Na vossa opinião qual o melhor programa de edição de imagens???

Marat

Power Member
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto,há bem pouco tempo instalei no meu pc o photoshop cs3 mas tal como os outros,a meu ver bastante complicado para quem necessita somente um pequeno programa de edição de imagens onde pudesse facilmente manusear as cores, luminosidade, nitidez, ruído e o básico por ai fora.
Neste momento utilizo o Gimp,não aparenta ser mau,bastante funcional,mas porque não saber as vossas opiniões,pode ser que me adapte melhor a um outro...ou não :P
Venham dai essas opiniões.
Cumps e boas fotos :beerchug:
 
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este assunto,há bem pouco tempo instalei no meu pc o photoshop cs3 mas tal como os outros,a meu ver bastante complicado para quem necessita somente um pequeno programa de edição de imagens onde pudesse facilmente manusear as cores, luminosidade, nitidez, ruído e o básico por ai fora.
Neste momento utilizo o Gimp,não aparenta ser mau,bastante funcional,mas porque não saber as vossas opiniões,pode ser que me adapte melhor a um outro...ou não :P
Venham dai essas opiniões.
Cumps e boas fotos :beerchug:

Tens o photoshop elements... muito bom, excelente... é estilo uma versão simplificada do photoshop CS3...
Recomendo...;)
 
Para o que queres sem duvida o Adobe Lightroom... Mas o programa de edição que te dá mais pelo teu dinheiro é sem dúvida o GiMP que usas... Se te deres bem com esse deixa-te ficar! :)
 
As vezes fico um bocado parvo com as recomendações que por aqui fazem.. Ou anda tudo a nadar em dinheiro, ou então são uns exagerados do caraças, e qualquer dia pergunto aqui como é que hei-de matar um mosquito e vão-me recomendar uma carabina...


Não é por nada, mas o Lightroom custa 285€. O Photoshop CS3 custa 860€ e mesmo o Photoshop Elements que é bem mais baratinho ainda custa à volta de 75€.. Enfim, para quem quer e passo a citar: "facilmente manusear as cores, luminosidade, nitidez, ruído e o básico por ai fora", parecem-me propostas um bocado exageradas...
 
Bom, foi ele que disse que tinha o CS3:

...há bem pouco tempo instalei no meu pc o photoshop cs3...

Na minha opinião se tens o CS3 aprende a usa-lo. Faz muito bem o que precisas que a meu ver é o auto contrast, auto levels, auto color, saturation, shadow/highlight, NR e Unsharp Mask.
Domina isto e terás o que queres. O resto vem por adição.
 
Há o Corel Photo X ou lá o que é que custa 50€. Depois há os gratuitos e open source.

Corel Paint Shop Pro x2

algumas edições nele


entre outras na minha galeria aqui na TZ ou no meu DA (clica no meu nick e visitar website ou lá o que é)

gosto muito e é muito simples de usar..
acaba por ser mais avançado que o Photoshop Elements e o lightroom em certas coisas..

Mas se for mesmo para retoque e melhoramento, acho que nada bate o lightroom
 
É mesmo daquelas coisas... O que é bom, paga-se e bem...

E os produtos da Adobe são mesmo dos melhores do ramo...
 
Corel Paint Shop Pro x2

É isso mesmo. Não sei como é que é agora, mas há muitos anos atrás, ainda se chamava Jasc Paint Shop Pro, era um programa muito bom.

Claro que também acho que actualmente os da Adobe são os melhores, mas também são mais caros. E aí, seja para o que for, o Photoshop é o topo, mas claro que requer que se conheça o programa muito bem.
 
Se não me engano a Jasc foi vendida à Corel, pelo que agora se chama Corel Paint Shop Pro.

Eu uso e recomendo. Muito mais fácil de usar que o Photoshop, mas muito mais.:wow:
 
Já agora há que clarificar uma coisa... Estão a misturar dois tipos de programas diferentes.

Um são os programas de edição de imagens, outros são programas de workflow digital para fotógrafos.


O Photoshop, o Corel Paint Shop Pro X2 (que diga-se, para o preço é espectacular), o GIMP (que é muito bom e gratuito), etc.. etc.. São programas de edição gráfica. Permitem tratar tudo e mais alguma coisa nas imagens e dão um enorme controlo. Mas estão feitos para tratar uma imagem de cada vez..


Os programas de workflow digital, como o Lightroom, o Bibble Pro, o DxO Optics Pro, e mesmo o Picasa (que é muito limitado, mas é gratuito), são programas que não permitem edições tão extensas as imagens.. Mas são MUITO, mas MUITO, mais praticos para fotografos, porque estão optimizados para aquilo que um fotografo precisa. Que é, organizar as fotografias, "revelar" os ficheiros RAW, aplicar os ajustes tipicos de revelação às imagens, como os ajustesno contraste, cores e afins, e permitem fazer isso individualmente ou a grupos de imagens de uma vez só.. E por fim, permitem inseris TAG's nas imagens para uma facil procura..

Quando saem à rua e tiram 100, 200, ou 300 fotografias, o ideal é ter um programa do 2º tipo para as tratar. De qualquer forma, é sempre bom ter um programa do 1º tipo, para alguns projectos mais avançados.


As minhas recomendações, são:

- Workflow digital:

Bibble Pro, que ao cambio actual do USD, custa uns 80 Euros. É provavelmente o programa com o melhor e mais rápido motor de conversão de ficheiros RAW actualmente no mercado, o detalhe que vai buscar supera qualquer outro programa que eu já tenha experimentado, é super rápido e permite um controlo fantastico sobre todo o processo. O contra é que no inicio é bastante mais complexo do que o Lightroom, mas mal se perceba a mecanica do programa este torna-se simples e muito rápido de usar.


