Config: Wireless, Router, Modem, Bridge, ADSL, Vodafone

Trance

Power Member
EM CONSTRUÇÃO

Olá.

Abri este tópico para partilhar convosco um how-to sobre configurações de rede. Os princípios aplicam-se a todos os routers e modems do mercado.

No entanto pode haver um ou outro router o modem que não tenha essa funcionalidade, ou a tenha mas não seja explicita. Em particular em modems/routers/wireless “oferecidos” pelos operadores (ISP). Estes aparelhos são "oferecidos" apenas para que os clientes dos ISP se liguem fácilmente á Internet com o seus PCs e pouco mais. Não foram feitos para gerir/criar redes caseiras onde por exemplo se pode queres usar outro router melhor, estender a rede de wireless, ligar a Xbox360 etc etc.

Feito este reparo, o equipamento que vou usar é o seguinte:

Router1: [Modem/Router]: SMC7901BRA2 (Acesso á Internet)
Router2: [Router/Wireless]: SMCWBR14-N2 (Gestão da rede caseira e Wireless)
Router3: [Router/VOIP/SIP]: FritzBox (Ligar um telefne normal á Internet para fazer chamadas grátis)

Vou explicar como concretizar os seguintes objectivos:

1) Ligar Router1 á Internet
2) Afectar um IP fixo a um PC e abrir portas no Router1.
3) Ligar o Router2 ao Router1 de forma que a gestão de rede fica a cargo do Router1
4) Ligar o Router2 ao Router1 de forma que a gestão de rede fica a cargo do Router2 (o caso que uso)
5) Ligar o Router3 ao Router2

Penso que isto cobre os cenários todos que tenho visto o pessoal a colocar com frequência. A maior parte das perguntas demonstram uma falta de conhecimento básico que espero colmatar com este post sendo que quase todos os router funcionam de uma forma ou de outra da mesma maneira (podem mudar o nome das coisas mas querem dizer o mesmo).

Este tutorial parte do principio que seja qual fôr o equipamento a configurar, este está apenas com as configurações que vêm de fábrica.

Como ainda não tive tempo de escrever o artigo (faltam as imagens) fica aqui um quick how-to para o ponto 4)

4) Ligar o Router2 ao Router1 de forma que a gestão de rede fica a cargo do Router2

Esta é a configuração que uso. Isto porque o meu Router2 é o mais possante que tenho em termos de performance, gestão de rede e funcionalidade. Especialmente a funcionalidade StreamEngine é simplesmente espetacular. Eu consigo estar a usar ter a minha mulher ao telefone a falar com uma amiga e a navegar na Internet ao mesmo tempo que eu estou a jogar COD4 sem notar nenhum decrescimo de performance em lado nenhum.

A verdade é que comprei o Router1 apenas porque queria um modem separado de tudo o resto. Isto porque o modem/router oferecido por 5€ pela Vodafone (Thomson Speedtouch ST 510v6) não dava para configurar nada a não ser a firewall para abrir portas. Inclusivamente eu já tinha um router wireless ADSL (belkin) que por sinal a funcionalidade de wireless pifou há duas semanas, pelo que comprei o SMCWBR14-N2 devido ás vantagens acima mencionadas. Podia ter comprado um modem-router/wireless á Vodafone (Thomson Speedtouch ST 585v6 ou 780WL) mas tinha já uma router3 que queria usar para VOIP e novamente penso que iria ter tal como tive para ligar o Belkin. Este último era ainda Wireless-G e não cobria toda a casa.

Daí quis resolver os problemas de uma vêz só em vêz só e apareceu este pacote que combinava isto tudo e ainda vinha com uma placa Wireless-N USB por 129€. Caro, mas bem mais barato que outras soluções da concorrência para o efeito. Isto de gastar 20 euros aqui, 50 acolá e mais 80 ali vai dar ao mesmo parecendo que não.
Motivações á parte, ti concerteza tens as tuas para querer que seja o router2 a gerir a tua rede de casa.

