Intel vai limitar overclock a alguns CPUS nos próximos Nehalems

Neo4

Banido
O MuitaTecnologia consegui saber que a Intel vai mudar a sua politica sobre o overclocking assim que alterar a sua plataforma do LGA775 para a plataforma desktop Nehalem com socket LGA1366 que neste momento tem o codename de Bloomfield. Esta será a única plataforma que vai poder fazer overclock no futuro, pois a companhia não o vai suportar nas outras plataformas.

Por trás do Bloomfield estão os processadores Lynnfield e Havendale, ambos do socket LGA1160. Nenhum deles deverá integrar capacidades de overclock, contudo não sabemos como é que a Intel poderá prevenir motherboards de outros fabricantes de terem esta possibilidade nas suas motherboards.

Como agora a maior parte das funções do northbridge vão passar para o próprio CPU nestes modelos, talvez seja possível a Intel fazer algumas alterações ao que a BIOS consegue aceder e como é controlada a velocidade do BUS. Se isto se verificar serão noticias muito más para todos os entusiastas, o que significa que um grande grupo de utilizadores nunca terá possibilidades de comprar uma plataforma com capacidade de OC.

Como ainda estamos no início a intel poderá ainda alterar a sua decisão, nunca é fácil perceber as razões que levam a Intel a tomar certas atitudes.

fonte: Muitatecnologia.com
 
Última edição:
Considerando que os LGA 1366 serão os Expensive Edition, é obvio uma estrategia para vender mais.

Mais um sinal da fraca concorrencia da AMD!

E se preparem para pagar 1500 a 2500 € por cpu! anotem estas palavras!
 
Já tou a ver o pessoal todo a mudar outra vez para AMD...ou então não...:rolleyes:

Eu é que não dava esse dinheiro por um CPU destr0yer!

Cumps ;)
 
Acho que estão a confundir as coisas.... a noticia diz que deixa de suportar nas suas boards, agora de outros fabricantes ou noutros chipset's a história é outra. a não ser que limitem o bus no CPU :P mas isso acho altamente improvável.
 
oh.. que venham assim ainda se vão lixar..

se limitarem o OC em LGA775 as pessoas continuam a comprar os E8xxx/Q9xxx (e anteriores)
Se fizerem esses preços, é a AMD que vai ganhar com isso

e depois no meio disto tudo esta me a cheirar a nVidia instalar se no mercado office e casual computing..
já que nem toda a gente precisa de PCs que corram todos os jogos de ultima geração..


Assim aposto em vários segmentos de mercado

Low-end @ office casual computing pela nVidia
Mid-end @ Multimédia, media center (HTPC), family computer pela AMD
For-all-work @ Tudo e mais alguma coisa :: Geração actual da Intel (sim não se devia considerar num plano para o futuro, mas na minha opinião as coisas não vao desaparecer assim
High-stupid-end @ pela Intel e se esse preços se confirmarem ainda podem dar barraca..

EDIT:
Acho que estão a confundir as coisas.... a noticia diz que deixa de suportar nas suas boards, agora de outros fabricantes ou noutros chipset's a história é outra. a não ser que limitem o bus no CPU :P mas isso acho altamente improvável.
tb pensei nisso.. acho que não suficientemente burros para deixar as coisas assim
 
Não me parece uma fonte muito credível pois começa com

assim que alterar a sua plataforma do LGA775 para a plataforma desktop Nehalem com socket LGA1366 que neste momento tem o codename de Bloomfield. Esta será a única plataforma que vai poder fazer overclock no futuro

e depois contradiz-se?

Por trás do Bloomfield estão os processadores Lynnfield e Havendale, ambos do socket LGA1160. Nenhum deles deverá integrar capacidades de overclock

WTF?

Mais rumores, possivelmente para tentar desacreditar a Intel em Prol da AMD, contudo se for verdade é um golpe muito rude para os "entusiastas"
 
sim porque o que eu prezava na Intel, quando saltei para o darkside foi o facto de poder pegar num budget CPU e fazer dele uma bombinha...
 
Não contradiz. Vai existir 2 plataformas da geração Nehalem, o LGA 1366 e o LGA 1160, sendo que o primeiro é triple-channel e o segundo dual-channel.

como é obvio o triple-channel será voltado para o extreme-high-end e com o overclock exclusivo a esta, ainda mais exclusiva fica esta plataforma, podendo a Intel cobrar o dinheiro que lhes aptecer!

Claro que os entusiastas de topo vão continuar a comprar, para as lutas de benchs e 3dmarks, mas os entusiastas "budget" ficarão entalados.

Provavelmente veremos com isso uma situação da altura dos AMD XP vs P-4.

Actualmente, a diferença dos extremes pros normais é só multiplicador unlock.
 
Não contradiz. Vai existir 2 plataformas da geração Nehalem, o LGA 1366 e o LGA 1160, sendo que o primeiro é triple-channel e o segundo dual-channel.

como é obvio o triple-channel será voltado para o extreme-high-end e com o overclock exclusivo a esta, ainda mais exclusiva fica esta plataforma, podendo a Intel cobrar o dinheiro que lhes aptecer!

Claro que os entusiastas de topo vão continuar a comprar, para as lutas de benchs e 3dmarks, mas os entusiastas "budget" ficarão entalados.

Provavelmente veremos com isso uma situação da altura dos AMD XP vs P-4.

Actualmente, a diferença dos extremes pros normais é só multiplicador unlock.


correcto!

aliás amjpereira se tivesses lido com atenção vês que processadores tem um socket diferente da plataforma que vai permitor o OC
 
A Intel não iria fazer isto principalmente depois de ter adoptado o OC como maneira de marketing e tudo,se fizer isto apenas se irá enterrar.Notícia sensacionalista simplesmente porque não sabemos qual é obus que a Intel vai usar como referência para obter os clocks.No socket 1366 fala-se no QPI e no 1160 fala-se no bus PCIe,até agora nada em concreto.Além de que o título da notícia é contraditório, visto que o título no site é Intel vai limitar overclock apenas a Nehalems mainstream,ora o socket 1360 é apenas para os QX e para os server e nada tem de mainstream
 
Vendo isto de outra perspectiva, esta notícia deve ter sido lançada para que a Intel forneça mais informações/novidades acerca dos novos cpu's...;)
 
My mistake, olhei para o nome de código e nem sequer reparei no numero de socket.

De qualquer das formas, a Intel encontra-se neste momento numa pequena vantagem sobre a AMD, algo que ao implementar esta "estratégia" vai perder claramente um pequeno grande nicho de vendas, o que claramente não é a intenção deles, nomeadamente perder nesta "guerra" de CPU's e vendas para a AMD.

Melhores Cumprimentos
 
Prognósticos só no final do jogo... daqui a uns meses vemos que isto é tudo mentira e ainda nos vamo perguntar como é que fomos acreditar...
 
Pode ser mesmo mera especulação... mas se a memória não me falha já não é a primeira vez que este tipo de notícias sobre Intel e fim de overclock veio a tona da água. ;)

Pelo lado do marketing da coisa, não acho que a Intel imponha alguma limitação no overclock, excepto os multiplicadores nos Expensive Edition.

Só se haverá alguma limitação a nível técnico nestes processadores que desconheçamos... o exemplo de alguns Pentium 4 "Northwood" morrerem de repente com um bocado de voltagem é um exemplo.
 
Última edição:
Back
Topo