No mundo das compactas

2970713

Power Member
Caros amigos...

Queria contar com a vossa ajuda para escolher a minha próxima fotográfica.

Ainda detenho uma Sony P50 que outrora foi uma boa maquina, adquiria em 2ª mão numa altura que ainda custava 120 contos.
Não posso dizer que tire umas fotos imaculadas, pois não é verdade, mas também convém salientar que de fotografia não percebo nada. De qualquer forma a minha P50 pede a reforma, pois a bateria já nem carrega.

Assim, quero ir de férias e levar uma nova compacta.
Neste momento seleccionei as seguintes opções:
Fuji FinePix F40 fd prateada
Fuji FinePix F50 fd preta
Fuji FinePix J50 preta
Fuji FinePix F100fd preta
Nikon Coolpix Coolpix S700 silver
Panasonic Lumix DMC-TZ3 preta

Não tenho opinião formada sobre nenhuma destas máquinas.
Se porventura tiverem alguma outra a acrescentar que achem ser de qualidade, estejam à vontade de a recomendar.

Como é óbvio, o factor financeiro vai ser levado em conta, pois a vida não está barata.

Qual é a vossa opinião?
 
Se queres uma máquina casual, para apontar e disparar, tens aí a F40fd e a TZ3 como boas escolhas. A F40fd tem um bom sensor para sensibilidades altas, a TZ3 tem uma excelente lente.
Outras alternativas são as Canon A590IS ou A720IS, sendo esta última a melhor e acho que já a arranjas abaixo dos 200€. Não sei se te interessa, mas também em termos fotográficos, estas duas permitem-te evoluir, visto que têm os chamados modos criativos ou manuais.
 
Eu tive com estas 2 nas mãos e gostei.

Fuji FinePix F40 fd prateada
Fuji FinePix F50 fd preta

Eu consigo-as com uma diferença de 25/30€, por isso pergunto, qual das duas me aconselham?
 
A F50fd tem mais resolução, que é um pouco irrelevante, e modos manuais, que também são irrelevantes para apontar e disparar.
 
Tenho uma fuji f50.

É a maquina ideal para jantares e afins. Pequena e fácil de mexer. (E com um toque de modos manuais ;) )
 
A F40fd normalmente é a preferida das point and shot por causa da sua ligeira melhor qualidade em ISOs altos. Mas a FX12 também é uma boa máquina, especialmente se houver luz. E para mim, nesta gama, as preferidas são mesmo as Canon, não têm os problemas dos processamentos da Panasonic.
 
A F40fd normalmente é a preferida das point and shot por causa da sua ligeira melhor qualidade em ISOs altos. Mas a FX12 também é uma boa máquina, especialmente se houver luz. E para mim, nesta gama, as preferidas são mesmo as Canon, não têm os problemas dos processamentos da Panasonic.

No meu caso especifico o meu problema é a dimensão. Terá de ser uma ultra-compacta, o que elimina desde logo as Canon.

Em relação a problemas de processamento, referes-te a lentidão entre fotos?
 
No meu caso especifico o meu problema é a dimensão. Terá de ser uma ultra-compacta, o que elimina desde logo as Canon.

Em relação a problemas de processamento, referes-te a lentidão entre fotos?

A Canon também tem uma linha de ultra-compactas, as Ixus. Mas em relação a ultra-compactas, na generalidade as Powershot são melhores e não é por serem ligeiramente maiores que são menos práticas.
Pessoalmente não troco qualidade por uns milímetros a menos.

Não, os problemas de processamento não têm nada a ver com lentidão entre fotos. Os problemas de processamentos referem-se ao noise reduction super agressivo, que rouba muita qualidade de imagem, e aos imensos artefactos criados pela compressão usada.
 
A Canon também tem uma linha de ultra-compactas, as Ixus. Mas em relação a ultra-compactas, na generalidade as Powershot são melhores e não é por serem ligeiramente maiores que são menos práticas.
Pessoalmente não troco qualidade por uns milímetros a menos.

