Limpeza de DSLR

Quito

Power Member
Boas pessoal!

Eu tenho uma NIKON D40 e aparece-me uma mancha muito suave nas fotografias, mas só se nota nas fotos que têm céu ou tons muito claros (no sítio da mancha, claro). Gostaria de saber se há algum sítio de confiança onde possa mandar limpar a máquina em segurança? Ao dizer limpar, quero dizer, limpeza de sensor e de mais umas particulazinhas de pó que por lá andam, mas que não aparecem nas fotografias...

Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar...

Cumps!
 
Isso é normal.. É poeira no sensor..

O meu conselho é fazerem com aconselha no manual da Nikon, que é comprarem um blower proprio para SLR's (tipo este ) .. Ponham a máquina no modo de limpeza e soprem com força lá para dentro sem tocar com a ponta do blower em nada...

Pelo menos na minha D70s com uma limpeza de 2 em 2 meses ou coisa do genero fico sem problemas de poeira no sensor visivel..


PS: agora, não comprem é blowers que há nas farmacias porque vêm cheios de pó de talco.
 
Aqui está a fotozinha com uns pozinhos de perlimpimpim... :D



Já agora, o soprador que eu estou a pensar adquirir é este, que me dizem? Alguém tem um ou conhece o dito cujo?

http://www.*****.pt/shop/index.php?main_page=product_info&cPath=46_48&products_id=99
 
Última edição:
Até um pelo aí tens... :/

Eu aconselho um da Giotto, pelo menos foi o que usei para limpar a minha e correu muito bem... O preço é mais um € ou dois...
 
Eu querer por querer, queria o que o mundano e o c3l5o aconselharam, que custa mais 10€ que o da *****... Perguntei, porque se me disserem que em termos de qualidade não anda muito longe do Giotto eu aproveitava visto que vou mandar vir mais umas coisitas da *****. Só por isso é que gostava de saber algumas opiniões... E para além de poupar no soprador, poupava nos portes... :D

Em relação ao pelo, não sei como foi lá parar... Mas pelo que tenho lido por aí, não é assim tão invulgar :P E já me apercebi que a única maneira de não entrar poeira é nunca mudar de lente, o que perderia toda a piada... hehehe

Obrigado e cumps! ;)
 
Última edição:
Fui agora tirar uma foto ao ceu (limpo), abri no PS > p&b > auto levels:

mg1792js0.jpg
 
OldMan, andaste a tirar e meter a lente muitas vezes?

isso está mesmo muito mau. não sei se consegues com um soprador.

quem quiser levar a máquina a profissionais, pode levá-la a:
PORTO
Fototécnica-Rui Garcia
Porto - Santo Ildefonso
R Bonjardim 144-1º-T, Porto
4000-114 PORTO
telefunken: 222 000 017
http://www.fototecnica.pai.pt


LISBOA
Leonel Verdasca
Av. Julio Diniz, 5-2º sala B
telefone 217979941.
(É ao Campo Pequeno quase em frente ao Apolo 70.)
 
O meu nem está muito mau.. também para já não mudei de lente, apenas a coloquei na maq:

ver_sujidade_sensor_07_05_2008.jpg


Até está bem "limpinho" :lol: agora o teu Oldman.. parece que tá "em obras" :lol::lol:
 
Última edição:
Desculpem a insistência, mas alguém me pode dar mais algumas opiniões sobre os sopradores... please :D:D:D

Cumps!
 
Há para ai uns sensores que mais parecem umas pocilgas... hehe...

Já agora, o melhor metodo para ver se o sensor está muito sujo é colocar a máquina em ISO 100 (ou 200 se for o mais baixo), escolher prioridade à abertura e escolher a abertura mais pequena.. (F/32 por exemplo)

Colocar uma compensação de EV+1, meter zoom manual para o infinito, apontar a uma folha branca relativamente perto da lente e disparar.. Podem abanar um pouco a máquina para garantir que a folha fica absolutamente desfocada..

Depois é pegar na imagem, e dar um auto-levels no Photoshop...

Vejam e assustem-se...



Quanto aos sopradores, eu tenho um Giottos e recomendo.. É grande e potente, e tem um sistema de filtros que faz com que o ar que sai pela ponta seja limpo de poeiras... Agora, o que colocaram ai não parece ser mau de todo, e entre um assim assim e nenhum, vale mais ter um..
 
Desculpem a insistência, mas alguém me pode dar mais algumas opiniões sobre os sopradores... please :D:D:D

Cumps!

eu tenho um Giottos Rocket Air e acho muito bom, tem um grande fluxo de ar e como o mundano referiu tem um filtro que impede que entrem películas de pó pela entrada de ar, recomendo vivamente..

Fui agora tirar uma foto ao ceu (limpo), abri no PS > p&b > auto levels:

acho que o teu sensor já não vai lá só com um soprador, provavelmente vais ter de usar swabs húmidas e secas para o limpares (eu também tive de o fazer...)

cumps
 
LOL.
Bom se a maquina perde as pecas por aspiracao, acho k nao vale o preco...
O tipo e famoso pelos "testes" que faz a sua D3. Parece que gosta de abusar.
Mas o tipo nao e burro, reparem como coloca o dedo sobre o mount para nao deixar entrar demasiado o tubo do aspirador.
 
LOL.
Bom se a maquina perde as pecas por aspiracao, acho k nao vale o preco...
O tipo e famoso pelos "testes" que faz a sua D3. Parece que gosta de abusar.
Mas o tipo nao e burro, reparem como coloca o dedo sobre o mount para nao deixar entrar demasiado o tubo do aspirador.

Estive agora a ver os testes todos que ele fez à máquina, e estou completamente parvo. Pregou pregos, verteu maravilhas viscosas sobre ela e lavou com água, meteu-a no microondas, riscou com uma chave, etc, etc ... 8|
 
Back
Topo