Vamos então ligar o modem-router (Router1) á vodafone e configura-lo de forma que funcione apenas como modem. Isto porque queremos que Router2 faça a gestão de toda a rede de casa:

1) Liga-se o portátil a uma das portas disponíveis do router usando o cabo de rede RJ45 fornecido.

2) Vamos ao ecran de configuração do router usando o browser de internet. Neste caso uso o endereço http://192.168.2.1 e insiro o username e password e estou no ecran de configuração (lêr no vosso manual qual o endereço a usar e qual o username e password que vem definido por defeito).

s4.jpg
Por defeito a página inicial é normalmente uma que apresenta um resumo do estado geral do equipamento (WAN, DHCP, FIREWALL, NAT etc etc). Reparem que a ligação deverá estar no estado [Physical Down] (AKA Disconnected em outros routers). No meu caso já está [Physical Up] (AKA Connected) porque tenho tudo configurado.

Supondo que não tinha ainda configurado a ligação á Internet vamos á secção Internet (AKA WAN, Wide Area Network, External Network etc etc).

No caso do SMC temos um wizard que nos facilita a vida que podemos usar. Para efeitos dete tutorial não o vou fazer porque nem todos os equipamentos modem/routers têm esta funcionalidade. O que interessa saber é que algures na configuração do router existe um sítio onde podemo configurar a ligação á NET. No caso do SMC:

3) Primeiro vamos desactivar serviços que não queremos que o Router1 faça. Em particular Firewall, UPnP, e DHCP. No caso do SMC que estou a usar basta navegar nas respectivas secções no lado esquerdo do ecran para as encontrar com excepção do DHCP. Em cada uma dessas secções existe uma opção para desactivar o serviço. Caso o router vos peça para reiniciar não o façam ainda.

4) Vamos á secção WAN>ATM PVC e seleccionamos a opção VC1 (AKA Connection em outros routers)

s5.jpg




No teu equipamento deve haver o ecran em tudo semelhante a este onde podes escolher o protocolo de ligação ao ISP etc etc (vê no manual onde podes configurar a ligação á Internet). No caso da Vodafone os parâmetros VPI/VCI, Encapsulation etc, a usar para que este modem router funcione apenas como modem são os apresentados.

Para que o Router2 faça a gestão da rede e não tenhas inibições ou complicações futuras relativamente ao que podes fazer na mesma é importante que o Router1 permita o uso do protocolo 1483 Bridging. Este protocolo permite que todo o tráfefo de informação, inclusivamente a afectação do IP gerado pelo ISP para a tua ligação feito ao Router2. Isto é o Router2 vai ter um IP WAN dado pelo ISP em vês do Router1 como é usual numa configuração padrão.

4) Introduzimos os dados e gravamos tal como na figura.

5) Pode acontecer que o equipamento peça para se reiniciar que dizemos prontamente que sim. Mesmo que não peça para se reiniciar, convem deligar o modem da corrente e voltar a ligar mantendo o PC ligado ou equipamento.

6) Esperamos os 30 segundos e com o browser vamos novamente ao ecran de configuração (http://192.168.2.1 neste caso).

s4.jpg


O ecran apresentado deve ser parecido com este. Não te admires que ainda não esteja ligado (Physical Up) espera mais um bocado, isto porque o teu operador deve estar a reconfigurar automáticamente o tipo de ligação.

Se tentares aceder á Internet poderás conseguir ou não. No caso da Vodafone consegues isto porque a autenticação á rede da vodafone é automática (não requer username e password). Caso consigas o teu PC esta ligado neste momento directamente ao teu ISP sem haver qualquer filtragem ou protecção feita pelo teu modem router. Inclusivamente o IP do teu portátil é o dado pelo teu operador. Se quiseres vêr qual o teu IP corre a linha de comando (Iniciar>Programas>Acessórios>Linha de Comando) e escreve ipconfig. Vais vêr o IP da tua máquina tal como é dado pelo ISP.