- Edição de Imagens:

GIMP, não é tão bom como o Photoshop, não suporta 16 bits de cor por canal, etc.. etc.. Mas para o que a esmagadora maioria do pessoal faz, serve perfeitamente e não custa um tostão.

Além disso muitos dos defeitos que lhe são apontados há muito tempo estão muito perto de ser resolvidos, a versão actual do GIMP 2.5 (mas não tentem usar, porque no GIMP as versões terminadas em numeros impar são versões de desenvolvimento, quando estiver pronto esta versão passará a chamar-se GIMP 2.6 e ai sim, podem e devem experimentar) que usam um motor de processamento das imagens totalmente novo, que é o GEGL, que entre outras coisas permite:
- 32 bits de cor por canal, com possibilidade de suportar até 64 bits por canal.
- Edição não destrutiva de imagens.
- Utilização do scRGB como espaço de cor por default (perfeitamente compativel com o sRGB, mas com 16 bits de precisão de cor).
- etc.. etc.. etc...



É claro que quem tiver muito dinheiro, ou quem fizer da fotografia a sua profissão, pode optar pela suite da Adobe e comprar o Photoshop e o Lightroom, assim como quem não quiser usar dinheiro nenhum em software pode optar por programas como o Picasa ou o RAWSTUDIO (open source) em conjunto com o GIMP e faz praticamente tudo o que os outros fazem sem gastar um chavo..
 
Por acaso andava à procura de um programa gratuito para aquilo que defines como Workflow. Essencialmente tratar RAWs em massa.

No entanto o Photoshop também permite fazer trabalhos em larga escala (batch). É bastante mais complexo, pois requer criação de scripts e actions, mas faz o trabalho.
Eu por exemplo, tenho uma pasta só com as fotos da minha galeria, que organizei com o Bridge e dentro tenho três pastas com réplicas de vários tamanhos, com molduras, tudo feito em segundos com o Photoshop.
 
- Edição de Imagens:

GIMP, não é tão bom como o Photoshop, não suporta 16 bits de cor por canal, etc.. etc.. Mas para o que a esmagadora maioria do pessoal faz, serve perfeitamente e não custa um tostão.

Além disso muitos dos defeitos que lhe são apontados há muito tempo estão muito perto de ser resolvidos, a versão actual do GIMP 2.5 (mas não tentem usar, porque no GIMP as versões terminadas em numeros impar são versões de desenvolvimento, quando estiver pronto esta versão passará a chamar-se GIMP 2.6 e ai sim, podem e devem experimentar) que usam um motor de processamento das imagens totalmente novo, que é o GEGL, que entre outras coisas permite:
- 32 bits de cor por canal, com possibilidade de suportar até 64 bits por canal.
- Edição não destrutiva de imagens.
- Utilização do scRGB como espaço de cor por default (perfeitamente compativel com o sRGB, mas com 16 bits de precisão de cor).
- etc.. etc.. etc...

correcção: vai permitir, o GEGL ainda não foi totalmente implementado no 2.5

Podem ainda experimentar o krita http://www.koffice.org/krita/ que se destaca: "Krita supports many managed colorspaces, like rgb, grayscale, cmyk, lab, ycbcr and lms, in 8 and 16 bits per channel."
 
- Workflow digital:

Bibble Pro, que ao cambio actual do USD, custa uns 80 Euros. É provavelmente o programa com o melhor e mais rápido motor de conversão de ficheiros RAW actualmente no mercado, o detalhe que vai buscar supera qualquer outro programa que eu já tenha experimentado, é super rápido e permite um controlo fantastico sobre todo o processo. O contra é que no inicio é bastante mais complexo do que o Lightroom, mas mal se perceba a mecanica do programa este torna-se simples e muito rápido de usar.

Bem,acho que vou experimentar para ver como é.Pois vou esperar até aprender a funcionar com o dito CS3.
Obrigado a todos.
Um abraço.
 
Bem,acho que vou experimentar para ver como é.Pois vou esperar até aprender a funcionar com o dito CS3.
Obrigado a todos.
Um abraço.

Aproveita e ve os videos que estão no site do programa.. São 4 videos que te ensinam as bases para aprenderes a dominar o programa.
 
Se a pergunta é "qual o melhor programa de edição de imagens" a resposta é simples: Adobe Photoshop. Penso que relativamente a isto não há dúvidas. Como o Jamiro referiu, existem já algumas threads sobre isto.

Cumps,
michael c
 
Por acaso andava à procura de um programa gratuito para aquilo que defines como Workflow. Essencialmente tratar RAWs em massa.

No entanto o Photoshop também permite fazer trabalhos em larga escala (batch). É bastante mais complexo, pois requer criação de scripts e actions, mas faz o trabalho.
Eu por exemplo, tenho uma pasta só com as fotos da minha galeria, que organizei com o Bridge e dentro tenho três pastas com réplicas de vários tamanhos, com molduras, tudo feito em segundos com o Photoshop.

Neste momento estou decidido a dar uma segunda oportunidade ao Bridge e estou a ficar surpreendido. A junção do Bridge com o Camera Raw e para alguma manipulação extra o Photoshop é simplesmente imbatível. O Gimp também é muito bom, mas como o Mundano referiu é um programa de edição de imagem, não é dedicado a um "Workflow", como outros programas. No OSX já o substituí pelo Pixelmator (do qual tenho licença, adquirida num bundle de software), para uns resizes rápidos ou uns retoques simples.

Ps: sim, tenho licença do Photoshop CS3, a minha área de trabalho não é propriamente a fotografia ;)
 
Back
Topo