Relato de "algo engraçado" com a netcabo e a minha rede caseira

droidman

Power Member
Cá em casa há 4 Pc's, um da minha mãe, o meu que tambem é desktop e é o melhor pc da casa, e 2 portateis asus, e aqui à uns tempos deparei-me com algo "engraçado" mas que no fundo não tem assim muita graça.
A testar o site speedtest.net com a minha netcabo 30mb dei uns fabulosos 4 mb no meu desktop, é um asus topo de gama que me custou quase 2000€ só a torre e que muito me custou a pagar, e eu obviamente comecei a desatinar com os tipos da netcabo que usam os tipicos meios de "engonha" e sempre as mesmas desculpas, vira o disco e toca o mesmo.
Liguei o meu portatil poucos dias depois e fiz o teste on speedtest.net ao servidor portugues, e dei 25mbps no meu ubuntu, ora, fiquei tolo como não podia deixar de ser e liguei o vista no mesmo portatil, fiz o teste e deu algo na casa dos 20mb, liguei os outros pcs e tive bons resultados. no meu asus mantinha-se e até hoje se mantem este problema de não passar raramente dos 7mb com a mesma rede, mesmo router, trocando ou não cabos de rede e com ou sem wireless. portanto isto levou-me a excluir algumas coisas como sendo uma das placas de rede etc.
Até hoje não dei com o bixo, e tenho windows XP pro genuino, o pc é do melhor que há por aí e corre jogos uma maravilha e tenho pings extremamente baixos. já corri diversos scans de antivirus e o problema mantem-se.
Até que fiz um servidor no portatil em ubuntu e saco coisas atravez do portatil e tenho-me dado bem, embora não seja a mesma coisa...

Este meu texto serve para todos aqueles que por um ou outro motivo possam ter problemas com a sua ligação à net seja ela qual for e pensarem que se trata de TrafficShapping ou outra forma de bloqueio das suas operadoras, o que aconselho muita gente a fazer é pegar num outro pc de preferencia portatil, ligarem a net e testarem as ligações a ver se dá um problema parecido, ou uma melhoria incompreensível.
agradeço a paciência de quem leu isto, e quem tiver algum relato sff que o exponha para troca de ideias. :kfold:
 
Posso estar enganado, mas sendo o TS estabelecido pelo ISP pouco interessa o SO do cliente. O TS é feitos aos protocolos.
Se houver maneira de dar a volta a isso em *nix também haverá em windows.
 
Isso pode ser tanta a coisa a influenciar a velocidade do teu desktop. Para já pode ser o browser que usas. Depois o software d protecção que tens. Depois poderá ser o próprio ***** da motherboard a limitar (se tiveres um chipset nvidia e a placa d rede também for então é de caras pk ela só abre a goela quando precisa mesmo). Testa com outro S.O. mete-lhe o ubuntu. Vai testando. Eu por acaso também tenho ligação mais rápida com os portáteis do que com os fixos cá em casa...
 
Isso pode ser tanta a coisa a influenciar a velocidade do teu desktop. Para já pode ser o browser que usas. Depois o software d protecção que tens. Depois poderá ser o próprio ***** da motherboard a limitar (se tiveres um chipset nvidia e a placa d rede também for então é de caras pk ela só abre a goela quando precisa mesmo). Testa com outro S.O. mete-lhe o ubuntu. Vai testando. Eu por acaso também tenho ligação mais rápida com os portáteis do que com os fixos cá em casa...

meti o live cd do ubuntu 7.10 gutsy e dei 19mbps no speedtest.net no servidor aqui perto em espanha e no nacional dei 14mbps
voltei ao windows xp premium e aos 4mbps
está resolvido, é windows, e agora? 8|
 
penso que um clean format resolve o caso... depois vais instalando as aplicaçoes criticas e testando sequencialmente a velocidade da net até que encontre a causa dessa quebra de trafego....
cumpz
 
penso que um clean format resolve o caso... depois vais instalando as aplicaçoes criticas e testando sequencialmente a velocidade da net até que encontre a causa dessa quebra de trafego....
cumpz

isso neste momento nao é solução nem de perto nem de longe. esta instalação é legal e não tenho mais installs com esta serial. E tenho neste pc 1.5TB de trabalho em 4 discos e é dificil de recuperar. tenho backups mas fazer um backup leva 18horas no minimo
ja agora, este windows, eu disse que era o XP pro, e é, mas é o Média Center
nao ha por ai nenhuma cena para testar o windows? pode ser algo insignificante. lembro-me de que aqui a coisa de 5 meses ele funcionava bem e voava. e neste momento so atinge aquelas velocidades com um download accelerator. não será algum numerozito no registry ou coisa parecida?
 