Mesmo que não consigas aceder á Internet poderás vêr a velocidade de ligação que efectivamente tens dependendo do equipamento usado. No caso do SMC consegues. Vai á seçção ADSL>Status e temos a seguinte página:

s6.jpg


Quer consigas ou não aceder á net no teu caso prossegue para o próximo passo. Isto porque vamos agora configurar o Router2 para se ligar ao Router1 e começar a gerir toda a rede da casa.

7) Desliga o cabo de rede que vai do PC ao Router1.

8) Liga o PC á porta 1 do Router2 usando o cabo de rede.

9) Vamos ao ecran de configuração do router usando o browser de internet. Neste caso uso o endereço http://192.168.2.1 e insiro o username e password e estou no ecran de configuração (lêr no vosso manual qual o endereço a usar e qual o username e password que vem definido por defeito).

s1.jpg


O teu ecran deve ser semelhante a este. No meu caso como já tenho isto configurado aparece-me a secção WAN já tem tudo preenchido. Inclusivamente o Router2 está a dizer-me que o cabo está ligado (Cable Status: Connected) e que a ligação está estabelecida (Network Status: Established), isto para a porta WAN. No teu caso não deve estar precisamente o inverso.

Ok, vamos então configurar a ligação WAN:

10) Vai á secção Internet (AKA WAN em outros router) e deverás vêr um ecran parecido com este. Reparem que este ecran é mesmo muito diferente do Router1, mas é equivalente do ponto de vista funcional. No caso do Router1 a forma de seleccionar o protocolo a usar na porta WAN era diferente etc etc, mas vai tudo dar ao mesmo.

s2.jpg


11) No caso da Vodafone seleccionar o modo de ligação DHCP e gravar. Com outros operadores podes ter que seleccionar PPTP, PPPoE ou mesmo L2TP. Cada um deles tem parâmetros diferentes que só pelos ISP podem ser fornececidos. Seria interessante adicionar no fim deste how-to screenshots dos parâmetros de configuração com outros ISP (Se alguem publicar eu posso juntar a este how-to).

12) Depois de seleccionado o modo de ligação e gravado os parâmetros, desligar o Router2 da corrente.

13) Com um cabo de rede (deves ter dois porque todos os router vêm no pacote com um cabo de rede) liga a porta WAN do Router2 a uma das Portas do Router1.

14) Volta a ligar o Router2 e espera que ele inicie e que a ligação do teu portátil ao router seja estabelecida. Depois vai á página de configuração do Router2 e deves vêr algo semelhante a isto:

s12.jpg


Happy Surfing,

Trance
 
Última edição:
Olá boa tarde ainda bem que existem pessoas que gostam de partilhar e ajudar aqueles que teem mais dificuldades,bem haja.
Cá estarei á espera daquilo que falta.
Abraço
 
Para o teu caso manufel penso que já não falta nada. Tens o modem SMC7901BRA2 que uso certo?

O Router1 é o mesmo que o meu, o Router2 é o teu linksys wrt54g3g. Comecei mesmo pela situação 4 por causa de ti :)

Trance
 
Última edição:
Boas

Existe um colega meu que tem adsl vodafone e comprou um router wireless asus Wl-520gc, tentei-lhe configurar aquilo, mas não consiguo, trouxe pra minha casa e configurei com sapo e foi rapido, com o adsl da vodafone é que não consiguo. Podias dar uma ajuda????
 
Como está isso configurado em tua casa?

Publica aqui uns screenshots do ecran de configuração para estabelecer a ligação ao SAPO (não te esqueças de razurar o MAC Address na imagem para que niguem saiba. É a única informação critica na imagem.

Se me explicares como funciona em tua casa talvês te possa explicar porque não funciona em casa do teu amigo e eventualmente te indicar a melhor solução.

O modo de ligação ao Sapo é PPPoE certo?
Qual o IP de configuração do teu modem, e qual o IP de configuração do ASUS?
Qual o modo de operação do que usas para o Asus quando funciona em tua casa (Homegateway, Router, Access Point)?
Qual o porto que usas para ligar o teu modem Sapo ao router ASUS (Port1, Port2 .... WAN ... vêr atraz do teu equipamento).