E as Ixus conseguem bater-se com uma Fuji F40 ou Panasonic FX12?

Sobre a relação qualidade milimetros, os milimetros são mesmo uma imposição, é uma máquina para usar no meu trabalho que tem de andar sempre comigo no bolso de umas calças de ganga, em vários locais, nem sempre muito seguros, não tenho hipotese de andar com ela pendurada ao pescoço ou à cintura. Por isso a minha escolha terá de se limitar às ultra-compactas.
 
E as Ixus conseguem bater-se com uma Fuji F40 ou Panasonic FX12?

Acho que não. Só mesmo modelos de topo como a 960, mas são muito mais caras. Normalmente as ultra-compactas não vendem pela qualidade, mas pelo estilo, por isso a Canon desleixa-se um pouco na qualidade.

Se é para tirar mais fotos em ambientes de pouca luz, acho que a F40 é a melhor. Se for com muita luz talvez a FX12 seja melhor, ou então a F50fd.
 
Se é para tirar mais fotos em ambientes de pouca luz, acho que a F40 é a melhor. Se for com muita luz talvez a FX12 seja melhor (...).

A F40fd será pior com mais luz por algum motivo em especial? A F40fd provavelmente acaba por ser uma máquina mais versátil não?

Estive hoje a olhar para as duas máquinas na ***** a ver se decidia qual das duas iria encomendar... Queria ver se decidia neste fim de semana...
 
A F40fd será pior com mais luz por algum motivo em especial? A F40fd provavelmente acaba por ser uma máquina mais versátil não?

A F40fd é a pior em ambientes com muita luz só porque as outras são melhores. Não há nenhuma razão em especial.
Quanto ao ser mais versátil, tem muito que se lhe diga. Eu sou da opinião que o ser boa em ISOs altos, ou é uma diferença brutal, ou então não vale a pena. Se estiver num jantar, ou dentro de casa, não uso ISOs altos, uso o flash e pronto. Até porque não é por usar ISO800 que vou conseguir velocidades por aí além. Mas por outro lado, há quem venere isso.
 
A máquina não se destina a esse tipo de aplicação, fotos de pessoas, festas, jantares, etc... Será para fotos em exteriores, nas mais diversas condições de luminosidade e muitas vezes os elementos a fotografar estão demasiado longe para poderem ser fotografados com flash. Olha um exemplo de uma foto tirada com a W50, em que não é importante uma qualidade extraordinária, mas sim conseguir captar com clareza o momento/elementos:



Acho que vou pela F40fd. O motivo que me leva à escolha é a ideia de que de dia todas se safam, se a F40fd é melhor à noite, então vou para essa.

EDIT: Obrigado pela ajuda
 
Sim, para isso a F40fd é capaz de ser mesmo a melhor opção. As outras também conseguiriam bons resultados, mas já seria mais às custas de estabilizador ou tripé. E não seria possível captar movimento quase nenhum.

A tua ultima frase está muito correcta. :) De dia mais ou menos todas as máquinas se safam, há máquinas excelentes, mas mesmo um que se possa considerar má, tira uma foto decente. Entre a F40fd, de dia, as diferenças para as outras são subtis.
 
Fui buscar hoje a minha F40fd e quando a liguei fiquei agradavelmente surpreendido quando leio no ecrã da máquina:

"Manual - definição manual apenas apenas da abertura e velocidade do obturador"

Mas julgo que eles em vez de apenas, queriam dizer: "excepto".

É uma falha um pouco estranha não?

Já agora, alguém sabe onde se arranja um manual em Português? Da ***** só mandam um francês e no site da Fuji não encontrei o manual...
 
Ainda hoje tive a ver na Pix-Pro e já não têm a F40, por isso devo escolher a F50?

OU seja, na eventualidade de a F40 já ser saído de cena, a F50 é a escolha mais lógica? OU aconselham outra?
 
Back
Topo