isso neste momento nao é solução nem de perto nem de longe. esta instalação é legal e não tenho mais installs com esta serial. E tenho neste pc 1.5TB de trabalho em 4 discos e é dificil de recuperar. tenho backups mas fazer um backup leva 18horas no minimo
ja agora, este windows, eu disse que era o XP pro, e é, mas é o Média Center
nao ha por ai nenhuma cena para testar o windows? pode ser algo insignificante. lembro-me de que aqui a coisa de 5 meses ele funcionava bem e voava. e neste momento so atinge aquelas velocidades com um download accelerator. não será algum numerozito no registry ou coisa parecida?

não entendo... clean format nao implica apagares a informação. Podes sempre criar uma partição só para Sistema Operativo. Quanto a licensa do SO podes encontra-la muito facilmente com o devido software. Depois basta usares um CD pirata para istalar e usas a tua licensa legal....

cumpz

edit: http://www.belarc.com/free_download.html serve para encontrar uma porrada de informações, entre elas, a key do windows...
 
não entendo... clean format nao implica apagares a informação. Podes sempre criar uma partição só para Sistema Operativo. Quanto a licensa do SO podes encontra-la muito facilmente com o devido software. Depois basta usares um CD pirata para istalar e usas a tua licensa legal....

cumpz

edit: http://www.belarc.com/free_download.html serve para encontrar uma porrada de informações, entre elas, a key do windows...

sim mas nao queria fazer isso.. esta foi a unica release do windows que nao me deu chatisses até hoje, visto a unica chatisse que tenho ser esta.
tambem nao me vejo a mudar para vista tao cedo...
em relaçao a recuperar coisas, é mesmo para nao tar a mandar cenas dum lado pro outro, nao quero confusoes isto demorou-me meses a por tudo certinho e nao kero arriscar tanto trabalho so por causa da velocidade da net nem ter uma carga de trabalhos tao grande, até pk para sacar uso o portatil. mas sei k isto nao ta bem. no outro dia tentei fazer aki um servidor para um jogo e ng se conseguia ligar e nao era da firewall que utilizo nem do router. tá praquí qualquer porcaria a tapar-lhe a veia.
de todas as formas, descobri o problema, curtia era saber como testar isto
 
experimenta um optimizador de velocidade no windows. Ou então experimenta ir aquela página da microsoft, como é que ela se chama, espera,será -» http://www.update.microsoft.com Isso cheira-me a falta disso, não sei porquê LOL

As actualizações: prioritárias e as personalizadas estao a 100% mas meti so esta para nao andar com trabalhos
http://img.dvxw.com/images/502223updatesmicrosoft.JPG

testes de velocidade no meu desktop
264192912.png


264193474.png


264193891.png


-------------
resultados no portátil que está ao meu lado ligado ao mesmo router
264339568.png


264193753.png

-------------

como podes reparar, com este pc nao ha coerencia, so tenho velocidades decentes em trafego nacional o que me leva a pensar que é mesmo traffic shapping e que o XP Pro é afectado em todo o seu explendor.
no portatil, tanto nacional como internacionalmente dou velocidades dignas de uma média de um país desenvolvido, no meu desktop parece que tou ligado à net com um modem de 1024kbps quando me encontro em sites internacionais.
Já fiz centenas de testes, o meu XP está actualizadissimo e quase toda a gente que conheço usa vista com netcabo e não XP com netcabo e eu nao quero fazer o upgrade.
agradecia se alguem com XP e com o mesmo problema encontrasse solução a divulgasse publicamente, aqui de preferência.
 
Última edição pelo moderador:
Isso pode ter que ver com o número de conexões a que o teu pc permite.
Podem ser 1001 factores... quando se trabalha com o windows já se prevê que vão surgir coisas que aparentemente não fazem nexo. Só na cabeça de alguns programadores xD

Como já foi dito, apenas o clean install pode esclarecer mais alguma coisa.

