Segurança

zedestroyer

Suspenso
Bons dias

É possível ter o AVG e o AVAST instalados ao mesmo tempo? O objectivo é ter um deles a realizar protecção activa e o outro uza-lo para realizar rastreios, já que vírus não detectados por um deles podem ser detectados pelo outro, usando os dois diminuo a probabilidade de um virus não ser detectado. Se for possível, qual deles seria melhor para protecção activa?

Em relação ao malwares, trojans, spyware, rootkits, exploits e outas pragas do género, que programas recomendam? Sei da lista de programas Freeware, mas quais os melhores? Tenho instalados o AVG AntisSpyware e o Spybot, será melhor ter mais algum, estilo um para combater rootkits?

Cumprimentos
 
Bons dias

É possível ter o AVG e o AVAST instalados ao mesmo tempo? O objectivo é ter um deles a realizar protecção activa e o outro uza-lo para realizar rastreios, já que vírus não detectados por um deles podem ser detectados pelo outro, usando os dois diminuo a probabilidade de um virus não ser detectado. Se for possível, qual deles seria melhor para protecção activa?

Ao contrário do que muita gente pensa, não há mal nenhum em ter 2 anti-vírus instalados. A única coisa que poderia acontecer seria um detectar e eliminar e o outro quando se apercebesse de vírus ele já não estar no sistema.

O problema reside nos recursos do computador, principalmente a nível de memória. Eu já fiz uns testes com o AVG 7.5 e Avast 4.7 instalados e ambos com protecção residente e tudo correu bem. Mas se não estiveres confiante quanto a eventuais problemas, podes pôr um com protecção residente e outro a verificar quando apenas pedido. Contudo se quiseres ambos a proteger activamente, para não haver os tais falados conflitos de detecção de vírus, poderás configurá-los para apenas detectar e não remover.

Conheço algumas pessoas que usam esses dois anti-vírus e nunca tiveram problemas. Mas uma vez mais digo que tudo depende dos recursos disponíveis a nível de memória.

Uma vez que o avast 4.8 home edition possui protecção anti-spyware, anti-rookit, anti-vírus, etc, aconselhar-te-ia a usá-lo como anti-vírus residente.


Em relação ao malwares, trojans, spyware, rootkits, exploits e outas pragas do género, que programas recomendam? Sei da lista de programas Freeware, mas quais os melhores? Tenho instalados o AVG AntisSpyware e o Spybot, será melhor ter mais algum, estilo um para combater rootkits?

Cumprimentos

Esses dois que tens instalados servem perfeitamente. Como já mencionado atrás, o avast 4.8 tem protecção anti-rookit. Mas se quiseres algo mais e bastante leve no sistema, poderás instalar o Comodo Boclean.

Para prevenção contra exploits tens o Linkscanner Pro/Lite. A versão Pro (paga) tem um período de teste de 15 dias, após os quais passa a Lite. Funciona com IE, Opera e Firefox, e faz verificações aos sítios do google, yahoo e msn.

É uma boa companhia para uma firewall como a Comodo.
 
Eu tenho um Core Duo 1.7 GB e 2 GB de RAM, no máximo tenho ligado o utorrent + Firefox + Open TTD + Media Player Cassic, por isso não haverá problemas com recursos.

O que acham desta combinação:

Anti-virus: AVAST 4.8 Home Edition (protecção residente) + AVG 7.5
Anti-spyware: AVG Anti-Spyware + Spybot SD
Firewall: Comodo + Firewall do router (router wireless da Vodafone)
Outros: Linkscanner + McAfee SiteAdvisor

Além disso uso o Firefox 2 e apenas visito meia dúzia de sites e mais meia dúzia de forums.

Perguntas:
1- Mais alguma recomendação?

2- Posso instalar o Firefox 3 no meu disco externo e usá-lo em conjunto com o 2?

3- Como configurar estes softwares (incluido o Firefox) de modo a terem a uma boa eficiência? (links)

4- O que fazer para tornar o MSN mais seguro?

5- Programas a evitar.
 
Back
Topo