Trance
 
Os meus parabéns pela iniciativa, é importante haver nos fóruns pessoal que está sempre disponível para utilizar e divulgar o seu know how.
 
Como está isso configurado em tua casa?

Publica aqui uns screenshots do ecran de configuração para estabelecer a ligação ao SAPO (não te esqueças de razurar o MAC Address na imagem para que niguem saiba. É a única informação critica na imagem.

Se me explicares como funciona em tua casa talvês te possa explicar porque não funciona em casa do teu amigo e eventualmente te indicar a melhor solução.

O modo de ligação ao Sapo é PPPoE certo?
Qual o IP de configuração do teu modem, e qual o IP de configuração do ASUS?
Qual o modo de operação do que usas para o Asus quando funciona em tua casa (Homegateway, Router, Access Point)?
Qual o porto que usas para ligar o teu modem Sapo ao router ASUS (Port1, Port2 .... WAN ... vêr atraz do teu equipamento).

Trance

Boas

eu com o sapo em minha casa é só por o modem do sapo em bridge e depois meter o nome e a pass no router e fica logo a funcionar. Em casa do meu colega é que é adsl vodafone, e modem é igual mas nao consiguo por bridge por axo q esta bloqueado. O sapo é PPPoE, mas a vodafone é Ethoa penso que seja por causa disto e por nao deixar meter o modem como bridge.
 
Boas

eu com o sapo em minha casa é só por o modem do sapo em bridge e depois meter o nome e a pass no router e fica logo a funcionar. Em casa do meu colega é que é adsl vodafone, e modem é igual mas nao consiguo por bridge por axo q esta bloqueado. O sapo é PPPoE, mas a vodafone é Ethoa penso que seja por causa disto e por nao deixar meter o modem como bridge.

Ha ok ok. Tudo bem então em tua casa usas o ponto 4) com descrevi no post inicial. Infelizmente o modem router da Vodafone não dá para configurar em modo Bridge (foi a razão principal pela qual eu comprei o SMC7901BRA2

Se o teu amigo apenas quer Wireless e não se importa em não usar as restantes funcionalidades do router Asus existe uma ou duas formas que se encaixa no ponto 3) que ainda não tive tempo de escrever. Mas aqui vai os pontos gerais.

A mais fácil chama-se de by passs WAN. Para o fazer é simples:

Router1: Modem/Router Vodafone
Router2: Router Asus

Supondo que o endereço de acesso ao do Router1 é 192.168.2.1 e o do Router2 é 192.168.1.1 tens que fazer o seguinte.

1) Ligar por cabo de rede o Portátil a qualquer porta menos ao Port1 do Router2 por cabo de rede
2) No ecran de configuração do Router2 alterar o endereço da gateway para 192.168.1.2. Estamos a colocar o Router2 na gama de IPs aceites pelo Router1 para que ele o possa reconhecer. O importante é que uses um endereço IP da mesma gama do Router1 e que não esteja a ser usado por mais nenhum outro equipamento. (Para teres a certeza, confirma que o endereço usado não está no conjunto de endereços passíveis de serem gerados pelo DHCP do Router1).
3) No Router2 desactiva o serviço de DHCP, FIREWALL, UPNP e se necessário NAT (existe no router ASUS uma opção para isso).
4) Grava as alterações e desliga o Router2 da corrente.
5) Com o cabo de rede liga a Port 1 do Router1 á Port 1 do Router2
6) Liga o Router2 á corrente.
7) Supondo que ainda tens o ligado por cabo de rede ao Router2 tenta aceder ao ecran de configuração do Router1. Tenta aceder ao ecran de cofniguração do Router2, e tenta aceder á Internet.

E pronto.

A melhor forma é mesmo é mesmo colocar o Router1 em Bridge partindo do princípio que o Router2 é o mais potente e recente router que uma pessoa adquirir, infelizmente a modem-router da Vodafone não permite essa configuração

Depois diz qq coisa.

