[Guia] Windows Deskmod - O que é? Como fazer?

RwRicardo

Power Member
Nota: Este guia é destinado a utilizadores do Windows XP, mesmo que alguns dos passos se possam aplicar a outras versões do Windows.


Índice
1)Temas
1.1)Usando Temas oficiais da Microsoft
1.2)Temas não oficiais com o patch do UXTheme
2)Ícones
2.1)Usando o Resource Hacker
2.2)Usando o TuneUp Winstyler
2.3)Usando o IconPackager
3)Cursores
4)Widgets
5)Outros
6)Índice de Links

O que é o Deskmod?
Deskmod (Desktop Modding) é uma forma de modificar o visual do sistema operativo de modo a torná-lo mais atractivo visualmente, mais funcional ou para dar um toque pessoal ao desktop.

Estou Interessado. Por onde começo?
Para começar, vou dividir o Deskmod no Windows em partes:

1- Temas
2- Ícones
3- Cursores
4- Widgets
5- Outros



1- Temas
Vamos começar pelos temas. Os temas são os estilos que mudam a cor e forma da barra de tarefas, barra de título, etc. Existe uma vasta gama de temas por onde escolher, para todos os gostos.

1.1- Usando Temas oficiais da Microsoft
Esta é a maneira mais fácil, é só instalar o tema e usar. Para além dos temas que vêm com o nosso SO, a Microsoft lançou outros temas oficiais que podemos baixar e instalar facilmente:
Alguns exemplos de temas oficiais da Microsoft são:
Zune Theme (Download)
zune_screensmall.jpg


Royale Theme (Download)
EnergyBlue.thumbnail.jpg


Instalar estes temas é como instalar outra coisa qualquer: correr o instalador que ele faz o resto. Para usar o tema instalado é só dar um clique direito no Ambiente de Trabalho>Propriedades...>Aspecto e escolher o tema instalado onde diz "Janelas e botões".

1.2- Temas não oficiais com o patch para o UXTheme
Para usar temas não oficiais no Windows XP, é necessário modificar um ficheiro, o uxtheme.dll, caso contrário os temas instalados não serão reconhecidos.

1.2.1- Substituindo o UXTheme original pelo modificado
Para modificar o uxtheme.dll use uma das aplicações:Estas vão substituir o uxtheme.dll pelo modificado, não há nada que saber.
Se por alguma razão nenhuma destas aplicações funcionar, vão ter de substituir o ficheiro manualmente. Procurem pelo ficheiro e substituam-no :) Nunca precisei de substitui-lo manualmente por isso não sei que passos deve seguir.
Lebre-se que é necessário reiniciar o computador para que as alterações sejam aplicadas

1.2.2- Instalando Temas não oficiais
Primeiro que tudo, há que arranjar os tais temas. Eu uso o deviantART. Basta irem ao menu e navegarem até os Visual Styles do Windows. Os temas estão listados aqui. Escolha o que lhe parecer agradável e faça o download.
2ciadys.png


Depois de fazer o download e extrair os ficheiros, pode ter um instalador (nesse caso basta corre-lo para extrair o tema) ou então terá alguns ficheiros *.theme ou *.msstyles. Se for este o caso deverá extrair a pasta com os ficheiros para "C:\WINDOWS\Resources\Themes".

Depois de os temas estarem no local correcto, basta ir ao Ambiente de Trabalho, dar um clique direito>Propriedades...>Aspecto e escolher o tema que queremos em "Janelas e botões". Se o tema não aparecer correctamente (ou não aparecer de todo) pode haver algum problema com o patch do UXTheme. Tente fazê-lo de novo (se ainda não reiniciou o PC, faça-o agora).
2pr670y.png


1.3- Usando o Window Blinds
Esta é a maneira mais fácil de usar temas que não sejam os oficiais da Microsoft, e usando este programa podemos ter muito mais funcionalidades como transparência nas janelas e outros que seriam impossíveis de obter com temas normais.
Infelizmente o programa é pago, podem arranjar a versão trial aqui
Depois de instalado, podem usar os temas que já vêm com o programa (por sinal não muito bonitos :P) ou então arranjam novos temas no site oficial ou no deviantART
Basta escolher o que mais gostarem e clicar em "Download"
jgjjex.png

E na próxima página clicam no nome do ficheiro a baixar.
2ylo9yd.png

Este ficheiro é um ficheiro *.wba, e abre automaticamente com o Window Blinds.Quando janela do Window Blinds abrir, cliquem em "Appply my changes", depois de estar seleccionado o tema que querem.
Pode demorar um pouco até aparecer o tema, depende dos sistemas, e muitas vezes ao iniciar o Windows os temas não carregam bem, ou não carregam de todo. Mas aqui não vos posso ajudar :)

Nota: Para os temas não vou por esta opção e não a aconselho porque "come" muitos recursos, logo poderá resultar num abrandamento no que toca a performance do PC.