Cumpz jpsfs
 
Olha lá uma coisa. E se deixasses esses testes da tanga (speedtest e afins) e fizesses os teste como deve ser?
Que mania tem o pessoal em apoiar-se cegamente nesses sites!
Os testes fazem-se na prática, seja a sacar um ficheiro de um ftp em várias partes (por exemplo com o Flashget ou com o Downthemall do FF), ou então de um site de torrents privado em que temos a certeza da velocidade que pode atingir.
Se eu fosse ligar ao que o speedtest me diz, nunca ultrapassaria os 9mbps, no entanto nos torrents saco sempre entre os 15 e os 16mbps constantes.
Por isso volto a dizer, não confies nesses sites e faz tu os teus proprios testes.
 
Olha lá uma coisa. E se deixasses esses testes da tanga (speedtest e afins) e fizesses os teste como deve ser?
Que mania tem o pessoal em apoiar-se cegamente nesses sites!
Os testes fazem-se na prática, seja a sacar um ficheiro de um ftp em várias partes (por exemplo com o Flashget ou com o Downthemall do FF), ou então de um site de torrents privado em que temos a certeza da velocidade que pode atingir.
Se eu fosse ligar ao que o speedtest me diz, nunca ultrapassaria os 9mbps, no entanto nos torrents saco sempre entre os 15 e os 16mbps constantes.
Por isso volto a dizer, não confies nesses sites e faz tu os teus proprios testes.

eu não sei se leste direito o que eu escrevi ou se apenas viste as imagens, eu já fiz todos os testes que há para fazer com a minha lan ca de casa, apenas mostrei os que permitem valores mais reais, se quizeres faço-te printscreens de eu a sacar um ficheiro do meu servidor dedicado que está na dinamarca com duas ligações dedicadas de 100mbps onde posso la meter um live cd por exemplo e saco-o no meu portatil COM UM THREAD a 20mbps e neste pc MESMO COM ORBIT DOWNLOADER a 4mbps em multi-threading. SEM o orbit downloader saco no meu desktop o mesmo ficheiro a 150kbps.
Não sei até que ponto as tuas conclusões tendem a ir mas o que estou a saber se mais alguem que por cá anda tem o mesmo problema que eu, daí eu ter mostrado um site conhecido e fiavel de testes.
já fiz testes em todo o lado, inclusivé, rapidshare, onde tenho conta premium. Neste pc cada thread de rapidshare via orbit downloader vem a cerca de 1mbps e no portatil com o ubuntu sem multi-threading vem à velocidade máxima que a minha ligação de 30mbps da netcabo suporta que de momento ronda os 21mbps.
Eu tenho esta ligação que considero cara por necessidade, daí ter que usar o portatil para download e upload de coisas para o meu servidor, alias, pro servidor da empresa, é meu e de outro amigo.
caso nao tenhas ficado esclarecido e queiras sugerir testes via FTP tambem ja os fiz e os resultados não diferem em 500kbps ou em 1mbps, diferem em 18mbps. Em todos os pcs da casa dá a mais de 15mbps o download via ftp, neste pc dá a 1mbps.

em suma, cheguei à fantástica conclusão de que correndo um netstat vi que tenho muitas ligações, algumas sao de servidor caseiro, estas ligações podem não dar para o xp mas para qualquer outro sistema operativo como linux sao uma brincadeira (19 ligaçoes de localhost->outbound para ser mais preciso e seis inbound portanto 25 no total)

agradeço que alguem com um problema parecido o mencione, caso solucionado agradeço que o mencione a duplicar.
não sei se emular um windows em wine faria alguma diferença... nisso sou verde
 
Última edição:
Vai a esta página http://www.speedguide.net/analyzer.php e copia os resultados sff (aparecem em baixo).


Cumprimentos

« SpeedGuide.net TCP Analyzer Results »
Tested on: 04.28.2008 21:06
IP address: 89.155.xxx.xxx

TCP options string: 02040218
MSS: 536
MTU: 576
TCP Window: 16616 (multiple of MSS)
RWIN Scaling: 0
Unscaled RWIN : 16616
Reccomended RWINs: 65392, 130784, 261568, 523136
BDP limit (200ms): 665kbps (83KBytes/s)
BDP limit (500ms): 266kbps (33KBytes/s)
MTU Discovery: OFF
TTL: 108
Timestamps: OFF
SACKs: OFF
IP ToS: 00000000 (0)

----------------------------
sao os resultados no desktop
 
Boas,

os valores que aparecem são típicos de uma ligação dial-up e, de certa forma, estarão a limitar a largura de banda no desktop.