Trance
PS: Existe outra forma de fazer, configurando as routing tables do ASUS mas vamos primeiro experimentar esta como deve ser.
 
Última edição:
Tenho sapo 16Mb,e um speedtouch 516v6 ligado a um d-link di 624. A minha duvida é em abrir portas. Se usar o modem ligado directamente ao pc por rj45,no utorrent,tanto as velocidades,como a porta,estão ok,mas se ligo com o d-link tanto por cabo como por wireless,as velocidades caiem e a porta fecha. podes ajudar-me? Obrigado ;)
 
Trance, sabes dizer-me se eu posso ligar o modem/router speedtouch 585v6(wireless) da sapo ao modem TCM425 (com fios) da Zon para ter uma rede wireless em casa? Ou sera melhor comprar um modem router wireless à Zon ou outro qualquer?
Cumps
 
Tenho sapo 16Mb,e um speedtouch 516v6 ligado a um d-link di 624. A minha duvida é em abrir portas. Se usar o modem ligado directamente ao pc por rj45,no utorrent,tanto as velocidades,como a porta,estão ok,mas se ligo com o d-link tanto por cabo como por wireless,as velocidades caiem e a porta fecha. podes ajudar-me? Obrigado ;)

1) Porta fecha, mas consegues aceder á net pelo browser certo?

Vêr aqui como abrir a porta do utorrent no teu router: http://portforward.com/english/routers/port_forwarding/Thomson-Alcatel/SpeedTouch516v6/Utorrent.htm

Os ecrans deve ser semalhantes ao apresentados.

2) A velocidade é lenta certo? Tenta aplicar a receita que dei ao Bogarte25 para ligares o teu d-link ao teu speedtouch e vêr se lá se isso não melhora (deve dar de certeza alguma melhoria).

Se não der, bem por estas e por outras é que comprei o SMC7901BRA2 e configurei-o tal como indico no ponto 4) do primeiro post.

Até te digo mais. Se tentares fazer de servidor de jogos e abrires as portas do mesmo tal como aqui te indico não vai dar. Não me perguntes porquê. Portanto a melhor solução é subsituir esse Speedtouch. Até lá tens aqui a solução para o utorrent.

Trance
 
Última edição:
Ha ok ok. Tudo bem então em tua casa usas o ponto 4) com descrevi no post inicial. Infelizmente o modem router da Vodafone não dá para configurar em modo Bridge (foi a razão principal pela qual eu comprei o SMC7901BRA2

Se o teu amigo apenas quer Wireless e não se importa em não usar as restantes funcionalidades do router Asus existe uma ou duas formas que se encaixa no ponto 3) que ainda não tive tempo de escrever. Mas aqui vai os pontos gerais.

A mais fácil chama-se de by passs WAN. Para o fazer é simples:

Router1: Modem/Router Vodafone
Router2: Router Asus

Supondo que o endereço de acesso ao do Router1 é 192.168.2.1 e o do Router2 é 192.168.1.1 tens que fazer o seguinte.

1) Ligar por cabo de rede o Portátil a qualquer porta menos ao Port1 do Router2 por cabo de rede
2) No ecran de configuração do Router2 alterar o endereço da gateway para 192.168.1.2. Estamos a colocar o Router2 na gama de IPs aceites pelo Router1 para que ele o possa reconhecer. O importante é que uses um endereço IP da mesma gama do Router1 e que não esteja a ser usado por mais nenhum outro equipamento. (Para teres a certeza, confirma que o endereço usado não está no conjunto de endereços passíveis de serem gerados pelo DHCP do Router1).
3) No Router2 desactiva o serviço de DHCP, FIREWALL, UPNP e se necessário NAT (existe no router ASUS uma opção para isso).
4) Grava as alterações e desliga o Router2 da corrente.
5) Com o cabo de rede liga a Port 1 do Router1 á Port 1 do Router2
6) Liga o Router2 á corrente.
7) Supondo que ainda tens o ligado por cabo de rede ao Router2 tenta aceder ao ecran de configuração do Router1. Tenta aceder ao ecran de cofniguração do Router2, e tenta aceder á Internet.

