Lens reviews @ dpreview: Latest: Canon 70-200 F/2.8L IS USM

JPgod

Moderador
Staff
Sony 16-105 @ dpreview

frontpage.jpg


http://www.dpreview.com/lensreviews/sony_16-105_3p5-5p6_m15/

lente interessante, no que toca ao alcance.

dá 24-158 eq. 35 mm, muito porreiro para os fans do wide angle


16mm (24mm equivalent) 105mm (157.5mm equivalent)


Conclusion - Pros

* Hugely useful wide angle to telephoto range - arguably the most flexible currently available
* Extremely sharp at wide angle
* Impressive resistance to flare
* Small size and lightweight
* Good build quality

Conclusion - Cons

* Chromatic aberration at both wideangle and telephoto ends
* Extremely soft in the middle of the zoom range at wider apertures
* Somewhat soft at telephoto
* Stiff manual focus ring with excessively short travel


De facto nota-se bem algumas aberrações cromáticas, mas com um zoom destes "cheap" não era de estranhar.

Do resto, parece-me uma boa aposta, para ter 24 mm sem derreter a carteira.
 
Última edição:
As conclusões são as que já se esperavam... A Nikkor 70-200 F/2.8 foi desenvolvida numa altura em que a Nikon se comprometeu totalmente com o formato DX.. A lente apesar de ser Full Frame está completamente optimizada para sensores DX..

Vêm ai os comparativos da Canon, Tamron e Sigma.. E se é certo que em full frame é natural que especialmente a Canon seja melhor, em sensores de tamanho reduzido duvido que alguma das 3 supere a Nikon.

Agora o que me parece é que a Nikon tem que lançar urgentemente uma versão desta lente optimizada para full frame..
 
Última edição pelo moderador:
As conclusões são as que já se esperavam... A Nikkor 70-200 F/2.8 foi desenvolvida numa altura em que a Nikon se comprometeu totalmente com o formato FX.. A lente apesar de ser Full Frame está completamente optimizada para sensores FX..

Vêm ai os comparativos da Canon, Tamron e Sigma.. E se é certo que em full frame é natural que especialmente a Canon seja melhor, em sensores de tamanho reduzido duvido que alguma das 3 supere a Nikon.

Agora o que me parece é que a Nikon tem que lançar urgentemente uma versão desta lente optimizada para full frame..

Deves querer dizer que se comprometeu com o formato DX ;) FX é o equivalente a 35mm.

Cumps,

PCC
 
Canon 70-200 F/2.8L IS USM

Review da versão canonista aka branquinha :D

frontpage.jpg


70-200 F/2.8L IS USM

Bem a performance na 5D é simplesmente :wow: :wow:

Já em APS-C (40d) não foi grande coisa...
 
Última edição:
As conclusões acho que são as que eram de esperar...

Ao contrario da Nikkor que é optimizada para sensores APS-C a Canon é optimizada para sensores full frame.. Por isso, apresenta nos sensores maiores nitidez não só no centro como também nos cantos, coisa que a Nikkor não consegue.. Além disso tem um nivel de vinhetagem muito mais baixo e menos distorções...

O preço a pagar, é que nos sensores APS-C que têm o mesmo numero de pixels, mas apenas concentrados num circulo mais pequeno, a lente da Canon não consegue os níveis de nitidez desejados, especialmente a F/2.8..

Em sensores APS-C a lente da Canon é uma lente bastante boa, mas longe da excelencia da Nikkor.. Mas no global talvez seja a lente mais equilibrada. Porque a lente da Nikkor em sensores full frame é bem pior do que a Canon em sensores APS-C.


Talvez não seja possivel com a tecnologia actual ter o melhor dos dois mundos neste tipo de lentes...


De qualquer forma, acho que será muito interessante se os rumores de que a Nikon anda a desenvolver uma versão nova da 70-200 F/2.8 mais optimizada para full frame forem verdadeiros. Especialmente porque as ultimas criações da Nikkor na gama pro (a 12-24 F/2.8 e a 24-70 F/2.8) conseguem ser suberbas em full frame e mesmo assim em sensores APS-C têm um comportamento excelente.. Será interessante ver se conseguem fazer o mesmo numa lente bastante mais complexa como é uma teleobjectiva rápida..
 
quero e ver uma review das versões F4.

Vou tornar este tópico oficial para discussão sobre reviews das lentes @ dpreview ;)

Mas de facto, a nikkor domina em APS-C e Canon em full frame

gostei do que vi. Qualidade muito-aceitável nas maquinas APS-C (embora nos 135 mm @ F 2.8 saiu-se mau) mas na 5D a performance foi assombrosa! imagem nítida de canto a canto e resolução boa ate F11-F16! :wow:

Pelo preço parece-me uma excelente alternativa.

Se bem que tem um grande contra. motor de focagem não é "USM", mas sim micromotor, logo algo pesado e ruidoso, bem como ausência de IS.

Mas para 1 óptica de 700 $ não se pode pedir mais. A versão Canon é só 1000$ mais cara e não é muito melhor em vidro pelos vistos (embora tenha USM + IS)


Lente muito interessante, devido ao seu tamanho "slim", que torna a prime ideal para uma E-4xx ficando com um sistema muito compacto e leve! Uma reflex tão compacta e leve que uma P & S :x2:

No que toca a performance, parece-me aceitável, mas nada de especial, considerando o preço algo elevado para algo tão pequeno (250$) e demasiadas aberrações. Penso eu que uma prime devia ser mais fácil de fazer tendo em conta a resolução, aberrações e distorções. Talvez o tamanho reduzido implicou algum sacrifício de qualidade.
 
Back
Topo