Gaming Performance: Windows Vista SP1 vs. XP SP3

rpsgc

Power Member
A ExtremeTech fez uma pequena comparação entre o Vista SP1 e o XP SP3 para comparar a performance em jogos (e para matar aquele mito que o Vista perde 50000000 gaziliões de fps comparado com o XP).

Tirem as vossas próprias conclusões.

http://www.extremetech.com/article2/0,2845,2304022,00.asp

If you were expecting a huge drop in performance as your eyes scanned from the XP to the Vista results, well, surprise! As many a tech analyst predicted, Windows Vista's gaming performance conundrum has largely been solved, and it was mainly due to early graphics drivers.

In fact, I'd been planning to run a few other gaming tests, but the results from these were so uninteresting that further work didn't seem merited. Love it or hate it, Vista is performing far better than it used to.
 
Há meses instalei o XP na máquina aqui do lado para ver a diferença. Menos de 3 horas depois estava, de novo, no Vista.

Acho que ainda muita coisa pode ser melhorada a nível de drivers, mesmo tendo em conta os resultados do estudo.
 
Eu também já não noto diferenças, ou melhor, pelo menos diferenças visiveis. O SP1 permitiu-me jogar ao mesmo nível que jogava no XP. Também se têm notado melhorias nos drivers, não muito ao nível de fps, mas sim de fluidez de jogo. De vez enquando notava certos breaks, coisa que agora não acontece.
 
Eu também já não noto diferenças, ou melhor, pelo menos diferenças visiveis. O SP1 permitiu-me jogar ao mesmo nível que jogava no XP. Também se têm notado melhorias nos drivers, não muito ao nível de fps, mas sim de fluidez de jogo. De vez enquando notava certos breaks, coisa que agora não acontece.

offtopic: que drivers estás a usar no teu a8js ?!?
 
Neste momento estou a usar os 174.93 para Windows Vista 32bits, mas já tenho aqui os 175.70 para instalar da próxima vez que desligar/reiniciar o pc.
 
tenho no meu portatil o 3dmark06 para testa-lo quando faço update a drivers e a realidade é que ganhei uns pontitos com a minha x3100 (nao uso para jogar).
 
Para mim o unico campo onde o xp ganha ao Vista SP1, pelo menos nos jogos, é o facto de o tempo de loading dos jogos ser mais curto no xp e é visivel a olho nú.
mas deve ser uma questão de drivers......
 
por acaso não noto isso.. não digo que é mais rápido num ou noutro.. mas parece me +/- idêntico..
também não é coisa que me faça muita comichão.. e os jogos que jogo ultimamente o loading é nulo :p (velhas glórias :D)
 
Bem pode ser que agora com a aquisição da HD3850 instale o Vista..... mas o hábito do XP é tanto que estou um bocado com o pé a trás.
 
no tempo em que cheguei a ter o vista instalado (uns meses depois do lançamento, ainda nem se falava do SP1) e não notava diferença praticamente nenhuma nos jogos, como Oblivion, Gothic 3, NFS Carbon...
só tinha era uns fps incrivelmente baixos em um ou dois jogos, Half-Life 2 por exemplo, que na altura não percebi porque

acabei por desinstalar. não foi por estar descontente com o SO, simplesmente tinha sido apenas uma experiencia, e também era a versão x64 e na altura não havia drivers para o gamepad logitech), e poucas semanas depois disso a NVidia lança um hotfix que corrige problemas de framerates em vários jogos no vista, um deles precisamente o Half Life 2:-D

então agora com o SP1, estou cada vez com mais vontade de fazer um trial-boot no desktop para nova experiencia com o vista, e quem sabe mudar definitamente
 
no tempo em que cheguei a ter o vista instalado (uns meses depois do lançamento, ainda nem se falava do SP1) e não notava diferença praticamente nenhuma nos jogos, como Oblivion, Gothic 3, NFS Carbon...
só tinha era uns fps incrivelmente baixos em um ou dois jogos, Half-Life 2 por exemplo, que na altura não percebi porque

acabei por desinstalar. não foi por estar descontente com o SO, simplesmente tinha sido apenas uma experiencia, e também era a versão x64 e na altura não havia drivers para o gamepad logitech), e poucas semanas depois disso a NVidia lança um hotfix que corrige problemas de framerates em vários jogos no vista, um deles precisamente o Half Life 2:-D

então agora com o SP1, estou cada vez com mais vontade de fazer um trial-boot no desktop para nova experiencia com o vista, e quem sabe mudar definitamente

O Half Life 2 dava-se mal com os primeiros drivers da Nvidia.
 
Para mim o unico campo onde o xp ganha ao Vista SP1, pelo menos nos jogos, é o facto de o tempo de loading dos jogos ser mais curto no xp e é visivel a olho nú.
mas deve ser uma questão de drivers......

Tb noto isso no meu portatil com o xp no Assasins creed o loading do inicio era rapido prai 10 a 15 segundos , agora no vista demora o dobro mas a nivel de jogabilidade ta perfeito nao noto diferencas.
 
Tb noto isso no meu portatil com o xp no Assasins creed o loading do inicio era rapido prai 10 a 15 segundos , agora no vista demora o dobro mas a nivel de jogabilidade ta perfeito nao noto diferencas.

Isso explica-se facilmente... É o Superfetch a descarregar a info de programas que não estão em uso para dar espaço para o jogo!! É esta uma das desvantagens do Superfetch... é óptimo para muitas pequenas aplicações mas para aplicações pesadas levas com o overhead de realocar a memória para a nova aplicação ;)
 
posso fazer um ligeiro aparte para tirar uma duvida?

Vou instalar o XP SP2 em PT-PT.
Posso sacar e instalar logo de seguida o XP SP3 em PT-PT, sem ter de formatar, certo?
 
Saca primeiro o SP3 pt-pt do site da microsoft, instala o XP, e a seguir instala logo o SP3 sem te ligares à net, assim escusas de andar a fazer aqueles updates todos.
 
Eu ainda ando com problemas com o oblivion que no vista funciona um pouco aos soluços (FPS sempre acima dos 30 mas o jogo acelera/desacelera constantemente o que em determinadas alturas é quase impossível de se jogar) enquanto que no xp fica +\- fluido... Felizmente descobri uma artimanha para ficar praticamente perfeito que consiste em activar o vsync e limitar o pre-rendered frames a 1. Assim o jogo já funciona constante embora possa haver um ou outro freeze em determinadas zonas...

[]
 
Eu ainda ando com problemas com o oblivion que no vista funciona um pouco aos soluços (FPS sempre acima dos 30 mas o jogo acelera/desacelera constantemente o que em determinadas alturas é quase impossível de se jogar) enquanto que no xp fica +\- fluido... Felizmente descobri uma artimanha para ficar praticamente perfeito que consiste em activar o vsync e limitar o pre-rendered frames a 1. Assim o jogo já funciona constante embora possa haver um ou outro freeze em determinadas zonas...

[]

Muddymind, joguei durante algum tempo o oblivion no Asus G1S e corria perfeitamente , sem problemas :S
 
Muddymind, joguei durante algum tempo o oblivion no Asus G1S e corria perfeitamente , sem problemas :S

Aqui também corria com os drivers 10X.XX... Desde que sairam os 15X.XX até aos 175.70 isto anda uma valente porcaria... Ele quando inicia está super rápido mas após alguns minutos começa a ficar cada vez mais injogável com aqueles soluços. Pelo que vi no laptopvideo2go parece que há muito pessoal a queixar-se do mesmo :S
 
Back
Topo