2- Ícones
Até agora parece tudo bonito, mas que tal uns ícones a combinar?

A primeira coisa a fazer é arranjar os ícones. No deviantART também os podem arranjar, mesmo que possa não ser a melhor fonte é daqui que os vamos arranjar neste guia.
No menu do deviantART vá a Categories>Costumization>Icons>OS icons>Windows (aqui). Agora escolha os ícones que lhe mais agrada e faça o download.
Depois é só extrair os ícones para qualquer pasta (será o seu local permanente).

Existem várias maneiras de modificar o esquema de ícones do Windows:

2.1- Usando o Resource Hacker
Esta é a maneira de mudar o esquema de ícones que não envolve a instalação de outras aplicações, mas é o caminho mais trabalhoso. Se não é um utilizador experiente e quer as coisas de uma maneira fácil, escolha um dos processos 2.2 ou 2.3.
Agora tem que fazer o download do Resource Hacker (aqui). Depois de o fazer, extraia os ficheiros e corra o executável.
Vá a File>Open... e dirija-se a C:\Windows\system32 e abra o ficheiro shell32.dll. Aqui estão a maior parte dos ícones do Windows. Depois de abrir o ficheiro, expanda ([+]) a pasta "icon" e verá uma lista com pastas com todos os ícones nesse ficheiro. Clique direito no ficheiro>Replace Resource...
27xml2d.png

E na nova janela clique em "Open file with new icon..."
33c1zx0.png

E navegue até o ícone que quer substituir por esse. Depois de todo o trabalho feito, vá a File>Save.
4u6t0x.png

Não se preocupe, o programa fará um backup do ficheiro automaticamente na mesma pasta, com o nome shell32.backup.
Depois disto reinicie o PC e deverá ver os ícones modificados correctamente.

2.2- Usando o Tuneup Winstyler
É uma maneira mais fácil de mudar o esquema de ícones, porém este programa tornou-se pago (se não me engano o Winstyler era a única parte do Tuneup que era grátis).
Podem fazer o download da versão trial aqui (o e-mail não tem que ser verdadeiro :P)
Depois de instalado, abram o programa e cliquem em "System Elements" no menu lateral.
2cr7c5g.png

Agora seleccionem o ícone que querem mudar e cliquem em "Replace icon"
4jxm4p.png

Procuram o ícone que queriam e "OK". Depois de todos os ícones escolhidos é só clicar em "Apply"
2i096w8.png

Muitas vezes os ícones não mudam todos, aconselho que no menu lateral cliquem em "Repair" e depois em "Reload Icons"
503z9.png


2.3- Usando o IconPackager
Mais um programa da Stardock, os mesmos criadores do Window Blinds, que facilita a operação de mudança do esquema de ícones do Windows. Este programa também é pago, como todos os outros da Stardock.
A versão trial encontra-se para download aqui.
Depois de instalarem o programa, arranjem os pacotes de ícones no site oficial ou no deviantART.
Depois de fazerem o download, extraiam o ficheiro (se necessário) e abram o ficheiro *.ip, que abre automaticamente com o IconPackager. Na janela do IconPackager, escolham o pacote de ícones que querem e cliquem em "Apply".
j9t63m.png

Os ícones devem ter mudado correctamente.

3- Cursores
Como devem saber, o cursor é a seta que controlamos com o rato no nosso computador. Este ícone pode ser livremente modificado, e o Windows XP até traz uma lista relativamente grande deles, mas se estão fartos de mãozinhas, relógios e cavalinhos podem rranjar uns ícones giros (:P) para servirem de cursores.

Podem encontrar toneladas de sites de cursores por aí, mas se usarem o Google para encontrarem um desses, é bem provável que encontrem um site cheio de publicidade com ficheiros duvidosos para download. É por isso que vamos recorrer ao deviantART outra vez :) Nesta página podem encontrar uma grande variedade de cursores
Antes de fazerem o download, aconselho que leiam a descrição que está por baixo da imagem no deviantART, pois normalmente estão aí as instruções de instalação dos cursores. Façam o download dos cursores que querem, normalmente vêm num ficheiro comprimido. Descompactem o ficheiro e guardem os cursores numa pasta (será este o seu local permanente, se a pasta mudar de sítio ou for eliminada, os cursores voltarão aos do Windows por defeito). Depois vão ao Painel de Controlo>Rato (Vista clássica) ou Painel de Controlo>Impressoras e outro Hardware>Rato (vista por categoria) e abram a aba "Ponteiros".
A parte mais cansativa (mas também não é nada de outro mundo) é esta: seleccionam a seta que querem mudar, clicam em "Procurar..." e abrem o ícone que baixaram para o cursor. E é só repetir o processo para todos os ícones e clicar em "OK".
2610ldg.png



4- Widgets
Brevemente...