E pronto.

A melhor forma é mesmo é mesmo colocar o Router1 em Bridge partindo do princípio que o Router2 é o mais potente e recente router que uma pessoa adquirir, infelizmente a modem-router da Vodafone não permite essa configuração

Depois diz qq coisa.

Trance
PS: Existe outra forma de fazer, configurando as routing tables do ASUS mas vamos primeiro experimentar esta como deve ser.

Boas

A funçao dele é ter wireless, vou experimento logo la pras 7.30 q é quando ele esta em casa, pelo que percevi no ponto 5, nao liguas o router da vodafone por wan, mas sim por lan não é??? O endereço do router1 é 192.168.1.254, não sei se interfera para o q escreveste em cima. desde ja obrigado e logo vou experimentar a ver se desta maneira ja da net wireless.
 
Última edição:
Trance, sabes dizer-me se eu posso ligar o modem/router speedtouch 585v6(wireless) da sapo ao modem TCM425 (com fios) da Zon para ter uma rede wireless em casa? Ou sera melhor comprar um modem router wireless à Zon ou outro qualquer?
Cumps

Supondo que temos:

Router1: Modem TCM425
Router2: speedtouch 585v6

Se dêr ou consegues atravês do ponto 4) do primeiro post em que o Router1 é configurado como Bridge (o que é por deito a configuração do TCM425, portanto não fazes nada. Configuras o Router2 para se ligar via DHCP se tiver essa opção e pronto. Ou da forma como indiquei ao Bogarte25.

Se não der nenhuma das duas formas, então tens que arranjar o Wireless Router (Router2) que permite mudar o protocolo de conexão da WAN para DHCP como indico no primeiro post.

15084952.jpg


Trance
PS: Todos os routers wireless que se compram nas lojas acima dos permitem a ligação WAN por DHCP. Se o teu Speedtouch é um "oferecido" por um operado pode no entanto não dar para mudar isso. É uma questão de experimentar as receitas acima indicadas.
 
Última edição:
boas

Ja agora qual a outra maneira que falaste em cima, podes nao estar online logo e assim se não der desta experimento a outra. mais uma vez obrigadao.
 
boas

Ja agora qual a outra maneira que falaste em cima, podes nao estar online logo e assim se não der desta experimento a outra. mais uma vez obrigadao.

Epa a outras é mais complicada e agora não tenho mesmo tempo para explicações extensas. De qq forma o teu amigo tem pelo menos uma solução que dá de certeza, é ir á Vobis ou Worten e por 29€ comprar o modem que eu comprei :)

Trance
PS: Todas soluções alternativas á subsituição do modem/router da Vodafone como Router1 vão mais tarde o mais cedo bater em alguns tipo de utilização. Como por exemplo fazer de host de um servidor de jogos que não dá.
 
Última edição:
Esqueci-me de te dizer,que já fui a portforward e fiz tudo como estava lá. O ip do d link é 192.168.0.1 ele aceita desde 100 até 199 como veio de fabrica. Tem um menu de dmz que coloquei lá o ip do pc pra que abrisse tudo ao pc o ip do modem é 192.168.1.254. Penso ter tudo bem configurado. Já googlei sobre desativar a firewaal,mas parece que no meu router não dá. Só dá pra desbloquear a firewaal aos programas que podemos escolher,ou indicar-mos passo a passo os programas que queremos... Não sei se me estou a fazer entender... Já agora,quanto fica um como o teu? Cump e obrigado pela ajuda
Edit: já vi o preço ;) É compaivel com consolas wifi nintendo?
 
Ha ok ok. Tudo bem então em tua casa usas o ponto 4) com descrevi no post inicial. Infelizmente o modem router da Vodafone não dá para configurar em modo Bridge (foi a razão principal pela qual eu comprei o SMC7901BRA2

Se o teu amigo apenas quer Wireless e não se importa em não usar as restantes funcionalidades do router Asus existe uma ou duas formas que se encaixa no ponto 3) que ainda não tive tempo de escrever. Mas aqui vai os pontos gerais.

