ver se encontro a prova da queixa e vou a psp informar-me da situação.
 
É verdade outra coisa, já está referido no primeiro post mas eu reforço. Se o vosso telemovel for recuperado é preciso terem a factura e o resctivo imei para provarem que é mesmo o vosso. Se não os tiverem não sei até que ponto vos restituem o telemovel..
 
Furto de telemovel:

boas a todos desculpa tar a criar mais um topico mas é mesmo urgente e depois mudo a thread ou apago mas vamos ao que interresa:

roubaram (furto) o telemovel a um amigo meu e gostaria de saber o que é que é necessario para fazer a recuperaçao do mesmo ou seja

-papelada
-dados
-policia o que se deve ou nao fazer
-etc

O telemovel é um nokia n96 (ja tao a ver a bomba em cash) por isso sei la caso que n seja possivel recuperar o telemovel pelo menos como é que fazemos blacklist à imei (para o s*cana que tem outros nomes possiveis mas n interessa agora se lixar com isto)

gostaria de saber todos os passos necessarios !

desculpem e obrigado!
 
Back
Topo