5- Outros
Brevemente...

6- Índice de links

By RwR

Nota: Este tutorial foi completamente feito por mim, e não podem copiá-lo sem a devida permissão.

Por agora é tudo, se este guia tiver sucesso onde o postar preencherei a parte dos Widgets (deverá ser a maior) e a dos outros ;)

Agradecia muito que me indicassem quaisquer erros, nem que sejam ortográficos, que encontrem no guia.
 
Última edição:
Um tutorial excelente. Ainda ontem andei a modificar o meu desktop com base nalgumas coisas aqui postadas.

Podias acrescentar aí o Vista Inspirat 2 que é um tema para o XP que muda o ambiente de trabalho e tudo o resto para algo muito parecido ao Vista. E é gratuito. :D

Já agora, encontrei uma vez o Zune Theme mas com mais cores, mas não me recordo onde nem consigo reencontrá-lo. Sabes do que se trata e onde se encontra?
 
Um tutorial excelente. Ainda ontem andei a modificar o meu desktop com base nalgumas coisas aqui postadas.

Podias acrescentar aí o Vista Inspirat 2 que é um tema para o XP que muda o ambiente de trabalho e tudo o resto para algo muito parecido ao Vista. E é gratuito. :D

Já agora, encontrei uma vez o Zune Theme mas com mais cores, mas não me recordo onde nem consigo reencontrá-lo. Sabes do que se trata e onde se encontra?
O Vista inspirat não encaixa em nenhuma das secções já postadas, irei colocá-lo nos "Outros", por ser um pack de ícones, temas e widgets.

E sim, conheço esse zune com mais cores, já o usei.
AQUI está a página do tema no deviantART
 
RwRicardo.. estou a acompanhar a thread e a gostar do que estou a ver.. mas vais ter que fazer alguns reparos:

1: Defines para que SO serve o guia... XP Only, Vista Only ou Ambos.. Vista only não é, XP Only também não porque há passos que são comuns.. mas alguns são impossiveis de realizar dessa forma no vista.
Por exemplo o recurso ao ResHack, dado que o UAC bloqueia te o acesso completo ao ficheiro Shell32.. e depois também não é ainda 100% compativel com os ficheiros do vista ;)

2: para melhor visualização dos diversos elementos tenta por os titulos com um tipo de letra maior

3: Cria um ponto com outros guias existentes nesta secção também, como por exemplo:
[Temas] Windows Vista (AERO)
Apple Dock num Windows XP
[GUIA] Como alterar o ecrã de logon no Windows Vista? // já agora crias um, se quiseres, para o XP ;)
[Windows Vista]: Desktop Modding Resources
[Tutorial] Temas WinXp Grátis

espero que este teu topico fique cada vez melhor ;)
 
RwRicardo.. estou a acompanhar a thread e a gostar do que estou a ver.. mas vais ter que fazer alguns reparos:

1: Defines para que SO serve o guia... XP Only, Vista Only ou Ambos.. Vista only não é, XP Only também não porque há passos que são comuns.. mas alguns são impossiveis de realizar dessa forma no vista.
Por exemplo o recurso ao ResHack, dado que o UAC bloqueia te o acesso completo ao ficheiro Shell32.. e depois também não é ainda 100% compativel com os ficheiros do vista ;)

2: para melhor visualização dos diversos elementos tenta por os titulos com um tipo de letra maior

3: Cria um ponto com outros guias existentes nesta secção também, como por exemplo:
[Temas] Windows Vista (AERO)
Apple Dock num Windows XP
[GUIA] Como alterar o ecrã de logon no Windows Vista? // já agora crias um, se quiseres, para o XP ;)
[Windows Vista]: Desktop Modding Resources
[Tutorial] Temas WinXp Grátis

espero que este teu topico fique cada vez melhor ;)
Obrigado pelo conselho, mas no início do tópico coloquei:
Este guia é destinado a utilizadores do Windows XP, mesmo que alguns dos passos se possam aplicar a outras versões do Windows.
Quando ao tamanho do tipo de letra, tentei fazer isso, mas o post estava com problemas, no fim ele ficou com um tipo de letra maior, sem eu mandar e tive que por tudo no mesmo tamanho. Quando editar tento fazer tudo direito ;)
E obrigado pelas sugestões, quando puder ponho isso em prática.
 