A mais fácil chama-se de by passs WAN. Para o fazer é simples:

Router1: Modem/Router Vodafone
Router2: Router Asus

Supondo que o endereço de acesso ao do Router1 é 192.168.2.1 e o do Router2 é 192.168.1.1 tens que fazer o seguinte.

1) Ligar por cabo de rede o Portátil a qualquer porta menos ao Port1 do Router2 por cabo de rede
2) No ecran de configuração do Router2 alterar o endereço da gateway para 192.168.1.2. Estamos a colocar o Router2 na gama de IPs aceites pelo Router1 para que ele o possa reconhecer. O importante é que uses um endereço IP da mesma gama do Router1 e que não esteja a ser usado por mais nenhum outro equipamento. (Para teres a certeza, confirma que o endereço usado não está no conjunto de endereços passíveis de serem gerados pelo DHCP do Router1).
3) No Router2 desactiva o serviço de DHCP, FIREWALL, UPNP e se necessário NAT (existe no router ASUS uma opção para isso).
4) Grava as alterações e desliga o Router2 da corrente.
5) Com o cabo de rede liga a Port 1 do Router1 á Port 1 do Router2
6) Liga o Router2 á corrente.
7) Supondo que ainda tens o ligado por cabo de rede ao Router2 tenta aceder ao ecran de configuração do Router1. Tenta aceder ao ecran de cofniguração do Router2, e tenta aceder á Internet.

E pronto.

A melhor forma é mesmo é mesmo colocar o Router1 em Bridge partindo do princípio que o Router2 é o mais potente e recente router que uma pessoa adquirir, infelizmente a modem-router da Vodafone não permite essa configuração

Depois diz qq coisa.

Trance
PS: Existe outra forma de fazer, configurando as routing tables do ASUS mas vamos primeiro experimentar esta como deve ser.

1) Porta fecha, mas consegues aceder á net pelo browser certo?

Vêr aqui como abrir a porta do utorrent no teu router: http://portforward.com/english/routers/port_forwarding/Thomson-Alcatel/SpeedTouch516v6/Utorrent.htm

Os ecrans deve ser semalhantes ao apresentados.

2) A velocidade é lenta certo? Tenta aplicar a receita que dei ao Bogarte25 para ligares o teu d-link ao teu speedtouch e vêr se lá se isso não melhora (deve dar de certeza alguma melhoria).

Se não der, bem por estas e por outras é que comprei o SMC7901BRA2 e configurei-o tal como indico no ponto 4) do primeiro post.

Até te digo mais. Se tentares fazer de servidor de jogos e abrires as portas do mesmo tal como aqui te indico não vai dar. Não me perguntes porquê. Portanto a melhor solução é subsituir esse Speedtouch. Até lá tens aqui a solução para o utorrent.

Trance

Já experimentaste isto que explico assima? Porta1 com Porta1 etc etc?

Se ligares o teu PC directamente ao ST a porforwarding funciona?

Se sim á primeira e não á segunda só precisas do modem que eu tenho pois vais o usar para ligar ao teu router d-link como indiquei no primeiro post. (São 29€ na Vobis).

Trance
PS: Minhas soluções não são dependentes da marca ou tipo de router. São apenas dependentes das funcionalidades que o equipamento oferece. Em particular Bridging do Router1 ou WAN bypass do Router2 ou Bridging do Router2.
 
Última edição:
Epa a outras é mais complicada e agora não tenho mesmo tempo para explicações extensas. De qq forma o teu amigo tem pelo menos uma solução que dá de certeza, é ir á Vobis ou Worten e por 29€ comprar o modem que eu comprei :)

Trance
PS: Todas soluções alternativas á subsituição do modem/router da Vodafone como Router1 vão mais tarde o mais cedo bater em alguns tipo de utilização. Como por exemplo fazer de host de um servidor de jogos que não dá.

ok. obrgadao
 
Back
Topo