O MTU e a RWIN estão configurados com valores demasiado baixos para o tipo de ligação que tens. São valores que podem ser alterados no registo do windows. Para facilitar essa alteração, podes fazer o download deste programa (é de confiança).

Depois tenta o seguinte:
1-selecciona a placa de rede onde diz "Adapter settings";
2-no campo "Tcp Receive Window" colocas um dos ultimos 3 valores recomendados (130784, 261568, 523136);
3-em "Window Scaling" escolhe "Yes";
4-em MTU coloca 1500;
5-grava as alterações (clicar em "Save") e reinicia a máquina;
6-experimenta fazer alguns downloads para testar as novas configurações (nada de speedtests e afins);

Nota: sempre que alterares algum valor com o DrTCP deves reiniciar o PC.

Espero ter ajudado. Pelo menos foi essa a intenção ;)
 
Boas,

os valores que aparecem são típicos de uma ligação dial-up e, de certa forma, estarão a limitar a largura de banda no desktop.

O MTU e a RWIN estão configurados com valores demasiado baixos para o tipo de ligação que tens. São valores que podem ser alterados no registo do windows. Para facilitar essa alteração, podes fazer o download deste programa (é de confiança).

Depois tenta o seguinte:
1-selecciona a placa de rede onde diz "Adapter settings";
2-no campo "Tcp Receive Window" colocas um dos ultimos 3 valores recomendados (130784, 261568, 523136);
3-em "Window Scaling" escolhe "Yes";
4-em MTU coloca 1500;
5-grava as alterações (clicar em "Save") e reinicia a máquina;
6-experimenta fazer alguns downloads para testar as novas configurações (nada de speedtests e afins);

Nota: sempre que alterares algum valor com o DrTCP deves reiniciar o PC.

Espero ter ajudado. Pelo menos foi essa a intenção ;)

Este pc teve ADSL algum tempo e depois passou a cabo. como a netcabo nao da grande coisa a nivel de CD, drivers etc e os outros pcs nao precisaram eu nc instalei aqui nada nem sei se existe.

os novos resultados do speedguide sao estes:

Código:
« SpeedGuide.net TCP Analyzer Results » 
Tested on: 04.29.2008 17:20 
IP address: 89.155.xxx.xxx 
 
TCP options string: 020405b401030300 
MSS: 1460 
MTU: 1500 
TCP Window: 16616 (NOT multiple of MSS) 
RWIN Scaling: 0 
Unscaled RWIN : 16616 
Reccomended RWINs: 64240, 128480, 256960, 513920 
BDP limit (200ms): 665kbps (83KBytes/s)
BDP limit (500ms): 266kbps (33KBytes/s) 
MTU Discovery: OFF 
TTL: 107 
Timestamps: OFF 
SACKs: OFF 
IP ToS: 00000000 (0)

porem, os maus resultados mantem-se.
Internacional -
265422759.png

Internacional -
265485690.png

Nacional -
265485014.png


Eu agora compreendo o porquê de imensos clientes da netcabo terem queixas sobre velocidades. Muito provavelmente muita gente está na mesma situação que eu, tem um pc com xp e como não tem mais nenhum, nao dão com o problema e dizem que a culpa é da netcabo. Como tenho cá em casa 4 PC's (2 desktops e 2 portateis) e apenas este pc que é o melhor da casa tem estes maus resultados, obviamente o problema é daqui e não da ligação.
A inicio ainda perdi tempo com a netcabo, pago 30mb e este pc so dava no maximo 8 em nacional, ou 10 a borrar-se todo com um download accelerator, mas quando vi que o portatil mais fraco que tenho deu 18mbps em diversos testes nacionais e internacionais a coisa mudou.
Já testei vários MTU e penso que o problema não deverá ser daí.
de qualquer forma muitissimo obrigado pela ajuda
 
Boas,

se bem reparei, só alteraste o MTU. Deves tb alterar o RWIN que é o mais importante para o downstream. Experimenta lá mudar conforme indiquei.

Cumprimentos
 
Back
Topo