ja agora, adiciona ai na parte da instalação manual:

Como sabes, para instalar tens de por os ficheiros na directória c:\Windows\Resources\Themes

para tal a estrutura deve ser algo semelhante com isto:

a partir da pasta themes (ou seja, o . é c:\Windows\Resources\Themes):
.\<nome_do_tema>.theme (este ficheiro não é obrigatório)
.\<nome_do_tema>\<nome_do_tema>.msstyles (tema em si, obrigatório)
.\<nome_do_tema>\Shell\<diversas variáveis>\ (nem todos os temas requerem esta pasta, se tiver, apenas ter a certeza que a pasta shell está dentro da pasta .\<nome_do_tema>\)
 
Olá, gostaria de contribuir com um pouco da minha parca sabedoria. O uxtheme patcher já é antigo e com o novo SP3 não funciona. Portanto tem de dar um salto a este blog que tem os uxtheme.dll para proceder à alteração. Porém tem de se usar o replacer que é algo bastante simples.

O blog com o uxtheme para cada windows e respectivo SP é http://www.withinwindows.com/uxtheme-patches/

O site para o replacer é http://www3.telus.net/_/replacer/

De seguida coloco aqui um link com um site com o tutorial de como fazer o processo:

http://uneasysilence.com/how-to-use-unsigned-themes-on-windows/

Não sei se estou a proceder erradamente ao colocar aqui os links, se assim for peço as minhas sinceras desculpas.
 
boa participação leopard! para users que têm mais problemas a lidar com ficheiros de sistema, o replacer é uma excelente alternativa! usava o quando ainda tinha o W2000 e nunca tive problemas ;)
 
Olá. Muito obrigado Romani48. Eu gosto de ajudar toda a gente e claro está neste caso não resisti a dar uma mãozinha.

Se quiserem posso tentar traduzir o tutorial do site para Português. O que acham?
 
se quiseres, penso que só basta esta parte:

Step three: Download Replacer
Replacer is a “system file replacer for Windows 2K/XP.” Download your copy here. Replacer safely (don’t hold your breath) replaces core system files safely while providing automatic backups [just in case something bad happens]. Unzip the replacer.cmd to it’s own folder, or leave it on your desktop.
Step four: The ol’ switcharoo
Opening Replacer.cmd will present you with the following window:
replacerCustom.jpg
uxtheme.jpg
It’s tell you to drag the ORIGINAL system file to be replaced into the window. That means you need to find the original uxtheme.dll file in the system folder. Right-click on the Start button and select ‘Explore’. You’ll want to navigate to C:\WINDOWS\system32. Change the folder view to ‘List’ in order to view more of the system files on your screen. Scroll through the files until you locate the uxtheme.dll. The uxtheme.dll file you locate is the original file that you want to drag into the Replacer.cmd window. Or, you could just type C:\WINDOWS\system32\uxtheme.dll into the Replacer window manually without having to look through all that mess (assuming your Windows installation is on the C:\ drive. Press ‘Enter’. You’re now prompted to drag the replacement file into the window. This is where you drag the downloaded uxtheme.dll file.
replacementCustom.jpg
Confirm that you want Replacer to patch (replace) the original uxtheme.dll. Replacer will inform you that a backup file has been created under the filename uxtheme.backup. Restart Windows.
 
Como usar o "replacer"?!

Fazer dowload do ficheiro, façam unzip do mesmo para uma pasta. Depois executamos o "replacer.cmd" e irá aparecer a seguinte imagem:

replacerCustom.jpg


O que o "replacer" permite é trocar os ficheiros originais pelos modificados de maneira simples e rápida. Basta ir à pasta aonde se encontra o uxtheme.dll original e arrastar com o botão esquerdo do rato para cima desta janela e carregar "Enter". Se tiverem dificuldades a encontrar o file original basta dar um salto à pasta "X:\windows\system32\"aonde "X" corresponde à letra da unidade da vossa instalação.

Irá depois aparecer esta janela:

replacementCustom.jpg


Para esta janela o procedimento é o mesmo mas o uxtheme.dll a arrastar é o modificado. Especial atenção neste aspecto pois o uxtheme.dll modificado a usar varia de acordo com o sistema operativo e respectivo service pack.

Após estes passos façam "Restart" ao Windows.


Traduzido e ajustado. Obrigado a todos por poder participar.
 
Back
Topo